Estudo da Defesa propõe nova política de remuneração para as Forças Armadas.

Alertado por meu amigo ‘Chapa-Quente’, fui conferir o vídeo de final de ano do ex-Comandante da Maria, Almirante Moura Neto. Entre 1m24s e 2m16s, ele fala sobre a política remuneratória das Forças Armadas. Confira:

“Na área do Pessoal demos um passo importante para a elaboração da política de remuneração dos militares das Forças Armadas. Ela é resultado do trabalho contínuo entre o MD e os Comandos das Forças e fixa objetivos estratégicos e diretrizes que estabelecerão uma estrutura remuneratória que valorize o aperfeiçoamento contínuo, o cumprimento de atividades insalubres e a manutenção da paridade e da integralidade entre o pessoal da ativa e da inatividade.
Os Comandos das Forças e o MD estão trabalhando também para que seja apresentado, até agosto de 2015, um projeto de lei tratando da recomposição salarial para os militares e pensionistas já a partir de 2016.”

No final do ano passado, circulou na web a minuta de um estudo que corresponde às afirmações feitas por Moura Neto. À época, deixei de publicar, pela impossibilidade de confirmar a autenticidade do documento.
Diante da fala do Almirante, resolvi postar a íntegra da documentação, com alguma ressalva quanto à originalidade do estudo, embora este apresente uma fundamentação coerente e compatível com a realidade das Forças Armadas.

54 respostas

  1. Os politicos se lembram dos militares das FFAA para sermos severinos e cumprirmos os deveres e obrigações de tudo mundo, que ganham e não as cumprem …

    … e até os Tiros de Guerra entram nesse combate. O combate a dengue, a vacinação animal, a vacinação de idosos, a vacinação de crianças, campanha do agasalho, apoio às Secretarias de Assistência Social, palestras de combate às drogas e outras, são campanhas sociais desenvolvidas por diversas unidades do EB, principalmente os Tiros de Guerra, infelizmente não são noticiadas e não são valorizadas pela mídia,

  2. E do novo Cmt do EB esperamos o seguinte:

    – Lutar pelos seus abandonados subordinados;
    – acabar com o parcelamento do reajuste da esmola ( reajuste );
    – uma nova LRM;
    – constução de milhares de PNR, que consomem a metade do salário líquido dos militares;
    – parar com as missões de severinos;
    – mão amiga dentro da força;
    – etc …

    Vamos aguardar.

  3. E do Deputado Jair Bolsonaro, não esperamos nada, nadinha mesmo.

    Ele só cuida das roscas dos gays, do passado e joga prá pláteia e para os incautos, alienados ..

    Vida brave, breve vida que segue …

    1. concordo plenamente, bolsonaro ja teve tempo suficiente para fazer bancads no congresso. porem so elegeu seus filhos e nada fez. sinto pena dos militares e pensionistas que votam nele. E a prova concreto que somos apoliticos e resistentes a mudanças. Pobre familia militar!

  4. grande bla, bla, bla, nada de concreto, tudo em suposição/estudo/conversação, uma grande empulhação. quem quer faz não sai dizendo q esta estudando a possibilidade de talvez, quem sabe, verificar a possibilidade possivel de acordo com a probabilidade de se fazer alguma coisa para…… me poupem

  5. Estranho!?
    Notícia boa sempre se espalha, e rápido. Como essa notícia não foi difundida na época? Por que ela não se espalhou?
    Parecia estar no "forno" para ser usada quando necessário.
    Justo agora que os escândalos (Petrobrás) estão cada vez maiores, insustentáveis, quando se intensifica os comentários de manifestações contra esse DesGoverno, de Impeachment, intervenção militar, etc…
    Notícia plantada?
    (Obs. Plantada não pelo Blog, nem pelos seus colaboradores, por favor.)

  6. Blá, blá, blá, blá. Se a MP do mal nem foi votada, bastaria, simplesmente, voltar a vigorar a antiga lei e, se necessário, com alguma emenda posterior. Essa estória de estudo não cola mais. Já fizeram muitos e muitos estudos antes da MP e saiu o que saiu. E a conversa de que vai sair alguma coisa já em 2016, acredite se quiser.Em 2016 tem as olimpíadas, então haja promessas porque as forças armadas estão envolvidas na segurança. Depois,vão dizer a mesma coisa de antes:não há verbas, a economia está em recessão, etc, etc. Não pagaram nem os 28%. Conversa furada de petista que deixa o cargo para fazer propaganda para idiota.Vejam a data do documento, ao fechar das luzes e trancar das portas de saída.Parece mais um atestado de incompetência e covardia.

  7. Bom dia. Esse estudo vem em hora oportuna, pois as Forças Armadas estão passando por um período difícil, com militares de carreira pedindo baixa para ingressarem em outras carreiras mais promissoras, mediante concurso público. Parabéns Cap R/1 Roberto Alves e ao Blog do Montedo por estarem antenados na divulgação dessa notícia. 2º Sgt QE R/1 Maroel – Feira de Santana-BA.

  8. Acho que, ao fazer a faxina para entregar o gabinete ao novo ministro,acharam esse documento "esquecido" em uma gaveta, atualizaram as datas e resolveram fazer uma "média", mais uma vez, com os militares. Vão sair, mas com o dever cumprido, pois iniciaram os "estudos"(e os outros, anteriores?) para a melhoria salarial. Vão já receber medalha por isso. Continuam achando que a tropa é formada por idiotas. Sabe quando vão ter uma migalha como reposição? Nem quando a Dilma sair. Eles "rasparam o tacho" e fizeram com o Brasil o que ela fez com a lojinha de R$1,99, levou à falência.

  9. Sr Montedo:
    Por favor:
    Arrume o texto acima:
    Ex COMANDANTE DA MARINHA E NÃO DA MARIA
    KKKKKKKKKKKKKK AS MARIAS PODEM NÃO GOSTAR. E DESCULPE A OUSADIA KKKKKK

  10. Como tem gente inocente ou ignorante, sei lá, acreditando que vem coisas boas por aí. Amigos, a paulada na cabeça dos militares virá nesse segundo mandato da Presidente. Podem esperar.

  11. Isso é pura ilusão. Mesmo que tenha existido esse estudo, agora já não é mais momento. Já passou a oportunidade para esse governo colocá-lo em prática. Agora falar em aumentar gastos? Vocês não estão assistindo noticiários? Acham mesmo que o governo do PT iria vir a público divulgar um reajuste para os militares justamente agora que não tem moral para anunciar gasto nenhum, estão inclusive cortando direitos trabalhistas, o que representa tiro no próprio pé. Se houver um processo de impeachment pode ser que um novo governo corrija alguma coisa, com o PT no governo o conselho é o seguinte: Esqueçam.

  12. Eu gostaria de ganhar o dobro do que eu ganho hoje como militar. Mas também sei que não mereceria ganhar o dobro pelo trabalho que efetivamente eu desempenho dentro do quartel. Deveria ganhar o dobro pelo que eu deveria fazer, não pela atividade efetivamente realizada.
    Qual é o meu trabalho hoje? Ficar sentado atrás de um computador operando o SIAFI. Participo de uma formatura semanal, jogo bola 4 vezes por semana no TFM, pago o meu serviço de escala. Enfim, não faço nada de extraordinário, militarmente falando. E os civis sabem que esse é o contexto da maioria de nós militares, que somos burocratas em grande maioria. Acham então que existe alguma esperança de um dia a remuneração dobrar ? Aguardem sentados na posição de lótus (posição de meditação). Sugestão: façam faculdade ou bons cursos técnicos para poderem exercer atividade paralela à militar ou para exercerem na reserva, ou para prestarem concurso público.

  13. É por isso que os militares estão onde estão, ganhando mal, cumprindo missões de FF Aux, combatendo dengue, apoiando prefeituras em enchentes, Op Pipa e toda a sorte de missões "Severinas".
    Porque são facilmente manipulados, não refletem, não analisam. Acreditam em contos de fada, Saci Pererê, mula-sem-cabeça, etc.

    Estão lembrados que no ano passado foi falado aos quatro cantos que o governo estava preparando um pacote para os militares, inclusive com mudanças no tempo de Sv?? Disseram que depois da copa sairia, Que até tal mês sairia, depois que até tal mês sairia… Pois bem, passou o ano todo e nada!!!

    Agora vão enrolar os militares até agosto/2015.

    Só com isso o governo ganha 7 meses de apatia por parte dos militares, que não terão ânimo para apoiarem nenhuma manifestação, acreditando que o aumento chegará.

  14. Tudo Bafo de boca!Com esse governo revanchista que temos isso não sai do papel nunca, principalmente quando alguém que está lá já foi preso e se diz "torturado" ou "perseguido" pelos militares. O dinheiro que sobrou por lá é muito pouco para isso!

  15. Esse pessoal estuda tanto e só faz merd… .
    Qual a data base para reposição salarial das F.A.?
    R: A que o governo quiser durante o ano todo,se acontecer.
    O que a lei(?) determina para ter reajuste?
    R:Dinheiro em caixa e planejamento para o orçamento futuro. Coisa que o governo Dilma não tem.
    Como ela gosta de usar novas palavras, a "GOVERNANÇA" se transformou em desgovernança.Como os militares não tem quem os defenda, como sindicatos,e não devem fazer greve, então, vão caçar mosquitos por muitas décadas.O DNIT está só esperando o ano começar. Durante o programa FANTÁSTICO, em resposta ao fraco índice de aprovação ao governo, descobriu-se, sem querer, a verdadeira finalidade dos reajustes promovidos pelo PT: manter os programas sociais. Não é para investir em energia, nem tapar buraco da Petrobras e sim continuar a jogar o dinheiro fora dos nossos bolsos para os bolsos deles, através das gangues que fraudam os bolsas, mais médicos e outros programas.Estão roubando e descaradamente afirmam que vão continuar do mesmo jeito.

  16. Tomara que não seja outro estudo furado, assim como foi no caso das promoções dos 3º Sgt QE, tendo nós, os da reserva, mais antigos, sidos totalmente esquecidos, demolidos, desamparados, discriminados, amaldiçoados, escurraçados, eliminados,
    marginalizados,injustiçados, humilhados, desintegrados, desmoralizados, abortados, esculhambados, desgraçados, desvalorizados, e enfim, nunca houve uma injustiça tão grande dentro do EB.

    Não estrou exagerando em nada. Meus companheiros 3º sgt QE da reserva sabem muito bem que é isso mesmo que estamos sentindo. Para resumir tudo isso acima escrito, nos consideraram como um monte de lixa não reciclável e sem valor.
    nÃO EXISTE DOIS QUADROS DISTINTOS de sargentos do quadro especial…. por que essa discriminação contra nós da reserva???

    Isso ainda para quem não sabe e antes de criticar,FORAM OS 3º SGT QE MAIS ANTIGOS QUE INICIARAM ESSA LUTA LÁ ATRÁS, FORAM PARA A RESERVA ANTES DA ELABORAÇÃO DA LEI E PORT FURADAS DE PROMOÇÕES DE 3ºª SGT QE (AS DUAS QUE SAÍRAM)E HOJE, TODOS ESQUECIDOS.

    Um abraço a todos meus companheiros, os 3º Sgt QE ESQUECIDOS E VAMOS NOS UNIR E ENTRAR NA JUSTIÇA PARA CORRIGIRMOS TAMANHA INJUSTIÇA.
    EU NÃO ACREDITO MAIS NESSE PAÍS FAZ TEMPO. SOU UMA PESSOA DE BEM E TENHO MINHA CONSCIÊNCIA TRANQUILA.

    MEU EMAIL: [email protected]

  17. Em um passado não tão distante toda semana recebiamos o informex tipo 3 com os seguintes terfmos. Sensibilizado com as dificuldades da tropa o ser ministro do exercito reuni-se com o senhor presidente para pedir a aprovação de um pacote de medidas para a familia militar, foi a onde surgiu a ja aclamada MP do Mal. Cuidado com os nossos chefes eles só. Estão preocupados com os seus cargos e as boquinhas que podem pegar, infelizmente perdemos uma grande oportunidade de mudar no dia 15 out 2014 agora amigos e só sentar e chorar porque deste mato não sai coelhos. Preparen-se só. Para o pior o exercito esta que nem a petrobras toda corrupta só. Se salvam os que tem pessimo conceito C e D que não. Se venderam para estes milicinos que orbitam a força.

  18. o Documento é pura balela, não diz nada de concreto, só mais uma enganação que há mais de 30 anos vejo nos políticos e Comandantes militares, os quais estão preocupados em acumular salários. Não se iludam todo esse estudo é para demonstrar aos trouxas militares que tem alguém tentando fazer alguma coisa no salário, NUNCA VAI MUDAR!!! Estudem e saiam fora o quanto antes, pois quem esta entrando hoje são os que não tiveram opção e estão levando com a barriga fazendo das FA um trampolim!

  19. Corta pela metade os "estafetas de luxo com estrelas", como o que expôs sua opinião às 13:33h,que o sistema começa a melhorar, menos empulhação e mais otimização. Quando os paisanos descrobrem o que os mesmos recebem só para ir tomar mijada nas reuniões e levar e trazer ordem, sem ao menos digitar uma linha, desvaloriza o trabalho do resto!
    Assim fica difícil ter aumento, pois tem que ter pra galera que trabalha e que finge que tem trabalho.

  20. É muito fácil… Só dar o percentual concedido a PF…justiça… Executivo..e outras carreiras que têm chefes…de verdade… Que não ficam atrás de Boquinhas… Traindo seus subordinados!

  21. Pessoal vou precisar sair para gastar meu salário família… não sei com ele trocarei de carro… arrumo minha lancha… viajo a Londres….
    "Quando quem manda perde a vergonha, quem obedece perde o respeito"… Acredito apenas vendo…

  22. Senhores passemos essa mensagem a frente, com toda a indignação cercada pelos verbos no gerúndio que ouvimos durante toda a vida militar… estudando, analisando, avaliando e etc… E quem sabe algum Oficial com algum poder leia apenas para que alguma forma de indignação chegue aos altos coturnos…

  23. Infelizmente tudo parece mais um conto de fadas, mas o que deixa triste é ver que alguns colegas compraram a ideia de que nós não merecemos mais do que ganhamos. Como militar do EB a quase14 anos observei que há missão para todos… Existem os gravitinhas do ar condicionado, há os que brincam de soldado, mas TB não podemos esquecer jamais dos companheiros dos PEFs, da Engenharia que tem realizado projetos grandiosos, dos combatentes que combatem marginais, ainda que não seja essa a sua missão, entre outras missões que são empurradas goela abaixo, tudo a base de muito sacrificio não só do militar, mas de sua família que muitas vezes são mais milicos que eles. Não podemos avaliar as instituições da nossa zona de conforto pq tem muita gente se dando mal e com remuneração que está longe de trazer sentimento de compensação. Uma coisa é certa: nós temos muito valor!!! Se deixarmos de acreditar nisso quem acreditará por nós?

  24. A Dilma não tem culpa de nada srs, alguém ai já viu o ministro da defesa defender a nossa classe? claro q não ele foi escolhido pelo PT pra chancelar qualquer decisão da Chefe de Quadrilha q assaltava carros fortes, ai vem a pergunta: E os três patetas? com certeza estarão em cargo de favor em uma estatal sem nenhum conhecimento ou curriculum pra exerce-lo, numa Petrobras da vida em troca de ter sido um cordeirinho do PT e um Maquiavel para a classe militar.

  25. Que maravilhosa notícia! amanha vou ao shopping comprar algo pra patroa e as crianças, roupas, material escolar etc, vou no mercado comprar uns lanches para as crianças levarem pra escola e quem sabe até uma carne para o domingo, trocar os pneus do carro que já estão carecas na borracharia de um conhecido, que vida boa,,,vou pendurar tudo é claro, pagarei quando concretizarem este estudo.

  26. Não sejamos idiotas!!! Vão estudar isso até quando? Há mais de 15 anos estão estudando e até hj nada de concreto foi feito…. Pessoal, se liguem, isso nunca vi melhorar… então, estudem para passar num concurso onde serão valorizados… eu fiz a minha parte… boa sorte.

  27. Alguém saberia me informar se a terceira parcela do aumento, já devorado pela inflação, até então programado para março /2015 está garantido?

  28. A "comissão da verdade" conseguiu analisar todo o período dos governos militares, apurar as "falhas" e as "responsabilidades", publicar um relatório, posicionar-se, fazer exigências. Já o tal grupo de estudos que analisa nossos vencimentos desde sei lá quantos anos, até agora não apresentou nem um rascunho do tal estudo que tenha feito, nenhum comparativo, nem um índice mesmo que furado, nada. Só vem uma mensagem de fim de ano de um ex comandante falando nas entrelinhas quase que em código sem significar coisa nenhuma. Ventila-se que "já" para 2016 haverá essa recomposição. "já"? É o mesmo que uma pessoa chegar atropelada no pronto socorro e depois de 1 mês aguardando no chão, receber a informação que possivelmente ainda este ano seja atendida pela equipe de enfermagem, mas nada garantido.

  29. Quando havia tanto euforismo com o crescimento e perspectivas de um Brasil melhor e, enquanto isso, pelo ladrão os PTralhas aniquilavam o País(Petrobras), nos davam minguados reajustes parcelados como um cala boca, imaginem agora que os tais resolveram aumentar tudo pra recompor a sangria, aí sim, é que estamos ferrados. Como dizem: de onde menos se espera, daí é que não sai nada. Para os que dizem que somos subempregados, concordo, mas não é culpa minha nem sua e sim dos nossos generais que não intervem sobremaneira na segurança pública e não nos emprega onde seríamos merecedores dos nossos salários. Esperança é a última que morre e, a primeira que mata!

  30. Estes "estudos" eram pra animar a tropa?
    Esqueçam ! Os políticos sabem que militar só serve pra obedecer ordens.
    A única coisa que vai aumentar é o serviço, pra manter a cabeça dos milicos bem ocupadas.

  31. Eu faço votos de que sua excelência o alta Moura Neto descanse em paz. Mas antes, que responda às indagações contidas em um inquérito civil que tramita no MPF-DF, cujo conteúdo diz respeito à conduta dele mesmo. Muito grave.

  32. O amigo de 09/23:43 tem toda razão: só aumenta o serviço. Lembro muito bem quando eu cheguei na Marinha e o serviço a bordo do navio era 2 x 1 para CB/MN, acho que ainda é assim até hoje, as vezes até 1 x 1. Aí eles aproveitaram o embarque de alguns Marinheiros vindo de Escola e arrumaram um serviço de Plantão de Alojamento correndo quarto a noite para não passarem o serviço para 3 x 1.

  33. Melhorar o salário dos militares seria uma causa mais do que justa.
    Mas o que se precisa realmente neste país, que hoje poderia de dominar Brasil Porcaria, onde nada funciona direito, é melhorar tudo, nem que fosse a longo prazo, a situação do povo de bem em geral, principalmente, faltas de segurança, educação, saúde e abastecimento de água e num futuro bem próximo, a energia elétrica, itens esses que estão deixando a população com calafrios e à beira do abismo.
    E como diz o Bóris Casói há muito tempo….. "ISSO É UMA VERGONHAAAA!"
    E a vergonha será cada vez maior, enquanto os verdadeiros filhos da Pátria não abrirem os olhos.

    e enquanto isso lá em Brasília……
    (FICAM DISCUTINDO TUDO O QUE NÃO INTERESSA PARA O BEM DO POVO).

  34. Ao colega que disse que não merece ganhar o dobro pelo que faz,só tenho a dizer que… você merece o governo que está aí. Talvez ser porteiro no futuro valha mais. As outras categorias que já ganham mais que você fazem menos e ainda deixam o serviço deles para os seus colegas fazerem. é uma questão de tratamento igualitário, lei, reajustes que deveriam ter vindo. Há categorias dentro das forças armadas que trabalham que nem escravos. Escalas de serviços armado; escalas de serviço da função; expediente extra; reuniões a todo momento; formaturas normais e extras principalmente na sua folga; representações; fiscal de prova, etc, etc. Militar, acredito, é a categoria que mais produz documento e reunião do mundo. A maioria não serve para nada, só para encher linguiça.

  35. Estou na FAB há 27 anos, fico indignado não com os políticos, governo, etc, mas sim com a nossa classe, Militar. Moro em Brasília, votei em candidatos militares, mas muitos colegas nem transferiram os títulos. Merecemos muito mais do que ganhamos. Contudo, com raras exceções, há brigas internas, não há União entre os militares. Espero que esteja errado, não acredito nessas propostas. Em 2016, terei tempo de ir para reserva, se não mudarem para 35 anos. Pois é, creio nessa mudança. Volta do posto acima, anuênio, auxílio moradia? Acredito em papai noel, branca de neve, etc.

  36. Caro amigo Montedo, além desse video de final de ano, o 01 também fez menção a política de remuneração dos militares das Forças Armadas na sua ordem do dia de passagem de Comando. Veja o extrato:

    (…) Não pretendo elencar, nesta Ordem do Dia, os avanços que julgo terem sido
    alcançados, pois acredito que tal avaliação o futuro fará. Tenho a plena convicção de que não
    proporcionei tudo que a Força e seus componentes necessitavam e mereciam, porém busquei,
    incessantemente, atingir o mais alto patamar que a conjuntura política e as condições orçamentárias
    permitiram.
    Julgo relevante, contudo, destacar o empenho despendido em prol do pessoal, por
    meio da recomposição parcial dos vencimentos e a elaboração da Política de Remuneração; (…)
    Confira a integra do documento nesse link: https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/ODS_Moura_Neto_2015.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo