Ladrões não perceberam que ônibus levava 42 militares, afirma general
Veículo com tropa foi assaltado no Paraná; soldado levou coronhada.
‘Fizeram certo em não reagir, poderia ter gerado tragédia’, diz comandante.
General Flávio Lancia(Imagem: Ivonaldo Alexandre-Agência de Notícias e Gazeta do Povo) |
Tahiane Stochero
Do G1, em São Paulo
Os três criminosos que invadiram um ônibus no Paraná não se deram conta que estavam rendendo e assaltando 42 soldados do Exército que combatem o tráfico de drogas no Rio, afirma o general Flávio Lancia, comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisionária, no Paraná. Ele elogiou os militares por não terem reagido.
“Foi uma ação muito rápida, os ladrões estavam em busca de turistas que se dirigem à fronteira para fazer compras, queriam dinheiro. Perceberam que o grupo não tinha cara de turismo, não acharam nada de valor e terminaram a operação rápido”, diz o general.
Lancia explicou que os militares estavam em um ônibus civil contratado para fazer o deslocamento. Não havia escolta.
O grupo está sendo empregado há quatro meses na operação militar Rio de Janeiro e retornava para Curitiba para um período de descanso de alguns dias com a família.
O ônibus em que estavam foi bloqueado por um carro e invadido pelos criminosos na madrugada de segunda-feira (19) na BR-116, na região metropolitana de Curitiba. Ninguém reagiu e um soldado foi agredido com uma coronhada na cabeça.
“Eu acredito que os ladrões não perceberam que eram militares, achavam que era um ônibus de turismo. Não estávamos em uma operação, mas em um deslocamento civil, em um ônibus contratado para isso. Um soldado foi agredido, até por tática de intimidação dos bandidos. Sofreu um corte superficial na cabeça, mas está bem”, afirma Lancia.
Leia também:Ônibus com 42 militares é assaltado no Paraná.
Reação adequada
O Exército ocupa a Maré desde junho de 2014 em um processo de apoio ao governo do Rio de Janeiro para a pacificação da região. Em novembro do ano passado, o cabo Michel Mikami, de 21 anos, foi morto por traficantes com um tiro na cabeça.
Dentre os passageiros havia também oficiais, comandantes da tropa do Paraná na pacificação da Maré.
Para o comandante, o grupo fez certo em não reagir pois a tentativa de render os criminosos poderia ter acabado “em tragédia”. Apenas um oficial tinha arma particular no ônibus, “que estava em uma bolsa guardada e não tinha como acessar fácil”.
“Tenho a impressão de que se portaram de maneira adequada, calmos e evitando o confronto e escalar mais a crise, foi o mais importante, pois não houve ferimentos graves e maiores problemas. Naquelas circunstâncias, uma tentativa de reagir e dominar os assaltantes poderia ter terminado em tragédia. Perderam os bens pessoais e, no mais, o resultado foi positivo”, defende o comandante.
Carro localizado
Os criminosos levaram alianças, dinheiro, relógios e celulares. Não foram roubados documentos e cartões de crédito. Segundo o general, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as policiais do Paraná já localizaram o carro usado na fuga pelos ladrões e um menor de idade, suspeito de participar da ação, foi detido. O objetivo agora é recuperar o que foi levado, afirma o general Lancia.
Os militares assaltados integram o 20º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, localizado em Curitiba, e já estão há quatro meses atuando na Maré, onde a tropa é trocada pelo Exército a cada seis meses.
G1/montedo.com
68 respostas
Tragédia ? Militar nunca será refém de bandido !
No meu humilde PO de capitão, tragédia mesmo é um ônibus com 42 militares do Exército Brasileiro ser assaltado, com um soldado ferido, e ficar por isso mesmo…
Se os bandidos soubessem que eram militares,teriam atirado para matar e hoje as famílias dos militares mortos estariam chorando e recebendo uma medalha mas se fosse o contrário,a mídia,os direitos humanos e a presidente do Brasil estariam indignados e lamentando a morte dos bandidos !! Que saudade dos velhos militares !
Em minha humilde opinião como militar eu não sei se foi cagaço do PT e Dilma ou se foi Despreparo mesmo da nossa força,que só tem munição pra dá um único tiro por anos…..
Vossa Excelência poderia ter ficado calado. Não é o fato de não reagir(não poderiam mesmo), não estavam armados. Como um pelotão se desloca em um ônibus e ninguém faz a segurança? eram só soldados? haviam graduados? oficiais? não estavam acostumados a "enfrentar bandidos" no Haiti? Lamentável quando não se tem argumentos e as "desculpas de recruta" é que prevalecem.
Não tenho medo de afirmar, que na situação que nos encontramos, sendo usado em todo tipo de serviço fora do usual que confere a Constituição, houve no mínimo um descaso com esse deslocamento sem uma segurança para que os mesmos estivesse voltando para os seus lares de forma adequada. Pergunto se tinha Oficiais, ou graduados neste ônibuns?. Como disse o Gen ainda bem que não reagiram, é bom dizer, ainda bem que eles não perceberam na hora que eram militares e do EB, se não…Bem só Deus sabe o que podia ocorrer e hoje só haveria lamentações e muitas desculpas. (A onde erramos mesmos hemmm).
Perdeu a chance de fica calado … Infelizmente está moda está em todo o Brasil, igualzinha as palavras: "ser elogiado por não fazer nada.." FALA SÉRIO … A que ponto chegamos …
Mas é somente isto que este general parecendo um soldadinho de chumbo nesta foto tem para dizer???????????
Lamentável.
Militar nunca sera refém de bandido ?
Não só serão, como são e como foram. Os fatos falam por sí só.
Olha o tamanho da pança do general.
Que vergonha!!! Até mesmo o "Braço forte" está se rendendo à bandidagem e ao politicamente correto!
Estamos virando um país de molengas!
Ué! Esse General é militar ou pastor de igreja evangélica? Está feliz que 43 soldados foram assaltados por 3 bandidos? Agora entendi porque as forças Armadas não dão um jeito no Brasil: Estão com medo de morrer!
O absurdo não é um ônibus cheio de militares ser assaltado. O absurdo é num ônibus com 43 militares APENAS 1 ter uma arma – e sem porta-la!!!
Viva o desramamento!
Seria cômico se não fosse trágico. Difícil comentar o episódio e as lamentáveis declarações do General. Realmente, se os facínoras descobrissem que se tratavam de militares, possivelmente teríamos aí sim uma tragédia sabe-se lá Deus de que proporções. "Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado."
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras." Aristóteles
É o fim! O último que passar no portão das Armas apague as luzes!!!!
Então é uma tragédia também os mesmos militares reagirem com tiros de fuzil às ações dos traficantes do Complexo da Maré…
Meu General, uma coisa é um ônibus cheio de burocratas ser assaltado, outra coisa é um ônibus cheio de militares o u policiais ser assaltado. É uma questão moral! Não pode !
Se já se sabe que o percurso é alvo frequente de assaltantes que roubam turistas, deveria ter havido no mínimo a precaução em NÃO se lotar um ônibus com militares sem uma escolta, pois do contrário é aumentar e muito o risco de uma tragédia de um dos militares ser identificado como tal é haver uma reação violenta dos assaltantes, o que por sorte não ocorreu. Ou então pagar a passagem para que cada um pegue o ônibus no horário que bem entender, cada um por si.
A partir do momento que a instituição freta um ônibus ela é institucionalmente responsável pelo deslocamento e pela integridade dos integrantes da corporação, e também responsável MORALMENTE pelas ocorrências que possam acontecer. Inclusive tal fato em tese constitui acidente em serviço (deslocamento do trabalho para casa).
TRAGEDIA..TRAGEDIA…MESMO…SERIA UMA GRANDE TRAGEDIA MATAR OS BANDIDOS!!!
Fala sério general….me ajuda aí…
Estão vendo? Apenas três conseguiram render 42 militares, desarmados. Isso é que é ação.Deram sorte? Não sabemos.E, se esses meliantes estivessem atrás dos militares que estão na missão do Rio para se vingarem? Seria uma tragédia maior.Não havia nenhuma equipe "ninja" entre eles? E, agora? Se fosse com PM's, já estariam presos ou mortos.O Brasil está parecendo a Colômbia dos tempos de Pablo Escobar onde havia sequestros, execuções e assaltos às vistas de todos, sem punição. Mas esperar o quê quando se tem no comando do país pessoas da qualidade dos petistas e a inércia dos outros setores?
Chamo isso de vergonha e não tragedia…
Deveria ter uma escolta ou militares armados.
Que bosta de militar, se ajoelharam perante os criminosos, sera que pediram pelo amor de Deus?
O interessante é 42 soldados em um ônibus a noite desarmados, meu Deus! Onde esse Brasil vai parar.
Permissão para rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Obrigado.
Duro e difícil de acreditar que 42 Militares do EB foram assaltados por três "pé de chinelo", de "bonezinho e bermuda"!
A ÚNICA arma militar – uma pistola – devidamente "oculta" e fora de ação, dentro de uma mochila.
Além da vergonha, uma situação extremamente vexatória!
Triste!
É impressionante a quantidade de comentários sobre "saudades dos velhos tempos", saudades dos velhos militares".
Estamos em pleno século XXI e a impressão é que o tempo na caserna não passa da mesma forma que do lado de fora.
Daqui a pouco vão falar: "que saudades do império", "do poder moderador".
Afinal de contas já tempos a corte completamente formada: "O Rei", "os príncipes"; e "OS BOBOS".
Ou o brasil acaba com as saúvas ou as saúvas acabam com o brasil.
Parafraseando esta frase sobre as tragedias das saúvas, com a segurança publica, a escalada da violência, só tende a piorar a cada dia. e envergonhar as autoridades e a população. Precisamos de lideres com "l" maiúsculo, para mudar este quadro deprimente
O nosso exército não dá conta nem de alguns assaltantes, e tem medo de reagir mesmo estando em um número quase dez veses maior. Isso realmente é de dar vergonha.
Ainda bem que ainda não estamos envolvidos nos conflitos com o ISIS, porque com esse exército, nós não teriamos chance.
O general perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado…
Na minha humilde opinião de major, o fato em si já representa uma grande perda para o EB e vai gerar consequências futuras ruins. Sempre existe escolta armada pra qualquer transporte de material do EB. Na minha opinião foi uma grave imprudência deixar a tropa que combateu traficantes nessa situação, a notícia ja é de conhecimento de todos e, fora o fato desses bandidos continuarem assaltando e até tirando vidas às vezes, vai encorajar outros a fazerem o mesmo. Ouso discordar das palavras do Excelentíssimo.
Lamentável. Um oficial com a arma dentro de um bolsa, com difícil acesso?,(arma tem que estar na cintura) e um comandante falar que foi melhor não reagir?. Isso é ser covarde, nada patriota e não honrar a farda. Brasil, esta perdido mesmo! Os bandidos sabem que os brasileiros são covardes, não reagem, isso quer dizer que podem assaltar a vontade.
Eu um simples ST, tenho vergonha das palavras desse Gen que mais parece um Asp Of R/2 estagiário, dando conselhos a um Subão. É fácil ficar naquele pedestal com aquela varinha de Cmdo na mão. Já não se fazem mais Generais como antigamente. O Exército tá comprado pelo PT. Cagaço geral, vergonha federal. Assina ST Eduardo Art
Que vergonha!!! É esse o Exército que existe para defender o povo de invasões estrangeiras, se não defendem nem a si próprio. É esse o Exército que existe para defender nossas instituições Democráticas. É esse o Exército que muitos pedem que assuma o poder. Como militar Reformado das FFAA sinto-me decepcionado e envergonhado.
Muito boa observação do major anônimo!
Ainda sobre o fato…
Não interessa que os militares estavam a paisana e desarmados;
Não interessa que o ônibus era fretado (de empresa civil, portanto não era viatura militar com características identificáveis como tal);
Não interessa se os tempos são outros, se estamos no século XXI;
O que verdadeiramente interessa é que uma TROPA de um EXÉRCITO de um PAÍS, de uma NAÇÃO, estava se deslocando num veículo sem escolta e que toda essa TROPA DE GUERRA foi assaltada por três bandidos.
Senhores, as Forças Armadas de um país é a última FORÇA DE PERSUASÃO e engajamento para MANTER A SOBERANIA. Não se pode permitir que uma tropa dessa natureza seja desmoralizada. Já é errado empregá-la como força policial…
Se o "último bastião" de defesa de um país é empregado como polícia, se a última "garantia da Soberania" de um país é desmoralizada por três assaltantes, quem irá defender esse país frente a Forças Estrangeiras? O Chapolim Colorado?
Vamos parar com hipocrisias e atos "politicamente corretos" que não levam em consideração a realidade. Vejam o exemplo atual da França.
Estamos, realmente, preparados para a Guerra?
Em tempo: já flagrei OM em que servi escalar escolta armada para acompanhar viatura que transportava dez, repito, dez caixinhas de munição de calibre 9 mmm (não me refiro a cunhete não, é a caixinha mesmo, com cinquenta cartuchos cada). Independentemente da natureza e finalidade da munição, uma TROPA não mereceria tratamento igual? E cadê a 2ª Seção que não avaliou o itinerário do ônibus para verificar as incidência de assaltos?
Desculpem-me a extensão do comentário.
"E não protejo General de dez estrelas que fica atrás da mesa com o C… na mão". (Renato Russo).
E aí DFPC e Comandantes de OM?
Satisfeitos?
Será que está correto dificultar ao máximo e , se possivel, negar o porte de armas para os praças?
Praças estes, profissionais das armas, INFANTES, homens do combate aproximado, seja na guerra convencional, missoes reais de paz no haiti ou nas favelas dominadas por traficantes- diga-se de passagem – com farto acesso a armas….
Que ironia……pra fazer papel de tapa buraco de policia pode andar até com fuzil 7,62… na hora de ir pra casa nao….. se quiserem se proteger tem que usar estilingue, canivete, arco e flexa……
Tudo errado.1-Politico corrupto pode voar para fazer implante de cabelo e militar a serviço nao.2-Deslocamento pago pelo estado o mesmo, deve proporcionar seguranca aos agentes do estado.3-Militar(praça)pode dar serviço armado de pistola,fuzil e etc.Mas quando esta na rua desaprende tudo pois,nao tem autorizaçao para portar arma.Quando um PM com 11 meses de treinamento sao autorizados.
Trágico se não fosse …RIDÍCULO!!…soldados despreparados para uma guerrilha urbana (assaltantes de fronteira)…e indo combater outra guerrilha urbana…(RJ)como os militares das FFAA não tem o mesmo treinamento das polícias militares e policias civis não se poderia mesmo esperar outra reação ou então tomar a posição de sentido e entoar a canção do exército garbosamente até estourar os tímpanos dos meliantes…isso é claro atentando para a imobilidade para ficar perfeito!
Eu gostaria de saber o que esses leões de alojamento teriam feito se fosse com eles.
Nada explica e nada justifica o desfecho da ocorrência. Todos são passíveis de roubos e assaltos mas neste caso houve negligencia, o culpado ou os culpados deveriam ser punidos como exemplo para não ocorrer mais. Um ônibus com 42 militares serem assaltados? Absurdo. No mínimo, deveriam ser escoltados por seguranças fortemente armados, estamos no Brasil governado por quadrilheiros.
Dificil, se fossem treinados de verdade e nao ficasse so tirando serviço e fazendo faxina teriam condições de reagir. 42 para 03 e nada fizeram. Como que nao tinha um ser armado ou pelo menos acordado junto ao motorista? Vergonhoso
O que aconteceu aconteceu, com prejuízo para a imagem do EB e para a moral dos companheiros que estavam no ônibus, como não foi feito nada para prevenir o acontecido, agora apenas uma coisa pode limpar esta sujeira, o EB prender estes três lixos e apresentar eles a sociedade, fora isso nada vai limpar o nome do EB.
Pelo que estou vendo aqui,a bandidagem do Rio agora vão deitar e rolar sabendo que os militares que os detêm viajam pra casa desarmados e sem qualquer segurança, haja vista que não se podem terem porte de arma particular pois os Comandantes foram orientados a não liberarem porte, pois senão serão chamados atenção do escalão superior.
PQP…….10 vezes, Por favor me tire daqui o mais rápido possível!!!!!!!!!!!!!
"A GUARDA MORRE, MAS NÃO SE RENDE" Será que esse General nunca ouviu falar de celebre frase.
GUERRA É GUERRA, na guerra tem gente que mata e tem gente que morre…
ESTAMOS EM GUERRA !!!
Na situação que ocorreu uma reação poderia ter sido uma catástrofe, mas que foi uma vergonha foi…
A PERGUNTA QUE FICA É QUEM MATOU O CABO NAQUELA MISSÃO ??? ATÉ HJ NADA ??? SE FOSSE UM FUZIL ROUBADO JÁ TERIAM IDO ATÉ O INFERNO…
O E2 da missão e o CIE devem ter investigado se algum desses militares recebe auxílio transporte, por isso não conseguiu prever uma situação dessas, estavam muito ocupados com essa missão estratégica para o comando.
Este não é o Exército que servi durante mais de trinta anos. Não é o Exército de Caxias. Estou envergonhado de ver um Chefe militar ter este tipo de palavra para a omissão completa de responsabilidade com estes militares que estavam voltando da missão. Não foi assim que nos ensinaram nossos Líderes do passado. A minha tristeza é imensa com a covardia nos posicionamentos que certos chefes estão tomando. Estou completamente decepcionado com o rumo que as coisas estão tomando. O que diria, Caxias, Sampaio, Osório, o que estariam sentido se pudessem observar o que seus sucessores estão fazendo? Triste, muito triste.
E o S3 do Batalhão deve ter pensado: "treinaram muito bem a imobilidade nas formaturas".
Vocês acham que está ruim! A bandidagem é geral, a crise no sistema penitenciário é uma panela de pressão há muito já divulgado e sabe qual vai ser a solução dos governadores e do PT: Severinos neles. Para desafogar os presídios, vão determinar que as Organizações Militares do Exército construam celas e escalem uma guarnição de serviço, ou seja, não há nada tão ruim que não possa piorar ainda mais.
Resumindo em poucas palavras….não existem autoridades como antigamente. Há pouco tempo quando alguém usava esses termos que eu usei, a minha reação era imediata. Depois que começaram a brincar de soldadinhos de chumbo, deixei também de acreditar em papai noel, coelho da páscoa e cegonha.
Montedo me desculpe, sei que o assunto é de relevância, mas tive que usar o tom de brincadeira para dizer o que penso.
Sampaio virou no túmulo….. prendam o Cabo da Guarda
Esse é o exército que eu queria combater.
kkkkk, não consegui ler todos de tanto rir, rí das postagens, todas corretas e das palavras do General, que calado seria um filósofo. Desmoralização da incompetência. 42, Mais que um pelotão em deslocamento à serviço, em Ônibus fretado por eles ou pelo Exército?. 42 desarmados, apanham de 3 armados e são elogiados por não regirem? Já foi o tempo Sr. General em que o Exército era respeitado, pela honradez, pela bravura, pela dedicação, ombridade e treinamento incessante. Essa notícia serve de indignação pela hist´ria do EB, o Gen. Sampaio está remoendo em seu eterno berço. Finalizando: Como o Exército irá proteger uma comunidade de 4 000 habitantes??? se 3 dominam 42???
Na minha época ate quando estávamos em grupo como civis estávamos armados e de olho aberto. Um deslocamento desse deveria ter segurança armada dentro do ônibus. Falta uma dose de loucura, comum naquela época, que é a pitada de sal do guerreiro. Brasil acima de tudo.
Tragédia, ser assaltado por bandidos e não reagir? acho mais covardia foram eles que começaram, estão testando e se saindo bem.
O CMT do Exército deveria exonerar esse General.
Um almofadinha sem honra que admite uma humilhação dessas.
Nosso Exército foi desonrado e um general acha que tudo foi normal.
Questão de honra Grneral, tenha vergonha e peça para sair já.
O Brasil necessita de militares profissionais.
Sou oficial superior, um dos poucos da minha turma que ainda porta arma e treina tiro regularmente (um exercício e um teste de tiro por ano, que quase todos fazem, é pouco, portanto recarrego munição e por minha conta mantenho um padrão treinamento mais adequado para quem porta arma), já ouvi de colegas e superiores que arma fora do serviço só traz problemas, que posso por minha família em risco, ser processado por atirar em alguem em uma briga…blá,blá,blá… posso, a arma pode ser parte do problema ou da solução, mas é a minha ferramenta de trabalho, um símbolo da profissão, então tenho que ter que ter intimidade técnica e tática com ela, controle emocional e conhecimento de legislação para que ela seja parte da solução. A situação foi lamentável, não porque ninguem reagiu, uma vez que não há reação possível contra uma agressão armada que não seja uma reação armada, mas porque ninguem estava em condições de reagir com eficácia! Nenhum dos oficiais e sargentos estava com sua arma particular no coldre (único lugar para uma arma fora do cofre ou da reserva) e isso hoje é a regra, em uma instituição que não consegue blindar seus integrantes contra a doutrinação politicamente correta da ONU, do Viva Rio, do Sou da Paz e tantas outras ONGs e grupos políticos, utópicos ou mal intencionados, que defendem o desarmamento de quem cumpre a lei. Dizer que deviam ter reagido, desarmados, naquela situação, é babaquice, mas achar normal que tenham chegado àquela situação, que é uma fatalidade 3 bandidos dominarem 42 militares, porque nenhum estava armado, é algo difícil de aceitar para alguem que sentou praça no saudoso Ministério do Exército.
GEN…
DE VOLTA AO REINO DA FANTASIA…
LÁ SIM TUDO FUNCIONA OTIMAMENTE BEM.
TODOS OS COMENTÁRIOS ESTÃO CERTOS. TRAGÉDIA SERIA SE OS BANDIDOS PERCEBESSEM QUE ÉRAMOS MILICOS. NO MÍNIMO TERÍAMOS UNS 8 MORTOS AGORA.
SABER FICAR EM SILENCIO EM DETERMINADAS OCASIÕES É UMA VIRTUDE MEU CARO.
POR QUÊ NÃO TE CALAS ?
Todos que aqui comentam sabem exatamente o que aconteceu no momento e são valentões. Nem a sinalização de que os militares estavam desarmados no momento é suficiente para saciar a sede de sangue de vocês. Antes que falem, sou ex-militar e hoje trabalho na área de segurança no governo federal. Posso dizer uma coisa: eu não sacrificaria soldados em vão para livrá-los de uma suposta agressão à imagem da instituição criada por mentes doentias. Se eu fosse o General, por exemplo, exerceria pressões sobre a inteligência do exército para coordenar com a Polícia Civil o processo de investigação para capturar os assaltantes. Muita gente aqui está com um complexo de super-homem. Lembrem-se de reagir quando estiverem em desvantagem com uma arma em suas cabeças ou na de seus filhos.
Se colocam um avião da FAB para levar um certo elemento para fazer implante capilar, porque não designar um avião para deslocar 42 soldados?
Saudades do meu velho EB de antigamente.
Ass. Um velho Cara de Leão.
Militar a dez anos, ja me desloquei centenas de vezes, inclusive em ônibus civil fretado SEMPRE foi com chefe de viatura e oficiais e graduados armados e municiados, depois de ler esse post me lembrei das palavars de um general cmt de bda q tive, toda formatura falava que era pro sentinela morrer defendendo seu posto sua honra e os seus, bons tempos, hj em dia essa picafumada que tem chegado das escolas de formação se deslocam mais preocupados com seu celular e fone de ouvidos do que com armamento e munição, vão ter q aguentar a zoação por terem envergonhado a instituição.
Lendo a matéria e os comentários lembrei do texto abaixo que bem se encaixa na situação. STen
Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada.
Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
Na ativa da Força Aérea, em missão no Rio de Janeiro, lançávamos pqd's da brigada paraquedista do EB nos Afonsos, após uma semana de lançamentos havia troca de tripulação, sempre voávamos com uma 9 mm com 15 cartuchos, a volta a Manaus seria em voo comercial, 7 militares à paisana chega no aeroporto da Galeão para embarque, eu como mais antigo vou ao responsável pela liberação de embarque e digo "estamos em 7 militares da Aeronáutica, armados e em missão, aqui está nossa Ordem de Missão" a pessoa nos cumprimenta e pede para acompanhar até uma sala reservada. Chega à sala um senhor que é apresentado como chefe da comissaria de bordo, o comandante da aeronave e um Delegado da PF, depois de um breve diálogo o PF pede para apresentar o armamento, sacamos as 9 mm, tiramos o carregador, travamos a arma, desmuniciamos e contamos os cartuchos, colocamos em sacos plásticos, lacramos e entregamos ao chefe da comissaria. Durante o voo fomos tratados como passageiros VIP com direito a cervejas e destilados durante todo o voo, havia uma comissária a nossa disposição durante todo o voo. Cheguei "quase bêbado em Manaus" mas não foi dado nenhuma alteração, inclusive fomos elogiados pelos demais tripulantes. Foi a melhor viagem comercial à serviço de minha carreira. Militar merece respeito e admiração. Um pequeno detalhe, éramos todos Sargentos.
SR GENERAL QUERIA VER SE O SENHOR ESTIVESSE DENTRO DO ÔNIBUS! COMO O SR SE SENTIRIA APÓS A AÇÃO DE 3 BANDIDOS CONTRA 42 MILITARES DO EB DESARMADOS? ESTE TIPO DE COMENTÁRIO É SIMPLESMENTE DE QUEM ESTÁ QUERENDO MAIS UMA ESTRELA NO OMBRO OU SEJA SÓ SE PREOCUPA COM O PRÓPRIO UMBIGO!OU SEJA A TROPA QUE ESTÁ NA PONTA DA LINHA DE TUDO É QUE SE F…!!! SRs GENERAIS PODEM TER CERTEZA A TROPA NÃO ACREDITA MAIS NOS SENHORES HÁ MUITO TEMPO!
O enorme terror que eh feito com o uso de armamento, seja o de serviço, seja o particular, quando o porte eh concedido,que não da vontade nenhuma de se portar arma.
Curitiba e Ponta Grossa virou moda militar ser assaltado, e apanhar, e ser punido no quartel via sindicância administrativa. Cadê a ação imediata de comando, bem como, atitude junto aos órgãos de segurança pública na busca de responsáveis.
Quando estava servindo no RJ a ordem era para sair desarmado se fosse utilizado Vtr Adm, tanto o Mot como o Ch Vtr. As vezes o pessoal de Sv tinha que levar alguem no hospital de ambulância, tinha que deixar o armamento com o Of Dia. O argumento é que se fossem abordados o máximo que os criminosos poderiam levar seria a Vtr (Um pouco difícil) e pertences pessoais.Não haveria risco de roubo de armamento.
Só não pensaram nas vidas daqueles que estavam na Vtr.
BAIXARIA!!! A desmoralização, SUBSERVIÊNCIA, o despreparo e a COVARDIA da maioria dos comandantes travestida de "disciplina", se tornou regra. Hoje em dia militar do Exército é tratado como mané até por guarda de porta de padaria. Repito: BAIXARIA!!!!