Sargento do Exército morre após passar mal em teste físico no RJ

Gabriel Trettel Telles morreu dois dias depois de passar mal durante bateria de testes físicos na Vila Militar do Rio — Foto: Reprodução

Corpo de sargento que morreu por ‘provável exaustão’ após teste de aptidão física será velado no interior de SP
Gabriel Trettel Telles era de Itu, mas servia na unidade da Vila Militar, no Rio de Janeiro. A previsão é que o corpo seja encaminhado para a cidade ainda na noite deste domingo (20).

G1 Sorocaba e Jundiaí
O corpo do sargento de 27 anos que morreu após participar de uma bateria de exercícios durante um teste de aptidão física na Vila Militar, no Rio de Janeiro, será encaminhado ainda na noite deste domingo (20) para Itu (SP), cidade onde a família dele mora. Inicialmente, a previsão é que o corpo seja velado em local ainda a ser definido pela família e enterrado nesta segunda-feira (21) no Cemitério Municipal de Itu.
De acordo com o chefe de comunicação do Exército no Rio de Janeiro, coronel Carlos Cinelli, Gabriel Trettel Telles era terceiro sargento e passou mal na quarta-feira (16) durante um teste para ingressar em um curso básico de paraquedista. Havia um grupo de militares fazendo o curso e só ele passou mal.
Ainda de acordo com o coronel, o teste físico, em geral, é composto por abdominais, corridas, flexões na barra e subidas na corda. Gabriel teve um mal estar e foi imediatamente levado ao Hospital Geral da Vila Militar e, depois, transferido em seguida para o Hospital Central do Exército. Depois de três dias internado, ele teve a sua morte confirmada na noite de sábado (19).
Segundo o Comando Militar do Leste (CML), o militar faleceu em decorrências de “complicações causadas por próvavel exaustão térmica” durante a bateria de exercícios físicos. “Apesar de realizados todos os procedimentos e protocolos para a sustentação da vida, lamentavelmente veio a óbito na noite do dia 20 de janeiro”, destacou.
Em nota, o CML também lamentou o ocorrido e afirmou prestar apoio aos familiares de Gabriel. “Os integrantes do CML solidarizam-se com a família do Sgt Telles neste momento de dor e pesar, à qual está sendo dado todo o apoio espiritual, psicológico e administrativo”, finaliza.
O CML garantiu que já instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a morte do terceiro sargento, que vai ter o prazo de 40 dias para as investigações. Este prazo pode ainda ser prorrogado por mais 20 dias.
Gabriel era nascido e criado em Itu, mas trabalhava na 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista, na Vila Militar do Rio de Janeiro. O pai dele, Benedito Celso Telles, é escrivão de polícia na Delegacia de Itu.
O G1 e a TV TEM entraram em contato com familiares e amigos de Gabriel que moram em Itu, mas ninguém quis falar sobre a morte do rapaz.
O enterro do sargento está previsto para ser realizado na manhã de segunda-feira (21), no cemitério municipal. Porém, pode sofrer alterações por conta do horário de chegada do corpo. Integrantes do Exército do Rio de Janeiro devem ir até Itu para fazer as suas honras fúnebres.
G1/montedo.com

7 respostas

  1. O índice de pessoas jovens e de meia idade morrendo por mal súbito ou por esforço, mesmo acostumados a praticarem exercícios, subiu demais.Os cardiologistas devem ser consultados com mais frequência.Eu mesmo,apesar de ser sedentário(um dos males)convicto,repentinamente tive as batidas cardíacas disparadas(160BPM), sem retornar ao normal.Tive por duas vezes. Quase evoluía para um infarto. Após exames específicos,uma espécie de arritmia no átrio esquerdo foi detectada, mesmo quando, aparentemente, não se sente nada.Resultado: medicação de uso contínuo para fortalecer a musculatura cardíaca e outra para evitar trombos(coágulos)provocados pela má circulação sanguínea nessa situação e que podem causar embolia pulmonar ou um AVC.

  2. Por uma questão de saúde, me permitam comentar mais uma vez: essas comidas modernas que são consumidas intensamente hoje são cheias de venenos para a saúde. São temperos industrializados, conservantes químicos, gorduras hidrogenadas, corduras saturadas, sal em excesso e consumo acima do necessário.Não se enganem, até os inocentes biscoitinhos que damos às crianças são cheios de gorduras saturadas e sal industrial. Até alguns sucos industrializados contém substâncias maléficas.Escolher bem o que comer para poder ter uma vida com saúde prolongada. Comer para viver e não viver para comer.

  3. Já participei de campo doente. Na primeira vez alertei que não estava bem e vieram as estórias de sempre que o militar tá acochambrando e que quer fugir da missão. Daí para adiante eu nem falava que estava mal! Mas conheci gente que ficou à beira da morte. Algo tem que mudar.

    1. Vou te contar uma:Escalaram todas as equipes de folga e as que estavam entrando no turno das 18:00/06:30 horas, para uma marcha.Começou às 08:00 e terminou lá pelas 14:30hs, no meio de um poeirão e sol danado.Como tenho alergia a poeira avisei ao meu chefe da situação mas ele estava irredutível com medo das sanções.Resultado: cheguei em casa com 38° de febre. Como todos tinham participado da marcha e as equipes estavam reduzidas por falta de pessoal, fui trabalhar assim mesmo, confiando no meu ala para me ajudar. Acontece que o ala também estava com febre. Foi um pernoite tenso em uma Torre de Controle com os dois operadores doentes e sem mais ninguém para substituição.Foi feito uma comunicação para a sede administrativa, mas o mal já estava feito.

    2. O militar deve sempre dizer, quando necessário : Sim senhor, Não senhor é quero ir para o Hospital. Quem tem que dizer se você está fazendo corpo mole é o médico, e se estiver, que seja punido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo