Traíra, 30 anos

heróis do traíra

Em 26 de fevereiro de 1991, três soldados do Exército Brasileiro morreram em combate na fronteira Brasil-Colômbia, em decorrência de um ataque-surpresa deflagrado pelas FARC.
Divididos em três colunas, 40 guerrilheiros cercaram uma guarnição de 20 militares pertencentes ao 8º Batalhão de Infantaria de Selva.
Dias depois, as Forças Armadas revidaram deflagrando a Operação Traíra, que resultou na morte de 62 guerrilheiros e a destruição de todos os acampamentos adjacentes à fronteira.

Informações e imagens: Guerra Cultural (Facebook)

13 respostas

  1. Meu pai tinha servido em Tabatinga na década de 1989 e 1990 ainda bem que foi transferido antes desse episodio porque ele era Sargento no destacamento de Tabatinga.

  2. Ouve falha na operação. 1-Desligaram o radio no Quartel, deixando os militares no Rio Traíra sem comunicação. 2-Retornaram para fazer a troca uma semana depois do fato acontecido. 3- Estavam em atrito com os garimpeiros que tinham os guerrilheiros como cobertura. 4- Quando em horário de almoço sempre deve-se ampliar o número de militares armados almoçando de dois em dois, e os demais todos armados com munição na câmara.

    1. Cara, vai pegar um trecho!

      40 contra 20, elemento surpresa, observação e ponto de comandamento.

      1 morreu por conta de um tiro de caçador. Os outros 2 morreram CO MEN DO. Fica só na patrulha escola e fazendo CEB a distância dá nisso. Militar teórico.

  3. Esse problema entre CAS x CHQAO está ocorrendo por desvio de finalidade do curso, conforme o art 37 da CF/88 e não segue os princípios da administração pública como está previsto, considerado dois cursos com finalidades jurídicas distintas para ocuparem o mesmo cargo e exercerem as mesmas funções.

    Está caracterizando improbidade administrativa.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    ……….

    No ano de 1999, com o advento da Portaria nº 85, de 29 de dezembro de 1999, passou-se a exigir que os novos militares realizassem o novo Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) para que fossem habilitados ao Quadro Auxiliar de Oficial (QAO), criado ainda em1984, pela Portaria Ministerial nº 171……

    IMPROCEDÊNCIA DA
    AÇÃO, POIS:

    A) a lei vigente disciplina que o Adicional de Habilitação Militar é vinculado ao curso efetivamente prestado;

    B) O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) diferencia-se do curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO);

    e) Independentemente de o autor haver sido habilitado ao Quadro Auxiliar de Oficiais após a conclusão do referido curso, anteriormente à criação do específico Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), o militar não realizou o CHQAO, motivo pelo qual não cabe ao Judiciário, nos termos da Súmula Vinculante 37, aumentar vencimentos ou estender vantagens a servidores públicos civis e a militares sob fundamento de isonomia;

    https://trf-4.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1164078790/apelacao-civel-ac-50033779420194047107-rs-5003377-9420194047107/inteiro-teor-1164078840

  4. A Amazônia tem que ser ocupada, habitada através da solução do problema logístico. O extrativismo vegetal , a psicultura entre outros tem que ser ligado aos centros consumidores com velocidade. O Brasil está longe da China mas seus navios vivem em nossos portos levando minérios e produtos agrícolas e trazendo bens de consumo..As FFAA tem defendido as nossas fronteiras da invasão dos grupos de guerrilha da esquerda comuns em alguns países da América Latina , alguns destes envolvidos com produção de drogas como visto em programas na televisão brasileira. Tudo é longe, de Manaus a Tabatinga e de Manaus a Belém são 3h e 30 minutos de avião…distância igual a São Paulo -Fortaleza…São 4 dias e meio de barco e não há estradas de Tabatinga a Manaus…..a 20 anos atrás eram 4 dias, de noite e de dia, sem o barco parar… Em um local a distância entre as margens do Rio Amazonas chega a 60 km ( distância centro do RJ a Petrópolis….neste tempo se passava na margem do Rio , em manobra, por uma semana parado sem luz, sem som fora o da chuva, de alguns bichos e dos insetos….encontramos missöes evangélicas e católicas em pequenas cidades…..o Navio Hospital levava 3 meses em sua operação de saúde….o solo é pobre por isto o extrativismo…decolou de he para uma cidade levando uma grávida..levou quase 2 horas sobre floresta…Temos que conquistar e ocupar como se fez no ciclo da borracha, no movimento pelas drogas do Sertão e na zona franca de Manaus…orando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo