AMAN: encontrado corpo de cadete desaparecido na Represa do Funil

Depois dois dias de buscas, a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) emitiu uma nota à imprensa confirmando a morte de Lucas Santiago Sanchez, de 23 anos. Ele foi encontrado na manhã desta sexta-feira (3), na Represa do Funil, em Itatiaia . O militar estava desaparecido desde a madrugada de quinta (2) quando a embarcação em que ele estava afundou. Na embarcação havia um oficial, 13 cadetes e o piloto.

De acordo com comunicado divulgado pela Aman, “o estágio, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), é uma atividade prevista no Plano de Disciplinas desta Academia, sendo realizado anualmente, por mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em operações desta natureza”.

Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente. O prazo, de acordo com a assessoria da Aman, é de 40 dias.

Lucas Sanchez, que estava no 3º ano do curso de cavalaria, é natural de Niterói, no Rio de Janeiro. Ele não possuía nenhuma restrição a trabalhar em ambiente aquático.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta informar que foi localizado, já sem vida, o Cadete LUCAS SANTIAGO SANCHEZ, do 3º Ano do Curso de Cavalaria, que estava desaparecido após uma embarcação afundar na Represa do Funil, em Itatiaia-RJ.

A família do Cadete, que já vinha recebendo apoio psicológico e religioso, desde o momento em que foi constatado seu desaparecimento, foi prontamente informada.

O falecimento do Cadete SANCHEZ ocorreu no contexto do naufrágio de uma embarcação na madrugada do dia 2 de agosto, por ocasião de um deslocamento fluvial, realizado durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais. Na embarcação havia 1 (um) Oficial, 13 (treze) Cadetes e o piloto.

O Estágio, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), é uma atividade prevista no Plano de Disciplinas desta Academia, sendo realizado anualmente, por mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em operações desta natureza.

Após o acidente, os militares que se encontravam a bordo foram resgatados por outra embarcação que estava próxima ao local e conduzidos para a margem da Represa. Ao se verificar o efetivo, foi constatada a falta do Cadete SANCHEZ. Em seguida, foram iniciadas as buscas com meios de apoio imediatos previstos para a atividade. As buscas foram reforçadas, ao longo do dia, com o apoio da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Comando de Operações Especiais, Comando de Aviação do Exército, 12ª Brigada Infantaria Leve e Batalhão Escola de Engenharia.

Por volta das 8h30min, de 3 de agosto de 2018, na área delimitada para buscas, o corpo do Cadete SANCHEZ foi encontrado e foram iniciados os procedimentos legais.

Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

O Comando da AMAN e todos os seus integrantes se unem em solidariedade aos familiares e amigos do Cadete Sanchez e não poupará esforços para elucidar as causas do acidente.

TRIBUNA DO SUL FLUMINENSE/montedo.com

Respostas de 10

  1. Infelizmente é uma situação inerente à profissão de militar. Quantos amigos já não faleceram em serviço, instrução, vôo ou por simplesmente ser militar, nas mãos de bandidos. Meus sentimentos à família.

    1. Verificar as condições do material a ser empregado. Verificar se todos têm coletes salva vidas. Isso tudo é inerente ao profissionalismo

  2. O sonho do meu filho ser Cadete do exército, estava se preparando a um ano para a prova da Especex, super focado mas a seis meses o sonho foi interrompido por um acidente de moto em seus 19 anos filho único, sei a dor de uma mãe ao perder seu tesouro, dói demais. Meus sentimentos a família.

  3. Que Deus me dê um poder para eu me tornar o superman, imortal e para que eu possa fazer um planeta para mim, pois Deus mandou o homem trabalhar 6 dias, mas não mandou o homem fazer um planeta.
    Fazer um planeta vem antes de trabalhar 6 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *