Exército e PM apreendem mais de meia tonelada de explosivos em operação no interior do Amazonas

whatsapp-image-2017-11-23-at-13.16.57
Mais de 40 militares do Exército e 5 policiais atuaram na ação realizada em Presidente Figueiredo.
Segundo o Exército, o material apreendido estava fora do prazo de validade. (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
Segundo o Exército, o material apreendido estava fora do prazo de validade
(Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
Por G1 AM, Manaus
Uma operação do Exército Brasileiro (EB) e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) apreendeu mais de meia tonelada de explosivos em uma pedreira localizada no município de Presidente Figueiredo (a 125 quilômetros de Manaus). A apreensão, que ocorreu na quarta-feira (22), é parte da Operação Alta Pressão 5.
A ação foi comandada pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 12ª Região Militar (SFPC/12) e do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos da Polícia Militar (Gpt Marte da PM).
Segundo a assessoria de imprensa do Exército Brasileiro, durante a operação, “foram apreendidos 525 kg de explosivos encartuchados, mais de 4 mil metros de cordel detonante, além de reforçadores, estopins e retardos (utilizados na preparação de detonações)”.
“Todo o material estava fora do prazo de validade e não poderia mais ser utilizado comercialmente”, explicou, por meio da assessoria, o 2º Tenente Estevão, chefe da equipe do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), que cumpriu a missão expedida pelo SFPC/12.
De acordo com o Tenente da Polícia Militar, Paulo Victor, Comandante da equipe do Grupamento Marte, o material apreendido deve ser destruído. “Embora fora da validade, o material precisa ser destruído. Com isso, evitaremos sua utilização por criminosos”, informou.
Mais de 40 militares do Exército e 5 policiais militares estiveram envolvidos na ação.
Mais de meia tonelada foram apreendidas durante a operação. (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
Mais de meia tonelada foram apreendidas durante a operação. (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
Operação
Ainda segundo a assessoria de imprensa do Exército, “a fiscalização da empresa ocorreu como um ‘alvo de oportunidade’ dentro do contexto da operação Alta Pressão V, que visa a fiscalização do comércio de armas e munições e está sendo conduzida, em todo o Brasil, pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. Nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, a operação é coordenada pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 12ª Região Militar (SFPC/12)”, explicou o comunicado.
O Exército confirmou que o material apreendido ficará sob a guarda do grupamento Marte até que seja destruído, o que deve acontecer nos próximos dias.
G1/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo