
Recebi na área de comentários a análise de um leitor do blog sobre a tabela de projeção da remuneração dos militares, divulgada pelos membros do Quadro Especial. Segue:
Essa tabela está um absurdo de mal feita: ela considerou os descontos para pensão militar, mas ignorou o dispositivo do PL que impede redução de remuneração.
Dessa forma, apesar de aumento das alíquotas da pensão militar, mesmo para aqueles militares não alcançados por Disponibilidade, Habilitação militar ou representação, o cálculo final seria 0 por cento, ou seja todos os percentuais negativos estão errados.
Colocou a reestruturação de pessoal de carreira, como simples reajuste de salário, o que não é verdade.
Tentou colocar em mesmo patamar remuneratório, militares de níveis de escolaridade diferentes e de natureza profissional diferentes, militares de carreira concursados com militares temporários ou com estabilidade concedida inconstitucionalmente, sem o devido concurso público.
Tentou colocar em conflito remuneratório, Oficiais de carreiras diferentes. É claro que um Oficial QAO, devido tempo de serviço, cursos de qualificação profissional e experiência militar, ganha mais que um Oficial de Academia em inicio de carreira.
Tem erros grotescos como líquido de subtenentes, igual para todos, com e sem CHQAO, que denota pouca ou nenhuma precisão de dados supostos e pretensiosamente informativos.
Um Subtenente com CHQAO recebe 30 por cento de hab mil e não 20 por cento do CAS, desde 2015, mas o gênio por trás da planilha, não sabia disso, até a publicação do PL1645/2019.
Ser QE de sindicato travestido de associação, não qualifica ninguém a fazer planilhas a seu bel prazer, sem conhecimento de dados corretos e com único objetivo de cavar direitos os quais não tem.
É claro que militares no fim da carreira, como Generais, Oficiais Superiores, QAOs e Subtenentes ganham muito mais que militares no inicio de suas carreira, isso é óbvio e compreensível.
O que não possui qualquer lógica e razoabilidade é comparar remuneração de militares de carreira com temporários, que pese que alguns foram beneficiados com estabilidade de forma ilegal e inconstitucionalmente, conforme Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014.
Comparar Militares de fim de carreira com militares em início das mesmas é de uma ignorância e desonestidade intelectual dantesca.
Para mim e qualquer pessoa minimamente informada, inteligente e íntegra, o que fica claro é a manipulação tosca de informações reservadas com único propósito de gerar indignação e comoção, mas sem mérito e razoabilidade necessária a qualquer reivindicação.
Conforme estamos todos assistindo, a Governabilidade de Bolsonaro está comprometida. Tanto o Legislativo, quanto o Judiciário, estão conduzindo as ações do Executivo.
Neste cenário, as pretensões dos sindicatos de militares da reserva, podem redundar em apenas duas coisas:
1- Em nada, pois os Congressistas não irão peitar os Generais, aprovando na integralidade o PL1645/2019, como já foi exaustivamente declarado tanto pelo Presidente da Câmara dos Deputados, como pelos Ministros da Economia e Defesa; ou
2- Por um milagre, irão ouvir os sindicatos militares e em razão disso, cancelamento da Reestruturação das carreiras, dentro da reforma do Sistema de proteção social, o que para os militares das mais altas patentes, dentro de suas carreiras, fará na prática pouca diferença, já que são os que ganham mais na estrutura militar.
Se vão cancelar tudo ou apenas a reestruturação dos adicionais, fica a dúvida, mas a certeza é que independente de seguimento, ninguém se beneficiará, seja da reserva, seja da ativa.
Ou seja: quem está supostamente perdendo algo agora, continuará perdendo depois.
Para o Governo Bolsonaro fará nenhuma diferença, eles cumpriram suas promessas de campanhas e encaminharam o PL, será apenas mais um decreto ou medida provisória recusada pelos Legislativos e judiciários.
No meu caso me considero vitorioso, por que apesar da vã tentativa de expor os vencimentos de militares das mais altas patentes dentro das diversas carreiras, meus vencimentos líquidos e brutos são bem maiores que os que constam nela, já que possuo outros adicionais ignorados pelo QE, que denota e comprova erros nessa grotesca planilha.
Respostas de 156
Vi muitos erros nesta tabela. Alguns plotei de cara. Olhe os proventos brutos de oficiais superiores com eceme, com gcaem e sem nenhum curso: são iguais em 2019 e 2020! Pegaram o que tem eceme e estenderam aos demais! Fora os erros de cálculos. É só pegar uma calculadora…
Já foram beneficiados com a estabilidade sem concurso e a promoção de 3º e 2º sargento, com interticios a 2º, bem menores que os de carreira. Quadro extinto em três ou dois anos, não tem o que reclamar.
É por causa de pessoas como você que mundo tá do jeito que tá, egoísta demais…Se o quadro será extinto em dois ou três anos porque não dar um aumento melhor para esses poucos militares? Então não reclame que os oficiais estão com aumentos mais expressivos que demais militares abaixo na hierarquia, da mesma forma que você vê os sargentos QE os oficiais também te veem.
A verdade e que fomos enganados e vendidos!!! Nenhuma das forças auxiliares mudará sua previdência e não adianta mi mi mi! O sistema e poderoso! Não adianta futuramente o choro dos tolos!
Essa PL é injusta para quem foi para a reserva depois de 2001 Militares de carreira ou não.
Perderam o posto acima, o anuênio a LESP, e a tranfererencia para as origens.
Disseram que iriam corrigir uma lacuna na MP do mal. Mas na verdade criaram outra MP do Mal. Ou corrige ou revoga.
Meu amigo, em primeiro lugar a tabela não é dos QE, está no PL basta tu verificar, não seja preconceituoso em achar que os QE não sabem montar uma tabela pois fizemos isso a vida inteira porque muitos de Escola delegavam por serem mais antigos mas na verdade não tinham era competência pra fazer, outro detalhe, tome cuidado quando tu usa o termo “sindicato travestido de associação”, pode ter que comprovar o que está dizendo no justiça e pra finalizar, guarde a tua opinião pra ti pois não nos interessa se tu ganha outros adicionais pois nosso foco não quanto os outros ganham e sim o que nós vamos perder.
Anônimo no 29 de maio de 2019 a partir do 12:20 , precisa, além de aprender matemática, aprender português. Principalmente a parte de pontuações!
Exato, não é meu amigo. Já que educação vem de berço.
Pra quê tanto ódio entre militares das forças armadas brasileiras?
O inimigo sempre será interno.
Lastimável e deprimente
Peraêe… O cara tá citando um decreto de maio de 2014 afirmando ser inconstitucional a estabilidade de pessoal que há mais de 20 anos já tinha estabilidade? Isso sim é uma tentativa de manipulação!! Os QEs já tinham estabilidade a mais de 20 anos antes desse decreto citado…
O decreto correntemente citado pelo comentarista, apenas comprova a ilegalidade constitucional do QE:
O decreto citado é o que promoveu os cabos estabilizados a 2ºQE e o próprio decreto em seu Art 9º confirma que, com exceção desse Quadro mequetrefe, não se pode estabilizar servidor sem concurso público e isso é verdade deste a promulgação da CF/88.
O que o comentarista quis dizer é que a estabilidade de servidor sem concurso publico é tão ilegal, que a até o Decreto que promoveu os 2ºQE diz isso.
Para se evitar essa balburdia, o EB deveria ter estabilizado apenas os cabos promovidos até o ano1987, esses com estabilidade anteriormente prevista e, já que a lei não retroage para prejudicar, estariam “cobertos e alinhados”.
Mas não foi o que aconteceu, ao invés disso criou-se um monstro insaciável que não possui limites em suas falsas pretensões e falta de mérito, o que está colocando em cheque até a reestruturação de militares de carreira da ativa, legalmente concursados e habilitados, diferente do QE que não possui os cursos e habilitações previstas para pleitear adicionais estranhos a sua formação de Cabo, isso depois de serem beneficiados com estabilidade sem concurso publico e duas promoções sem habilitação para tal…
Ass: Graduado da reserva que apoia a reestruturação dos militares de carreira concursados da ativa.
O Amor é a gratidão se tornam desigual, meu amigo, na medida que o reconhecimento se torna desigual também. Quem vive para apanhar é tamborim.
No frigir dos ovos os QE foram estababilizados ao arrepio da constituição, pois não prestaram.concurso publico.
De novo esse papo de concurso, cara isso já perdeu a graça, pergunta pros generais que eles te respondem porque os QE estabilizaram.
Perdeu a graça pra quem não fez ,não correu atrás,pra quem fez não .Deviam ter corrido atrás de fazer um concurso ao invés de querer se igualar sem mérito algum !recalcado
Quem fez 2anos de Especialista não fez concurso não, manê?
Levamos fumo também nessa cagada que o MD e o Exército fizeram. A peixada tá braba entre vocês.
Tem um monte de coronel hoje que também não prestaram concurso para espcex, sobre pretexto de ser o 01 da ESA…
Cara, esse papo já encheu o saco! Pega então e entra na justiça e alegue isso, já que está errado e não havia amparo ao seu modo de ver. Vá ao STF, procure a Suprema Corte Americana, vá ao Papa…
Depois. Antes a gente corre atrás para derrubar essa lambança. Ou se dá bem todo mundo, ou não se dá bem ninguém. Não gaste esse dinheiro antes da hora não tá? Conselho de amigo.
E dai. Se estabilizou foi com amparo e a duras penas. Vai ver no congresso quantos que foram também, e ninguem de fora e muito menos de dentro fica questionando. Raça desunida.
Ouvi certa vez que no Exército existem três tipos de ssrgentos:
* Os que estão SARGENTOS, nesse caso os TEMPORÁRIOS, pois em algum momento tem que ir embora.;
Os de CARREIRA, ESSES ESTÃO SEMPRE NA CARREIRA, É ATRÁS DE TRANSFERENCIA, CURSOS ESTÁGIOS, PONTOS, TAF, TAT, TIA, PNR E ATÉ MESMO CARREIRA NOS PRÓPRIOS COMPANHRIROS.
E existe os QE sargento, esses sim são sargentos.
Sem nada em troca mas pelo prazer do trabalho bem feito.
Por isso mesmo…
Esses sim são sargentos, não subtenentes ou QAOs
Kkkkkkkkkkkkkk, como sem nada em troca. E o seu salário que é pago mês a mês. Por acaso vc tem devolvido aos cofres públicos?
Estabilidade baseada em lei que criou o Quadro em 1981, vá se informar, é outra se foi ou não a revelia da constituição não foram os QEs que a fizeram e nem assinaram, é sim os Chefes, tenha coragem e se não gosta do Quadro vá reclamar e julgar os Generais que a fizeram e assinaram.
Uma inconstitucionalidade não justificam outras…Inclusive o exemplo de fazer o certo deve vir de cima.
bando de ignorantes!!!!! se a lei amparava sem concurso porquê vcs estam questionando??? estabilizou seguindo a lei atual daquela época. estabilidade por tempo de exelente trabalhos e aptidão técnica profissional que não seria o caso de muitos orelhas secas que recém formados vinham aprender com o sgt qe….
Você deveria ler o PL então, pois lá não existe nenhuma tabela mostrando remuneração vide o site do Ministério da Defesa! Inclusive MONTEDO, você poderia divulgar o material que está no site e assim combateríamos a desinformação:
https://www.defesa.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/54244-reestruturacao-da-carreira-e-do-sistema-de-protecao-social-das-forcas-armadas?Itemid=101
Esse indivíduo diz que ganha outras gratificações, mas não quer largar o osso, não é verdade ? Pois se eu não vou ganhar, meu amigo, para mim também é indiferente se você vai conseguir ganhar ou não.
Ficamos assim.
Quando se fala em aproximar os vencimentos dos militares às outras categorias de servidor público não observa-se um detalhe importante: quando o servidor público civil inicia a carreira no serviço publico já entra com um salário três vezes maior que o de um terceiro sargento que, na maioria das vezes, tem mais de dez anos de efetivo serviço. Pela lógica, se o propósito das autoridades fosse realmente equilibrar os vencimentos dos servidores civil e militar, estabeleceria um soldo digno ao terceiro sargento e, os acréscimos ficariam pela meritocracia.
Se essa excrescência passar pelo congresso nacional serei um dos primeiros a buscar a justiça, chamar cursinho “walita” de altos estudos, tentar igualar curso de mestrado e doutorado com esses cursos medíocres e pior, considerar isso sem que o indivíduo fez sequer o de graduação…é o fim da picada. Teria que ser semelhante as de outras carreiras, o militar apresenta o diploma oficial validado pelo MEC de curso superior, mestrado e doutorado e automaticamente seu salario seria acrescido de uma ou mais gratificações, cursos de carreira seria outras gratificações de menor percentual.
Respondendo a Materia o cidadao deve estar muito mau informado, pois o QE nao tem e nunca teve sindicato! A tabela apresentada foi feita por um militar com poder de discernimento e nao por um tapado qualquer igual ao cidadao que publicou ou escreveu essa materia!
O absurdo nisso é falar que o Congresso nao vai peitar General, nao seria o contrario?
Cidadao preste atençao ao fazer suas publicaçoes pois o QE em muito carregou o piano dentro das OM, outro detalhe que tem que ser observado é que o tempo de bobo acabou vc nao esta tratando com leigo.
Para finalizar reitero que os QEs nao tem e nunca tiveram sindicatos, contudo nao podemos admitir essa injustiça grotesta que estao querendo nos impor, vamos sim a audiencias no Congresso Nacional porque lá é a Casa do povo!
Deixe de ser preconceituoso e respeite o Quadro Especial que em muito contribuiu e contribui com o no Exercito e nosso Brasil.
Falou e disse! Eu estava me perguntando como alguém vai ter redução na remuneração??? Ou quem fez não leu a proposta ou leu e não soube interpretar. (Sem co siderar ainda a possibilidade da má fé) Em qualquer das situações, está explicado o pq da baixa remuneração.
A pura verdade de toda esse barulho dos QES não é que eles irão perder ,isso está claro no PL que não vai acontecer por força dos índices que irão ser incorporados .O barulho dos sindicatos/associações é porque eles se acham no direito de ganhar como os militares de escola que fizeram concurso!Nada mais do que isso !Não brigam por todos da força ,e ainda acusam o restante de serem egoístas!Fazem o mesmo e até pior do que ,quem entrou com seus direitos garantidos via concurso público federal .Ilusão achar que seriam melhor que esses generais que estão aí ,são outros que só olham o próprio umbigo,e ainda vem aqui acusar que farinha pouca ,meu pirão primeiro!çei…
Em qual outra profissão ,quem está no topo ganha ou pretende ganhar 25 x ou mais vezes de quem está no início da carreira,no caso me refiro ao General e o SD efetivo profissional.
Não tem autor este texto? Não acredito que a ignorância deste cidadão possa ser levado em conta. No anonimato é bonito de escrever.
Antes de qualquer reestruturação o governo deveria derrubar a MP do mal. Assim igualaria ativa e reserva definitivamente. A partir daí reestruturaria apenas as situações que necessitarem de alguma correção.
essa tabela apresentada ta errada
estão querendo esconder a realidade …os absurdos que estão fazendo contra os Sgt QE,, Cb e Sd
foram muitos prejudicados , juntamente com OF DENTISTAS , FARMACEUTICOS , CAPELAES
OF DO QAO ..ST e SO prejudicados
esse PL ta injusto
somos todos iguais ….
somos militares das 3 forças
merecemos os mesmos direitos
muita injusticas nesse PL do Mal
QAO R1
SELVA
A senhora KELMA esta lutando pela classe militar
tem todo apoio de nós miliatres da FAB ,,MB e EB
JUNTOS VAMOS MUDAR ESSE PL
BRASIL ACIMA DE TUDO
Parabéns ao autor do texto (seja lá quem for) e ao Montedo, pela coragem de expor as opiniões dos dois lados.
Pessoal de carreira(praças) que nunca luta por nada a não ser dentro dos alojamentos, querendo criticar QE, estão com medinho de não ganhar nada e ai começam a atirar para todo lado contra os QE. Tenho certeza que se a reestruturação tivesse sido montada só para os Oficiais e se não fosse os QE, vocês continuariam esbravejando dentro dos alojamentos, onde só seus pares veem e ninguém mais, vivem reclamando, imensamente frustrados com suas carreiras, muitos com exceções são maus profissionais, prestaram concurso sim, mas até hoje não disseram a que vieram outros tantos desesperadamente estudam para meter o pé o quanto antes, isso não é conto, é real senhores, convivo com muitos a mais de 30 anos e todos os senhores sabem e tem consciência do que falo. O que falta é personalidade e quem é desprovido, sobra muito pouco para mascarar a fraqueza.
SE VC DIZ QUE A TABELA DOS SGT QE TA ERRADA
ENTÃO KD A TABELA CERTA ???……….MOSTRA ELA AÍ
PARA DE ENROLAÇÃO …VC QUER É DISTORCER ESSE PL INJUSTO PARA AS 3 FORÇAS
VAMOS NA LUTA ATÉ FIM
SELVAAAA!!
Montedo, teu blog já foi bem interessante, mas olha no que virou, o assunto que mais dá Ibope aqui é o QE, ninguém se interessa por outros assuntos que tu posta aqui cara, perdeu sua credibilidade e isenção quando atacou os QE de forma covarde, perdeu uma grande oportunidade de guardar suas opiniões pra si, largue os QE de mão pois eles não pagam o seu salário.
Acho que seria mais justo a criação de um adicional de preparo físico. 10% do soldo para cada TAF Excelente que o militar possuir nos últimos três TAFs. Ou seja, o adicional vai de 0 a 30% no máximo.
O problema da preferencia pelo assunto QE, é que por razões óbvias, é o mais polêmico, contraditório e surreal.
Estamos falando de um recruta em serviço militar obrigatório, que de forma mágica, sem amparo constitucional e sem concurso publico, foi promovido a Sargento sem ter para isso uma carreira de fato.
De um lado estão os polêmicos Cabos-Sargentos QE, e do outro
Os Sargentos de fato e de direito, e que em tese são desprestigiados e desvalorizados em razão de existir um Quadro de Cabos estabilizados, com status de Sargento.
Aí reside a polêmica e o sucesso dos artigos que envolvem esse assunto, um tanto quanto bizarro na Força Terrestre.
O engraçado é que antes mesmo de sair essa tabela, que foi muito bem elaborada, ao meu ver, eu já havia feito os meus próprios cálculos e, praticamente, bateu com o da tabela… Incrível, não?! Na tabela do companheiro o meu líquido em 2023 seria de 5.396,21, e o cálculo que fiz ficou em 5.355,65. Notem uma “absurda” diferença de R$ 40,56. Será mesmo que está tão errada assim?
Sugiro aos companheiros que comparecerão à Audiência no próximo dia 4 que levem esse texto e mostrem como é o pensamento de alguns sobre os militares do QE, sobretudo nos seguintes aspectos:
“Neste cenário, as pretensões dos sindicatos de militares da reserva, podem redundar em apenas duas coisas:
1- Em nada, pois os Congressistas não irão peitar os Generais, aprovando na integralidade o PL1645/2019, como já foi exaustivamente declarado tanto pelo Presidente da Câmara dos Deputados, como pelos Ministros da Economia e Defesa; ou
2- Por um milagre, irão ouvir os sindicatos militares e em razão disso, cancelamento da Reestruturação das carreiras, dentro da reforma do Sistema de proteção social, o que para os militares das mais altas patentes, dentro de suas carreiras, fará na prática pouca diferença, já que são os que ganham mais na estrutura militar.
…que pese que alguns foram beneficiados com estabilidade de forma ilegal e inconstitucionalmente, conforme Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014.” – Obs: Deveria ser chamado e responder sobre essas afirmações.
Peço desculpas ao pessoal dos altos estudos por eventuais erros de português, pois sou do QE e só tenho a 4ª série.
Mais um lembrete: a vida é muito curta e quando a morte bater à porta, acaba toda a vaidade, o preconceito bobo, a soberba, a fortuna pra quem acumulou na terra, os altos estudos…, etc
Errou por 40 reais então errou feio.
Experimenta apresentar uma tabela de valores para a população e depois falar que eles vão ganhar 40 reais a menos porquê “errei a conta de somar”
Vai fazer papel de ridículo.
Igual o sgt da salc que se errar 40 reais na licitação vai responder na justiça.
Ah me esqueci que o QE só fica no pel mnt e se errar 40 reais no orçamento de compra de óleo das VTR o pior que acontece é vai atrasar a troca do óleo da VTR em um mês.
Publique montedo.
Pare de criar uma bolha em volta dos QE
Meu caro, devido algumas situações particulares de cada militar, claro que não vai bater o valor exato pra todo mundo. Não se faça de desentendido.
Não foi por acaso que acabaram com a estabilidade dos cabos…falta pouco!!!
Parabéns Montedo!
Só para você ter noção como a tabela está errada, eles colocaram a remuneração do TC sem ECEME igual ao do TC com ECEME, assim como a do Maj QEMA igual a do CEGAEM e por ai vai… foi uma tentativa desleal de manipular a informação!!
Fora isso, realmente não está sendo previsto nenhum reajuste salarial, já que os soldos permanecem os mesmos… O PL busca uma reestruturação da carreira!
Interessante a narrativa da pessoa anonima que se submeteu a fazer uma colocação sobre a tabela. Não pode ser feito reestruturação sem benefício para todos. Isto seria fazer acepção de pessoas, isto é, deixar de respaldar a chamada isonomia, beneficiando entre aspas um grupo de militares e deixando o outro grupo sem respaldo. Somente isto já dá para entender que a finalidade é punir parte do efetivo das Forças Armadas. Não dá para aceitar isto.
Excelentecomentário
Criticaram a PL do mal, e no primeiro ossinho que jogaram, esqueceram todo o princípio de correção, justiça e decência, ou moralidade. Não se corrige uma MP do mal fazendo outra igualmente desigual.
MONTEDO, divulga o site do MD pois lá sim tem os dados verdadeiros!!!
https://www.defesa.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/54244-reestruturacao-da-carreira-e-do-sistema-de-protecao-social-das-forcas-armadas?Itemid=101
Muito bom Montedo, notícia coerente com a atual situação em que as Forças Armadas se encontram e excelente análise da tabela por parte da pessoa que fez. As pessoas não se dão o trabalho de ler e entender por completo o Projeto de Lei e ainda produzem tabelas enganosas na tentativa de beneficiar-se disso…lamentável
Boa tarde
O projeto de lei não será aprovado do jeito que se encontra.
Haverá mudanças para fazer justiça.
Obrigado
O projeto será aprovado exatamente como foi proposto.
Anotem e confiram.
Espera sentado Matusalém….espera sentado…Não vai passar não.
A verdade dói
É necessário ser aperfeiçoado o PL.
É natural cada um defender seus interesses, mas uma coisa é incontroversa: tem militares que vão ganhar, mas não vão levar.
Sou capitão dentista, já com um tempo total de serviço de 24 anos de EB, mas não tem cursos na Força com equivalência à doutorado ou mestrado para fazer, como tem para os demais militares.
A diferença entre os percentuais é muito gritante.
Esse país ta é precisando de uma Lava-Toga URGENTE!!!!
O Banco/Financeira SABEMI atua nas FFAA aproveitando-se dos baixos salários e após fechar um empréstimo ENFIA por conta própria um “Seguro” e/ou 2 no contra cheque do militar na marra…Ao buscar a justiça numa primeira visão a SABEMI é autuada a devolver e a pagar um Dano Moral ao servidor e em seguida ela recorre….AÍ Q VEM “A COISA ESTRANHA”….um outro Juiz dá ganho de causa a SABEMI relatando um termo parecido com “POUCA COISA ou SEM RELEVÂNCIA…Fazendo assim q o Seguro não saia do contra cheque, colocado na marra e de forma irregular, porém após tudo isso ENDOSSADO pelo Juiz sem direito ao lesado recorrer por ter sido em Pequenas Causas (é a explição do advogado q tb vê nisso um absurdo). Sou leigo no assunto…mas qual outra forma de raciocínio posso ter no païs das maracutias onde o Judiciário está totalmente sem moral, credibilidade, transparência e tremendo de medo com uma Lava-Toga???? Eu só posdo crer em maracutaia e da pesada nessas transações ILEGAIS imposta pela SABEMI e endossada e aprovada por um Juiz…..Alguem. pode mudar isso? Estamos vivendo uma Ditadura Economica Forçada Ilegal protegida pela Justiça e amparada por Magistrado….O que eu faço e/ou fazemos??? Chamamos a Polícia?????
Os militares que ingressaram após 2001 não terão os mesmos direitos dos que já estavam na força.
Assim como os militares das próximas décadas não terão os mesmos direitos dos militares que hoje estão na ativa.
Nossa forma de promoção (praças) proporciona isso, onde alguns farão determinados cursos e terão a possibilidade de virar oficial e outros que como praça vão para casa.
Os QE não são problema. Existem bons e maus militares independente do posto/graduação ou QMS. A estabilidade deles não interfere em nada na carreira dos demais. Então nada mais justo que possam almejar melhorias em seu soldo.
Quanto a reforma, acredito que a melhor forma de diminuir a diferença de soldo seria alterar a tabela de escalonamento.
Atualizar esta tabela de maneira que, no final da carreira, todos os ST tenham o soldo compatível com um 1° ten (exemplo) e valorizar o tempo de serviço.
Desta maneira, o praça deveria chegar a graduação máxima de ST, sendo justo inclusive com os camaradas da FA e MB.
Solução que vejo como simples.
Porém, com o pouco tempo que tenho como militar, vejo que o caminho mais difícil é sempre o preferido dos altos coturnos.
Quanto ao comentário do companheiro acima, vejo sem análise de mérito ou estudo aprofundado no assunto que cometeu ao menos um erro.
Citou a estabilidade fundada em Lei posterior à aquisição da mesma. Logo, independente do modo como ela foi adquirida, não deixa de ser FATO.
Por fim, entendo que o mesmo deve se ressentir de mágoa ao ver um QE ser promovido ou ter adquirido a estabilidade “sem ser militar de carreira”, companheiro seja lá quem for…. preste atenção e corra atrás do “seu” e não fique de puxamismo de saco e falando “sim sr” pra tudo que ouviu sem personalidade ou por interesse em ser promovido 6 meses na frente de algum companheiro ou pior conseguir aquela transferência bisurada “por necessidade do serviço” que pelo seu parco conhecimento jurídico e da carreira militar deve ter servido muito cafezinho aos chefes.
Ta sofrendo pressão para não pública comentários contra a fraude que somos vitimas??? A verdade e que fomos enganados e vendidos! Homens que não tem coragem de lutar contra um sistema que aniquila com as vidas das pessoas não podem ser chamados de homens! E só um desabafo de quem não aguenta mas um sistema tão corrompido.
Colocar matéria no blog de anônimo é o fim da picada Montedo, ta complicada a coisa, é muito amor pelos QE, só se fala nisso agora, até pareçe que tem gente aqui que paga de seu bolso o salário deles.
Montedo gostaria de deixar claro aqui a minha decepção, com este blog, por fazer de um relés comentário uma matéria deprimente, tendenciosa e mentirosa. 1- Quando se afirma que “sindicatos” travestidos de associações de militares da Reserva, o que é uma grande mentira. 2- Que está tabela usada e, postada, por este indivíduo, que se utiliza do anonimato, está errada? Que mostre aqui a tabela correta! 3- O atacante covarde e dissimulado, mente quando fala sobre uma classe que o livrou de muitas cagadas na carreira, Ah! Se não fosse o QE, para os Egressos ESsa e Amanhã. Muitos nem estariam no EB hoje. 4- Este leão de alojamento mostra que é um tremendo preconceituoso contra os Militares do QE., Além de não ter a mínima inteligência, para montar uma tabela condizente com a realidade! Realidade está que a base da pirâmide está explodindo, devido ao peso do topo da pirâmide, que mais uma vez, como deuses resolveram ditar a vida dos “seus” súditos, sem os ouvirem. Mais uma vez querem nos empurrar goela abaixo está MP do MAL II. Ou se reveja os índices dos Adicionais e, realmente façam valer a MERITOCRACIA, ou a engrenagem vai quebrar. Ou adicionais justos para todos ou nada! “O QE SEMPRE ESTARÁ ATENTO” E este comentário/matéria vai responder por chamar os QEs de “sindicatos travestidos de associações da reserva” Ah vai!!!
É só tu não entrar mais no blog…o blog em questão é particular e se propõem a divulgar notícias relativas ao meio militar. Creio que não tem o viés de ser o porta voz oficial da caserna…
Meus Deus, parece que na história das Forças Armadas iremos vivenciar uma divisão de suas classes inferiores como nunca vista antes. Uma guerra digital declarada entre PRAÇAS oriundos de escola de formação e militares do Quadro Especial. O que mais impressiona é o silêncio de quem está acima e dos verdadeiros responsáveis por esta divisão. Sim, a festa está marcada e o Quadro Especial, Cabos e Soldados não foram convidados. Em momento algum as reivindicações se manifestam contra a reestruturação (salvo as pessoais), mais sim um reconhecimento justo. O Quadro Especial surgiu por DECRETO 8.289/81, assinado por um presidente (esquecido pelo Comando do Exército) quando muitos dos que estão aqui (inclusive eu) não imaginávamos o quanto as decisões tomadas em Brasília influenciariam em nossas famílias e em nossa qualidade de vida. No meu humilde entender não cabe contestação. Quantos aqui tinham acesso a informação por ocasião da edição MP do mal??? O descontentamento foi geral porém ninguém moveu uma palha. Hoje, 19 anos depois, as coisas mudaram senhores. Não tenho a menor dúvida que o PL será aprovado, mais com certeza haverá mudanças.
Boa tarde solicito ao Montendo uma resposta sobre quem é o autor dessa matéria é assinada por quem? E com acusações de que as associações São sindicatos e os militares do Quadro Especial estão se sindicalizando aguardo resposta inclusive com o direto de resposta
General não nos representa, só querem nos punir ao rigor da lei! Nunca pensaram na tropa e está comprovado mais uma vez através dessa mal “dita” reestruturação .
Mas os tempos mudaram, se os comandantes não ouvem nosso grito, se o presidente não ouvir o nosso grito, as ruas ouvirão! Quanto mais demoraram a nós ouvir, mais forte ficaremos
Então chegará o dia que não pediremos mais, e sim imporemos nossa vontade!
Só lembrando ao presidente e a base aliada a ao PSL que daqui a quatro anos teremos eleição novamente e então lembraremos aos senhores que não compôs ouvidos por eles!
O texto não precisava ser em tom de provocação, porém há fatos realmente importantes a serem observados, grato pela divulgação do ponto de vista.
A maioria de alguma forma será beneficiada, porque quem não tem CHQAO vai receber 45% de Adicional de Habilitação e já vem recebendo há muito tempo a anuênio, que será substituído para 32% de Adicional de Disponibilidade Militar. Diferença líquida de R$ 1.800,00. Mas esqueceram que o filtro está cada vez maior para sair QAO, ou seja, obrigatoriamente 30% da turma de 1999 para cá não sairá mais QAO, porque não vai passar mais no PS CA CHQAO, uma vez que limitaram o número de vagas. Então para o pessoal de escola a forma como está o PL está muito bom. Agora para os QE deveria melhorar um pouco mesmo, com as seguintes sugestões: 32% de Adicional de Disponibilidade Militar, porque tem o mesmo tempo de serviço do ST e Cel e o Adicional de Habilitação poderia ser considerado pelo EME o percentual do CFC para 45% (o mesmo de aperfeiçoamento), porque já houve uma flexibilização de outros cursos. Aí ficaria bom para todos. Talvez, num futuro breve haja aumento mais considerável de soldo para praças, porque há uma previsão de aumento de remuneração prevista no orçamento de 2020 para os militares, sem considerar ainda a PL 1645/2019, mas é claro que não será divulgado no momento. Agora, por favor, vamos parar com esta palhaçada de falar dos QE, pois trabalho com muitos que são competentes e muito melhores do que alguns companheiros da ESA. Para trazer maior equilíbrio às turmas que estão sendo impedidas em pelo menos 30% de saírem QAO, sugiro a criar a graduação de ST Master:
Bom Dia Excelentíssimo Sr. Presidente Bolsonaro !!!
Os Subtenentes e Sargentos do Exército gostariam de propor a Vossa Excelência, um estudo junto ao Ministério da Defesa acerca da reestruturação da carreira dos militares das FFAA e reforma do sistema de proteção social, previstas por intermédio do PL nº 1645/2019, principalmente no que tange à substituição da graduação de Sargento Mor, que tinha sido criada na minuta do Projeto antes da modificação realizada por Vossa Excelência, após insatisfação generalizada de todos os Subtenentes e Sargentos.
A presente solicitação visa a atender aos interesses dos Subtenentes e Sargentos, bem como ao Ministério da Defesa, sem gerar impacto financeiro negativo para o Governo Federal, a fim de que não haja desgaste político com o Congresso Nacional.
Com o aumento do tempo de serviço para 35 anos, seriam necessárias algumas alterações nos interstícios dos graduados, em especial para a Marinha e Força Aérea Brasileira, principalmente para as turmas a partir de 2015, porque na transição esta turma de formação deverá ficar na ativa no mínimo 34 anos. No Exército, os interstícios dos praças não precisaria sofrer alterações a princípio, porque o plano de carreira já está com 38 anos, conforme segue abaixo:
1) CFS = 1 ano e 2 anos para os mais novos
2) 3º Sgt = 8 anos
3) 2º Sgt = 8 anos
4) 1º Sgt = 6 anos
5) ST = 5 anos e 10 anos para os que não serão promovidos à 2º Ten QAO
6) 2º Ten = 2 anos
7) 1º Ten = 3 anos
8) Cap = 5 anos
Total = 38 anos e 39 anos para os mais novos
Serão solicitadas a partir do presente momento, 2 (duas) alterações no PL supracitado, tendo em vista a possível necessidade de alterar a proposta da reforma da previdência na Comissão Especial.
Primeira solicitação: Criar a graduação de Subtenente Master, que já faz parte de um estudo levantado pela Força Aérea Brasileira, mas que também poderia ser chamado de Subtenente Mor ou outro nome que fosse mais adequado para o Ministério da Defesa.
O Soldo desta nova graduação estaria entre o de Subtenente (R$ 6.169,00) e Aspirante (R$ 7.315,00), ou seja, o Subtenente Master teria soldo de R$ 7.200,00 a partir de 01º de janeiro de 2020. A única dúvida seria em relação ao percentual do Adicional de Disponibilidade Militar, de 32% igual ao do Subtenente ou 35% igual ao do Gen Bda, mas vamos adotar o percentual de 32%.
Gostaríamos de realizar também um pacto com o EME, que futuramente deverá editar Portaria para regular o interstício do Subtenente Master, a fim de que toda a turma pudesse entrar no QA à 2º Ten QAO com no máximo 2 anos na graduação de Subtenente Master. A princípio, como regra de transição, somente seria promovido à Subtenente Master as turmas a partir de 1999, porque ainda são 1º Sargentos atualmente, uma vez que as turmas anteriores já são Subtenentes e terão que ter menos de 31 anos para solicitarem a reserva, por causa da transição de 17% para os 35 anos.
A criação desta nova graduação resolveria os problemas da Marinha e da Força Aérea Brasileira em relação às suas carreiras específicas, evitando desta forma com que o militar venha a ficar na graduação de Subtenente mais de 10 anos, por causa do aumento de tempo de serviço para 35 anos, bem como atenderia àqueles militares no Exército que não conseguirão mesmo serem promovidos à 2º Ten QAO.
As turmas de formação do CFS no Exército, a partir do ano de 1999, foram reduzidas consideravelmente, sendo que 30% aproximadamente do efetivo inicial já saiu da Força e atualmente estão girando em torno de 1.000 militares ativos. Outro impeditivo para os Subtenentes serem promovidos à 2º Ten QAO, poderá ser a reprovação no Concurso de Admissão ao CHQAO, que terá apenas 4 tentativas a partir de 2019, ou seja, 30% também não vai mais ser promovido ao posto de 2º Ten QAO por terem sido reprovados no Concurso de Admissão ao CHQAO.
Muitos militares, após ser criada a graduação de Subtenente Master, poderão atingir o seu tempo de serviço necessário e irem para a reserva antes de serem promovidos ao posto de 2º Ten QAO. Aqueles militares que terminarão a carreira como praça, por não terem sido aprovados no Concurso de Admissão ao CHQAO, não precisarão mais ficar 10 anos como Subtenente, uma vez que ficarão 5 anos como Subtenente e 5 anos como Subtenente Master, resolvendo assim um embrólio futuro que o EME teria, bem como atender às necessidades da Marinha e Força Aérea Brasileira.
Portanto, uma estimativa de apenas 70% da turma teria condições para entrar no QA ao posto de 2º Ten QAO, podendo este percentual ser ainda menor devido ao fato de alguns militares já terem alcançado tempo na graduação de Subtenente Master suficiente para solicitarem a ida para a reserva, por causa da transição para os 35 anos (17% a mais do que falta na data de publicação do PL supracitado) ou também aqueles que possuem tempo de serviço anterior ao CFS.
Desta Forma, teríamos um impacto financeiro positivo, conforme abaixo descrito, tendo como base um período de 10 anos por cada turma:
Ord
Posto/Grad
Salário Bruto Estimado em 2023
1
Cap QAO
R$ 20.736,45
2
Subtenente Master
R$ 15.912,00
3
Subtenente
R$ 13.633,49
I) Diferença de Cap QAO e Subtenente Master = R$ 4.824,45
* 1.000 militares por turma seriam Cap QAO, porém com a criação de Subtenente Master, apenas
700 serão promovidos Cap QAO e 300 militares irão para a reserva como Subtenente Master, o que vai gerar a economia abaixo descrita:
300 X R$ 4.824,45 X 120 (10 anos) = R$ 173,689 milhões de economia em 10 anos
II) Diferença a maior do Salário de Subtenente Master com o de Subtenente = R$ 2.278,51
* Valor a maior gasto com o Subtenente Master (300 X R$ 2.278,51 X 120) = R$ 82,026 Milhões
III) Impacto financeiro em 10 anos = R$ 173,686 – 82,026 milhões = R$ 91,663 milhões (positivo)
Com a estimativa dos cálculos acima, é possível verificar que haveria a grosso modo um saldo positivo para o Exército com a nova Graduação de Subtenente Master, ou seja, gerando ainda uma sobra de recurso na ordem de R$ 91,663 milhões para compensar a Marinha e Força Aérea Brasileira, fazendo com que as FFAA não tenham impacto negativo com esta nova Graduação.
Face ao acima exposto, esta nova graduação de Subtenente Master trará um contentamento extremamente importante, bem como estreitará ainda mais a coesão entre praças e oficias dentro das FFAA. Talvez o soldo do Subtenente Master poderia ser superior ao valor de R$ 7.200,00, conforme foi sugerido anteriormente, por causa da economia financeira apontada acima.
Segunda solicitação: Extinguir a alteração do Artigo 11, alínea a, da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, proposta pelo artigo 5º do PL nº 1645/2019, uma vez que está sendo incluído o critério de merecimento para a promoção de oficiais subalternos (2º Ten e 1º Ten) e intermediários (Cap), somente para o QAO, que é composto pelos Subtenentes do Exército que conseguiram ser promovidos ao posto de 2º Ten QAO.
Não há mais a necessidade da alteração deste dispositivo da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, porque atualmente os Subtenentes somente são promovidos à 2º Ten QAO pelo critério de merecimento e desde que possuam o Curso de Habilitação ao QAO (CHQAO).
Face ao acima exposto, solicitamos que seja excluído o texto abaixo descrito do PL nº 1645/2019:
Art. 5º A Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 11. …………………………………………………………………………………………..…………………………..
a) para as vagas de oficiais subalternos e intermediários, pelo critério de antiguidade, admitida também a promoção pelo critério de merecimento para os oficiais do Quadro Auxiliar de Oficiais do Exército, observado o disposto em regulamento;
As solicitações acima visam atender às expectativas iniciais dos oficiais generais, interesses dos Subtenentes e Sargentos, Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério da Defesa, observando aos princípios basilares da hierarquia e disciplina, que são os pilares fundamentais dos militares.
Com certeza, será extremamente importante o apoio que Vossa Excelência obterá com a adoção destas medidas, porque trará satisfação aos Praças, Oficiais em geral e Generais, uma vez que ainda conseguirá tratar de um problema futuro muito delicado, que seria modificar os interstícios dos praças, provocando um insatisfação muito grande por parte da Tropa.
Agradecemos desde já ao nosso excelentíssimo, estimado e querido senhor presidente Bolsonaro pela apreciação do nosso pleito, visando atender aos interesses das FFAA e militares simultaneamente, bem como ao fluxo da carreira dos Subtenentes e Sargentos das FFAA.
Brasil acima de tudo e Deus acima de Todos.
Não concordo. Fui para reserva no topo, sem posto acima, e você quer me colocar num posto abaixo? Vão promover os SO da reserva a Master ?
Isso não resolve nada, só piora. Se criar uma nova graduação, vão achatar o salário das debaixo….tô fora.
SEMPRE TEM UM PARA INVENTAR
ARREGO !!!!!!!!!!!!!!
kkkkk
para de INVENTAR guerreirooooo
MOR ,,MASTER ,,,PLUS ,,,cada uma viu kkkk
Já está um racha e muitos tentam camufla a verdade!
Não acredito que essa PL vai passar tem muita coisa errada, vai gerar revolta não somente no QEs mas de modo geral tanto da reserva e da ativa, e é justo e se caso for vai ter muita ações na justiça.
Montedo parabéns, precisamos combater fake news. A desinformação é uma arma poderosa. Embora esse texto seja de um anônimo, está carregado de verdades.
E revolta entre os graduados de carreira das duas forças que não tem a peixada e o favorecimento do MD.
Não tem erro na tabela não porque o cpex na época divulgou uma igualzinha. O erro está em alguém de så consciência defender uma porcaria dessas, discriminatória. Bom os generais se superaram não sentaram como sempre com os praças para chegar a um consenso. Os velhinhos agiram pior que os políticos que quando inventam uma beneces para eles todos ganham, mas os militares os praças SD, Cb e Sgts QE só sacrifícios. Deve ser por isso que possuem altos… estudos
Podem criar o quadro de CEL QE com soldo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA que os QEs altamente capacitados, com doutorado e estudos “astronômicos” se sentirão injustiçados!
2 Sgt QE já é supervalorização de quem entrou para ser Sd!
2° Sgt
2009 (EsSA
) Boa tarde, pessoal! Li alguns comentários e afirmo que todos tem razão dentro dos seus respectivos
pontos de vista. Porém, não podemos nos esquecer que somos todos ”
praças/oficiais”
e somos todos irmão
. Animosidade entre o pessoal de carreira, temporário, quadro especial e outros não nos levará a lugar algum. O tiro que fere o militar de carreira; fere o militar temporário, o do quadro especial, o de AMAN
, o do QCO
,
etc. Deve sim ter uma reestruturação da carreira em todos os âmbitos sejam eles quais forem, mas deve ser uma reestruturação justa e que de preferência beneficie a todos igualmente. Somos todos de carne e osso, somos todos iguais
, somos todos um
único exército. Forte abraço a todos os militares das forças armadas. ”
SOMOS TODOS UM”
Desconheço a tabela real ou se existe alguma, mas a discrepância para 2 Ten sem CHQAO é absurda. Realmente o parâmetro mais regular é para oficiais superiores, só pra variar.
o melhor comentario. tinha q ser bola nine.
Parabéns pelo seu comentário infelizmente o nosso pessoal cai nas armadilhas armadas para colocar uns contra os outros os seja praça contra praça assim nunca se fortaleceremos lamentável
Paulo, por mais covarde que tu seja atacando os QE, tu não passa de marmita de oficial, será assim sempre, até tu acordar pra vida.
E verdade, observando os valores lançados, citado no comentário, é claro existirem erros, tanto em valores negativos, o que o PL previu e não permite, quando nos líquidos dos diversos subtenentes, que não há como serem iguais, a diferença entre CÃS e o CHQAO, atualmente é de 10%, então não é possível que os mesmos tenham os mesmos rendimentos, planilha esta errada e detonada.
Boa tarde.
Como nós militares somos desunidos, sempre com essas discussões ridículas, com certeza isso não traz beneficio algum, acho que todos tem o direito de almejar algo melhor para nossas vidas, porém nós militares sempre ficamos com essas rivalidades inúteis, sou 1 Sgt e não vejo problema nenhum dos QES buscarem uma melhoria, afinal também tem seus filhos nas escolas e querem uma vida melhor para eles.
União pessoal, pertencemos ao mesmo Exército, 1 Sgt Art 98.
Estes QE são incompetentes mesmo, ainda bem que extinguiram o quadro!
Caríssimo Montedo!
O amigo disse que recebeu uma análise de um comentário, certo?
Pergunto: O amigo também fez uma “análise” da tabela antes de postar no seu blog???
Fiquei pensando… Basta enviar um comentário que o Montedo transforma em matéria??
Há vários outros comentários, muito bem estruturados diga-se de passagem, onde o apoio a cause QE é irrestrita…. Não vi nenhum deles se transformarem em matéria….
Não… eu não acredito que o Montedo seja tendencioso, pois seu blog é imparcial, justo e confiável…
Bem, fica tudo para a reflexão.
O erro do autor da planilha foi colocar nela só o que sustentava seu pleito, por isso ignorou o próprio texto do PL que garante que não haverá redução de vencimentos, independente do aumento da pensão militar e não se importou em se informar sobre STens,, com e sem CHQAO atualmente, onde existem diferenças remuneratórias a 4 anos.
Ou seja a culpa não é do administrador do blog, ele até tentou dar uma força para os QEs em seu pleito, mas só um militar isento e que conheçe tanto o PL como a atual LRM, para detectar erros como foram apontados no comentário, o qual foi destacado como relevante Pelo Montedo…
No Montedo o que é mais importante nào são as bandeiras levantadas, mas a imparcialidade das opniões.
PAU QUE DA EM CHICO, DA EM FRANCISCO TAMBEM
Quem sabe agora os paladinos QEs, tomam mais cuidados com informações que manipulam e publicam…
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Tentou colocar em mesmo patamar remuneratório, militares de níveis de escolaridade diferentes e de natureza profissional diferentes, militares de carreira concursados com militares temporários ou com estabilidade concedida inconstitucionalmente, sem o devido concurso público.
Resposta do RR! Sobre o conhecimento de nível de escolaridade diferenciado dos QEs ou Sargentos de Escola, quero esclarecimento com causa e efeito, no universo dos companheiro QE possuem nível superior, mestrado, doutorado . etc.. acho que o blogueiro de plantão tem que se informar mais, sobre o mundo globalizado, não ficar no núcleo dos quarteis, isso chama se evolução, quem não tem evolução, jamais ira permitir que vc tenha um contexto sobre os QE, esta ideia que QE possui 4 serie primaria, isso é fictício e não condiz com a realidade em pleno século XXI, são falácias usada por pessoas não providos de informação e argumento;
Os QE, estão amparados pelo Decreto nº 86.289, de 11 ago 81, a nossa promoção a graduação de Sargento deu se por força Lei 12.872/13 , então companheiro está é a carreira do Sargento QE do Exército Brasileiro, assim como diversas outras da administração pública federal cada uma na sua esfera constitucional, informo vos que
antes da CF/88, não realizava a seleção por concurso público externo, onde os militares para
chegar a promoção no QE, passaram por um período probatório de 10 anos numa seleção
criteriosa (prática profissional de 10 anos). Após 10 anos de serviço, conforme a Lei 6880/80 E/1 (Estatuto dos Militares), a onde esta a dúvida, estamos cobertos e alinhados amparados nas Leis acima já mensionadas, somos profissionais do Exercito Brasileiro, então a constatação da inconstitucionalidade, caiu por terra, estamos amparador por lei, peço ao companheiro deste infeliz comentário acima, para ler mais e trazer conteúdo e não argumentação infundadas.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Tentou colocar em conflito remuneratório, Oficiais de carreiras diferentes. É claro que um Oficial QAO, devido tempo de serviço, cursos de qualificação profissional e experiência militar, ganha mais que um Oficial de Academia em inicio de carreira;
Resposta RR! Companheiro cada caso numérico da tabela é uma situação de vida a cada militar se vc ver e analisar com raciocínio e não instinto, verás que Quadro Especial terão perdas na nova Reestruturação e nós estamos preocupados com os efeitos negativos da Nova Reestruturação das Forças Armadas, onde cria e aumenta os adicionais, nós observamos que ela (tabela),
não envolve aumento de soldo (salário), mas prevê o reajuste e a criação de adicionais no qual deixa de fora os QE.
Esclarecendo assim, que se o PL 1645/19 for aprovada na íntegra, como está, os militares da reserva NÃO TERÃO equiparação salarial com os da ATIVA, perderão PARIDADE ou seja, a IGUALDADE FINANCEIRA, não esqueça que vc amanhã estará na reserva e sofrerá isso no radical da palavra PERDER.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Ser QE de sindicato travestido de associação, não qualifica ninguém a fazer planilhas a seu bel prazer, sem conhecimento de dados corretos e com único objetivo de cavar direitos os quais não tem.
Resposta RR! Mais uma colocação distorcida baseado na Lei 7.524 de 17 Jul 86, da o Direito ao Militar Inativo, opinar sobre assuntos Políticos e externar pensamentos e conceitos ideológicos, filosóficos ou relativo a matéria pertinente ao interesse Publico, não somos sindicalizados porque respeitamos as Leis e somos militares até morrer, e a sua colocação sobre associação elas tem amparo por lei para existirem não cabe a vc contestar estas associações Brasil a fora, que são muitas, para seu conhecimento falar em Sindicato da uma olhadinha Na Lei de Le Chapelier, de julho de 1791, o que é Associações são organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática para a obtenção de finalidades comuns tendo amparo na constituição Federal, depois que vc soube a diferença das duas instituições, vc terá conhecimento com base;
…. Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro !… que pese que alguns foram beneficiados com estabilidade de forma ilegal e inconstitucionalmente, conforme Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014.
Resposta RR!Companheiro leia na integra do decreto: Art. 9º diz na integra Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de Praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Bem claro respeitando as situações constituídas o Art 1º deste Decreto que diz Art. 1º O Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército é destinado ao acesso e a promoções de Cabos e Taifeiros-mores da ativa com estabilidade assegurada. Vou te dar um Bizu analise o que vc escreve faz o embasamento legais na integra da Lei veja as entre linhas da legislação e veja a pirâmide constituída das leis e poderes, fica a dica!
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro !…Conforme estamos todos assistindo, a Governabilidade de Bolsonaro está comprometida. Tanto o Legislativo, quanto o Judiciário, estão conduzindo as ações do Executivo.
Resposta RR! Para seu conhecimento, somos no Brasil 40 mil QE, todos com Flia constituída, numericamente somos em todo o território Brasileiro mais de 100 mil votantes, que votaram, brigaram, rezaram e apostaram no Mito, o Sr Jair Messias Bolsonaro, fazemos parte desta conquista, porque acreditamos nele e queremos um Brasil melhor para nossos filhos e netos;
Nós, militares Inativos, integrantes do Quadro Especial, somos a favor da Reforma da Previdência dos Militares, porém temos a consciência de que a Carreira Militar, precisa ser valorizada , fazendo da nossa instituição um exemplo mundial em recursos sociais e valorização dos recursos humanos; que a PL 1645/19 seja aprovada, para, pelo menos, tentar amenizar as perdas que a MP 2215/01 deixou na vida dos militares, com graves sequelas financeiras irreparáveis para todos nós. Após análise do texto na íntegra, constatamos que, o PL 1645/19 se for aprovada, sem adaptações necessárias para atingir a todos (Oficiais e Praças), sem distinção financeira, respeitando evidentemente hierarquia financeira, so que a tabela do PL 1645/19 não irá atender aos anseios de uma classe é visivelmente nós estamos sendo prejudicada financeiramente. achatadas ao longo de suas carreiras militares. existindo pois, distorções insustentáveis e injustificáveis em comparação às demais carreiras. A reestruturação não pode ser vista apenas pelo topo onde poucos ganham, mas deverá ser Sim, relevante para todos. Fala-se tanto em Meritocracia, contudo ela está sendo distorcida, porque todos os militares são profissionais e têm os seus méritos individuais. A meritocracia, que tanto se fala, está sendo condicionada aos militares do topo da carreira, formados nas academias e escolas Militares que terão como PLUS, aumentos de salários superiores em detrimento à tropa. Enquanto isso, os Militares do Quadro Especial estão sendo esquecidos, deixados de lado, pois ao longo de seus mais de 30 anos de criação, se quer tiveram alguma oportunidade, o que significa Tremenda Incoerência
Nem eu nem minha família votou nesse desastre de governo, quem se iludiu achando que era a salvação, mesmo sabendo que esse traste não havia feito nada que prestasse em quase trinta anos na política foi muito ingênuo. Agora aguentem as consequências, agora não adianta chorar.
Não haverá mudanças no texto original
Vai sim. O PT falou que não passa não. Não gaste por conta…
Não…para….quem falou? O PT ???
Hahahahahahahahahhahahahahahahahhahahahahaha
estabilizei em 2001, esse Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014, e 13 anos após minha estabilidade portanto salvo melhor juízo não feriu a constituição, e não vejo aqui no Blog e nem em outro lugar QCO reclamando dos 73% dos altos estudos pois os QCO não serão contemplados com esse adicional, só vejo praças atacando praças TRISTE REALIDADE….
A exigência constitucional de aprovação em concurso público é para investidura em cargo ou emprego público (art. 37, II, CF), portanto, anterior ao decreto. A ilegalidade da estabilidade dos QE na ocupação de cargos sem concurso foi perpetuada pelos interessados em serviçais, motoristas particulares e cozinheiros em seus PNR. Uma coisa não tem a ver com a outra.
QCOs e farmacêuticos serão contemplados sim. Basta ter doutorado que eles receberão o Cat 1.
Leia o PL.
QCO, Dentistas e Farmacêuticos não estão satisfeitos com o PL, pois vamos ganhar, mas não vamos levar, já que não podemos fazer nenhum curso tipo CHQAO, CGAEM ou ECEME.
Nos nossos grupos, esse assunto esta sendo muito comentado.
Errado. Se o oficial QCO tiver doutorado dentro da especialização dele, então ele terá também 73%. O mesmo vale para ofciais do QEM e Ofciais do Quadro de Saúde. Ou seja, os 73% não ficam restritos somente a quem fizer(ou já tem) ECEME.
Faça então um doutorado em uma instituição civil durante o horário do expediente durante 4 anos.
Queremos fazer “doutorado” padrão ECEME, CHQAO, CGAEM.
É desproporcional. Por isso, é que vamos ganhar, mas não vamos levar.
Simples como as coisas de soldado.
Basta o QCO servir em uma guarnição que tenha o doutorado na sua área.
Ser aprovado em uma seleção de ampla concorrência com pouquíssimas vagas.
O Comandante autorizar não cumprir expediente, alguns dias da semana, durante, no mínimo, 4 anos, já que o curso é durante o horário do expediente.
Muitos simples.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco. É a mesma coisa que exigir para uns militares o TAF tradicional e para outros militares uma ultra maratona.
Bora pra sima protesta que a gente consegue meu povo QE
Se essa excrescência passar pelo congresso nacional serei um dos primeiros a buscar a justiça, chamar cursinho “walita” de altos estudos, tentar igualar curso de mestrado e doutorado com esses cursos medíocres e pior, considerar isso sem que o indivíduo fez sequer o de graduação…é o fim da picada. Teria que ser semelhante as de outras carreiras, o militar apresenta o diploma oficial validado pelo MEC de curso superior, mestrado e doutorado e automaticamente seu salario seria acrescido de uma ou mais gratificações, cursos de carreira seria outras gratificações de menor percentual.
Já ouviu falar em “Lei de Ensino do Exército” ?
Vai gastar dinheiro com “adeva” e não vai levar nada
Quando deram a promoção aos QE via políticos, nenhum deles pediu para estender a todos. Só os QE tiveram o posto acima, e agora se acham injustiçados?
Que comecem os jogos…
Criada, hoje, pelo supremo nhonho uma comissão parlamentar exvlesiva para tratar da “reforma dos militares”!
Phenamiçaum
Só o completo cancelamento da reestruturação do adicional de habilitação, aplacaria a demanda dos ditos prejudicados.
Não é viável conceder adicional de habilitação para militares que não concluíram os respectivos cursos, então seria melhor cancelá-lo e deixar o resto como está.
Ou seja 10 % para os Generais da reserva, manter o adicional de disponibilidade em substituição ao antigo adic tp Sv e dar ultima forma no somatório dos adicionais de habilitação, deixando como está, 12, 16, 20 e 30% (quem sabe assim o olho grande se contente)
E taxar de imediato para todos, ativos e inativos, 14% de previdência..
Of QAO R1 Av Ex com CHQAO
exatamente , vc tem razao camarada
esse PL ta injusto para muitos companheiros
tem que ser revisto.
percentuais altos para uns e nada para outros ,,,inaceitável
TODOS SOMOS IGUAIS
QAO PQDT , SELVA E e CHQAO
…”estabilidade de forma ilegal e inconstitucionalmente, conforme Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014.”
Colocou o numero do decreto mas não leu…se tivesse lido, saberia que na sua maioria, os QEs incorporaram antes da CF88, e quando entrou em vigor este decreto, já erram estabilizados a mais de duas décadas.
O ódio do seu coração o deixou cego.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro !Essa tabela está um absurdo de mal feita: ela considerou os descontos para pensão militar, mas ignorou o dispositivo do PL que impede redução de remuneração.
Dessa forma, apesar de aumento das alíquotas da pensão militar, mesmo para aqueles militares não alcançados por Disponibilidade, Habilitação militar ou representação, o cálculo final seria 0 por cento, ou seja todos os percentuais negativos estão errados.
Resposta : Esta tabela não foi feita pelos QE, esta tabela esta no PL, ela foi adaptada para melhor entendimento entre os militares o contexto geral é do PL, após analise notou se que cada caso é um caso, e o índice do percentual acompanha a realidade de cada militar, cada situação foi adaptada para números, de militar das antigas para militar recém incorporado na força no qual estão sob a regência da MP 2215/01, esta tabela foi adaptada para leitura de fácil entendimento, projeção de índice e realidade, ela foi muito bem estudada, usando os fatores numéricos + PL 1645/19, resultando o índice de percentual de cada um , é uma tabela que e fidedigna.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Colocou a reestruturação de pessoal de carreira, como simples reajuste de salário, o que não é verdade.
Resposta RR! Vamos por parte, não se trata de reestruturação de pessoal de carreira, sim o PL 1645/19, trata sobre a vida de todos os Militares da ativa e reserva, a onde se trata sobre a Previdência os Militares, também Chamada de Proteção Social, que nada mais e a Reestruturação das Forças Armadas
Onde o governo cria e aumenta os adicionais A proposta de reestruturação das carreiras nas Forças Armadas sabemos que não envolve aumento de soldos [salários], mas prevê o reajuste e a criação de adicionais.
Tabela de Habilitação :Segundo os Ministérios Pagos a militares que passam por programas de capacitação, os adicionais de habilitação serão gradualmente aumentados nos próximos quatro anos.
Para oficiais generais, coronéis e subtenentes, o adicional de altos estudos de categoria 1 passará de 30% para 73% do soldo.
Para coronéis, tenentes-coronéis, majores, subtenentes e primeiros-sargentos, o adicional de categoria 2 passará de 25% para 68%.
O adicional de aperfeiçoamento passará de 20% para 45% para capitães, primeiro tenentes, primeiros-sargentos e segundos-sargentos de escola .
O adicional de especialização para primeiros-tenentes, segundos-sargentos e terceiros-sargentos subirá de 16% para 26%.
Será criado um adicional de Formação de 12% para segundos-tenentes, terceiros-sargentos, 2 Sgts ; onde os aumentos serão sobre as adicionais dos militares de academias e escolas Militares e o Sd, Cb e Sgt QE a força não criou um mecanismo para que os mesmos progredisse na carreira, por isso temos que ter índice de aumento só na Formação de 12Porcento, no mínimo injusto.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Tentou colocar em mesmo patamar remuneratório, militares de níveis de escolaridade diferentes e de natureza profissional diferentes, militares de carreira concursados com militares temporários ou com estabilidade concedida inconstitucionalmente, sem o devido concurso público.
Resposta do RR! Sobre o conhecimento de nível de escolaridade diferenciado dos QEs ou Sargentos de Escola, quero esclarecimento com causa e efeito, no universo dos companheiro QE possuem nível superior, mestrado, doutorado . etc.. acho que o blogueiro de plantão tem que se informar mais, sobre o mundo globalizado, não ficar no núcleo dos quarteis, isso chama se evolução, quem não tem evolução, jamais ira permitir que vc tenha um contexto sobre os QE, esta ideia que QE possui 4 serie primaria, isso é fictício e não condiz com a realidade em pleno século XXI, são falácias usada por pessoas não providos de informação e argumento;
Os QE, estão amparados pelo Decreto nº 86.289, de 11 ago 81, a nossa promoção a graduação de Sargento deu se por força Lei 12.872/13 , então companheiro está é a carreira do Sargento QE do Exército Brasileiro, assim como diversas outras da administração pública federal cada uma na sua esfera constitucional, informo vos que
antes da CF/88, não realizava a seleção por concurso público externo, onde os militares para
chegar a promoção no QE, passaram por um período probatório de 10 anos numa seleção
criteriosa (prática profissional de 10 anos). Após 10 anos de serviço, conforme a Lei 6880/80 E/1 (Estatuto dos Militares), a onde esta a dúvida, estamos cobertos e alinhados amparados nas Leis acima já mensionadas, somos profissionais do Exercito Brasileiro, então a constatação da inconstitucionalidade, caiu por terra, estamos amparador por lei, peço ao companheiro deste infeliz comentário acima, para ler mais e trazer conteúdo e não argumentação infundadas.
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Tentou colocar em conflito remuneratório, Oficiais de carreiras diferentes. É claro que um Oficial QAO, devido tempo de serviço, cursos de qualificação profissional e experiência militar, ganha mais que um Oficial de Academia em inicio de carreira;
Resposta RR! Companheiro cada caso numérico da tabela é uma situação de vida a cada militar se vc ver e analisar com raciocínio e não instinto, verás que Quadro Especial terão perdas na nova Reestruturação e nós estamos preocupados com os efeitos negativos da Nova Reestruturação das Forças Armadas, onde cria e aumenta os adicionais, nós observamos que ela (tabela),
não envolve aumento de soldo (salário), mas prevê o reajuste e a criação de adicionais no qual deixa de fora os QE.
Esclarecendo assim, que se o PL 1645/19 for aprovada na íntegra, como está, os militares da reserva NÃO TERÃO equiparação salarial com os da ATIVA, perderão PARIDADE ou seja, a IGUALDADE FINANCEIRA, não esqueça que vc amanhã estará na reserva e sofrerá isso no radical da palavra PERDER
Seguindo a Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro ! Ser QE de sindicato travestido de associação, não qualifica ninguém a fazer planilhas a seu bel prazer, sem conhecimento de dados corretos e com único objetivo de cavar direitos os quais não tem.
Resposta RR! Mais uma colocação distorcida baseado na Lei 7.524 de 17 Jul 86, da o Direito ao Militar Inativo, opinar sobre assuntos Políticos e externar pensamentos e conceitos ideológicos, filosóficos ou relativo a matéria pertinente ao interesse Publico, não somos sindicalizados porque respeitamos as Leis e somos militares até morrer, e a sua colocação sobre associação elas tem amparo por lei para existirem não cabe a vc contestar estas associações Brasil a fora, que são muitas, para seu conhecimento falar em Sindicato da uma olhadinha Na Lei de Le Chapelier, de julho de 1791, o que é Associações são organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática para a obtenção de finalidades comuns tendo amparo na constituição Federal, depois que vc soube a diferença das duas instituições, vc terá conhecimento com base;
Resposta ao Texto aponta erros em tabela divulgada pelo QE
maio 29, 2019 | Geral | 9 Comentários
Blogueiro !… que pese que alguns foram beneficiados com estabilidade de forma ilegal e inconstitucionalmente, conforme Art 9º do DECRETO Nº 8.254, DE 26 DE MAIO DE 2014.
Resposta RR!Companheiro leia a integra do decreto: Art. 9º diz na integra Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de Praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Bem claro respeitando as situações constituídas o Art 1º deste Decreto que diz Art. 1º O Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército é destinado ao acesso e a promoções de Cabos e Taifeiros-mores da ativa com estabilidade assegurada. Vou te dar um Bizu analise o que vc escreve faz o embasamento legais na integra da Lei veja as entre linhas da legislação e veja a pirâmide constituída das leis e poderes, fica a dica!
Os caras estabilizaram nas décadas de 80 e 90 e estão discutindo um decreto de 2014, pelamor.
“Companheiro leia a integra do decreto: Art. 9º diz na integra Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de Praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.”
Pois é o próprio decreto que promoveu o Cabo estabilizado 3ºQE a 2ºQE, deixa claro o que a constituição proibiu em 1988:
“…é vedada a estabilização de Praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.”
Ou seja o próprio decreto afirma que estabilidade só com concurso publico, o que para o QE, estabilizado a partir de 1988 não foi respeitado, e ilegal desde CF/88…
Precisam também aprender a interpretar texto, antes de tentar montar planilha com dados discrepantes da realidade…
Já havia percebido diversos erros, sendo o mais gritante de quem montou essa planilha é não saber que ST já possui obrigatoriamente o CAS e mesmo assim colocou “ST com CAS”. Outra coisa que nem precisei pegar a calculadora foi o fato de SOMENTE os QE tendo redução salarial….. coincidência, não?!
Se os companheiros do Blog não querem que se fale mais no assunto, então que esse tipo de coisa não apareça mais nos diversos Blog da vida.
Mas ninguém falou que só os QE terão redução, o que se questiona é a matéria tendenciosa e maldosa.
Só queremos tratamentos dignos para nossas famílias!!!
aguardem em breve teremos nossa representação na câmara!!
um grande abraço!!!
Para mim e qualquer pessoa minimamente informada, inteligente e íntegra, o que fica claro é a manipulação tosca de informações reservadas com único propósito de gerar indignação e comoção, mas sem mérito e razoabilidade necessária a qualquer reivindicação.
Por um milagre, irão ouvir os sindicatos militares e em razão disso, cancelamento da Reestruturação das carreiras, dentro da reforma do Sistema de proteção social, o que para os militares das mais altas patentes, dentro de suas carreiras, fará na prática pouca diferença, já que são os que ganham mais na estrutura militar
( MILITARES NÃO PODEM SINDICALIZAR )
E GRAVISSIMO AS PALAVRAS DO MONTEDO ONDE POEM CLARAMENTE UM TEXTO PARA TRAZER DISCORDIA E PESSOAS FICAREM CONTRA AS POSTAGEM DO SITE .
Site ruim com palavras toscas..Informando que os QES se sindicalizam
O montedo deveria selecionar melhor os textos
A verdade nua e crua é que essa reforma foi feita de generais para generais pensando exclusivamente nos próprios umbigos. O congresso tem que mudar.
Bom dia, toda vez que vejo os comentários de publicações deste blog me lembro de uma piada que ouvi a muito tempo:
Conta a história que certa vez o capeta foi fazer uma inspeção no inferno e ao chegar no inferno dos militares chamou o responsável. Passando pelas instalações percebeu diversos buracos no chão com vários “capetinhas” tomando conta deles.
Ao interpelar o responsável pela instalação sobre o funcionamento do serviço recebeu a seguinte explicação: “- Aqui cada buraco pertence ao exército de um país, temos o americano, o inglês, o russo e etc… Cada capetinha toma conta para que ninguém escape de lá, o que dá muito trabalho, pois são homens acostumados com o sofrimento, especialista em missões de alto risco e sempre uns ajudam aos outros para chegarem à borda do buraco para fugirem.”
Impressionado com os trabalhos lá realizados e curioso com o que viu mais a diante, perguntou novamente: “- E aquele buraco ali, esta vazio? Não tem ninguém.” tomando conta dele.” O responsável respondeu: “- Aquele ali é do Exército Brasileiro, não precisa ninguém tomar conta pois, sempre que alguém esta conseguindo escapar vem alguém lá do fundo e o puxa para baixo de novo…”
É a nossa realidade!
Bom dia. Alguém pode me explicar se teremos o adicional de disponibilidade para todos, poi tenho somente 16% de tp sv. Terei o adc dispn no valor total? Obrigado.
Ao Matusalém no 29 de maio de 2019 a partir do 16:59
Ainda bem que MATUSALÉM da bíblia não tinha a maldade que você tem, se tivesse, não teria vivido 969 anos.
A verdade por vezes dói, incomoda, mas de longe não se iguala à maldade.
A mentira sim é mal.
Reflita.
Independentemente de qual assunto seja pautado neste blog essa discussão inútil sobre a “estabilidade dos integrantes do QE” sempre tomará proporções. É um fato irreversível, assim como se tornou os efeitos da MP 2.215.
A reestruturação proposta tem como proposito atualizar a carreira dos militares oriundos das diversas escolas de formação, é muito bem vinda e se os mesmos estão de acordo, ótimo! Mas ignorar que na mesma esteira essa proposta fere alguns princípios como isonomia, paridade, que até então vinham sendo observados mesmo que de forma precária. Satisfazer demandas atuais, o imediatismo tudo isso pode comprometer o futuro daqueles que hoje defendem essa proposta como está, esquecendo-se daqueles que já estão na reserva por exemplo. Todas as vezes que o governo propor algo que atenda os interesses do pessoal da ativa em detrimento dos inativos e pensionistas ele estará tão somente pensando na folha de pagamento, uma forma de ir reduzindo gastos, por isso tratar as questões de paridade, isonomia são fundamentais.
Acredito que todos os projetos que tratam tanto das carreiras quanto outros poderia ter uma discussão interna primeiro, serem debatidos, se não temos sindicatos, representação profissional de classe, não é muito justo que a cúpula decida e que sempre a tropa seja prejudicada, é notório que não temos líderes, temos chefes por imposição legal, líderes jamais.
Uma última coisa para aqueles que se incomodam tanto com os integrantes do QE e que o anonimato cai como uma luva poderiam também começar a analisar, questionar o porquê de tantos temporários, além é claro da redução de custos, os militares de escola sendo chefiados por Of Temporários mal formados, muitas vezes filhos de um Of Gen, Of Sup que não passaram nas escolas, Sgt Temporárias que na grande maioria são esposas de militares. Porque não pedir a cabeça desses e quem sabe abriria mais vagas para os oriundos de escola.
O Quadro Especial está em processo de extinção, mas isso não significa que toda vez que os seus integrantes se sentirem lesados não irão buscar o reparo, isso é democracia. Vejam que nem toda a escolaridade bradada diversas vezes por aqui estimula os militares oriundos de escola que por inúmeras ocasiões foram prejudicados a lutarem, a lavagem cerebral que muitos praças alegam sofrer os oficiais da academia na verdade é geral, a crença no sistema é tão grande que todos perdem por completo o poder de discernimento. Alguém certa vez proferiu a seguinte frase: “Dividir para reinar”, é isso que ocorre no meio dos praças e é assim que além da força do regulamento a minoria controla a maioria, o Exército é e sempre será dos Oficiais!
Excelente texto que retrata muitas verdades da caserna, só não entendi a relevância quanto a “coitadocracia QE”.
Não consegui ver em seu texto, o que faz com que o QE possa montar uma simples planilha e dizer que foi prejudicado, por que o PL 1645/2019 resolveu valorizar os militares da ativa e implementar um somatório dos diversos cursos realizados efetivamente.
Se paramos com idiotices e observar-mos a composição do novo adicional de habilitação, veremos o óbvio:
Formação, continua igual como está 12%
Especialização 16% somou com Formação 12% = 27% (1%)
Aperfeiçoamento 20% + 27% = 45% (-2%)
Altos Estudos 30% + 45% = 73% (-2%)
Essa é a composição aproximada dos cálculos que deram origem a nova composição do adicional de habilitação e a razão do alvoroço a respeito da Reestruturação, então pergunto, onde está o mérito QE, nesta questão?
73% significa na prática que o militar de carreira, possui no mínimo 4 cursos, Formação, Especialização, Aperfeiçoamento e Altos Estudos ( no caso do Graduado, nivel superior militar).
Então pergunto, como o QE se enquadra meritocraticamente nesses cálculos?
Tendo em vista que os dados lançados na planilha QE estão comprovadamente errados, como também parciais para qualquer um com discernimento matemático mínimo, sugiro ao Sr confeccionador de planilha QE, o seguinte:
1-Ler com atenção o texto do PL 1645/2019, já disponibilizado,
2-Ler a LRM e MP2215 e se informar sobre a estrutura remuneratória de todos os militares de carreira, a qual foi ignorada na planilha apresentada, onde militares com e sem ECEME/CHQAO, aparecem com os mesmos vencimentos.
Não há necessidade de dizer que STen tem CAS, porque se trata de curso obrigatório para ser promovido a 1ºSgt EB, então é claro que STen tem.
3-Se informar melhor sobre os cursos que integram os chamados altos estudos, tanto de Oficiais quanto de Graduados, identificando quem tem, quem pode e não pode ter, e
4-Após estudo imparcial e baseado na legislação vigente, refazer a planilha com os dados corretos, se desculpar pelos enganos e apresentar os dados corretos.
Quanto mais observo essa planilha, mas erros encontro:
Um 3º Sgt especializado, segundo a planilha QE, ganha menos que um sem especialização, o que é simplesmente impossível, mas observei também que qualquer QE ganha mais que 2º/3ºSgt, especializado ou aperfeiçoado.
Se dizem prejudicados, mas segundo a própria planilha QE, ganham mais que 2º/3ºSargentos formados, especializados e aperfeiçoados, isso sim é serem privilegiados e ainda assim, reclamam de serem esquecidos, prejudicados, não reconhecidos e massacrados, isso sim é falta de reconhecimento para com instituição.
Os Sgt QE entraram sem concurso, foram ficando e hoje são 2º Sgt. É muito choro, se fosse hoje sob a égide da constituição teriam ficado 8 anos.
Amigo amônio…. Por favor! Ainda tens a teimosia de bater na mesma tecla…?
Pergunto: O amigo já ouviu a máxima “no inferno dos militares, não necessita de porteiro”?
Logo me vem a conjectura: “Como o Quadro Especial surgiu? Qual foi a mágica, ou plano mirabolante, que permitiu esses larápios, imorais se implantassem em nossa gloriosa FA!!!???”
A resposta é simples…. NECESSIDADE!!! Necessidade sim, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica! Pois se não houvesse essa necessidade o amigo acredita mesmo que os generais, coronéis e demais oficiais permitiram que isso ocorresse…?
Pensar dessa forma é admitir a incompetência de, no mínimo, um general de área, cinco Cel Cmt de unidade, e um número incontável de Of, ST e Sgt (de escola e temporários) que poderiam sim, com o poder de uma caneta, terem impedido os reengajamentos sucessivos desses malfeitores (pois se estabiliza após 10 anos de serviço e antes desse prazo se recebe reengajamentos de 1 ou 2 anos, claro que o amigo sabe disso…) extirpando-os das Forças!!
Fica a pergunta….: Porque nada fizeram….? Acredito que, com uma análise franca, não tendenciosa, basilada na racionalidade e na realidade da caserna, chegaremos a mesma resposta….NECESSIDADE DAS FORÇAS.
Verdade, mas não é, a culpa não é de quem ficou mas de quem precisava que ficassem, os QE foram e são os militares mais dedicados dentro da Força, quem nunca colou em um QE pra pegar algum bizú, deixem de ser hipócritas, admitam que em muitos momentos foi o QE que lhes salvou de deixar uma missão pela metade e levar esporro.
Se são os “militares mais dedicados dentro da força”, por que nunca fizeram ou foram aprovados em um simples concurso para militar de carreira?
Não me parece ou não comprovaram serem tão dedicados assim…
Na verdade fizeram CFC, se acomodaram com os sucessivos engajamentos, caíram na predileção de Comandantes de SU e OM, já que se portaram como excelentes cabos até a estabilidade, depois deitaram na cama que armaram e deixaram o tempo passar e se estagnaram voluntáriamente na situação cômoda de 3º/2ºQE, tento em vista que entraram sem concurso publico.
Ficaram velhos, perceberam que outros jovens militares concursados se tornaram melhor sucedidos, promovidos a STen ou Of QAO, aí se arrependeram da própria situação estagnada e se tornaram militares reservistas recalcados, esta é a verdade nua crua…
A Marinha, também tem em seus quadros os QEs?
Espero que não, pois até onde sei tanto o Marinheiro como o Sd Fuzileiro Naval, possuem concurso público, pois a carreira do graduado lá (diferente do EB e da FAB), começa nessas graduações.
Pessoal!!! Boa noite!!! Temos oficias filhos de Qe, merecemos respeito!!!
Não entendi a colocação:
Os QEs que supostamente possuem filhos que realizaram concurso público (diferente dos pais), tanto para Escolas de Oficiais quanto para de Graduados, por esta razão, conquistaram algum mérito Especial e são agora hierarquicamente superiores a outros militares concursados, mais antigos que QE?
O que vemos aqui no Blog do Montedo, é que independente de Posto ou Graduação, de Cursos e títulos educacionais conquistados de forma meritocrática e dentro das leis e regulamentos previstos, estes não possuem qualquer valor para o QE, que afirma, apesar de suas conhecidas limitações legais e acadêmicas, ser o militar mais importante das FFAA, mais importantes até que Generais e Ministros do STF, conforme alguns aqui “argumentam”, sem noção e ou mesmo bom senso.
Os QEs serão respeitados, quando respeitarem seus superiores militares de fato e de direito, da ativa e da reserva, não ficarem se escondendo atrás da situação de inativos, de coitadinhos e de “pais de família”, e somente quando admitirem seu verdadeiro papel no EB e tiverem algum apreço pela instituição que os acolheu, estabilizou, promoveu e concedeu reserva remunerada, apesar de não terem prestado o previsto e devido concurso público.
Enquanto tentarem se comparar com militares de carreira concursados, esquecendo-se de suas origens e não se comportando como militares subalternos que são, nunca conseguirão que um lobinho recém saído da Escola, veja neles um bom exemplo a ser seguido…
Quanto aos filhos concursados dos QEs, espero que eles consigam superar as deficiências dos próprios pais, nessa busca cega por méritos que não conseguiram conquistar de forma legal e meritocrática…
Sr MONTEDO, mostre-nos a tabela corrigida! Tabela certa. Tabela ESA
A “tabela certa”, a tabela da reestruturação dos MILITARES DE CARREIRA CONCURSADOS” são aquelas constantes do PL1645/2019, o resto é armação e mimimi de “militares” sem carreira, sem habilitação e sem altos estudos…
O Projeto de Lei 1645/2019 tem dois objetivos: a reestruturação de carreira dos militares, em especial para compensar em parte as perdas com a Medida Provisória 2001-10/2001, e a reforma do Sistema de Proteção dos Militares (a “previdência” dos militares).
Neste vídeo, comento alguns pontos sobre o relatório do Sr Deputado Vinícius Carvalho e como ele justificou seu voto de relator. O que foi abordado:
– Impacto orçamentário – aquele relatório do MD eivado de erros
– O adicional de habilitação – vou tentar apresentar uma proposta para resolver esse problema
– O adicional de disponibilidade – uma gambiarra
– A gratificação de representação para a reserva dos generais – outra gambiarra
– Por que as propostas emenda foram rejeitadas
– Uma observação ao final sobre os percentuais do adicional de disponibilidade para os QEs
O que já era esperado se confirmou: os pontos cruciais do projeto que prejudicam muitos militares não foram alterados. O principal, a lacuna:
https://youtu.be/uI3oaUULUN4
Sobre o impacto financeiro, é lamentável ver um projeto que provavelmente vai dar prejuízo aos cofres brasileiros passar assim, tão facilmente…
Vídeo completo: https://youtu.be/jus4fea2BAc
Resumo: https://youtu.be/yGhmA0wbcp8
Categoria
Notícias e política
Sobre este site
youtube.com
PL 1645 – a lacuna
O Projeto de Lei 1645/2019 tem dois objetivos: a reestruturarão de carreira…
Vejo muito discurso neste poste e o principal culpado disso tudo são as instituições militares, temos um histórico grande de erros e sempre vai ser assim. Acredito que temos que por pressão mesmo para que consertem as “merdas” do passado, militares que foram deixados estabilizarem; tem de ter dignidade para sobreviver e simplesmente abandonados é uma covardia muito grande. Tudo na vida deve ser comedido, ajustado, não só conforme a carreira, existem outros fatores como social, desempenho, oportunidades, etc… Adequar a real situação de poder aquisitivo x o tempo de atividade no mínimo requer um estudo e atenção, em nenhum lugar encontrei uma nota de esperança aos colegas de farda.