Militares reforçam desinfecção em áreas de acesso comum por todo o País

Militares fazem a desinfecção da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém(PA) - Imagem MD

Brasília (DF) – Para combater a disseminação do novo coronavírus as Forças Armadas intensificaram as desinfecções das áreas comuns de diversas localidades por todo o País. Uma das igrejas mais tradicionais de Belém, no Pará, a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, construída em estilo neoclássico, teve suas áreas internas e externas descontaminadas por cerca de 50 militares.
Em apoio à Secretaria de Segurança do Pará, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar também foi desinfectado. Já em Marabá, a ação foi na Fundação Casa da Cultura de Marabá, no bairro Nova Marabá e no município de Barcarena, no Porto de Vila do Conde.
Na tarde desta quinta-feira (14), o Complexo de Abrigos Stella Mares, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foi descontaminado por militares da Marinha e do Exército. Durante a ação, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais da Força Marítima doou 500 máscaras descartáveis e a primeira Divisão de Exército doou uma tonelada de alimentos. Uma banda de música composta por militares das duas forças animou os moradores do local. O Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no centro do Rio de Janeiro, também foi desinfectado.
No Centro Oeste houve descontaminação do Posto de Saúde de Jardim, em Mato Grosso do Sul. Em Brasília, teve capacitação em desinfecção para militares do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e para os funcionários da Fundação Hemocentro de Brasília.
Já no Nordeste, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba descontaminou a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte, na capital do Estado. O Comando Conjunto Bahia concluiu a descontaminação biológica do Hospital Santo Antônio e das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Realizada em três etapas, cada edição contou com participação de 21 militares, capacitados em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica.
Militares do 2º Batalhão de Polícia do Exército desinfectaram a estação de trem Calmon Viana, na cidade de Poá, em São Paulo, onde circulam cerca de 500 mil pessoas por dia.

Outras Ações
O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, em Santa Catarina, reuniu militares da reserva, empresários e integrantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), de União da Vitória, no Paraná, para arrecadar 1,7 mil quilos de alimentos, mil agasalhos e 250 produtos de higiene para doar às famílias de baixa renda. O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro distribuiu kits alimentação às famílias dos 120 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto João do Pulo.
O Comando Conjunto Leste (CCjL) capacitou profissionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em desinfecção de ambientes. Foram ensinados métodos de descontaminação para uso nas tarefas diárias e no trato com o público, para tornar esses discentes multiplicadores de conhecimentos e boas práticas no combate ao novo coronavírus.
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte intensificou ações de inspeção naval na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. Além da fiscalização do tráfego aquaviário, os militares orientam tripulantes das embarcações quanto às medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. Os militares da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) e da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) também conscientizam a população durante suas inspeções navais com entrega de panfletos.
Uma Campanha de Doação de Sangue no Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, foi feita por militares do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba para aumentar o estoque dos bancos de sangue durante a pandemia do coronavírus. O Exército antecipou sua campanha que teria início em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. O resultado foram quase 8 mil doações, permitindo a chance de socorro a milhares de pacientes em todo o Brasil.

Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.
Por Ten Tássia, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.
DEFESA/montedo.com

Uma resposta

  1. Isso os Vagabundos do Jornalismo Podre da Rede Esgoto/Folha de São Paulo/uol/Band nunca vão mostrar, sabe porquê? Porque são Canalhas Aproveitadores/Oportunistas e Anti Patriotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo