Mil anos: a evolução do equipamento pessoal de um soldado britânico.

EVOLUÇÃO DO EQUIPAMENTO PESSOAL DE UM SOLDADO BRITÂNICO
A partir do armamento bruto e armadura da Batalha de Hastings ao kit high-tech do conflito moderno, um novo levantamento fotográfico explora a evolução do equipamento pessoal do soldado britânico comum ao longo dos últimos 1.000 anos (949 para ser exato).
O fotógrafo Thom Atkinson conseguiu reorganizar 13 desses kits, usados pelos soldados ingleses desde 1066 até os dias de hoje e registrou tudo em sua série ‘Soldiers Inventories’. Abaixo seguem as imagens:

1066 – Batalha de Hastings

“Os guerreiros anglo-saxãos em Hastings não eram tão diferentes dos britânicos ‘Tommy’* nas trincheiras”, diz o fotógrafo Thom Atkinson. Na Batalha de Hastings, a escolha do armamento dos soldados era extensa. “Há uma colher em cada imagem. Eu acho que é maravilhoso. A exigência de comida e a experiência de comer não mudaram em 1000 anos. É quase o mesmo com o calor, a água, a proteção e o entretenimento”, completa o fotógrafo.

* Soldados Tommy é uma gíria para um recruta comum do exército britânico. O nome da classe já estava bem estabelecido no século 19, mas é particularmente associado com a Primeira Guerra Mundial.

1244 – Cavaleiro Medieval, cerco de Jerusalém

Colecionadores, historiadores e soldados ajudaram o fotógrafo Thom Atkinson a montar os componentes para cada foto, como essa de um cavaleiro de 1244. “Foi difícil de rastrear pessoas conhecedoras com o equipamento correto. As fotos são realmente o produto de seu conhecimento e experiência”, diz ele.


1415 – Soldado arqueiro, Batalha de Agincourt

1485 Yorkist man-at-arms, Battle of Bosworth
Nesse registro é possível conferir o arco do soldado, além de várias flechas, uma lança de madeira, capacete da armadura, roupas, cantil, espada, punhal, chicote e machado.

1588 – Tilbury

O registro mostra a armadura completa do soldado, seus itens pessoais e armas.
“As semelhanças entre os kits são tão surpreendentes quanto as diferenças. Blocos se tornaram iPads, enquanto jogos, como xadrez ou cartas, aparecem regularmente em todos os períodos”.


1645 – Mosqueteiro do Exército, Batalha de Naseby

Além de seu florete, o kit desse mosqueteiro também tem a sua arma, objetos pessoais, suas roupas, calçados, cuia e, é claro, baralho.

1645 – Mosqueteiro do Exército, Batalha de Naseby

O coloridíssimo uniforme em vermelho e amarelo desse recruta nos remete muito certo palhaço de uma rede de Fast Food. Mas, ali, a coisa era séria. Em seus itens é possível observar as suas armas, bolsas, caderno de anotações, canecos, cuias, baralho, cantil e um saquinho de pedrinhas para distração.


1815 -Soldado raso, Batalha de Waterloo

O kit emitido aos soldados que lutavam na batalha de Waterloo incluía uma caneca de estanho e um conjunto de rascunhos. Nesse ainda é possível encontrar um kit de barbear, jogo de damas, kit de costura, escovas para lustrar os sapatos, óculos, relógio e talheres.


1854 – Soldado raso, Brigada do Rifle, Batalha de Alma

Cada imagem retrata uniformes, bandagens para curativos, baionetas e munição. Por outro lado, mostra o lado mais humano de cada soldado, com cartas, livros de oração e Bíblias.


1916 – Soldado raso, Batalha do Somme

Enquanto a Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra moderna, o kit do soldado da batalha de Somme ilustra que ela também era primitiva. Junto com sua máscara de gás, o recruta tinha uma arma de pontas quase idêntica àquelas da época medieval.


1944 – Cabo, Brigada Paraquedista, Batalha de Arnhem

Cada fotografia mostra o mundo de um soldado condensa em um manifesto de defesas, provisões e distrações. A Batalha de Arnhem foi um grande combate entre as forças do Exército Alemão e das tropas Aliadas nas cidades holandesas de Arnhem, Oosterbeek, Wolfheze, Driel e no interior do país de 17 a 26 de setembro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.


1982 – Comando da Marinha Real, Guerra das Malvinas

A imagem mostra armas modernas, munição, granadas, pá, roupas, chocolate, comida enlatada, câmera fotográfica, cigarros e cadernos de anotações.


2014 – Soldado Sapador, Engenharia, Província de Helmand

Além das munições, revistas, chocolates, doces, máscara de gás e roupas nesse kit atual.
Se você quiser saber exatamente quais os itens de cada kit, clique aqui.
MILICO PONDERÃO/montedo.com

8 respostas

  1. De: [email protected]
    Para: undisclosed-recipients@
    Cópia:
    Cópia oculta:
    Data: 21/02/2015 10:44
    Assunto: Nota de Falecimento – Gen Braz Monteiro Campos

    Senhores (as),

    Com profundo pesar informamos o falecimento do Gen Braz Monteiro Campos, ocorrido nesta data.

    O Gen Braz foi comandante do então 29º GAC no período de 13 de fevereiro de 1975 a 17 de fevereiro de 1977.

    O corpo está sendo velado na Capela B da Funerária Planalto, localizada na Rua Bento Gonçalves nº 96.

    O sepultamento será realizado as 18:30 h no Cemitério Municipal de Cruz Alta.

    Neste momento, em nome de todos os militares do 29º GAC AP, desejamos expressar aos familiares do Gen Braz nossas condolências pela sua passagem.


    Respeitosamente,

    Seção de Comunicação Social
    Grupo Humaitá

  2. Um dia eu crio coragem e falo pro Genral q eu não levo nosso apronto pra missão real…que eu mostro aquelas tranqueiras no apronal só pra não ser punido.

  3. O aparato militar ou "kit" mais utilizado na atuais guerras, é aquele que o combatente não tem nenhuma veste especial, só usa turbante e barba, e uma fé que não não se abala perante o combate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo