Previdência: proposta do Governo vai incluir militares, diz Mourão

No Brasil, as regras atuais permitem que militares, homens e mulheres, se aposentem com salário integral após 30 anos de serviços prestados

Mourão aceita negociar militares na Previdência
No Brasil, as regras atuais permitem que militares, homens e mulheres, se aposentem com salário integral após 30 anos de serviços prestados

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que a reforma da Previdência a ser enviada ao Congresso abrangerá as Forças Armadas. Em entrevista ao ‘Estado’, ele concordou com colegas militares de que a carreira tem características peculiares, mas afirmou que a proposta que modificará as regras para se aposentar no Brasil deve incorporar o aumento da exigência do tempo de contribuição da categoria, de 30 para 35 anos, além do pagamento de contribuição por parte das pensionistas.
No Brasil, as regras atuais permitem que militares, homens e mulheres, se aposentem com salário integral após 30 anos de serviços prestados. As pensões para dependentes são integrais, mas deixam de ser pagas aos 21 anos. Na reforma mais recente, feita em 2001, ficou extinta a pensão vitalícia para filhas a partir daquela data.
Todos os militares que ingressaram antes de 2001, no entanto, puderam manter o benefício vitalício para as filhas com contribuição adicional equivalente a apenas 1,5% da sua remuneração. A reforma feita em 2001 também acabou com outros benefícios, como o acúmulo de duas pensões ou a remuneração equivalente a dois postos acima na carreira, mediante contribuição maior.
Mourão afirmou que o governo pode propor ao Congresso uma reforma “dura” ou “soft”. Sugeriu, no entanto, que, seja qual for o modelo adotado, o setor de origem dele e de Bolsonaro – um capitão do Exército reformado – também dará sua contribuição.
“Um aumento do tempo de serviço vai redundar numa distribuição linear entre os diferentes postos de graduação”, afirmou o vice-presidente. “Num primeiro momento, esse aumento vai variar num espaço entre 30 e 35 anos. Seria o novo patamar a ser atingido. E hoje a pensionista não paga nada. Ela passaria a contribuir.” O general foi enfático ao afirmar que os militares não ficarão fora das mudanças no sistema previdenciário. “Os militares vão entrar ainda”, insistiu ele.
“Nós não temos Previdência, mas, sim, proteção social dos militares”, afirmou o novo comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, para quem as Forças Armadas devem ficar fora da reforma da Previdência. Ele destacou que sua posição é a mesma do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Ilques conversou com jornalistas após cerimônia de transmissão do cargo, antes ocupado pelo almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A solenidade ocorreu no Clube Naval, em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, e de Mourão.
Questionado sobre o aumento da idade para a aposentadoria da categoria, Ilques disse que o tema é relevante, mas que ainda não possui opinião formada. “O tema, para nós que precisamos de higidez física para combate, para atuação, garantia de lei e da ordem, é importante. Temos que contribuir com o nosso País”. Em seguida, indagado se o aumento da idade mínima seria razoável, respondeu que não sabe. “Não sei (se o aumento) é razoável, adequado e exequível, é um conjunto.”
“Diante das discussões sobre a reforma do sistema de proteção social dos militares, fui incansável no esforço de comunicar as peculiaridades da nossa profissão, que as diferenciam das demais, fundamentando a necessidade de um regime diferenciado, visando assegurar adequado amparo social aos militares das Forças Armadas e seus dependentes”, disse o ministro um pouco antes ao discursar na mesma cerimônia.
*Com Estadão Conteúdo
Jovem Pan/montedo.com

45 respostas

    1. O tempo de contribuição do militar é a vida toda. Militar continua contribuindo na reserva. Para vender um carro, tem que conhecer e enaltecer as qualidades do veículo, senão vai vender barato o carrinho. Não tem ninguém que saiba vender carro?

  1. Vai aumentar a contribuição para 35 anos? Mas o militar contribui por toda a vida. Vai aumentar ou vai diminuir? Alguém pode traduzir isso?

  2. Temos que ser incluídos sim. Dar-mos a nossa contribuição também para ajudar ao Brasil sair dessa crise. Nós militares temos o maior défict previdenciário. É um rombo. A maioria de nós aposentamos antes dos 50 anos, isso é um absurdo. Vamos a 14% e as pensionsitas passarão a contribuir também com 14%. Se não ocorrer logo, estaremos ferrados. A idade de 62 anos também está boa para os militares. Pessoal vamos ajudar o “MITO” eo seu vice Exmo Sr Mourão a consertar a bagunça. ST 93/Modelo 94

    1. Valeu subao talvez tu vire qao. Se e pra cortar direitos, vamos comecar cortando de quem tem filha e nao morreu, afinal a percepcao de pensao e uma expectativa de direito, assim como a perpectiva de aposentadoria em 30 anos. So seria justo se tivessemos as mesmas regalias, a comecar por jornada de trabalho e adicional noturno

    2. Se os civis parassem de roubar a Previdência Pública e as das Estatais, ajudaria também né amigo? A gente ajuda para os outros roubarem. E Político se aposentar com oito anos. Vai falar com eles também!

  3. acho que em breve teremos a seguinte frase ruim com os ladrões pior sem eles, desde que o bolsonaro saiu presidente nunca esteve tão perto de jogarem a pá de cal sobre os pobres pracinhas agora com os militares no poder agora vai de vez, nunca fizeram nada quando estavam no poder, nunca fizeram com os governos corruptos e fracos, agora é que não farão nada para melhorar a vida dos sofrido pracinha.

  4. cara de pau esse vice ,

    ele ja estar bem..salario mais de 30 mil

    seu filho ja foi promovido, salario de 39 mil

    entao o resto que se dane

    vai ferrar a tropa mais uma vez …salarios pifeis

    acho que eu a a minha familia votamos errado

    por culpa minha

  5. O mas impressionante e a omissão de boa parte dos camaradas que gritavam aos 4 cantos que o mito mourão era o salvador da pátria! Agora estamos ferrados! Agora os baboes que o defendê e defende o filho dele que também já foi para as tetas da nação ganhando seus $37 mil fora as biliscadas, devem está bem preocupados com família militar.

  6. Camarada, st 93/94 VC deve ser um coleguinha infiltrado do mitado mourão! E vergonhoso o que seu coleguinha que propôr a família militar. Agora o filho dele já está mamando nas tetas da nação! Agora seus caras de pau infiltrados tenham pelo menos a dignidade de se calar.

  7. ? ? Meu Brasil ?? que triste ? será o futuro da nossa nação. Os militares nunca viveram no melhor, estarei orando por todos, o vice Mourão é muito tudo isso eu pensei que ele gostasse dos militares, não quero ter mais ➕ decepção chega.

  8. Eu votei no Bolsonaro , e nunca fui a favor da ter general como vice, pelo fato q não acredito q o mesmo respeitaria ficar em silêncio perante um presidente capitão. Porém, o boquirroto deslumbrado vice surpreendeu-me negativamente. Fala demais!
    Agora e tarde p consertar. Me preocupa mais a conspiração nacional p boicotar e implodir o governo recém eleito.
    Quanto a revogação d LRM, aumento d descontos ou tempo de serviço, o negócio e esperar e confiar q o nosso presidente não esquecerá de cumprir oq insistentemente tem falado: Não deixará a desgranhenta fazer mais um aniversário.
    Observem q da equipe de governo, apenas o falastrão fala em aumento d contribuição e tempo de serviço. Prefiro confiar em quem sabe q só está onde está p um milagre d Deus
    E não em quem foi a última opção p assumir um cargo simbólico e obrigatório p lei Infelizmente.

  9. Parabéns Gal mourão! O senhor realmente fez valer o bastão para ferra a tropa! Hoje me sinto envergonhado, de ter defendido a vs excelência entre os camaradas que o criticavam! Hoje me sinto traido! Sem palavras.

  10. Bolsonaro tinha a nossa confiança e nosso apoio, mas cercou-se justamente daqueles que nos ferraram durante anos. Exmos Generais nossos maiores algozes.

  11. Para quem tira sv até sair Cap e depois assume uma seção da para aumentar para 40 anos o tp sv , o praça que se foda!!!!Fala-se muito em Camaradagem dentro das OM porém nada é efidenciado na pratica

  12. Presidente Bolsonaro, já passou da hora de mandar o Mourão se comportar como um vice-presidente, apenas uma figura decorativa.

    O último vice-presidente que queria espaço acabou dando uma rasteira na presidente.

    Abre o olho Bolsonaro!

  13. Continua querendo ganhar holofotes. Impressionante como quer ser o protagonista. Deve ter ficado com inveja do pronunciamento feito pelo Cmt da Marinha e pelo Min da Defesa (esse aí não me convenceu!). Se Bolsonaro arregar “ele” vai tomar conta – e depois não diga que não avisei. É muito fácil aumentar para 35 anos, afinal de contas, não existe General abaixo desse limite. E as Praças que se f#@%$. Hipócrita

  14. Não sejamos ingênuos, os oficiais-generais e os que sonham com o generalato não estão pensando nem um pouquinho nos outros militares. Quarenta anos de serviço é fichinha para eles,PNR sempre disponível , viaturas, motoristas, combustível, ordenanças e ajudantes , representação, cursos no exterior, aditâncias, boquinhas quando colocam o pijama.Quem não estiver satisfeito deve procurar outra ocupação ou então relaxar antes que sofra um AVC ou infarto do miocárdio.

    1. Eu fiz. Um dos mais difíceis do país para quem tinha 16 anos. Meus amigos que soltavam pipa enquanto eu pegava trem lotado para ir pro Soeiro, hoje ganham mais que eu. A Justiça não existe.

      1. Fiz esse aí tambem, me formei e sinto vergonha de dizer que sou militar, pois todos sabem que somos os mindingos da nação, principalmente no serviço público

  15. Tem um versículo da Bíblia, não recordo qual, que diz: “infeliz do homem que confia no homem”. Isso se aplica na medida certa aos nossos “generais”.
    A missão deles: ferrar a tropa!

  16. Dentro de meu círculo de amizades sempre comentei e comento: Bolsonaro está se cercando demais de generais; general não é militar, general é político!!!; postos/grad militares vão de soldado a coronel (general já foi militar, há muito tempo atrás); por ser político, general vai ao sabor dos ventos; é tipo ministro do STF, um dia é assim, outro dia já não é mais assim, tudo depende de conveniências pessoais.

  17. Se não existisse a “marca” Bolsonaro,esse generais estariam no Clube Militar,bebendo wisky e “fichando” o passado “saudoso”,dentre eles,o general Mourão,o vice-presidente que quer ser o protagonista do Brasil.Senhor presidente Bolsonaro,onde está o PORTA-VOZ do seu governo? Se o senhor não admitir logo,teremos que ficar ouvindo a cada dia,um monte de informações desencontradas e consequentes recuos,recuos…e mais recuos…eu disse… não disse… é isso… não é bem isso… disse fora do contexto … além do “gerundismo militar”, como: …estamos providenciando… estamos estudando… estamos analisando…estamos preparando…e o tempo tá passando!

  18. Ele fala pra poder aparecer, ja apareceu tanto que foi escanteado do governo. Hj ta num predio anexo. Se quer aparecer porque nao briga para a possivel inclusao ser gradual devido as especifidades da carreira e condicionada a melhoria salarial. Ah, ja sei. Se for dizer isto ninguem vai querer entrevistar o vice. Entao tem que falar o q a midia quer ouvir. Sr vice, nao esqueca de onde veio e gracas a quem esta ai, ate eu seria vice presidente com o cap bolsonaro de cabeca de chapa. Tentevse cadidatar a vereador em 2020 e veja quantos votos vai ganhar. Quem nao tem o q falar fica calado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo