Guerra de Secessão: o claustrofóbico submarino dos confederados

SUBMARINO CONFEDERADO

Rossano Cavalari
Os submarinos modernos são desconfortáveis e com a área interna apertada. Mas nada se compara ao claustrofóbico CSS Hunley. Foi o primeiro submarino da história a afundar um navio inimigo… isso entre 1861-1865, durante a Guerra Civil dos EUA.

Com apenas 12 metros de comprimento, a pequena embarcação entrou para a história ao lançar um torpedo contra o USS Housatonic, barco de 62 metros que participava de um bloqueio no porto de Charleston, na Carolina do Sul.
O Hunley, que era da Confederação (sul), lançou um torpedo e atingiu em cheio o alvo da União (norte), mas não conseguiu voltar da missão – desapareceu e virou uma lenda da história militar. Seus destroços foram encontrados em 1995, 131 anos depois do naufrágio. Os esqueletos dos oito tripulantes estavam todos nos seus lugares.
De acordo com “journals.plos.org.article“, a hipótese de seu desaparecimento deve ter sido causado pelo impacto do disparo do seu próprio torpedo, feito com pólvora negra, que provocou um desmaio coletivo. O torpedo, lançado a uma curta distância da outra embarcação, produziu uma onda de choque com intensidade necessária para fazer com que todos os seus tripulantes desmaiassem e sofressem sangramentos no pulmões.
O submarino então afundou, já que a hélice propulsora era acionada manualmente, tipo manivela. Em outras palavras, o CSS Hunley afundou assim que seus tripulantes, desacordados, pararam de fazer força. Existe um filme “Hunley” de 1999 que retrata bem esse submarino.


Facebook(Rossano Cavalari)/montedo.com

2 respostas

  1. Esse é tipo de informação que devemos tirar o chapéu. Obrigado Montedo por ser o melhor canal de informações da nossa caserna, apesar as vezes não publicar alguns comentários meu, rsrsrsrs. Continue prosseguindo no feito meu irmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo