Idade limite: vamos conversar sobre isso?

Recebi este texto na área de comentários. O autor faz algumas considerações pertinentes sobre a idade limite para os militares e propõe algumas regras de transição. Que tal debater esse assunto? Leia. Analise. Comente.

Certamente a proposta de 55 anos de idade limite não leva em consideração as diversas atividades executadas pela base da pirâmide de pessoal das Forças Armadas.
Um General, como podemos ver hoje na prática, comanda até sentado numa cadeira de rodas, vide o caso do Comandante do Exército. Isso prova que a atividade de direção e gerenciamento executada pelos Generais é indiferente à idade e até mesmo à condição física.
Mas pergunto: um Sargento, Subtenente, Tenente, Capitão, Major, Ten Cel ou Coronel poderiam executar suas atribuições diárias sobre uma cadeira de rodas? A resposta é NÃO!!! E tem mais, esses 55 anos de idade limite, se vier, deverá trazer também modificações nos regulamentos de serviços internos de modo a levar em consideração a exclusão dos militares cinquentenários das atividades de TFM, serviços, missões operacionais e outras atividades que, diferentemente dos Generais, são impostas aos militares de postos e graduações mais baixas. Em verdade, acho até que deveria haver, no caso do aumento de tempo de serviço e idade, a implementação nas Forças Armadas das seguintes regras:

1 – Uma regra de tempo de serviço para Generais e outra para os demais.

2 – A criação de duas regras: uma regra geral de tempo de serviço para quem executa atividades burocráticas e sem risco e aos que executam atividades de risco propriamente militares. Neste último caso não seria algo difícil de ser feito, bastaria haver a publicação das atividades em boletim com datas de início e término, e aí os dias e meses somados teriam um acréscimo de um percentual compensatório (uma contagem de tempo fictício tal qual ocorre com o pessoal que trabalha nas localidades especiais).

3 – Ou então, ao se alcançar uma idade limite de 50 anos, por exemplo, o militar poderia ser readaptado para executar atividades civis no serviço público federal ou dentro da própria OM até atingir os 55 anos de idade, sem as cobranças de atividades militares propriamente ditas. Isso proporcionaria que houvesse uma menor necessidade de contratação de servidores públicos civis para os diversos órgãos e ainda ajudaria a permitir que um pouco da “cultura” militar fosse levada para tais órgãos civis.

49 respostas

  1. Pelo tradicional histórico de perdas dos militares(única categoria a ter perdas, enquanto as demais tiveram ganhos nos últimos 18 anos), muito provavelmente será 35 anos de serviço, com idade mínima de 55 anos. Compensação? ZERO! Pouco provável que tenha reais compensações.

    1. Tendo por base o que ocorreu quando da edição MP 2215, sabemos que a pancada será igual.

      Se quem decide já completou 30 anos de serviço, ele está pouco se lixando com os demais. Só quer saber o que ainda pode ganhar. É a tal cultura do caldeirão.

      Esses são os malefícios de uma categoria que não pode sindicalizar ou se associar, ficam à deriva dos interesses dos mais antigos.

    2. Se o militar da reserva pode voltar como PTTC e ficar mais uns 10 anos, porque não pode ficar no serviço ativo até os 55 anos de idade?

      Ou seja, no serviço ativo não posso ficar, agora para ganhar outro salário como PTTC, aí sim o militar esbanja saúde.

      Sem falar que os PTTC não só peixadas, pois o que não falta ao Exército são homens no serviço ativo. Basta dar a missão e cobrar resultado.

      Quanta ineficiência vejo na serviço público militar.

  2. Uma das atividades é a marcha a pé, pois no passado vi subtenente indo pra reserva na mesma semana e não o pouparam. Foi na marcha pra quê ?Infelizmente, falta equilibrio e bom senso em capitães no comando da subunidades. Mas se tiver escrito ai o sujeito cumpre.

  3. Eu fiquei 37 anos no EB e entre 2010/2012, tirei oficial de Dia no Cmdo da 7ª Bda até o último dia na ativa, fazendo 1 h de ronda e tirando 1 h de permanência no corpo da guarda. O corpo do velho QAO padece, por isso precisa mudar, pois o RISG deixa a criterio do Cmt/Ch/Dir OM. Tem que oficializar e não mais concorrer as escalas.

    1. Quer a espada e o peso das estrelas rem que concorrer a escala. Pode ficar subao tambem. Se nao e corpo de tropa, concorre a escala. Qdo se habilita pra cpqao ta esbanjando saude e depois fica se arrastando.

      1. Péssimo o seu comentario militar. O ST com 20 … 22 anos de caserna, não pode tirar serviço e o QAO com mais de 30 pode ???
        Reflita ai sem noção.

  4. Quem não conhece a história, sempre cai no ciclo vicioso e cometem os mesmos erros do passado, vejamos, no regime militar foi implantado a idade limite, para evitar os generais que não queriam largar o osso e morrer no posto (poder)! É coerente a questão da idade limite em razão da endurance física, pois o soldado tem que estar em condições de lutar, além de realizar tarefas básicas de soldado (TFM, Escala de Sv, marchas, operações no terreno… etc) e não apenas ser um mero burocrata (funcionário público)!

  5. Muito inteligente a proposta, porem papel aceita tudo.Na prática talvez nao funcionasse já que no nosso meio militar os desmandos , mesmos amparados por portarias, leis , etc sao corriqueiros. tem muita gente que dá ordens absurdas e pagam pra ver as consequencias e na maioria dos casos nao dá em nada.

  6. *10 Propostas passadas à Bolsonaro quanto à previdência dos trabalhadores:*

    1°- Ninguém poderá mais fazer greves, manifestações, associar a sindicatos (ou associações representantes de classe) e a partidos políticos.

    2°- É proibido falar do governo. Entrevista só se for autorizado.

    3°- Não há mais FGTS para ninguém;

    4°- Não será mais pago hora-extra, em hipótese alguma;

    5°- Não existe adicional noturno à ninguém;

    6°- Não será pago periculosidade à ninguém;

    7°- Insalubridade somente será pago em alguns casos raríssimos, muito específico;

    8°- Caso o empregador necessite, o empregado estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo
    algum para o empregador;

    9°- Férias será a carga do patrão. Podendo ser interrompidas por necessidade do serviço. Não adianta se planejar.

    10°- O trabalhador pode ser mandado à qualquer lugar do país, com ou sem família. Com ou sem tempo determinado. E para outros países também. Tudo a cargo do padrão e a qualquer momento.

    Com estas 10 medidas o trabalhador poderá se aposentar com 30 anos de contribuição, porém, seguirá contribuindo para a previdência até o seu falecimento, nem que viva mais de 100 anos, continuará pagando;

    – Quando se aposentar o trabalhador receberá um bônus 4 salários em vez do FGTS (lembrando que ninguém tem direito a FGTS)

    *ACHOU ABSURDO?????????*
    Pois é assim o sistema previdenciário dos militares. E mesmo assim as missões constitucionais e os interesses da nação continuam sendo cumpridos desde o Império.
    Pensando bem os militares não tem só privilégios. ??????

  7. Os militares são, sem a menor margem de dúvidas, a categoria mais desprezada do serviço Público Federal. Nossos reajustes salariais não cobriram nem o que a inflação nos devorou. Se vão nos ferrar, de novo, em uma reforma da previdência, que pelo menos tenham a honradez em corrigir nossos salários extremamente defasados e que levaram ao brutal empobrecimento da família militar. Ninguém está falando mais da correção de nossos soldos! E aí? Votei no Bolsonaro e em seus filhos! E as promessas da campanha? Serão esquecidas? Se nada melhorar…na próxima eleição eu , e a a maioria dos militares das forças armadas e das PMs, não se esquecerá da quebra das promessas…

  8. Sinceramente, não querendo criticar quem eventualmente tenha algum problema de saúde, mas a atividade física não é e nunca foi fator de imposição dos superiores no meu ver. A atividade física é a melhor parte do dia, onde podemos dar um tempo pra cuidar da saúde e desintoxicar o corpo. O que eu vejo todos dias e que 90% do efetivo não quer nada com nada, trata o TFM como uma obrigação negativa. Sinceramente não entendo o ser humano. Se n existisse o tempo previsto com certeza os mesmos estariam reclamando. Quase tudo gordo, que nunca fez TFM, cheio de problema em joelho e coluna pelo fato do organismo não aguentar o excesso de peso e ainda assim criticando que é obrigado a realizar atividade física. Fala sério. A única coisa que concordo é que atividade de risco tais como GLO e missões de paz, essas sim, deveria haver um cálculo que possibilitasse somar tal como existe nas categorias A e selva, tempo de serviço para fins de aposentadoria. Pois essas atividades além de desgastantes fisicamente também são desgastantes psicologicamente. Nunca havia postado aqui, mas vendo gente reclamando de TFM não tem como ficar quieto. Selva

    1. Do jeito que termina o projeto de texto, já deu para ver tudo o que passa por esta sua cabecinha. Selva! Selva de quê? De pedra? É o típico bitoladinho, tremendo tapado. Para de falar besteira garoto. O tal TAF já foi muito discutido, inclusive seus índices, a tal atividade física que fazem nos quartéis onde se prioriza apenas a corrida, não é e nunca foi saudável para o organismo, está na hora de você procurar um educador físico, um fisioterapeuta ou até mesmo um ortopedista para ele te dar uma aulinha. Não consigo ficar sem opinar quando vejo um garoto pomposo opinando sobre o que não conhece, inclusive, cuide muito bem da sua saúde para que não venha a ter algum problema, de antemão já te digo que a instituição não sabe até hoje lidar com quem sofre de alguma enfermidade.

    2. Parabéns pelo comentário Alex, apesar de ‘ofensivo’ a alguns, mas o fato é que eu concordo muito com respeito ao TFM, que é atividade das melhores e muita gente boa a rejeita por motivos diversos. Continue com sua Selva, e parta para a Montanha, e não pare pois o tempo, ainda que 35 anos, passa ligeiro. E comente sempre, dê ideias, bizus e opiniões, pois o blog é prá isso mesmo. Deus acima de todos e todos acima da globo. Abraço,

  9. Então conforme varios relatos neste forum e em toda midia houve conversa do alto comando com o presidente dúvidas quem são os únicos que ganham com aumento de idades os generais, os brigadeiros aos 52 anos nas Forças Armadas já e Oficial de 2 estrelas com 54 a 55 3 estrela já beirando os 58 a 60 4 estrelas .Aumentaria o salário e idade mais não para os Generais sim para quem esta abaixo de Coronel .. Então como diz na mídia que concordamos em aumento de idade em troca de aumento de salário ISTO NÃO E NOSSA FALA MAIS SIM DE GENERAIS.diremos que concordamos sem ver a tropa pensaremos né nos aumente o nosso e já temos mais de 35 anos de contribuição e mais de 55 anos e se lasque todos para baixo ….isto não e representação mais sim pensar neles próprios não representam a tropa somente eles .o próprio umbigo ……se lasque a tropa os graduados e praças os generais e coronéis já tem idades e daqui a pouco vão para reserva recebendo bem já os cabos de carreira os Sargentos trabalhem mais ….enquanto isto eles já estarão na reserva.
    Pronto vamos a alguns pontos chaves.
    Na aeronáutica o cabo tem que ficar 20 anos no mesmo posto depois perto da reserva já com 26 anos de serviço tirando escala de serviço apertada e missões ate 60 anos carregando peso e materiais .
    Imagina então um Subtenente ou Suboficial perto dos seus 30 anos de serviço passa para oficial e tenente novinho fica em escala de comissão e oficial de dia ate 60 anos e tem que ter preparo para correr e fazer teste físico ir em formatura com seus 60 anos coordenar soldados com 18 anos de serviço passar noite em claro.

    Agora outro lado da moeda General vai para casa tranqüilo tem todos abaixo para comandar , não tira serviço não capina, não faz física, não fica de missão tem sala com ar condicionado . Enquanto o restante tem que estar dia sim dia não de missão de escala de tudo ..

  10. Ninguém se entende mesmo. Alguns anos atrás tinha um vídeo de um General falando sobre a “previdência militar ou proteção social” e que nós já tinhamos dado nossa contribuição em 2001 pela medida provisória. Tinha até coronel do CCOMEx no vídeo também.E agora dizem que militar tem que contribuir de novo ? Daqui a pouco estaremos trabalhando sem receber “Alguém se lembra desse vídeo?

  11. O comandante de Força manteve o ‘status’ de ministro com o término do ministério militar e chegada do bacana MD, e com isso – só imagino – o comandante passa para a reserva automaticamente e é daí a culpa do cenário próximo ao absurdo. Em minha modesta opinião o comandante de Força deveria permanecer na ativa, e longe de ser indicado pelo presidente, deveria ser fruto natural da carreira militar, e não ser considerado por ele ou por outros um cargo ‘político’.

    As carreiras de oficiais e sargentos são bastante distintas no quesito tempo de serviço, justamente pelo serviço de escala, vide bula um sargento QE que é inclusive quem tira mais serviço entre nós todos, e por isso concordo com o comentário e discordo do vice-presidente eleito quem disse que poderia ficar mais 5 anos tranquilo na ativa dando a entender de que seria uma regra geral. Ele poderia, eu não poderia ficar mais 5 de jeito nenhum. Ora, meu amigo, eu me incluo com muita honra naquela teoria dos 30 anos equivalerem a 45 de um funcionário civil e não abro mão, pois tirei serviço feito um condenado, sem contar as missões externas de curta, média e longa durações com direito a café na cama de campanha.

    Quanto aos 35 anos de serviço da previdência nova, de novo, pelo andar da 5Ton não tem volta. É preciso agasalhar a ideia. Só lembro que existem na Força inúmeros militares que ficam até além deste tempo as vezes pela merecida última promoção, outras por estarem em Brasília e terem filhos em faculdades, blá, blá, outras pelo CACAO (10%), e por aí vamos, o que dificulta a luta em contra. E tem gente que gosta tanto da Força, que até retorna como PTTC. Agora, se estiver na ativa e ficar ‘fugindo’ de formaturas e marchas e TAF e TAT e operações, principalmente para quem está iniciando, é preferível seguir rumo diferente, pois isso é inerente ao cargo militar, mesmo que alguém ache que não seja para todos, para todos é previsto.

  12. Servi ao exercito brasileiro, por mais de trinta anos, para não ficar em casa sem fazer nada, estou a mais de dez anos trabalhando na loja da esposa, como gerente, claro. Um assunto complicado. Muito difícil de entender. Um jovem como fui, corria 3.300 metros em 11 minutos, hoje, caminho em quase uma hora. É preciso alternativas, paras as FFAA, não dá para equilibrar o nível de atividade. Que Deus ilumine os nossos governantes para encontrar a melhor saída. Paz e Bem!

  13. *10 Propostas passadas à Bolsonaro quanto à previdência dos trabalhadores:*

    1°- Ninguém poderá mais fazer greves, manifestações, associar a sindicatos (ou associações representantes de classe) e a partidos políticos.

    2°- É proibido falar do governo. Entrevista só se for autorizado.

    3°- Não há mais FGTS para ninguém;

    4°- Não será mais pago hora-extra, em hipótese alguma;

    5°- Não existe adicional noturno à ninguém;

    6°- Não será pago periculosidade à ninguém;

    7°- Insalubridade somente será pago em alguns casos raríssimos, muito específico;

    8°- Caso o empregador necessite, o empregado estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo
    algum para o empregador;

    9°- Férias será a carga do patrão. Podendo ser interrompidas por necessidade do serviço. Não adianta se planejar.

    10°- O trabalhador pode ser mandado à qualquer lugar do país, com ou sem família. Com ou sem tempo determinado. E para outros países também. Tudo a cargo do padrão e a qualquer momento.

    Com estas 10 medidas o trabalhador poderá se aposentar com 30 anos de contribuição, porém, seguirá contribuindo para a previdência até o seu falecimento, nem que viva mais de 100 anos, continuará pagando;

    – Quando se aposentar o trabalhador receberá um bônus 4 salários em vez do FGTS (lembrando que ninguém tem direito a FGTS)

    *ACHOU ABSURDO?????????*
    Pois é assim o sistema previdenciário dos militares. E mesmo assim as missões constitucionais e os interesses da nação continuam sendo cumpridos desde o Império.
    Pensando bem os militares não tem só privilégios.

  14. A Forças armadas e feita de duas classe… AS que so mandam e nada fazem de atividade fisica. missão escala de serviço carregar peso, ir na favela ralar fazer ponte,em area de inundação ministrar curso fazer teste fisico ficar noite em claro vai ferrar os QESA da aeronautica e o exercito apos 20anos na mesma graduação chega nos 60 anos entubando

    E a outra classe dos oficiais Generais manda sentado de ar condicionado recebe bem tem motorista particular, chega no hospital sao os primeiros a serem atendido , não dirigem o proprio carro tem motorista, tem que abre a propria porta do carro.. Quanto mais puxar o saco do novo presidente melhor pois tera promoção eum aumento para eles ja o restante problema…..

    A um disparate enorme so sei de uma coisa
    https://oglobo.globo.com/economia/militares-pedem-bolsonaro-reajuste-em-troca-de-mudancas-na-previdencia-23221264

    Que militares são estes deveria estar no Testo GENERAIS aceitam aumento de salario em troca de previdencia aumento de idade…

  15. Como os posts sao derrotistas. Quero ver mexer na previdencia da policia militar, aquela tal “força auxiliar”. Isso e curioso no exercito, lancam uma ideia e as pessoas aos poucos vao assimilando, por mais absurda que seja “nao e tao ruim”. Quero ver mexer nos colegas da pm, ali tem comando que bate o pe e fala que nao! Vamos aprender com aqueles que alguns (inadvertidamente) chamam de “forca auxiliar”. Um cabo da pmdf tira 3 virtuais e ganha 11 mil liquidos, procurem no portal da transparencia do df, confiram, nao sou eu que estou falando. Chega de pessimismo

      1. Meu amigo, votei aqui só para te responder.
        O governo anterior (esquece o do Temer) não nos fez qualquer mal. Quem nos prejudicou foi o FHC e que o Bolsonaro tanto criticava. Porém, contraditoriamente, vai fazer pior.
        Vou explicar. Ele vai tirar direitos (igual ao FHC) porque vai fazer você trabalhar mais e com mais idade sem qualquer melhoramento a essa mais valia; vai dar um “aumento” como cala boca (igual ao FHC), o que é uma enganação porque já estamos defasados pela inflação porque o que estávamos recebendo era em relação as perdas anteriores.
        Portanto, votou no estado mínimo, ou melhor, na direita, gueeeeeeeeeeeenta.

  16. Tá bom mesmo…muitos idiotas voltam como ttc pra ganhar 1000…em vez de qualificarem pra arrumar outro emprego, voltam a trabalhar de graça.e ainda se acham antigos prejudicando os praças da ativa

    1. Tive meus problemas na ativa, que não são poucos, mas por ponderar com esses que acham que são DEUSES. Como estava previsto que não alcançaria a promoção, estudei o suficiente para não ficar dependendo de uma instituição que apenas um lado é beneficiado. Não peço reserva por que faltam um ano ainda. Todo tempo que tenho no expediente sobrando, estudo mais ainda para minha qualificação pessoal. Já tenho algumas pós e caminhando para o Mestrado.
      Com relação a não ser promovido, para mim está sendo ótimo: não tiro serviço, não sou chefe de seção, não participo de reunião etc., expediente apenas. Para compensar o valor que deixei de ganhar com promoção, trabalho três vezes na semana, algumas vezes as sextas a tarde.
      Se reclamação de praças deve resultados, estaríamos uma maravilha.
      Existem vida fora da caserna, basta quererem.

      Boa sorte.

  17. Alguns comentários aqui parecem que foram escritos pelo pessoal que domina algumas corporações no Brasil (sindicatos, cut, mst e tal ). Fala sério , passar pra inatividade com 55 anos e salário integral é o melhor cenário. Pior seria um teto do INSS, aí sim estaríamos ferrados. Reclamam de tudo a vida toda. Tem coisas que são inerentes à profissão, se outros tem caraterísticas distintas que gostariam de tê-las, concurso tá aberto toda hora. Chega de miado de alojamento .

  18. Serão necessárias algumas adaptações…muletas e andadores devem ser VO…se for na Amazônia é necessário um padrão com camuflagem. Barras de segurança nos banheiros e escadas…talvez elevador…será necessário reformas nas enfermarias das OMs com a instalação de UTIs após as marchas ou campos
    …deverá ser estabelecido normas para os desfiles e formaturas com grupamentos de andadores…outros de muletas…mas não devemos nos preocupar com estes detalhes…não faltarão altos estudos, com muitas diárias e viagens, para estabelecer estas regras…

  19. Ademais, tem muito frustrado ciumento que só sabe pedir porque os outros têm. Mostre seu valor e pleiteie valorização pelos seus atributos profissionais, esqueçam o mimimi de que os of tem isso ou tem aquilo. Fez concurso pra carreira de praça. Para de chorar querendo o queijo do outro.

  20. A proposta é justa e razoável, infelizmente não surtirá os efeitos desejados, pois não contempla a alta Cúpula militar; fato é que o peso será sim muito sentido na velhice. Lamentável o despreparo da administração militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo