Militares dizem que Bolsonaro virou presidente ‘zumbi’: ‘Tudo tem limite’’

BOLSONARO NO ESTÚDIO

Oficiais-generais avaliam que presidente não recupera mais capital político após saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça

Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA – Oficiais-generais ouvidos pelo Estado avaliaram que o governo de Jair Bolsonaro terá dificuldades de se levantar após a despedida de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça. Eles se disseram “perplexos” e “chocados” com as declarações do ex-juiz da Lava Jato acusando o presidente de interferência na Polícia Federal e fraude.
Um dos militares disse que Bolsonaro virou, no mínimo, um “zumbi” no Palácio do Planalto e Moro saiu ainda maior na sua condição de “ícone” da nova política. “Tudo tem limite”, afirmou um dos generais à reportagem. Outro disse que o presidente cometeu “suicídio” e não recupera mais seu capital político.
O tamanho do problema ainda está sendo avaliado, mas todos ressaltam que as consequências são “imprevisíveis”. O que joga principalmente contra Bolsonaro, neste momento, é a credibilidade de Sérgio Moro. Portanto, mesmo que o governo ou o Palácio tente exigir que o ex-juiz da Lava Jato prove o que falou a credibilidade de Moro e o seu comportamento têm peso muito mais forte e fala por si.
À reportagem, os militares avaliaram que os sinais dados por Bolsonaro, além da questão da sucessão e interferência na Polícia Federal, são “péssimos” e se movimentam no rumo de setores da política “nefastos”, isto é, a “velha política” que ele mesmo condenou.
Dois oficiais lamentaram que o projeto de país que se estava tentando construir, mesmo com os percalços, foi enterrado com o discurso “forte” de Sérgio Moro. Eles disseram que o presidente destruiu várias pontes de governabilidade que estavam sendo construídas. E, pior, fez um gesto político de pressionar Moro, que não é Luiz Henrique Mandetta, demitido na semana passada do Ministério da Saúde. E, pior, colocou o País em nova crise política, num momento de grave pandemia do coronavírus.
Os oficiais-generais chegaram a lamentar que estejam nesse processo político – no governo – “até o pescoço” e, agora, não sabem ainda como sair da encruzilhada em que se meteram. A situação toda é muito delicada, eles dizem. Todos deixaram claro que o momento político exige reflexão. Mas observam que a demissão de Moro, e como ocorreu, põe o Congresso e a sociedade no debate de um impeachment.
Eles lembraram que têm um compromisso constitucional com o Estado e que, por isso, não abandonam o barco. À reportagem, constataram ainda que um processo de afastamento do presidente é um caminho “longo” e “difícil” de ser executado. Por isso, prevalece a opinião na caserna que o destino de Bolsonaro pode ser mesmo o de seu antecessor, Michel Temer – um zumbi após as acusações que envolviam o grupo JBS.
O Estado de S.Paulo/montedo.com

86 respostas

    1. Zumbis vão virar todos eles nas próximas eleições. Generais aprovaram suas habilitações aos altos estudos e retiram o direito dos pracas habilitar cursos civis, esqueceram dos praças. Dispensa comentários

      1. As habilitações são da carreira e não dos generais. Ninguém reclamava de não ter habilitação antes do PL. Muito estranho esse interesse profissional que brotou de repente para alguns.

        1. Apesar de Montedo citar somente um dos lados, não sei porque!?
          Mas seria bom largar para o Mourão para ver se ele é mesmo o cara ou vai ser mais um general bunda mole lá em cima….pois até agora único homem lá foi o Bolsonaro…..
          Outra, não votei no Moro, votei no Bolsonaro

      1. A verdade é q a oposição seja ele qualquer desmontou s possibilidade de a direita chegando no poder, isto é, na presidência, ter os mesmos poderes q eles tiveram para montar está rede de corrupção q ainda persiste. HÁ entraves através dos DH, OAB, congresso, STF
        Etc…

    2. Gen melancias, tipo aqueles que deidificavam o PT, não reclamavam de por.. nenhuma quando estavam na ativa e agora, na reserva, empijamados, querem falar mal do Presidente que FOI Capitão. Agora é Presidente da República Federativa do Brasil.

  1. O Bolsonaro é muito fraco. Está comprovado que não tem condições de presidir um país como o Brasil. Desequilibrado, sem articulação, com legítimo sangue no olho, faz tudo sem pensar. Achando que não vai perder apoio popular. Está enganado, muita gente boa está desacreditada dele, sem esperanças nenhuma. Se continuar assim, vai sai pela porta dos fundos.

    1. É verdade. Bolsonaro deveria ter criado uma mesada, como Lula. Já teria aprovado todas as reformas que o Congresso Nacional, os paladinos da justiça,, impediram. E o quê dizer do STF, os sagrados defensores da Lei? O que dirias?

      1. Que triste ler uma bobagem destas…Se tivesse criado mesada poderia então controlar a quem a PF está investigando? Poderia ir contra o mundo médico nesta pandemia? Poderia o dolar então passar dos 5,50 reais? poderia ser malcriado (se dizendo ele militar) diferente do lula que era analfabeto, e não responder nem uma simples pergunta? são assim os militares? poderia ele então ser subserviente aos EUA, ou a outra nação qualquer? poderia então, com uma mesada não ter medo de investigação dos filhos? e por ai vai…pelo jeito o amigo virou um Lula Livre!, as avessas.

    2. Fraco na sua visão curta, pois não enxerga que acabou a corrupção e o Milto não vai dar grana para os canalhas, pra rede globo e demais bandidos. Seja Patriota, ame o seu País ou vá para Cuba ou Venezuela, pois lá deve ser melhor. Vá capinar um lote.

      1. Então arrume uma explicação decente para ele se juntar a Valdemar da Costa Neto, Roberto Jefferson e Cia. Mas por favor, coerente e com educação.

          1. A explicação é que eu tenho uma empresa, e sei gerenciar alguma coisa. Ele é político e criador de gado, igual a vc.

          2. Gerenciar alguma coisa pode ser até um alicate. Uma empresa pode ser comandada por uma única pessoa quando ela é a dona da empresa e só tem ela de empregado. Seja mais patriota porque é desta terra que sai o teu alimento.

    3. Cara acho que tuas palavras nao sao de todos, presidente nao vai fazer barganha naocomo os outros, e tem mais prefere um corrupto?, como diz amigos sao poucos agora col3gas tem muitos que so querem tirar vantagem nao vestem a camiseta

  2. Esses Militares no Governo Bolsonaro viraram piada, demosntram a decadência de um cargo de General para virarem babás de um político desequilibrado que usa e quer usar as Instituições e o aparato do Estado para proteger possíveis crimes cometidos por aliados e família.

    O General Braga Neto, virou uma piada pronta, não tem mais como levar a sério quando começa a falar, automaticamente, vem a imagem dele vestindo um avental de babá com uma mamadeira nas mãos dizendo que finalmente conseguiu colocar o Presidente para dormir. O General Heleno, a única imagem que vem é ele de vovô gritando apaga o fogo que o menino Bolsonaro está colocando.

    O crimes apresentados pelo antigo Ministro Sérgio Moro são sérios, vão desde obstrução de justiça a falsidade ideológica. Bolsonaro só não cairá, devido está seguindo a cartilha que os políticos corruptos gostariam que todo Presidente seguisse. No entanto, ele não quer ser Presidente, mas sim Ditador, controlar tudo e todos, inclusive investigações, talvez para produzir documentos contra inimigos políticos ou Partidos, com objetivo claro de chantagem. Cabe as instituições colocar um freio em seus planos antes que seja tarde demais para democracia do país.

    1. Vc falava mal do bandidão Lalau ? Vc foi enganado e paga a conta até hoje. Bom estaria com a Marina, Ciro, Haddad, etc … não é !!! Se liga alienado.

  3. Infelizmente o Bolsonaro, deu um tiro no pé, ele se elegeu em três pilares, apoio do povo, quem não suportava tanto roubo, Sergio Moro. e o Guedes, dizendo que daria carta Branca, ao MORO, e não deu, esta e a verdade, e acabou derrubando um dos pilares, agora só tem o Guedes, da Economia, que pelo jeito esta batendo de frente com os Generais, esta provando que ele na época que estava na ATIVA. era um militar rebelde, na minha humilde opinião acabou, se ficar até o final de governo, sem credibilidade nenhuma, vai ter o mesmo destino do PRES. da Argentina. esta e a realidade.

  4. Matéria desse jornal tem credibilidade? Me poupe. Moro não é nem um santo, negou entrevista ao Datena, e a noite manda print de conversas para o JN da Globo.lixo?? O pior de tudo, uma conversa pessoal e privada dele com uma deputada, da qual ele é padrinho de casamento? Isso é muito baixo. Sempre achei esse sujeito arrogante. Não sou muito fã do Bolsonaro, mas o presidente é ele, trocar integrantes de sua equipe é prerrogativa dele.

    1. O candidato que fez campanha sem midia, sem palanque e obteve quase 63.000.000 votos foi bolsonaro, este ex ministro que se vangloria da tal lava jato náo pos na cadeia, Aécio neves, jose serra, Michel temer, FHC, Sarney, doria , alckimin, e outros tantos ladrões do dinheiro publico, apenas jogou para um grupo de interesses, e agora caiu sua mascara quando se juntou com a rede lixo para derrubar um presidente eleito pelo voto e náo um indicado como ele, se náo tinha competência para ser ministro o president e tem todo direito de demitir, ate porque ele náo fez nem campanha para o bolsonaro náo concorda com as mesmas idéias do presidente para o povo brasileiro,

  5. Eles nunca identificam os generais kkkk , tática velha desse jornal e de outros …

    ” generais que pediram para não ser identificados ” kkkk

  6. O problema não é só im Presidente em choque mas sim as harpias que estao à espreita do poder. Que moral tem algum deles para assumir ou mesmo julgar o Presidente. São hienas fétidas que em outras épocas já estariam fedendo mas no cárcere. E o pior nesse momento de dor e tristeza que assola nosso País , vemos os maus brasileiros torcendo pela derrocada da nação. Vivi o Governo Militar não sou a favor de intervenção militar ,mas alerto que quando o futuro do Brasil está em risco é estado de guerra e na guerra, a força do contra-ataque tem de ser a necessária.

  7. Se o Ministro Paulo Guedes abandonar o barco , meu irmão salve-se que puder e incluindo esses Generais se metendo numa enrascada da qual a solução será muito difícil de segurar. Dito isto Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

  8. Mais uma escorregada na maioze.
    Os militares estão mais fortes q nunca e não esquecer da população.
    Querem pq querem o poder, fazem de tudo, mas, duvido muito q consigam.
    pensem.

  9. Depois que vi o sr Paulo Guedes ir para reunião só de meias ,observo que o governo esta perdido e descontrolado ,sem rumo. só faz coisas equivocadas ,até parece que não elegemos um Presidente ,mas sim sua familia para governar.

    1. Na proxima vote nos ladrões, se é que Vc votou no Mito. O Moro é um sujeito sem ética, saiu atirando e tirando print de conversas reservadas. Não é um sujeito digno, falta carater.

      1. Quem mentiu e publicou documento sem assinatura dele, foi o tal Messias. Será que vc é cego, ou só burro mesmo? Ele ia sair como mentiroso. Quem mentiu foi o paizinho dos filhos enrolados.

  10. Muito mi mi mi … manda quem pode e obedece quem tem juizo. Se não está comprometido, Tchau !!!!

    Em qual situação ele defendeu o Presidente eleito por nós ?

    Onde estava para agir contra os governadores, prefeitos, deputados, senadores e demais bandidos corruptos que estão metendo a mão sem licitação por causa da epidemia ?

    Moro omisso.

  11. Quem falou, deve ter sido melancia no 8 anos de PSDB e nos 16 anos do PT. Quando esses assaltavam os cofres do Brasil, o que esses generais fizeram ?

    Ficaram de boa com as suas boquinhas.

  12. Ele não era filiado ao PSDB ? Qual o papel do FHC nisso ? Quais as intenções do tal Moro ?

    Qual governador não controla as suas Policias ?

    Qual governador não tem acesso a relatorios ?

    O Presidente ta cercado de maus brasileiros, de corruptos, foice de SP, UOL. grobo lixo, Estadão, Etc … e tem o direito de se precaver. TODOS contra ele ai pode ?

    E o Lalau que em 2007, trocou o Diretor da ABIN e o Superintentende da PF, ai foi normal ?

    Sejam Patriotas ou vão capinar um lote.

    1. Comentários típicos de bolsominions, lembrando que os bolsominions são a outra face da moeda dos mortadelas. Ambos se caracterizam por passar pano para todos os erros de Bolsonaro e Lula. Não são eleitores e muito menos patriotas, são torcedores que colocam sentimentos e interesses acima do Brasil. Lamentável.

      1. Estás enganado. São moedas diferentes. Não existe moeda de duas faces com valores diferentes. Se fosses militar saberias o que manda a doutrina.

    1. Jovem, no dia 22 de agosto de 2003, houve um acidente no centro de lançamento de Alcântara – MA, o fato envolveu a explosão de um foguete com o consequente óbito de 21 técnicos e engenheiros, gente altamente especializada. O Presidente da República à época era o Sr Luiz Inácio, que sancionou a Lei 10.821, de 18 de dezembro de 2003, instituto esse que concedeu indenização aos dependentes enlutados, além de bolsa-educação especial, até a idade de 24 anos. No dia 18 de junho de 2003, mais de dois meses antes, da explosão no Centro de Lançamento de Foguetes de Alcãntara-MA, o filho do ex-Presidente estava na casa de sua namorada, em Santo André-SP, e dois militares que faziam sua segurança o esperavam na rua, quando foram abordados por assaltantes resultando no óbito do Subtenente Alcir José Tomasi (baleado). Ocorre que essa mesma lei 10.821/03, que fora sancionada para indenizar as vítimas da explosão em Alcântara, concedeu idêntica indenização aos dependentes do Subtenente Acir. Não se critica aqui, de forma alguma, os dependentes dos falecidos, mas soa incoerente inserir dois fatos distintos no mesmo diploma. Então, eventual pagamento de pensão aos dependentes do ex-Ministro Sérgio Moro não seria novidade em pindorama. A pergunta que fica é onde estavam esses especialistas em 2003?

    1. Que alegria ver gado brigando com gado…. Que vença a real democracia e o senso crítico, caso alguém ainda o tenha !

      “Lula livre” às avessas

      1. Mais um omisso que não vota e quer dar opinião, ri à toa e faz qualquer graça para se sentir superior. Quem pode dizer o que é real democracia?

  13. Ora, quem acredita nessa reportagem desse jornal de que os generais fizeram essa declaração, acredita em mula sem cabeça, Saci e que os botos engravidavam as “meninas” ribeirinha no nos rios da Amazônia legal.
    Vejo-a apenas como uma desinformação para confundir e botar lenha na fogueira do já conturbado cenário político brasileiro, pois todos sabem(ou deveriam saber) por aqui que em uma guerra a primeira vítima é a verdade e neste e no atual cenário, esta está “tropeçando pelas ruas” ferida de morte pela grande mídia que sempre foi manipuladora, e muitos ainda dão-lhe eco repetindo feliz como papagaio, sem se darem conta que estão acorrentados pela própria mídia.

  14. lembrar foi bolsonaro e os generais que traiu a tropa com a pl 1645, a qual reduziu o salario do pessoal do quadro especial e reajustou em 85% o salario de oficial e outros.

  15. Ora, quem acredita nessa reportagem desse jornal de que os generais fizeram essa declaração, acredita em mula sem cabeça, Saci, e que os botos engravidam as “meninas” ribeirinhas nos rios da Amazônia legal.
    Vejo-a apenas como uma desinformação para confundir e botar lenha na fogueira do já conturbado cenário político brasileiro, pois todos sabem(ou deveriam saber) por aqui que em uma guerra, a primeira vítima é a verdade e no atual cenário, esta(a verdade) está “tropeçando pelas ruas” ferida de morte pela grande mídia que sempre foi manipuladora, e muitos ainda dão-lhe eco repetindo feliz como papagaio, sem se darem conta que estão acorrentados pela própria mídia.

  16. Rodrigåo; vejo que pegou o fio da meada! Por aqui 90% da população não tem informação suficientes para avalsiar o cenário politico seja pela baixa escolaridade ou pela manipulação que foram vítimas.
    Essa ditadura do capital Internacional sempre controlou aqui com suas agencias de propaganda e manipulação das massas, mas agora foram longe demais criando o mito da família honrada ( com base num individuo no terceiro casamento) ou o mito da moral ( tomando como modelo um terrorista com fortes ligação familiar com o crime organizado e do trafico no Rio); ou ainda o Mito do patriotismo ( na pessoa dum entregador ao estrangeiro das empresas de tecnologia estratégicas para o país como Embraer e Petrobrás); coisa que NENHUM GOVERNO SERIO FARIA; pois setores estratégicos e de interesse nacional JAMAIS são negociados na Rússia, China, EUA ou qualquer outra nação que não tenha fantoche de interesses externos na presidência. Isso é fato!

  17. Maior que este problema com o ministro, que se demitiu, é a aproximação do presidente com o chamado centrão. Tem de tudo lá: investigados pelo mensalão e lava jato. Ele corre o risco de cometer o mesmo erro de seus antecessores, esquerdistas, que fizeram acordos com o diabo para terem “governabilidade”. Se isto acontecer, e termos mais do mesmo da velha política, a maior parte de seu eleitorado deixará de apoia-lo por verificar que nada mudou de fato. E o pior acontecerá, se este quadro ocorrer, com as forças armadas que já estão sendo consideradas, pela população, como a base de sustentação do governo. Se o governo se transformar em algo não muito diferente do que tivemos no passado…sofreremos as consequências no futuro…nos próximos governos…poderemos perder mais direitos, não termos aumentos dos soldos e, se tiver outra reforma previdenciária, e com certeza terá, podem se preparar para a miséria na inatividade. Para grande parte da população o governo é militarizado! E não é verdade! Tem militares no governo mas não é um governo militar! Os outros poderes estão aí! Não temos congresso, assembleias legislativas e câmaras municipais fechados e com interventores nos Estados e municípios, isto não existe, os militares não estão, de fato, no exercício do poder mas a população não enxerga assim…boa parte dela vincula o governo atual aos militares! Se o governo ruir, torço para que isto não aconteça, arrastará consigo as forças armadas ou a imagem que elas têm com a sociedade! É um momento muito sério! Poderemos pagar pelo que não fizemos! E já sofremos muito com o período posterior aos governos militares! Lembro que fiquei oito anos sem reajuste salarial no governo do FHC…tinha sargento vendendo coisas de sua casa para pagar contas…depois vieram as esmolas da esquerda…as forças armadas não merecem mais este tratamento nos futuros governos.

  18. A falta de argumentos razoáveis e o achismo tacanho, grosseiro, burro e rasteiro reiteradamente contido por aqui é algo bizarro. De qual inferno saíram os monstros que habitam as mentes de tantos desgraçados prepotentes que desabam tantas asneiras,frustrações e maluquices neste espaço??? Voltem pros cafundós dos infernos de de nunca deveriam ter saído!

  19. Nunca um governo mentiu tanto, e usou tanto as fakenews, como esse da quadrilha B. Quantas vezes o PR já teve de se retratar sobre fakes que divulgou nas suas redes sociais? E os robôs, disparando milhares de fakes por minuto? Agora acho que chegou ao fim. Se não fosse o corona, devia pedir pra sair, com um minimo de honra, em respeito ao povo que o elegeu.

    1. Que militares seriam esses? A imprensa cria notícias utilizando o argumento de que militares entrevistados que “não se pode revalar nomes”, sempre desabonam o governo. Canalhice criar notícias sob essa retórica inventada.

  20. Quando Mouro vazou as conversas entre os Ex Presidentes Lula e Dilma, certamente ela comemorou, e achou tudo normal. E agora tá achando ruim porque? Perguntar não ofende

  21. Infelizmente, Montedo! Estou deixando de acessar seu site pois o mesmo se tornou o copiar e colar dessa mídia podre! A um tempo deixei de ser assinante da Folha, Estadão e outros por não serem isentos na noticias!
    Passe bem!

    1. Bom é o WhatsApp seleciona e encaminha doa filhos parasitas do Cap insubordinado. Que vergonha militares de escola sem censo crítico. Venerando um Messias igual aquele que sendo a alma.mais honesta do mundo!!

  22. Perdeu apoio, terá os DOIS FILHOS NAS PAGINAS POLICIAIS ENVOLVIDOS COM CRIMES GRAVES, E NEM O CENTRAO QUER APOIA LO DIRETAMENTE, lamento informar que seu governo acabou, tem que deixar o Braga neto tocar o projeto Brasil em paz se Não será forçado a renúncia e perde o fórum privilegiado o que lhe envolverá diretamente com os crimes dos filhos e será preso .

  23. Falar em Zumbi: Estava congelante a presença daquele deputado sombra do Bolsonaro na última coletiva. O cara fica imóvel, parece uma estátua, fico pensando como os 340.000 eleitores membros da Nobre Força Terrestre elegeram tal personalidade.

    1. Você deve ser o molão. Acorda, molão! Se candidate, bote a cara. Votem em Senta a pua/1981 em 2020 para vereador, o quebra molas, ou, o molão adormecido desperta! Molão aqui no caso é de “só quer moleza”.

  24. Pessoal fala em Sergio Moro,como um dos pilares, mas o Bolsonaro durante a campanha não falou que Sergio Moro seria ministro, o Paulo Guedes sim sempre o acompanhou. O Moro vez acusações e o Presidente rebateu, o mais correto e digno agora é deixar que os fatos sejam apurados a luz da Lei e ver quem está mentindo… E se o presidente estiver certo? Quem é o dono da verdade nessa historia toda? o mais sensato é aguardar o desenrolar dos fatos, qualquer coisa antes disso é mera especulação e quem mentiu deve ser punido com os rigores da Lei!

  25. Reportagem totalmente esquerdista, Kd a ética do Sr Ministro? Porque ele não indicou nenhum outro nome para que se chegasse a um denominador comum? Preferiu sair “Putinho” e arremessar o Governo que ele deveria defender, quando acreditamos em algo devemos defender, é como nossa religião. Mandeta não concordava com o PR e nem assim foi anti ético como Moro, mesmo sabendo que saiu porque o PR não o queria mais ali, e não um terceiro como no caso do Moro.

  26. O moro bebeu o quÊ,para impulsionar a auto- sabotagem?

    PRESIDENTE É JAIR BOLSONARO!

    GRANDE CARREATA PELO BRASIL A FORA PRÓ_PRESIDENTE.

    Neste Domingo!

    1. Bolsonaro nunca mais.
      Arrebentou com o pessoal da Marinha e da Fab, principalmente alguns veteranos que não puderam fazer altos estudos porque as instituições nao ofereciam, embora a princípio a MP foz faz anos que deveria ser criado.
      E esse pessoal como fica?
      Nunca mais na vida terão a oportunidade de uma adequação salarial como outros militares estão tendo.
      E quem é o culpado?
      O atual presidente que assinou tudo e não questionou nada.
      Boldonaro nunca mais.

  27. Mais uma matéria jornalística com conteúdo opinativo (ilações) do jornalista criador, porém “esquentada” por pseudos personagens anônimos (fontes) cujas opiniões nunca poderão ser confirmadas.

    Tu, milico, achas mesmo que Generais da ativa, sob o risco de serem gravados por jornalistas iriam mesmo criticar o Bolsonaro em anonimato para um jornal ?

    Sabe de nada, inocente !

  28. Excelente aumento para quem?
    Para os generais e pro Eb tudo ok.
    Mas para o restante……tem gente que corre o risco de ter seu salário reduzido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo