Escolha uma Página

Ex-comandante Militar do Sul faleceu em decorrência da covid-19 nesta quarta

KELLY MATOS
O vice-presidente da República Antônio Hamilton Mourão lamentou a morte do general Geraldo Antônio Miotto, ex-comandante Militar do Sul, nesta quarta-feira (20). Mourão, que é general da reserva, também ocupou o maior posto das Forças Armadas na região, entre os anos de 2014 e 2016.
— Geraldo Antonio Miotto foi um soldado na verdadeira acepção da palavra. Um homem simples, decidido, amigo leal. Estou muito triste — disse Mourão.
Por meio de nota, o Comando Militar do Sul (CMS) afirmou que recebeu a notícia com “pesar e muita tristeza” e que “nesse momento de dor, se solidariza com familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda, como também, agradece a dedicação do trabalho prestado ao Exército Brasileiro e ao Brasil”.
O governador Eduardo Leite também lamentou a morte do general. “Lamento profundamente o falecimento do general Geraldo Miotto, ocorrido hoje. Antes de deixar o CMS, Miotto ofereceu apoio reiteradas vezes para o enfrentamento à Covid-19, doença que o vitimou, e para ações de interesse do RS. Meus sentimentos aos amigos e familiares pela perda irreparável”, disse o governador pelas redes sociais.
Miotto tinha 65 anos e era natural de São Marcos, na serra gaúcha, onde nasceu em 20 de março de 1955. Ele foi atingido pelo coronavírus em dezembro, com comprometimento da capacidade pulmonar. No primeiro dia daquele mês, o general foi internado no Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Ele ficou num leito de enfermaria e, por dois dias, se comunicou com familiares e também pelo Twitter, rede em que era bastante ativo.
Mas a piora no quadro respiratório motivou a transferência dele para uma UTI do Hospital da Aeronáutica, em Canoas. Dali foi removido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde permaneceu na UTI até esta quarta-feira, quando não resistiu.

Vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto 09/07/2020 REUTERS/Adriano Machado

/montedo.com

Skip to content