Bolívia: novo presidente troca comando militar, retirando o que pressionou por saída de Evo Morales

Evo Morales anuncia renúncia pela TV

Luis Arce nomeia novo comando militar, retirando o que pressionou por saída de Evo Morales
Presidente pede à nova liderança que garanta a estabilidade de seu governo
AFP

LA PAZ — O presidente da Bolívia, Luis Arce, nomeou uma nova liderança militar nesta segunda-feira e pediu às Forças Armadas que garantissem a estabilidade de seu governo, um ano após os militares retirarem o apoio ao ex-presidente Evo Morales — o que precipitou a renúncia do ex-chefe de Estado.
Arce pediu aos novos líderes militares que trabalhem juntos “para defender a democracia, a paz social e garantir a estabilidade do nosso governo, eleito pela vontade soberana do povo no marco da Constituição Política do Estado”.
As mudanças militares geralmente acontecem em dezembro ou janeiro de cada ano, mas o novo presidente optou por fazê-las uma semana após assumir o poder. No passado, Morales alegara várias vezes que a liderança demitida tivera participação em um golpe para tirá-lo do governo há um ano.
Durante uma cerimônia pública realizada na sede do governo, Arce afirmou que “hoje temos o grande desafio de que o povo boliviano volte a confiar nas Forças Armadas, a confiança de que as Forças Armadas respeitarão os processos democráticos”.
Em novembro de 2019, deram um ultimato a Morales para deixar o poder, após semanas de protestos da oposição que alegava fraude no resultado de uma eleição presidencial que daria ao então presidente o quarto mandato.
Dias antes do ultimato militar, os policiais também se amotinaram. Morales renunciou e ficou exilado no México, antes de se mudar para a Argentina um mês depois, de onde voltou na semana passada.
Luis Arce, eleito com 55% dos votos em outubro e que tomou posse na Presidência em 8 de novembro, nomeou nove novos chefes militares que serão liderados pelo general Jaime Zabala, nomeado comandante-chefe.
No ato, o novo comandante afirmou que as Forças Armadas são a instituição de “segurança e defesa integral do Estado”.
— Deixemos que a unidade nacional, a estabilidade, o interesse coletivo e a integração nos permitam sair do ódio e da intolerância — disse Zabala.
O Globo/montedo.com

6 respostas

  1. Esse flerte com o centro (dem, psdb…) e esquerda poderá ser desatroso para as forças armadas, perda paridade e integralidade, teto máximo da previdência, vala comum. O Jair é o unica salvação para a tropa e inativos, ninguém mais da direita tem popularidade para peitar a esquerda, ainda se considerarmos as urnas fraudáveis e o jogo sujo da imprensa pobre, podemos concluir que dias nebulosos nos aguardam.

  2. O senhor está mesmo falando sério? Além de ter confundido “alhos com bugalhos”…..emfim… Bom! Mas….. depois de ter feito uma verdadeira “salada” no que escreveu, acredito que o senhor acredita mesmo dessa forma ou vê dessa forma. Mas é inacreditável alguém misturar o “Jair” com esquerda, psdb, demo e etc. Assim como também é inacreditável que “alguém” ainda acredite que o “jair” “salvará a tropa (depois do que fizeram com essa mesma tropa). Perda de paridade?????? Integralidade????? Do quê mesmo o senhor está falando??? Peço-lhe desculpas mas confesso que não consegui acompanhar vosso raciocínio!
    Quanto à…”imprensa podre” que o senhor se refere, realmente temos uma imprensa partidária no Brasil, capitaneada pela G……., que é o verdadeiro “câncer” que mantem este país na UTI. E ninguém, nenhum partido ou politico ousou confrontar esse quarto poder que manda e desmanda no Brasil, que destrói reputações, que impõem suas vontades e que fabrica e impossa “presidentes” na hora que bem quer. Em seus “programas” (na frente das câmeras) mostra as “mazelas” que afligem essa nação mas por trás dos bastidores, é a maior responsável para que essas mesmas mazelas “mostradas” nunca se resolvam efetivamente. É talvez a maior responsável pela tragédia nacional que vai década e vem década e nunca é resolvida, e nem nunca será. Mostram e incutem nas cabeças de milhões de brasileiros que favela é orgulho, trás turista…virou simbolo nacional. Quanto ao “jair”, esperamos que ele (de acordo com “promessa” feita; isso se cumpri-la) realmente enfrente a g…e a derrote em 2022, “caçando” sua concessão pública, que usa para atacar o próprio Brasil. Se fizer isso, terá feito o MELHOR governo que o Brasil já teve. Torço por ele! Acabará com quem mantém o Brasil atrasado…empobrecido. Acabará com quem mostra de forma “preocupada”, obviamente falsa e criminosa, dentre tantas tragédias “mostradas”, aquela eterna seca do nordeste e a miséria resultante como uma situação impossível de ser solucionada. Terá “matado” ou dado um grande golpe no “câncer” que mantem nossa pátria adoecida. Por falar em miséria do nordeste devido a “seca” eterna, alguém mostrou que era possível solucionar sim. Bastava a construção de canais e etc mas, acabou enfrentando milhares de óbices, pareceres técnicos, até greve de fome de padre católico…. “reportagens” de “renomados cientistas”, técnicos e etc,
    que afirmavam categoricamente que o rio São Francisco fatalmente “secaria” se a obra continuasse. Infelizmente é a miséria que interessa….é a industria da miséria , desde 1500. Lembro-me que a alguns anos atrás a Austrália enfrentou uma seca devastadora. Perdeu-se plantações, milhares de animais morreram….povoados inteiros foram abandonados e etc. Mas lá é Austrália! Em menos de 5 anos, o governo havia levado água, construído barragens e etc. Nunca mais terão problema de “seca”. Mas lá é Austrália…..aqui é BraZZZZZZ$$$$$$$$$il!

    Na Bolívia, parece que as coisas por lá não serão tão simples. Afasta-se os responsáveis pela “pressão” feita para que um governo eleito democraticamente renunciasse e estará tudo certo. Parece que não será bem assim! Algumas notícias dão conta de que esse pessoal será responsabilizado e punido de acordo com as leis e a constituição daquele país.

    1. “…enfrente a g…e a derrote em 2022, “caçando” sua concessão pública…)

      Provavelmente algum grupo ligado à China pagará a dívida e ficará com a concessão.

  3. Nesta terça-feira (17), o comandante geral da polícia boliviana, Jhonny Aguilera, informou que os ex-ministros do Governo e da Defesa, Arturo Murillo e Fernando López, respectivamente, fugiram da Bolívia.

    Ambas as ex-autoridades têm mandados de prisão emitidos contra si no âmbito de investigações sobre compras superfaturadas de gás lacrimogêneo. Conforme publicou o site da rádio boliviana Fides, o comandante geral da polícia afirmou que os ex-ministros deixaram o país em 9 de novembro e que Murillo estaria no Panamá, enquanto López estaria no Brasil.

    Aguilera afirmou ainda que foi possível estabelecer um cronograma que permitiu comprovar a saída de um voo oficial identificado como FAB-046, que partiu com quatro ocupantes do aeroporto de Trompillo, na região boliviana de Santa Cruz, com destino à população de Puerto Suárez e que posteriormente foi para Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
    É…parece que as coisas não estão boas para o ….ex-“governo” da Bolívia. O mesmo que “pressionou” e forçou a “renúncia do governo anterior, que havia sido eleito.

    1. Se vocês fossem unidos, menos birrentos e infantis, mais adultos e diplomatas, saberiam onde recorrer e com quem falar, na hora certa. Mas não! São pirracentos e infantis, como a esquerda que deita, grita e rola no chão. Não vão levar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo