Explosões de caixas eletrônicos: Exército aumenta rigor para transporte de explosivos em São Paulo.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no centro da Capital

A reunião foi realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública
 (SSP), no centro da Capital (Aline Lima)

SSP, Exército e Febraban se unem contra explosões a caixas eletrônicos

Rodrigo Paneghine, com colaboração de Aline Lima
Empresas serão obrigadas a ter escolta para evitar extravio de dinamite; Febraban compartilhará dados e ampliará mecanismos de prevenção
O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, obteve do Exército Brasileiro (EB) o compromisso de que todas as empresas que trabalhem com explosivos dentro do Estado de São Paulo sejam obrigadas a ter escolta particular durante o transporte de bananas de dinamite e outros materiais usados em detonações.
A determinação do Exército entra em vigor no dia 1º de março e consta da Diretriz NR 1/2015, expedida pelo Comando da 2ª Região Militar na última quinta-feira (19 de fevereiro) após solicitação do secretário da Segurança.
A imposição do uso de escolta, que tem por objetivo impedir o furto e roubo de explosivos usados por quadrilhas que explodem caixas eletrônicos, faz parte de uma série de ações adotadas para reduzir esta modalidade de crime.
As medidas foram divulgadas no final da manhã desta sexta-feira (20 de fevereiro) após reunião do secretário Alexandre de Moraes com representantes do Exército, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e dos comandos das polícias Civil e Militar.
Além da escolta ao transporte de explosivos, duas outras medidas importantes ficaram definidas. A Febraban decidiu que repassará às polícias os locais de caixas eletrônicos, para que eles sejam mapeados e georreferenciados, de modo a facilitar o trabalho de inteligência policial e o mapeamento de rotas de fugas em casos de explosões.
Este trabalho de mapeamento será concluído até terça-feira, quando os locais dos caixas passarão a constar dos sistemas de georeferenciamento das polícias, em especial do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Centro de Inteligência da PM (CIPM).
Este intercâmbio de informações também permitirá que as imagens das centrais de monitoramento de cada banco e agência sejam enviadas em tempo real para o Detecta – sistema inteligente de monitoramento de crimes do Estado de São Paulo.
Obstáculos e força-tarefa
Durante a reunião, a Febraban se comprometeu a instalar em 100% dos caixas eletrônicos mecanismos que previnam os furtos – como emissores de fumaça e dispensadores de tintas para manchar e inutilizar as notas obtidas pelos criminosos.
Estes mecanismos – chamados tecnicamente de “ofendículos” – também incluem a adoção de placas especiais que dificultam o arrombamento e a afixação de explosivos pelos criminosos.
Estas medidas serão acompanhadas dos trabalhos de investigação e prevenção das polícias, que já resultaram na prisão de 173 criminosos no ano passado. “Montamos uma força tarefa entre as polícias Civil e Militar e especialistas do Exército para fiscalizarmos de maneira conjunta as pedreiras”, explicou o secretário. “A equipe também irá analisar e investigar a origem dos explosivos e seu tráfego.”
O objetivo é combater os criminosos em “duas vertentes”. “A escolta em todo o transporte, para evitar os roubos, e a fiscalização nas pedreiras, para evitar os desvios dos explosivos”. Segundo o secretário, o Exército e a Febraban vão se reunir mensalmente com a SSP e as polícias para acompanhar as medidas e planejar operações.
Legislação mais efetiva
Além das medidas, o secretário Alexandre de Moraes anunciou que vai se reunir, na próxima quarta-feira (25/2), com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para entregar um projeto de lei que prevê aumento de pena em casos de furtos envolvendo explosivos. “Um crime dessa natureza não pode ser tratado como furto comum, pois coloca em risco a vida de outras pessoas”, destacou o secretário.
No mesmo dia, Moraes terá uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para pedir uma alteração na legislação federal com o objetivo de proibir a fabricação de emulsões encartuchadas – as populares bananas de dinamite. A ideia é que elas sejam substituídas por explosivos modernos já existentes no mercado que são de difícil manipulação para fins criminosos.
Moraes também irá solicitar ao ministro apoio para que o Banco Central altere a normativa sobre destruição de notas, de forma a permitir que a restituição dos valores possa ser feito quando mais de 51% da cédula esteja comprometida. Com esta mudança, os bancos teriam mais facilidade de adotar mecanismos de destruição das células nos casos de tentativa de explosão por bandidos.
Força policial
O delegado geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, informou que o Deic concentrará as investigações sobre as quadrilhas que atuam nesse tipo de crime, em especial na Capital e Grande São Paulo.
A Polícia Civil também deverá alterar as normas para produtos controlados para fixar quem serão os responsáveis pela guarda dos materiais e pela detonação da carga em cada empresa que utilize explosivos.
O comandante geral da PM, coronel Ricardo Gambaroni, ressaltou já foi reforçado o policiamento nas áreas consideradas de risco e com o maior número de ocorrências, em especial durante a noite e madrugada. Para isso, serão utilizadas as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e as Forças Táticas dos batalhões.
SSP SP/montedo.com

6 respostas

  1. Vocês… políticos, banqueiros e outras autorisades incompetentes são os culpados de tudo que está acontecendo:
    – os bancários só querem saber de sugar os cidadãos com suas taxas nacárias e não investem numa segurança rigorosa para proteger seus bancos… até parece que torcem que eles sejam explodidos;
    – os políticos e outras autoridades incompetentes não estão muito preocupados com a segurança do povo e com a bandidagem… dinheiro dos impostos do povo é que não falta para tal e se faltar, a Petrobrás pode patrocinar, já que teve dinheiro o suficiente para patrocinar a vida boa de muitos PilanTras, mas muito mesmos.

    Enquanto isso, o povo já está com a cabeça explodindo de raiva com todas essas merdas acontecendo por aí e nada se resolve, só se vê notícias ruins, péssimas e diabólicas, e até quando…. até o mundo acabar de uma vez?? Talvezzzzzz, daqui a uns 60 anos as coisas comecem a melhorar.

    Ets superioresssss, por favor, salvem esse planeta. 1º, o Brasil que é o mais esculhambado de todos. Sorte que o povo brasileiro ainda está pacífico.

  2. Quando era bem jovem, assalto a bancos era considerado crime federal e quase não aconteciam pois as penas eram pesadas e cumpridas em penitenciárias federais.Hoje, a pena é leve e são cumpridas em cadeias comuns onde passam pouco tempo e voltam a agir da mesma forma. Outro detalhe que acho que a polícia sabe, é quando há muitas apreensões de drogas, os bandidos vão "aos bancos" recuperar os prejuízos para novas compras.O aumento de explosão de caixa eletrônico aumenta assustadoramente. Vi na TV que tem uma autoridade querendo que se proíba a fabricação de dinamite. É uma saída sem pé e nem cabeça.Absurdo. Que tal acabarem com a bandidagem? Para que servem as câmeras nos bancos? Para fazerem filmes de ação? Por que os bancos não montam uma central de monitoramento para avisar a polícia assim que uma ação começar? Façam uma pesquisa de segurança pelo mundo e apliquem aqui.Investimentos na melhoria e construção de novas escolas, professores bem preparados, segurança para os estudantes, merenda escolar digna para as crianças, etc, etc.Bandido não acaba nunca mas se não houverem ações sérias e permanentes não vão diminuir. É muita facilidade, corrupção policial e proteção para bandido.

  3. Boa tarde, quanto a reportagem acima, só falta colocarem a culpa no EB, pelos assaltos que estão acontecendo em São Paulo, pela incompetência e ganancia desses banqueiros, que cada vez ganham mais nas costas dos trabalhadores, porque quem sonega e desvia dinheiro,principalmente dinheiro público esses não pegam empréstimos e nem usam cheques especiais, concordo com o companheiro acima, até quando o povo brasileiro que na sua maioria são trabalhadores e honestos, aguentaremos tanto sofrimento por ação de delinquentes, que deveriam ser fuzilados igual acontece na Indonésia, país pequeno mais que suas leis são um exemplo a ser seguido, pois quantas famílias aqueles delinquentes iriam destruir com aquelas drogas apreendidas, isso a nossa presidente nem comenta, por isso, bons exemplos devem ser seguidos ou copiados, não tenho mais nada a dizer apenas estou demonstrando a minha indignação de mais uma em que querem colocar as irresponsabilidades alheias no nosso Exército Brasileiro, sem mais, um grande abraço a todos.

  4. – Dinamite se compra fácil lá no Paraguai, assim como armas, drogas, munições e muitas outras porcarias. Daí a culpa cai em cima do EB?

    E Vc que tem vontade ou curiosidade de ir ao Paraguai, ou fazer compras ou conhecer, não vá não…. só tem porcarias… vai sim, é conhecer as cataratas do Iguaçú, ali sim é que são maravilhas… vale a pena mesmo.

  5. A solução que vão dar é sempre um cascudo na cabeça do cidadão e correntistas.Isso tudo significa que vem aumento de tarifas bancárias e tudo continua igual. Essa segurança bancária só funciona para velhos e pessoas de bem. Se não tem condições de funcionar fora de horários bancário, então fecha tudo após esse horário. Ganham fortunas e não tem condições de implantar ou contratar sistemas de vigilância numa central 24hs? As imagens das ocorrências são claras: um bando entra com marreta faz o que quer e a polícia é acionada pelo cidadão?
    Por que não há uma central de monitoramento que possa ativar sistema de alarme,fumaça,portas travadas, etc e acionamento da PM? O banco SANTANDER e outros, desativaram ou estão desativando seus caixas eletrônicos fora das agências. Se associaram ao banco 24hs. Para mim, até melhorou pela maior disponibilidade de caixas eletrônicos sem defeito, desde que não ultrapasse o limite de saques mensais.O custo disso, ainda não sei, mas não vai sair de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo