Forças Armadas: uso, tráfico e porte de drogas cresceu mais de 300% em 12 anos

95% dos flagrados são soldados temporários e recrutas com 18 anos
Um levantamento inédito realizado pelo Superior Tribunal Militar (STM) mostra que os casos de uso, tráfico e porte de drogas nas Forças Armadas aumentaram 337,5% nos últimos 12 anos.
Cerca de 95% dos flagrados são soldados temporários e recrutas com 18 anos.
A pesquisa ganhou destaque no portal de notícias G1 e também foi noticiada pela Rádio Difusora AM, de Manaus (AM), no Jornal da Manhã.

Ouça o áudio da rádio amazonense

A pesquisa foi feita pelo Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (Cejum).
Os dados apresentados permitem concluir que, de fato, o total de crimes relacionados a substâncias entorpecentes vem crescendo de modo alarmante na JMU, em todas as regiões do país, mas, especialmente, na Região Sul.
A conlcusão dos pesquisadores é de que há uma grande concentração de casos no estado do Rio Grande do Sul, representando 22% do total de crimes cometidos. Eles ressaltam que ao relacionar a quantidade de crimes com o efetivo de cabos, soldados e marinheiros, há proporcionalmente mais crimes nessa Região do que nas demais localidades do país.
E os principais envolvidos são cabos e soldados com até 21 anos de idade, solteiros e com baixa escolaridade, os quais alegam em juízo que o uso da droga foi esporádico e/ou que são viciados.
“De fato, os magistrados identificaram que, na maior parte dos crimes, a finalidade do envolvido era de consumir a droga, sendo poucos os casos de tráfico. Isso coaduna com a quantidade relativamente pequena de droga apreendida. Esses aspectos levam a crer que os envolvidos nesses crimes já faziam uso de substâncias entorpecentes antes do ingresso nas Forças Armadas, mostrando a relevância de se identificar possíveis usuários no processo de seleção. Esta parece ser a melhor forma de prevenção deste tipo de delito no âmbito militar”, informa o pesquisador.

Veja a íntegra da pesquisa

Ainda de acordo com o relatório da pesquisa, a maconha ainda é a substância mais comumente usada pelos envolvidos, mas vem perdendo espaço gradativamente para a cocaína e o crack, que são drogas mais pesadas.
Aliado a isso, diz o texto, dois fatores importantes contribuem para aumentar as preocupações já existentes com o delito praticado. Primeiro, verificou-se que nos casos em que o magistrado identificou a finalidade do crime como tráfico, o crack assume um peso proporcionalmente maior que nos demais casos. Segundo, a proporção de maconha apreendida quando o crime ocorreu com o militar em serviço é relativamente menor que nos demais casos.
Âmbito Jurídico/montedo.com

4 respostas

  1. Muitos soldados do EV (efetivo variável) são pegos portando pequenas quantidades de entorpecentes e o juiz os libera, considerando que a quantidade é irrelevante. Porém, ninguém analisa que estamos, de certa forma, sendo coniventes com militares "usuários de drogas". Aí eu pergunto: o que fazer com um viciado que recebe um fuzil, 40 (quarenta) ou 60 (sessenta) cartuchos de munição real é colocado para fazer a "segurança" de um quartel (e de seus colegas da guarda que estão dormindo e, portanto, indefesos) durante a madrugada?

    Será que o "politicamente correto" cabe em qualquer lugar?

    Com a palavra, os especialistas…

  2. O que mais tem são militares usuarios de entorpecentes. Vi uma vez um trabalho de prevenção a drogas na minha OM e o que mais apareceu na estatistica anonima ques estes responderam era que 40 % dos cb e soldados usavam entorpecentes ilicitos em principal sd ev. E as drogas mais utilizadas são mesmo estas ditas na materia acrescentando as inalantes como lança perfume.
    Estamos complicados, precisamos profissionalizar as FFAA e acabar com o serviço obrigatorio que entra muitos usuarios e jovens envolvidos com o crime, tem que ser igual na Policia exame toxicologico e investigação social seria para ingresso.

  3. Claro que são os cabos e soldados né !
    O que as cabeças pensantes não vêem é que, eles são a maioria do EFETIVO!
    A corda só arrebenta pro lado mais fraco! O COMANDANTE DA GUARDA deu sorte que não culparam ele tbem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo