Rio: Marinha investiga pré-candidato militar que criticou Bolsonaro

Michel Uchiha, terceiro sargento da Marinha e militante do movimento LGBTQI+

A Marinha abriu sindicância contra um terceiro sargento que atua na Escola Naval, no Rio de Janeiro, por ele ter questionado nas redes sociais por que a primeira-dama Michelle Bolsonaro infantil R $ 89 mil de Fabrício Queiroz – ex-avaliador do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e amigo do presidente Jair Bolsonaro – e da esposa dele, Márcia Aguiar.
A pergunta foi feita por Michel Uchiha, 30, militante do movimento LGBTQI +, que é pré-candidato a vereador pelo PSB. Se a investigação concluir que ele infringiu as regras das Forças Armadas, será aberto um processo disciplinar que pode levar até sua expulsão das fileiras da Marinha.
Depois de tornar pública sua pré-candidatura a vereador, Uchiha diz que vem recebendo mensagens em tom de ameaça dos próprios colegas de farda por meio do WhatsApp e redes sociais. Militante do movimento LGBTQI +, ele credita os métodos de fato de ser um pré-candidato gay, militar e de esquerda.
Os comentários têm teor homofóbico e de intimidação física. “Não aguenta um tapa”, escreveu um internauta. “Não aguenta um minuto no tatame” completou outro.
Uchiha, que serve uma Marinha há quase 11 anos, viu o problema crescer com a instauração da investigação. A acusação é de que, com o questionamento em seu perfil pessoal no Twitter sobre os R $ 89 mil depositados na conta de Michelle, Uchiha estaria fazendo uso político-partidário das redes sociais, o que é vetado pela legislação interna da Marinha.
Em 23 de agosto, as perguntas sobre os depósitos a Michelle viralizaram nas redes sociais após Bolsonaro ameaçar um jornalista do jornal O Globo que havia questionado: “Presidente, por que a sua esposa devida R $ 89 mil do Fabrício Queiroz?”. Sem responder à pergunta, o presidente reagiu: “Minha vontade é encher tua boca com uma porrada, tá” .

Post em que Michel Uchiha, terceiro sargento da Marinha, questiona Jair Bolsonaro – Reprodução

Marinha vê em post ofensa a Bolsonaro
Segundo documento ao qual o UOL teve acesso, a Marinha do Brasil alega que abriu a sindicância porque a praça “publicou em suas redes sociais declarações deensivas ao sr. Presidente da República e próprios familiares”.
Michel conta que os episódios de xingamentos nas redes se intensificaram depois que uma publicação o comparou com o youtuber policial Gabriel Monteiro, também pré-candidato a vereador, que ganhou notoriedade pelo zagueiro Bolsonaro. Um militar heterossexual de direita e o outro gay de esquerda.
“O que deixou algumas pessoas indignadas foi o fato de um militar candidato a vereador gay e na esquerda. Se fosse na direita, estava tudo certo, não rolariam”, diz.
“Rastrearam minhas redes sociais e derivadas a perseguição também no perfil do meu noivo. Ele teve que restringir o acesso. Um completo desrespeito.”
Em um dos áudios que circula no grupo de WhatsApp da Marinha, Uchiha é xingado após defender um outro militar também ridicularizado por conta de sua orientação sexual. Ele conta que colegas o alertaram de que fotos suas com mensagens de ódio estão circulando em grupos.
Para os ataques, os colegas alegam que, ao mencionar ao presidente da República, Uchiha estaria infringindo o artigo do Regulamento Disciplinar da Marinha e do Ministério Público Militar. A legislação interna veta manifestações político-partidárias dos militares.
Contudo, perfis em redes sociais de outros militares revelam uma série de postagens de cunho político, defendendo não apenas o presidente, mas também sua equipe de ministros.

O que diz a marinha
Questionada, a Marinha informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “repudia todas as formas de discriminação” e que os militares “devem seguir valores e preceitos contidos no Estatuto dos Militares (EM) – Lei 6.880 / 80 – e no Regulamento Disciplinar para a Marinha (RDM) – Decreto nº 88.545 / 83 – como a ética, a honra e o pundonor militar [matéria de honra], dentre outros, de forma individual ou coletiva, em todos os ambientes “.
Sobre a investigação, acrescentaram que “o procedimento foi instaurado para apurar possíveis condutas contrárias aos preceitos do EM e do RDM à luz dos fatos e das circunstâncias, com transparência e amplo direito de defesa, nos termos da lei.”
UOL/montedo.com

36 respostas

  1. Ok. Não pode criticar. Mas apoiar também não é proibido? Porque vi e vejo muitos militares em redes sociais fazendo militância pró Bolsonaro. Esses também são punidos? Ou é feita vista grossa?

  2. É só mais um candidato medíocre querendo seus minutinhos de fama para ganhar uns votos dos reducionistas esquerdófilos em cima da lacração. Como não deve ter um bom projeto de vereança o UOL tá dando uma forcinha. Deixa o MPF investigar o Queiroz e ponto final. Comparar-se com Gabriel Monteiro é mais uma forma de auto promoção, usar a luz alheia para aparecer.

  3. É um momento para discutirmos a situação, suscitarmos acontecimentos, inclusive dando luz e assim contribuindo para realidade e tomada de decisão da administração militar.
    Extraindo, vejo que o sargento em lide é militar da ativa e já se declarou como sendo pré-candidato ao cargo de vereador.
    ** O sargento pode ser expulso por ser militar da ativa e ter feito declarações a despeito do Chefe Supremo das FA ? E caso estivesse falando bem do presidente sofreria sanções disciplinares também?
    ** Isso nos remete as discussões que giraram em torno do PL 1645/19, projeto político onde, militares da ativa e fardados, foram utilizados para fazerem defesa do referido projeto. ISSO É LEGAL CONSIDERANDO A MANIFESTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MILITAR NO CASO EM LIDE (Punição ao sargento)?
    *** A punição ao sargento caso ocorra não será motivo para passada a chuva suscitarem e sejam os atuais comandantes militares chamados a responderem e perderem as patentes e por consequência os proventos por abuso de poder ao utilizarem militares da ativa e fardados para fazerem defesa de projeto político (PL 1645/19) ?
    ABROLHOS SENHORES COMANDANTES!!!

  4. É muita hipocrisia.
    Vi muitos militares, ao longo da minha carreira, serem transferidos, como “punição”, porque foram pegos através fatos comprovados por peculato, corrupção passiva e ficou assim mesmo, sem que houvesse nenhuma sindicância. Expulsão? Nem pensar.
    Nesse caso, o problema é que o cara é de esquerda e gay. Se fosse de direita e hetero, a história seria outra.
    Duvidam? Voltem ao passado não muito distante, quando a esquerda estava no poder e tentem se lembrar dos comentários agressivos contra os chefes de governo e nunca, nunca mesmo, alguém postulou uma repreensão de qualquer espécie.

  5. Aonde esse sujeito estava, que não perguntou para o Lula aonde foi parar os bilhões desviados do povo.

    Para o PT, aonde estão os bilhões desviados dos Governos Estaduais, prefeituras e Estatais?

    Porque o PT construiu obras em países com ditaduras e deram calote ?

    Pau nesse milico fake.

    1. Quanto a barba, só está seguindo o mais antigo, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil.

    2. Esse mundo está perdido mesmo !Justo a marinha,força mais antiga do país onde carregam a honraria de homens do mar e das águas ,que não se dobram as intempéries do tempo! Cidadãos brasileiros ficarão frustrados com esse imbróglio aí ! Até na força mãe a lacração já chegou! Sugiro ao militar se candidatar ao próximo Big Brother !

  6. Apenas seguindo os passos do presidente e seu vice, que se lançaram na política não por seus feitos, mas por quando na ativa serem indisciplinados.

  7. Punam esse indisciplinado!
    Quando a midia acusou injustamente o Alte. Othon, puseram o mesmo comendo comida das praças com talheres de plástico. O que falta para puni-lo?
    Bravo zulu negat

  8. Ora, quando na ativa, o militar deve se ater ao regulamento e ser prudente em suas palavras. Estou reformado por idade, não sei se mudou, pois quando na ativa, o militar teria que se licenciar para ser candidato a cargo eletivo. Então, é óbvio que antes não pode se manifestar abertamente nas redes sociais como militante. Deu uma de “militonto” sem noção.

  9. Não é uma crítica, é uma Pergunta oras. Afinal de contas Por que a Michelle Bolsonaro recebeu 89 mil reais de Fabrício Queiroz? Uma pergunta que ninguém respondeu até agora. Se o Presidente Responder, essa pergunta some no ar, mas enquanto ele fugir todos brasileiros de bem devem questionar. O que são esses 89 mil reais do Queiroz? Nem todo mundo vai se fingir de Cego, Surdo e Mudo. Se a Marinha começar a querer impor regras para evitar politização das Forças Armadas precisa começar a punir não só os que criticam políticos ou governos mas também os que colocam mensagem de apoio nas redes sociais.

  10. – O Mourão quando na ativa discursou numa loja maçom em Brasília da possibilidade de intervenção militar caso o bandido 9 dedos, o sapo barbudo e alma mais pura e honesta do Brasil, não permanecesse preso, ameaçou claramente esse parcial STF.

    – E detalhe: estava fardado e, repito, na ativa, obviamente.

    – Por mais que nos cause ojeriza a classe política e jurídica brasileiras, foi uma ameaça inconstitucional por militar da ativa.

    – Ah, entendi, santa ingenuidade Robin, General da Ativa PODE.

    – Sim, aproveitando pra lembrá-los, esses senhores queriam 10% de representação na Reserva.

    – é muita cara-de-pau.

    – pra aqueles que duvidam assista o vídeo abaixo do Mourão FARDADO:

  11. Parabéns Montedo pela coragem de publicar informações verídicas e imparciais.

    Independente de quem quer que seja o envolvido no fato e na noticia.

    Abraços.

    1. A era Bolsonaro vai passar. Veremos o quanto o país regrediu com essa gente “cega” no poder.
      E não me venha com comparações com a era Lula! O país é muito maior e melhor do que Lula e Bolsonaro.

  12. – completando, pessoal o bizu é ficar longe de redes sociais, a gente não sabe como nossa situação politica governamental poderá ficar nos próximos anos.

    – Intragam, Facebook, 5. Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype, Snapchat e, principalmente o WhatsApp, é o WhatsApp são ferramentas fáceis de serem rastreadas, clonadas e usadas contra os Senhores.

    – Gmail então, não acredito que alguém de e-mail do Google.

    – diariamente, antes de deslinguarem seus equipamentos diversos, vão ao “Minha atividade no Google”, cliquem em “excluir atividade por” e cliquem em “todo período”.

    – tudo que acessam nos PC’s das Unidades é visto e rastreado.

    – amanhã o amigo vai “peruar” um curso, uma missão no exterior, uma nomeação em EE, TG, medalhas, transferência boca rica, e não sabe porque não obtém sucesso, tá aí um dos motivos.

    – ao comprar medicamentos controlados (pra vc ou familiar) em farmácia não de seu CPF (tarja preta), empresas top de linha pagam hackers pra rastrear tudo o que você compra no seu CPF, no cartão de debito e crédito, cuidado! (falo isso porque podem achar que você seria incapaz pra determinada função, ou…)

    – cuidado com o que você assiste na Rede e deep web, com seu IP descobre-se tudo a seu respeito.

    – não envie e-mail de seu PC e outros equipamentos para profissionais de sua Unidade.

    – tecnologia, web e outras coisitas foram criadas por militares pra vigiá-lo.

    – todo cuidado é pouco.

    – abraços.

    – podem saber onde, quando e com vc esteve através do rastreamento de seu smartphone e cartão de crédito.

  13. ta ok! Criticar o Presidente não pode, mas ficar pedindo “gopi militar” podi!
    E militar da ativa ocupando cargos políticos no Governo tbm podi!!!

  14. Esse idiota útil ou oportunista, deve ter tido professores cabeludos e maconheiros, que fizeram a mente dos cabeças ocas como ele.

    Porque não se manifestou nos 16 anos que o PT despejou o Brasil de ponta a ponta ?

    Vc não é militar, pois se mostra indiciplinado e usa a farda para denegrir o seu Cmt. Vá trabalhar.

    Pau nesse alienado.

  15. Engraçado e bizarro assistir a ignorância das praças ao defender que tal militar seja investigado ou punido, enquanto os of ficam abobalhados aplaudindo quando os generais no EB dão palco para políticos vagabundos entrarem nos quartéis, militar pode falar um monte de asneira para apoiar o governo, quando cobra não pode. Senhores lembrem-se que o PR nem pra ser militar prestou, haja visto a ficha dele. Às praças parem de se enganar enquanto vocês aplaudem o generalato do EB entre outros assumindo o governo os pracinhas ficaram a ver navios com promessas e falácias sobre a reforma da carreira. Lembrem-se ou todo mundo é pá ou todo mundo é picareta, vamos acabar com essa hipocrisia e defesa cega à politicagem que tomou conta das Forças Armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo