Escolha uma Página
PARA-SAR, a tropa de elite da Força Aérea Brasileira
Tropa de Elite
PARA-SAR a Tropa de Elite da Força Aérea Brasileira

O nome dado à Elite da Força Aérea Brasileira, PARA-SAR, é a união de PARA, de paraquedismo, e SAR, do termo em inglês Search And Rescue, que em português significa busca e resgate. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido popularmente como PARA-SAR, é a unidade de elite da Aeronáutica e atua a mais de 50 anos em locais de difícil acesso, calamidades, ambientes de acidentes e locais inóspitos.

tropa de elite
PARA-SAR

Dentre as inúmeras missões realizadas pelo PARA-SAR estão a de socorro às vítimas dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro no ano de 2011, nos acidentes aéreos da Air France, em 2009 e da Gol, em 2006. Também atuaram com sucesso no ano de 2008, nas enchentes de Santa Catarina.

O PARA-SAR também atuou em grandes eventos como os Jogos Olímpicos de 2016, Rio+20, Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo de 2014. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento também é especializado em operações especiais, essa especialização lhe permitiu atuar com sucesso nos grandes eventos e em muitas outras missões em defesa do Brasil.

tropa de elite
Tropa de elite da FAB

O curso do PARA-SAR

Os militares do PARA-SAR recebem treinamento especializado e avançadas técnicas de aperfeiçoamento. O militar só está capacitado a compor uma das equipes da tropa de elite após passar por cursos de paraquedismo, saltos, busca e resgate, montanha, socorro pré-hospitalar em selva, treinamento em ambiente de água, busca subaquática, salvamento e orientação noturna no mar.

tropa de elite
PARA-SAR

Concluindo o curso, os militares aprendem técnicas de Combat-SAR, depois disso os militares estarão qualificados a realizarem o resgate em ambientes de conflito.

Depois de aprender as técnicas de Combat-SAR o PARA-SAR deixa de ser apenas uma unidade de salvamento e se transforma num grupo de operações especiais.

tropa de elite
Tropa de elite da Aeronáutica

Durante os diversos cursos, o militar vai sendo avaliado e apenas quem atingir o grau máximo ao final do curso recebe o título de “Pastor”. O termo “Pastor” é utilizado numa referência ao cão de caça da raça pastor alemão. Segundo a tradição, espera-se que o militar detentor deste título seja amigo, vigilante, leal e quando necessário, agressivo.

Tropas de Elite do Exército Brasileiro

tropa de elite
COPESP

No Exército Brasileiro, a Brigada de Operações Especiais é a responsável pelas operações especiais. Controlar, planejar e preparar o emprego das unidades sob sua subordinação são as atribuições da Brigada de Operações Especiais.

tropa de elite
Comandos do Exército Brasileiro

Em permanente prontidão, os soldados que fazem partes das Tropas de Elite do EB estão prontos para defender o Brasil sempre que for necessário.

Os militares da Tropa de Elite do Exército Brasileiro tem uma diferenciada capacitação técnico-profissional que permite o emprego da tropa em qualquer missão, em qualquer lugar e em qualquer hora.

Caçador do Exército Brasileiro
Caçador do Exército Brasileiro

Tendo como objetivo atender missões em qualquer parte do país ou no exterior, a Brigada de Infantaria Paraquedista, que está localizada no estado do Rio de Janeiro, tem a capacidade de enviar militares num prazo máximo de 24 horas após seu acionamento.

GRUMEC, conheça a Tropa de Elite da Marinha do Brasil

tropa de elite
GRUMEC da Marinha do Brasil

Integrando o Comando da Força de Submarinos desde 1983, o GRUMEC participa de missões:

  • Exercícios de ataques a navios
  • Lançamento de mísseis e torpedos
  • Exercícios de retomada de navios
  • Plataformas de petróleo e resgate de reféns
  • Operações ribeirinhas na Amazônia e no Pantanal.
Plataforma de petróleo
A Tropa de elite da Marinha do Brasil

Formados pelo Curso de Mergulhador de Combate, estes militares são habilitados para operar explosivos, armamentos, equipamentos de mergulho, empregar técnicas e táticas para guerra não convencional e conflitos.

tropa de elite
Grupamento de Mergulhadores de Combate

Muito rígido, o Curso de Mergulhador de Combate cria situações específicas para capacitar e testar o nível de habilidade dos militares em suportar situações operacionais de extremo desconforto, em condições psicológicas adversas, avaliando-os com a exposição ao frio, sono escasso, cansaço e a escassez de alimentação e água.

Marinha do Brasil
GRUMEC – Marinha

Treinamento constante

Devido à atividade exercida pelos mergulhadores de combate, é necessário que o militar tenha seu treinamento profissional continuamente aperfeiçoado com cursos complementares, realização de missões e adestramentos para ganho de experiência e maturidade.

O GRUMEC pode ser empregado em diversas missões como: desativação de artefatos explosivos, interdição marítima e missões retomada e resgate com foco em ações contra-terroristas.

tropa de elite
A tropa de elite naval

Na Copa da Confederações, o GRUMEC, a Tropa de Elite da Marinha do Brasil, atuou nos estados do Rio de Janeiro e Bahia. As equipes eram compostas de especialistas em operações aéreas, mergulho, inteligência, comunicações, embarcações e motores, armamento e primeiros socorros em combate.

DEFESA/montedo.com

Skip to content