Escolha uma Página

Forças Armadas iniciam descontaminação de áreas externas a hospitais na Capital
Ações devem continuar em estabelecimentos de saúde de Porto Alegre e outras cidades gaúchas

EDUARDO PAGANELLA
Uma limpeza da área externa do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona norte de Porto Alegre, chamou atenção de pessoas que trabalham na região nesta quinta-feira (16). As Forças Armadas deram início a uma ação de desinfecção de áreas nas imediações de unidades hospitalares do Estado para prevenir contra o coronavírus. Essa primeira atividade foi realizada no início da tarde.
Um grupo de oito agentes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército, além de um policial rodoviário federal, lançaram uma solução de água e cloro nas calçadas, paradas de ônibus, bancos, grades e muros do Conceição. Com macacões brancos, luvas e máscaras, o grupo utilizava espargidores e panos para lançar o produto e limpar os espaços
Acostumado com a rotina nas imediações do hospital, Marcos Mella, 54 anos, é dono de um bar há 22 anos no local. Ele disse que, apesar da situação inusitada, achou positiva a ação das Forças Armadas.
— Eu nunca tinha visto isso. Assusta, mas a gente tem que se prevenir. Ser uma área perto de hospital dá um receio, mas a gente precisa trabalhar — disse.
O taxista João Bosco das Neves, há oito anos trabalhando em um ponto em frente ao Hospital Conceição, afirmou ter ficado tranquilo porque viu ações semelhantes em outros locais pela televisão.
— É diferente. Mas eu achei bom, tem que fazer mais. Chamou atenção. Eu já vi em outros locais na TV. É estranho, mas é um combate — disse.
O coronel Jorge Maia Filho, responsável pelo setor de comunicação do Comando Militar do Sul, afirmou que o objetivo da ação é cooperar no combate ao coronavírus.
— Estamos fazendo a descontaminação de uma área. A equipe é capacitada. A Defesa Civil nos aciona e diz onde é necessário trabalhar. Isso vai ocorrer conforme a demanda. Nosso pessoal vai trabalhar conforme os pedidos da Defesa Civil. Não tem horário. Estamos em guerra e juntos — comentou.
Receba duas vezes por dia um boletim com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link
O diretor técnico do Hospital Conceição Francisco Paz destacou que o serviço é essencial, já que há bastante movimentação de pessoas nas imediações das unidades hospitalares:
— É um serviço que está sendo oferecido pela primeira vez para desinfetar essas áreas. Muitas pessoas passam por aqui. Nas grandes cidades, isso é feito em todas as áreas públicas. Isso é muito bem-vindo.
Ações em postos de saúde também devem ser realizadas nos próximos dias não só em Porto Alegre, como em outras cidades, conforme demanda da Defesa Civil do Estado.
GAÚCHAZH/montedo.com

Skip to content