Escolha uma Página
EVOLUÇÃO DO EQUIPAMENTO PESSOAL DE UM SOLDADO BRITÂNICO
A partir do armamento bruto e armadura da Batalha de Hastings ao kit high-tech do conflito moderno, um novo levantamento fotográfico explora a evolução do equipamento pessoal do soldado britânico comum ao longo dos últimos 1.000 anos (949 para ser exato).
O fotógrafo Thom Atkinson conseguiu reorganizar 13 desses kits, usados pelos soldados ingleses desde 1066 até os dias de hoje e registrou tudo em sua série ‘Soldiers Inventories’. Abaixo seguem as imagens:

1066 – Batalha de Hastings

“Os guerreiros anglo-saxãos em Hastings não eram tão diferentes dos britânicos ‘Tommy’* nas trincheiras”, diz o fotógrafo Thom Atkinson. Na Batalha de Hastings, a escolha do armamento dos soldados era extensa. “Há uma colher em cada imagem. Eu acho que é maravilhoso. A exigência de comida e a experiência de comer não mudaram em 1000 anos. É quase o mesmo com o calor, a água, a proteção e o entretenimento”, completa o fotógrafo.

* Soldados Tommy é uma gíria para um recruta comum do exército britânico. O nome da classe já estava bem estabelecido no século 19, mas é particularmente associado com a Primeira Guerra Mundial.

1244 – Cavaleiro Medieval, cerco de Jerusalém

Colecionadores, historiadores e soldados ajudaram o fotógrafo Thom Atkinson a montar os componentes para cada foto, como essa de um cavaleiro de 1244. “Foi difícil de rastrear pessoas conhecedoras com o equipamento correto. As fotos são realmente o produto de seu conhecimento e experiência”, diz ele.


1415 – Soldado arqueiro, Batalha de Agincourt

1485 Yorkist man-at-arms, Battle of Bosworth
Nesse registro é possível conferir o arco do soldado, além de várias flechas, uma lança de madeira, capacete da armadura, roupas, cantil, espada, punhal, chicote e machado.

1588 – Tilbury

O registro mostra a armadura completa do soldado, seus itens pessoais e armas.
“As semelhanças entre os kits são tão surpreendentes quanto as diferenças. Blocos se tornaram iPads, enquanto jogos, como xadrez ou cartas, aparecem regularmente em todos os períodos”.


1645 – Mosqueteiro do Exército, Batalha de Naseby

Além de seu florete, o kit desse mosqueteiro também tem a sua arma, objetos pessoais, suas roupas, calçados, cuia e, é claro, baralho.

1645 – Mosqueteiro do Exército, Batalha de Naseby

O coloridíssimo uniforme em vermelho e amarelo desse recruta nos remete muito certo palhaço de uma rede de Fast Food. Mas, ali, a coisa era séria. Em seus itens é possível observar as suas armas, bolsas, caderno de anotações, canecos, cuias, baralho, cantil e um saquinho de pedrinhas para distração.


1815 -Soldado raso, Batalha de Waterloo

O kit emitido aos soldados que lutavam na batalha de Waterloo incluía uma caneca de estanho e um conjunto de rascunhos. Nesse ainda é possível encontrar um kit de barbear, jogo de damas, kit de costura, escovas para lustrar os sapatos, óculos, relógio e talheres.


1854 – Soldado raso, Brigada do Rifle, Batalha de Alma

Cada imagem retrata uniformes, bandagens para curativos, baionetas e munição. Por outro lado, mostra o lado mais humano de cada soldado, com cartas, livros de oração e Bíblias.


1916 – Soldado raso, Batalha do Somme

Enquanto a Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra moderna, o kit do soldado da batalha de Somme ilustra que ela também era primitiva. Junto com sua máscara de gás, o recruta tinha uma arma de pontas quase idêntica àquelas da época medieval.


1944 – Cabo, Brigada Paraquedista, Batalha de Arnhem

Cada fotografia mostra o mundo de um soldado condensa em um manifesto de defesas, provisões e distrações. A Batalha de Arnhem foi um grande combate entre as forças do Exército Alemão e das tropas Aliadas nas cidades holandesas de Arnhem, Oosterbeek, Wolfheze, Driel e no interior do país de 17 a 26 de setembro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.


1982 – Comando da Marinha Real, Guerra das Malvinas

A imagem mostra armas modernas, munição, granadas, pá, roupas, chocolate, comida enlatada, câmera fotográfica, cigarros e cadernos de anotações.


2014 – Soldado Sapador, Engenharia, Província de Helmand

Além das munições, revistas, chocolates, doces, máscara de gás e roupas nesse kit atual.
Se você quiser saber exatamente quais os itens de cada kit, clique aqui.
MILICO PONDERÃO/montedo.com
Skip to content