Escolha uma Página
Governo e Exército estreitam parceria para a construção do Colégio Militar de Belém
O governador Simão Jatene recebeu o general Oswaldo Ferreira (c) e general Cesar Rocha
Gabriela Azevedo
O governador do Estado, Simão Jatene, recebeu na manhã desta segunda-feira, 2 de março, o Comandante Militar do Norte (CMN) do Exército, general Oswaldo Ferreira, juntamente com o chefe do Estado Maior do Comando, general César Rocha, para planejar a implantação do Colégio Militar de Belém. O Governo do Estado e o Exército já desenvolvem esse projeto desde 2011 e agora com todos os levantamentos e estudos concluídos, os projetos executivos começarão. O colégio será construído em um espaço na avenida Augusto Montenegro, em uma área da Marinha.
A reunião garantiu a elaboração de um convênio para garantir aporte financeiro para a realização dos projetos executivos do Colégio, que começam neste ano. “Prioridade é prioridade. Educação é prioridade. E essa será uma instituição que tem como foco valores e princípios que consideramos fundamentais para a sociedade e a criação do Comando Militar Norte, tenho certeza que foi decisivo para a execução desse projeto”, ressaltou o governador.
A obra toda é orçada em R$ 130 milhões. Ainda que a construção completa do Colégio deva ser concluída em 2020, as aulas da instituição estão planejadas para iniciar em 2016, em espaço provisório. O Comando e o Governo estudam espaços que garantam a boa estadia dos alunos que ingressarem no ano que vem.
A Escola terá capacidade para atender até mil alunos, no Ensino Fundamental e Médio, para militares e filhos de civis que passarem por um processo seletivo anual. De acordo com o comandante, general Oswaldo Ferreira, esse é um compromisso pessoal. “Eu tenho um compromisso com Belém, que é criar esse Colégio Militar, o nosso colégio. Já temos os estudos topográficos e ambientais, o planejamento do espaço, que deve ser construído por fases. A primeira e maior fase será inaugurada ainda em 2018. Mas como uma escola não é feita apenas de muros, vamos começar provisoriamente em outra instalação, por que este é um produto que pode mudar a educação”, afirma.
O Comando Militar Norte foi criado pela portaria nº 142, de 13 de março de 2013, e ativado no dia 26 de junho de 2013. O CMN é o oitavo Comando Militar de Área do Exército e abrange os Estados do Amapá, do Maranhão e do Pará.
Agência Pará de Notícias/montedo.com
Skip to content