Ancelmo Góis

Tropas chinesas na selva

Depois dos suecos, que venderam caças para a FAB por cerca R$ 13 bilhões, é a vez dos chineses. Eles investem para ganhar um lugar ao sol como importantes fornecedores de equipamentos para as Forças Armadas. A China acaba de indicar como adido militar em Brasília um general, coisa rara.
O embaixador Li Jinzhang esteve com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e manifestou interesse em enviar tropas chinesas para treinamento no Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus. Quer também cooperar na área cibernética.
É que…
O ataque cibernético da Coreia do Norte contra a Sony Pictures, por causa da comédia “A entrevista”, que faz piada com o regime de Kim Jong-un, chamou a atenção do mundo para o uso da internet como uma arma de guerra moderna.
Os chineses têm muita tecnologia nesse campo e prometem transferir esse conhecimento para o Brasil.
Por fim…
O embaixador informou também que a China está participando da licitação do governo brasileiro para a reconstrução da Base Comandante Ferraz, na Antártica. (R. A.)
O Globo/montedo.com

7 respostas

  1. O que o chineses aprenderiam basicamente no CIGS que eles já não treinem nas florestas deles? Será que estão pensando que o EB passará todos os "bizus" da selva? Espero que o ministro da Defesa não dê essa ordem. Eles já comem insetos e outras "guloseimas" à vontade nos mercados por lá, tem muita chuva, neve, selva, montanha e querem mais saber o quê? "Tio SAM" não vai gostar!

  2. Se for para passar trabalho, ficar sem comer e dormir, não precisa ir ao CIGS, basta ir a qualquer OM do EB. Sem comer cobra é um segredo enorme…

  3. Estrangeiros não participam de todas as instruções do CIGS ou de nenhum outro curso operacional do EB. Eles ficam de fora das consideradas de segurança nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo