Medida tem o objetivo de fortalecer as forças armadas e vale para jovens entre 17 e 20 anos, segundo o jornal ‘DailyNK’
Líder norte-coreano Kim Jong-Un ri enquanto assiste treinamento das subunidades de infantaria blindada do Exército do Povo Coreano em um local secreto – KNS / AFP |
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
SEUL —A Coreia do Norte introduziu serviço militar obrigatório para mulheres, numa tentativa de fortalecer as forças armadas do país, informaram fontes do governo ao “DailyNK”. A medida vale para jovens com idades entre 17 e 20 anos e tem mobilizado todas as províncias e cidades norte-coreanas.
— No ano passado, recebemos ordens para todas as mulheres que se formaram no ensino fundamental e médio a se submeterem ao serviço militar obrigatório — explicou a fonte, que falou sob condição de anonimato. — A triagem preliminar e exames relacionados à inscrição, que começa em abril, estão todos completos e setores de serviço foram organizados.
O alistamento ocorre duas vezes ao ano, em abril e agosto. Até o momento, as mulheres serviam numa base voluntária, enquanto os homens eram obrigados a se alistar.
A nova política, no entanto, não determina o mesmo período de tempo de serviço que os homens.
— Ao contrário dos homens, que têm de servir por 10 anos, o serviço obrigatório para as mulheres é até 23 anos — acrescentou a fonte.
O Globo/montedo.com
2 respostas
Taí uma oportunidade para as comunistinhas do Brasil! Podem bem se apresentarem lá para prestarem belos serviços à democracia do chinchinho maluco.
O que esperar de um louco? Contanto que ele fique por lá e não tenha a "fome" de Hitler para conquistar o mundo, problema deles. Vale lembrar, que por aqui, o grupo que está no poder não faz coisas iguais a da Coréia do Norte, porque os militares não deixaram na época da "ditadura".Se não fosse assim, seríamos, no mínimo, uma super Cuba.Com gelo até que vai: Cuba libre, coisa que só existe num copo.