Escolha uma Página

Cartaz do filme (Arquivo: Rossano Cavalari)

Rossano Cavalari*
O 54º Regimento de Massachusetts, foi o primeiro contingente militar do Governo dos EUA, formado inteiramente por negros. Sua participação aconteceu durante a Guerra Civil (1861-65). Era comandado pelo coronel Robert Shaw, de família abolicionista e um defensor intransigente dos direitos do cidadão negro e defensor dos direitos dos seus homens, para receber pagamentos iguais aos dos brancos.
Grande parte do regimento foi dizimado num ataque ao Forte Wagner, no litoral da Carolina do Sul, inclusive seu comandante. Devido às ações de bravura desse regimento, aconteceu um alistamento em massa de afro-americanos após essa batalha, para defender o Norte contra o Sul dos Confederados. Todo o país reconheceu a bravura dos soldados negros.
As ações desse grupo e de seu comandante ficaram imortalizadas no excelente filme “Tempo de Glória” com Denzel Washington, Morgan Freeman e Matthew Broderick. Nas fotos, estão o Comandante Robert Shaw, o cartaz original de recrutamento, o cartaz do filme e uma foto do 54º Regimento de Massachusetts.

 

Cartaz de recrutamento (Arquivo: Rossano Cavalari)

Comandante Robert Shaw (Arquivo: Rossano Cavalari)

*Historiador
Rossano Cavalari(Facebook)/montedo.com

Skip to content