Pepino russo: Temer vai a Moscou ‘empurrar com a barriga’ compra de sistema de artilharia antiaérea


Um pepino russo na viagem diplomática de Michel Temer

Lauro Jardim
Não será muito ameno o ambiente diplomático que Michel Temer vai encontrar na Rússia, para onde embarca nos próximos dias.
Os russos estão pressionando o Brasil a honrar o protocolo de intenções que o próprio Temer, representando Dilma, assinou em 2013 com Dmitri Medvedev para comprar o sistema de artilharia antiaérea Pantsir-S1.
Não bastasse a falta de dinheiro, há um impasse entre Exército, Marinha e Aeronáutica sobre a compra. As duas primeiras Forças são contra, alegando que a tecnologia é cara e obsoleta, mas a Aeronáutica bate o pé que vale mais a pena o Brasil ter este sistema antiaéreo do que o atual, em frangalhos e que praticamente não protege o país.
Radar On-line (Veja)/montedo.com

Leia também
Artilharia antiaérea: armamento russo é bom negócio para quem, mesmo?

Mais sobre a compra do Pantsir-S1

7 respostas

  1. Se não já não basta a velharia que temos estão querendo comprar mais???
    Para com isso, daqui a pouco as OMs serão deposito de sucata de material belico obsoleto.

  2. Instrumentação em russo,obsolescência, incapacidade em abater uma aeronave moderna(todas dispõe de M.A.W.S). Essa compra estúpida foi sugerida pelo atual governo somente para estreitar relações, não para o objetivo prático, que é a defesa do espaço aéreo do pais. Dilma quer mandar um pouco do dinheiro dos trouxas à mãe Rússia também. Realmente a aeronáutica tem razão, o atual sistema composto do radar nacional Saber M60 e mísseis IGLA (projetados para confrontar aviões táticos e helicópteros) são ineficazes contra caças como o Sukhoi e mesmo o Grippen.

  3. Enquanto isso o Fusex inchado, os alojamentos um lixo, os armários sem condições, camas para a tropa não existe,material de expediente deficiente, falta PNR,uma verdadeira falência nas forças armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo