Oficial Fuzileiro Naval brasileiro é eleito Instrutor do Ano pelo Exército americano

CAPITÃO FUZILEIRO NAVAL PREMIADO US ARMY

Marcelo Barros
O Capitão de Corveta (FN) Adelton Ferreira Dias foi eleito, em 12 de maio, Instrutor do Ano do U.S. Army Training and Doutrine Command (TRADOC). O reconhecimento veio após ele ser premiado, em janeiro, como Instrutor do Ano de 2019 pelo Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança – Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC), nos Estados Unidos. Participaram da disputa instrutores dos Estados Unidos, que representam 80% do total, além de outros 17 países, incluindo o Brasil. A cerimônia de premiação deve ocorrer em agosto, na Virgínia, nos Estados Unidos.
A trajetória do Comandante Adelton como instrutor nos Estados Unidos teve início em 2018, quando foi designado chefe da Divisão de Táticas do WHINSEC, na Geórgia, EUA. Ao longo de dois anos de comissão, esteve à frente de quatro cursos, dando aulas para alunos de 26 países do hemisfério ocidental. Alguns dos requisitos para ser instrutor incluem a realização de cursos obrigatórios, possuir 80 horas como instrutor assistente e passar por avaliações internas e externa.
Como instrutor certificado do instituto, o militar está apto para concorrer ao prêmio de Instrutor do Ano pelo TRADOC e para o programa de valorização de instrutor do Exército americano. “Tive a oportunidade de fazer mais dois cursos na área de ensino: o Evaluating Instructor Course e o Instructional Design Basic Course. O primeiro me qualificou para ser avaliador de qualquer instrução no U.S. Army e o segundo a revisar Planos de Lição e apresentações de aulas”, ressaltou o CC (FN) Adelton.

Reconhecimento
O prêmio “Instrutor do Ano” do U.S. Army TRADOC começa por uma avaliação interna a cargo de cada umas das 32 unidades de ensino, incluindo o WHINSEC, onde, inicialmente, são reconhecidos os melhores de cada trimestre. Os quatro instrutores do trimestre eleitos no ano são avaliados pelo grupo de comando do instituto e, dentre eles, um é escolhido para representar o instituto na competição do TRADOC dentre todas as unidades de ensino do Exército americano
Ao receber a notícia de sua premiação, o Comandante Adelton destacou que, “poder dar continuidade ao trabalho bem-sucedido de meus antecessores é uma grande satisfação. A sensação é de missão cumprida por bem representar o Corpo de Fuzileiros Navais, a Marinha e o Brasil”, destacou.
Com informações da Marinha do Brasil
Fotos: divulgação Marinha do Brasil

DEFESATV/montedo.com

13 respostas

  1. Notícia boa para ganhar o domingo.
    Tive a oportunidade de trabalhar com Adelton Dias no início de sua carreira. Sem dúvida é um excelente profissional, entretanto, devo destacar que componentes humanos o fazem um pessoa única, possui enorme senso de justiça, franqueza, lealdade para com seus subordinados, exercita a prática de ouvir, é seguro e sábio nas decisões. Ao longo da minha vida trabalhei com bons e maus superiores. Trabalhar com o Adelton foi uma dádiva, não tenho dúvida de que fará, ainda, muito bem ao CFN e por onde passar.

    1. João no 24 de maio de 2020 a partir do 13:42. Não tiro o mérito do oficial ter conquistado o título, parabéns para ele, mas cara como tu é babão! Chega a ser ridículo! Não sei como um homem se sujeita a isto. Vergonhoso!

      1. Caro, anônimo.

        Essa carapuça não me cabe, desenharei pra você. Sou um dos milhares de Joões do universo. Montedo não vai encaminhar meu email ao oficial. Se encaminhasse, talvez o email estivesse incorreto. Outra, por mais que eu me identificasse, problema meu.

        Vá estudar, anônimo! Cresça! Apareça! Saia da obscuridade! largue o anonimato! Construa uma vida digna! Uma vida merecedora de louros e glórias! Uma vida que ao menos orgulhe teu pai e mãe! Deixe de ser invejoso, pequeno, mesquinho…

  2. E se fosse um praça?
    Iriam fazer uma matéria?
    Nunca vi uma reportagem sequer sobre a formação dos praças na MB.
    Queria saber por qual motivo existe uma diferenciação assim tão grande entre praças e oficiais.
    Já trabalhei em delegacias e não existe um conflito entre inspetores e delegados.
    Como deve ser na FAB e no EB?
    Alguém sabe dizer?

    1. Companheiro, nas FFAA não existe carreira para praças! Os praças são invisíveis para o Comando, vide a Pl 1645. sempre soube disto e nunca alimentei esperança de dias melhores.

    2. Sou praça da MB, 3Sg indo a segundo agora em junho se Deus quiser, se não me engano já vi sim algo parecido, vi um SGT do EB sendo premiado, em cursos, e destacado aqui também nos EUA, talvez seja o mesmo prêmio enfim, seu cometário é de recalcado, foi infeliz, falta de humildade em reconhecer o talento desprendido por esse oficial, você deve ser mais um esquerdista frustrado que enxerga no talento dos outros uma oportunidade de cometário depreciativo. E ANTES que você me chame de CHALEIRA, lhe adianto que não conheço esse oficial. BRAVO ZULO Naval!!!

      1. Na colocação feita pelo anônimo até existe algum fundamento.
        Há sim uma profunda desigualdade, um abismo de desigualdades separando a carreira de oficiais e praças na MB. A realidade é que as oportunidades dadas aos praças é ínfima, existe claro, mas comparado aos oficiais é ínfima. Vou citar um exemplo rotineiro, periodicamente é publicado em boletim a solicitação de voluntariado para curso superior extra Marinha, pós graduação, eles são EXCLUSIVAMENTE, destinados a oficiais e servidores civis assemelhados. É isso mesmo, servidores civis podem realizar os cursos, praças não. Agora, por que não? A estrutura é assim. Foi assim. Duvido que antes de eu morrer haja modificação.
        Para ser mais preciso, a última grande mudança estrutural na MB se deu pela grande iniciativa de João Cândido, aquele imortalizado na letra de Mestre Sala dos Mares, musica de Aldir Blanc e João Bosco; aquele cuja estátua pode ser vista na praça XV, que é o local mais próximo que pode chegar de uma Organização Militar da MB. Não fosse o Almirante Negro, não duvido que ainda ouviríamos o zumbido da chibata em nossos pátios…

        Todavia, já houve sim reportagem acerca de praça premiado no exterior, praça do EB, mas não recordo quando, mas houve.

        Além disso, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Adelton é merecedor de todas as deferências.

        P.S.: Alguns irão dizer: “- mas é meritocracia!! – Quem não quiser é só pedir baixa!! Você é comunista!!” Responderei de antemão: a mediocridade atrofiou-lhes a mente. O cérebro que carregam só lhes faz peso. Faltou-lhes a chibata para aguçar a inteligência, o pensamento crítico.

        1. Fique tranquilo Montedo.

          Usamos figatil e “chaff”; e muita liberdade de expressão para todos. (aquela que o presidente diz ter).
          E contamos com seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo