Militar de 41 anos estava na fábrica para averiguar denúncia que foi confirmada. Representante do exército pediu o descarte da pólvora, houve uma explosão e o oficial se feriu.
MG1 e G1 Centro-Oeste de Minas
Um tenente do Exército, de 41 anos, teve 20% do corpo queimado após ser vítima de uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício, em Santo Antônio do Monte, na terça-feira (24). O G1 entrou em contato com o Sindicato das Indústrias de Explosivos (Sindiemg); veja posicionamento abaixo.
Em nota, o Exército informou nesta quarta-feira (25), que o estado de saúde do militar é estável. Ele está internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Fábrica clandestina
Após uma denúncia de fabricação clandestina de fogos de artifício, o tenente comprovou que a fábrica estava funcionando irregularmente.
Diante disso, foi orientado que fosse feito o descarte de aproximadamente 400 kg de pólvora, que estavam armazenados no local. No momento em que a pólvora era queimada, houve uma explosão e o tenente foi ferido na cabeça, rosto, mãos e pernas.
Em nota, o Exército ressaltou que o militar estava na fábrica para apurar denúncia de funcionamento clandestino do local e que neste ano mais de 200 fiscalizações foram feitas em lojas e fábricas de fogos de artifício na cidade e região.
Primeiros socorros
Inicialmente a vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento de Santo Antônio do Monte, pelo Corpo de Bombeiros.
Posteriormente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para levar o tenente até o Helicóptero Arcanjo, dos Bombeiros, que o transferiu para o João XXIII, em Belo Horizonte .
Segundo o Samu, o tenente estava consciente e estável.
Posicionamento Siemdg
O Sindicato das Indústrias de Explosivos (Sindiemg) informou ao G1 que não tinha conhecimento do funcionamento desta fábrica. Em entrevista ao G1, o presidente do sindicato, Magnaldo Geraldo Filho, disse que a instituição tem conhecimento apenas das fábricas que são registradas.
Segundo Magnaldo, o polo de produção de produtos de fogos de artifício de Santo Antônio do Monte, conta com 56 fábricas legalizadas. Destas, 26 são filiadas ao Sindiemg.
G1/montedo.com
Tenente do Exército com 41 anos de idade ?
Não é QAO e muito menos da AMAN, deve estar incorreta a matéria.
Deve ser un S Ten.
Negativo camarada, pode ser QCO ou então temporário OTT (oficial técnico temporário), que pode entrar com 36 e pode ir até 44.
Pode ser OTT ou QCO
Pela idade temporario
Com a nova lei aprovada o tenente temporário vai sair com uma mão na frente e outra atrás mesmo sendo acidente em servico?
O militar em questão, não é tenente e sim Segundo Sargento.