Submarino desaparecido: marinha argentina confirma som de ‘explosão’ registrado no oceano

familias-submarino-argentina-20171121-0004
Informação vinda de embaixador argentino na Áustria aponta “evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear, consistente com uma explosão”
Em Mar del Plata - submarino desaparecido
Mulher caminha diante de bandeira argentina em base naval em Mar del Plata 21/11/2017 (Marcos Brindicci/Reuters)
Divulgada na noite de ontem pela Marinha da Argentina, a “anomalia hidroacústica” ouvida na manhã do dia 15 de novembro, data que marca a última comunicação do submarino ARA San Juan com as bases de controle, pode ser o “barulho de uma explosão” registrado no mesmo dia do desaparecimento da embarcação na área das operações de busca , informou nesta quinta-feira o porta-voz militar Enrique Balbi.
O ruído, de acordo com Balbi, trata-se de “um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear, consistente com uma explosão”. O porta-voz, que havia pedido cautela sobre a descoberta feita pelo relatório compilado pelos Estados Unidos, disse que a nova informação partiu do embaixador da Argentina na Áustria, Rafael Grossi, especialista em atividades nucleares e membro da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, com sede em Viena, e não confirmou se os casos sonoros estão relacionados.
“Não sabemos o que produziu nesta localização e nesta data um evento com essas características”, disse em coletiva o representante da Marinha, adicionando que as buscas foram intensificadas. “Até que não tenhamos evidências claras, não podemos afirmar nada de forma definitiva”, declarou sobre hipóteses que ligam a suposta explosão ao submarino.
Mapa mostra local onde o submarino argentino ARA San Juan desapareceu (André Fuentes/VEJA.com)
A “anomalia hidroacústica” previamente divulgada, de acordo com especialistas ouvidos pelo jornal argentino La Nación, poderia indicar uma explosão no ARA San Juan, que conta com 44 tripulantes – entre eles, a primeira oficial submarinista da América do Sul. As especulações levam em conta o ruído suficientemente potente para ser captado fora da água e o fato de o capitão do submarino ter reportado uma avaria nas baterias na manhã do dia 15. Um curto-circuito generalizado poderia ter causado uma detonação involuntária.
O novo ruído, contudo, pode pôr fim à série de ‘alarmes falsos’ surgidos desde o começo das operações de busca. Outros sinais acústicos foram descartados pela Marinha como possíveis pistas do paradeiro do submarino. Na quarta-feira, os militares haviam informado que uma nova peça encontrada, assim como uma suposta “mancha de calor” situada a 70 metros de profundidade nas áreas de busca, “não apresentaram resultados favoráveis” sobre a localização da embarcação. “Não há rastros, nem indícios”, declarou Balbi sobre a situação.
Veja/montedo.com

3 respostas

  1. De duas, uma:já tinham essa suspeita de explosão mas não quiseram desesperar os familiares ou estão mais perdidos que o submarino, dando esperanças falsas.

  2. Meu caro, esse país metido a europeu é um engodo sem tamanho. Uma das senhoras q choravam dizia q o país matou o marido dela. Iss porque, segundo ela, o submarino era remendado e mesmo assim enviaram a tripulação para o mar. Não duvido nada, pois, a tirar pela apresentação pessoal do Of Com Soc da Marinha deles, só confirmo o q semore soube deles: país rolha a Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo