Militares do Exército do Sertão de PE estão prontos para missão no RJ.

Tropa participou de treinamento para atuar no Complexo da Maré.
De Petrolina, serão enviados 138 militares.
Comando do 72 BIMTz em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)
Comando do 72º BIMTz em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)
Amanda Franco
Do G1 Petrolina
O som da corneta anunciava o início da solenidade de formação de 138 militares do 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (72º BIMTz) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles foram escolhidos para a missão de paz no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro-RJ e devem começar a embarcar a partir desta segunda-feira (9).
Os militares começaram a receber o treinamento ainda no final de dezembro e durante todo o mês de janeiro. “Fizemos questão de realizar esta formatura para nos despedir e desejar a todos boa sorte”, enfatizou o comandante do 72º BIMTz, coronel Rodolfo Celso Paiva Dias de Sá. A tropa do Exército Brasileiro tinha sido escalada para permanecer no Complexo da Maré até o final de 2014, mas, por pedido do Governo do Rio de Janeiro ao Ministério da Defesa, o prazo foi prorrogado até abril de 2015.
Leia também:

“Nós fomos incumbidos para substituir a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis (SC) que hoje se encontra lá na pacificação. Estamos, então, empregando a Brigada aqui do Nordeste que foi mobilizada para esta missão”, disse o coronel. O grupamento de Petrolina irá para o estado carioca junto os militares pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes e de Garanhuns. Eles formarão a Força Tarefa Patriota.
Militares do Exército em Petrolina vão para o Compexo da Maré-RJ (Foto: Amanda Franco/ G1)
Militares do Exército em Petrolina vão para o Compexo da Maré-RJ (Foto: Amanda Franco/ G1)
Durante a formação, o sargento Benigno transmitiu aos militares escalados e seus familiares presentes palavras de força e fé. Para desejar um bom trabalho, alguns familiares participaram da solenidade, como a mãe do sargento Damasceno, Ana Cristina Damasceno. Ela não escondeu a aflição, mas disse estar muito orgulhosa com a missão que o filho recebeu. “É uma preocupação e ao mesmo tempo um orgulho em saber que eles estão defendendo a nossa pátria. É uma emoção muito grande, mas há também a expectativa deles irem e voltarem em paz”, afirmou Ana Cristina.
Familiares dizem estar com orgulho dos militares que vão para o Complexo da Maré-RJ (Foto: Amanda Franco/ G1)
Familiares dizem estar com orgulho dos militares
que vão para o Complexo da Maré-RJ
(Foto: Amanda Franco/ G1)
Ismael Silva do Nascimento, 18 anos, chegou cedo para ver o irmão, Emicarlos Manoel Carlos do Nacimento, na formatura militar antes de sua ida para o Complexo da Maré. “Estou sentindo muito orgulho de ele ter conseguido chegar até aqui. Agora é esperar a ida e a volta do mesmo jeito”, disse.
Preparo das tropas
Durante a formação, o coronel Paiva Dias também ressaltou a atuação de outros membros do Exército caso a Polícia Militar de Pernambuco entre em greve. “O Batalhão tem sido chamado de forma constante a atender demandas de emprego operacional e tenho a certeza que incumbiremos ambas as funções”, disse Paiva Dias.
G1/montedo.com

9 respostas

  1. esse e o problema o exercito quer abraçar tudo, na guarnição da vila militar no RJ esta um inferno 11 patrulhas todos os dias general puniu Sargento porque o soldado estava com a manga arriada no pbcvu e o sgt não viu disse que será exemplo aos demais em vez de brigar por salários melhores pra tropa, e não pode ficar na sombra senão irá punir o barco está furado.

  2. Vale a pena ir, pois o militar ganha uma excelente gratificação de 2% do soldo.

    kkkk … só rindo mesmo ! Arriscar a vida, por uma mixaria e fazer o trabalho de quem é treinado para isso, cuja PM possui um efetivo de uns 100 mil homens no RIO.

    Na hora do nosso reajuste em UMA única parcela, ai os politicos não se lembram das FFAA.

    Reajuste de 2008 em SEIS parcelas e a de 2012 em TRES parcelas. Não é brinquedo não !!!!!!!!!!!

  3. Se algum deles morrer assassinado por traficantes, o exército fará uma pequena nota lamentando, a mídia noticiará uma única vez e logo será substituído por outra peça de reposição barata.

  4. Não adianta mandar essa gente para servir de alvo e chacota de traficante e moradores nos morros do Rio. Esse dinheiro extra, que acho que devem receber, não é solução para nada.Querem as forças armadas lá? Então façam uma operação pesada,cerca tudo, invadam com os blindados de novo, com helicópteros armados, paraquedistas e tudo que estiver disponível. Façam uma limpeza geral e depois devolvam para a PM corrupta que se associou aos traficantes. Ficar nas mãos de políticos que querem aparecer e não aceitam uma operação de guerra, não vai dar em nada. O E.B. vai ficar nisso por quantos anos? Se o estado não tem condições de dar segurança pública, então que sofra intervenção federal. Não pode é ficar fazendo de conta que está tudo sobre controle e as responsabilidades ficarem para as tropas federais.

  5. a Vila Militar os militares estão ferrados os Oficiais só querem cobrar dos praças para os mesmos não enxergarem tantos desvios nos quartéis se um dia tiver uma auditória seria vai dar merda como pode pagar 50.000 reais para pintar uma viatura numa empresa particular da baixada é só investigar.

  6. Infelizmente o Exército está infestado de fantoches e ratos, tal qual ao Brasil. Ler notícias como esta causa medo e frustração. Os companheiros estão cobertos de razão, a situação e caótica.

  7. PREPARADOS ELES NAO ESTAO, COM CERTEZA.

    EU JA ESTIVE LA E NAO ESTAVA PREPARADO, COLEGAS SAO MORTOS, A IMPRESSA DA UMA NOTINHA.

    COLEGAS SAO FERIDOS E BALEADOS, A IMPRENSA NEM DA UMA NOTINHA.

    QUALQUER COISAS QUE ESTES MILITARES, GUERREIROS E USADOS COMO BUCHA DE CANHAO FAÇAM, SAO LOGO MASSACRADOS.

    MASSACRADOS PELOS SEUS SUPERIORES, PELA IMPRESSA, PELAS ONGS QUE SAO ESTAO NA FAVELA PARA FAVORECER MARGINAL.

    NOSSOS CHEFES SAO UNS COMPLETOS INCOMPETENTES, ESTA É A VERDADE, SE NEM A POLICIA DO RIO, TIRANDO OS CORRUPTOS, CONSEGUE DAR JEITO, COMO UM PESSOA QUE NAO É PREPARADO PARA ISTO PODE DAR JEITO????

    É MUITA INCONPETENCIA DO ANTIGO COMANDANTE E DO ATUAL, QUE COMO O OUTRO, ENTROU MUDO E SAIRA CALADO.

    POBRES DOS PRAÇAS, QUE TEM UM COMANDO ASSIM.

    SELVA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo