Amigo de ditadores, Jaques Wagner é confirmado na Defesa.

Publicado originalmente em 23 de dezembro

Atualização 21h: o Planalto acaba de confirmar Jaques Wagner como novo Ministro da Defesa

Janeiro de 2012: em Cuba, com Dilma, Wagner demonstra seu afeto ao ditador Raúl Castro (Veja)
Folha e Estadão informam que Jaques Wagner deve ser mesmo o próximo ministro da Defesa.
Ele teria relatado a Dilma que sua relação com os militares é boa, solidificada durante seus dois mandatos como governador da Bahia. Além disso, o petista, que é carioca de nascimento, lembrou à Presidente que foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro durante oito anos.
Segundo ambos os jornais, na conversa Dilma afirmou que está interessada em fortalecer o Projeto Calha Norte e modernizar as Forças Armadas.
Forças Armadas, aliás, cuja ação foi fundamental para que o petista superasse a crise causada pela greve da polícia militar baiana, no início de 2012. Comandante das operações, o general Gonçalves Dias notabilizou-se como o ‘general do bolo’, ao abraçar um PM em greve, que o presenteava com um bolo no dia do seu aniversário. O episódio custou a quarta estrela ao general, que havia sido ajudante de ordens nos dois mandatos de Lula. Ah! Enquanto seu estado pegava fogo, Wagner integrava a comitiva de Dilma em visita à ilha de Cuba.
Voltando a Wagner, o governador que em 2012 pediu a Dilma a intervenção dos milicos e acusou a PM baiana de promover um “banho de sangue” é o mesmo sindicalista e deputado federal que apoiou a greve de 2001, quando era oposição a Cesar Borges (DEM). Na época, o PT queria “o quanto pior, melhor” na Bahia porque isso fazia parte de seu projeto de poder. Deu certo. E como!

Leia também:

Um petista na Defesa?

25 respostas

  1. É ESTE O EXÉRCITO QUE TEMOS, E O QUE TEREMOS NO FUTURO.

    GERIDO E COMANDADO POR GENTE FRACA DENTRO E FORA DELE.

    POBRE EXÉRCITO…

    POBRE PAÍS QUE TEM UM EXÉRCITO QUE NENHUMA OUTRA NAÇÃO RESPEITA.

  2. Está dentro do Perfil, compare:

    Celso Amorim
    O embaixador Celso Amorim nasceu em Santos (SP), há 72 anos. Ocupou a Chancelaria brasileira no governo de Itamar Franco e nos dois mandatos do ex-presidente Lula.
    Posse no Ministério da Defesa: 08/08/2011

    Nelson Jobim
    Naturalidade: Santa Maria/RS
    Data de nascimento: 12 de abril de 1946
    Período à frente da pasta:
    25 de julho de 2007 a 04 de agosto de 2011

    Waldir Pires
    Naturalidade: Acajutiba – BA
    Data de nascimento: 21 de outubro de 1926
    Período à frente da pasta:
    31 de março de 2006 a 25 de julho de 2007

    José Alencar
    Naturalidade: Muriaé – MG
    Data de nascimento: 17 de outubro de 1931
    Período à frente da pasta:
    8 de novembro de 2004 a 31 de março de 2006

    José Viegas Filho
    Naturalidade: Campo Grande – MS
    Data de nascimento: 14 de outubro de 1942
    Período à frente da pasta:
    1º de janeiro de 2003 a 8 de novembro de 2004

    Geraldo Magela da Cruz Quintão
    Naturalidade: Taquaraçu de Minas – MG
    Data de nascimento: 1º de julho de 1935
    Período à frente da pasta:
    24 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2002

    Elcio AlvaresElcio Alvares
    Naturalidade: Ubá – MG
    Data de nascimento: 28 de setembro de 1932
    Período à frente da pasta:
    de 10 de junho de 1999 a 23 de janeiro de 2000

  3. “Uma andorinha só não faz o verão”
    Uma pessoa sozinha não consegue impor ou mudar coisas aleatoriamente, a ideia tem que ser difundida e aceita por várias outras para que dê resultados. É algo como: “No congresso o seu presidente não aprova nada sem apoio da maioria da casa” "A tropa representa bem uma maioria".

  4. Mais um tapa nas cara de nós militares. Estamos sem comando, sem ordem, sem direção. Todos fazem o q querem conosco, seja derrubando busto de cidadão nativo da cidade, ex-presidente da República, pseudocomissão q condena somente o lado militar, imprensa nos esculachando, traficante nos matando, e por aí vai. Ñ há comandante algum q venha a público manifestar indignação, e nós, comandados, ficamos expostos.
    Tenho pena desse exército. Tenho preocupação com este país, q, em um futuro mt próximo, terá as FFAA comandada por gente desmotivada, incapaz e incompetente, pois aquele q tiver um pouco de vontade deixará a instituição, sobrando para o degredo do povo a carreira.
    Maj QCO Leonardo

  5. Como diriam meus amigos lá da fronteira: "que vergonha do amigo Ercide!!!"
    Forças Armadas: "Sentido!"… Fora de Forma. Marche!. Só nos resta a desesperança para todos os lados que olhamos.

  6. Quem diz que uma pessoa não consegue impor suas ideias a uma maioria, certamente não conhece nada de militarismo. Senhor comentarista das 20:07. Aqui embaixo nós não temos voz nem direito a nada. Não existe votação para que uma decisão seja representação da vontade da maioria. Se o número de componentes da tropa decidisse algo, nós certamente não estaríamos nessa situação lamentável.

  7. não vamos condena-lo antes de ouvir suas propostas, fazendo isso estaremos parecendo nossos comandantes incompetentes que antes de ouvir o subordinado ja o condena.
    cabe aos generais cobrar mudanças, são eles os unicos culpados por nossas derrotas

  8. Pelo menos de Nelson Jobim para cá, não são ilustres desconhecidos como eram os primeiros. A Bahia é o 8º PIB do Brasil, e o primeiro fora do eixo Sul_Sudeste_DF, então acho que o ex-governador não foi tão mal.

  9. Outro Civil PTista na DEFESA.Tenho vergonha de ser militar.Estudo todos os dias p/ sair desse circo.Comandantes e oficiais fracos e praças burros e desunidos.

  10. Esse segundo mandato dessa senhora já está capengando antes de assumir.
    Ninguém quer assumir o MD pois é o patinho feio. Não há opções…
    Enquanto os militares da reserva não entrarem na política e mudar o sistema por dentro, estaremos fadados a esse tipo de coisa.
    Realmente lamentável.

    Por acaso alguém tem notícias sobre o pagamento do pessoal do EB que foram transferidos a partir de outubro e ainda não receberam ?! Quando irão receber ?

    Pois parece que tudo está normal…pois nem uma nota de satisfação nossos companheiros lá em Brasilia se comprometem a escrever.

  11. adorei o comentarista das 07:07, OFICIAIS FRACOS E PRAÇAS BURROS E DESUNIDOS.

    faço parte, infelizmente, das praças burras e desunidas.

    e não tem jeito, ninguém une esta classe, nasceu e cresceu para ser dominada e escravizada, atrás dos seus míseros pontinhos.

    quanto aos fracos oficiais, so me lamenta chorar por eles, porque muito mais cedo do que elas pensam, o mesmo estado de penúria que passa os sargentos vai atingi-los.

    pobre praças…

    pobre oficiais…

    pobre exército, sem comando e sem direção…

    pobre povo, iludido assim como os praças, com as migalhas que lhes são jogadas…

    pobre país, roubado dia a dia, noite após noite, antes somente na calada dela, agora em qualquer horário…

  12. Talvez muitos não lembrem, mas alguns anos atrás já houve contingenciamento de recursos, demorou meses para virem as indenizações, e teve anos em que atrasou o pagamento mensal mesmo, e outros o 13º veio 2 meses depois. Na época não existiam redes sociais como hoje, mas eu gostaria de ver o0 que seria dito.

  13. Praças fracos e desunidos? Não concordo plenamente. Os militares das FA são forjados na disciplina e enquadrados rapidamente quando há alguma manifestação. Os componentes da PM, fazem greves, bagunçam e sabem que a população terão as FA para garantir a segurança no lugar deles. Não esqueçamo o movimento dos controladores de vôo que pararam o Brasil e estão, hoje, sendo condenados e expulsos, apesar de ter alavancado um pequeno percentual de reposição e melhorias nos horários de trabalho e, também, aumento de restrições e fiscalizações pesadas sobre eles. O problema está no topo, nas "estrêlas" que sobem se achando o todo poderoso, todos enfeitados com quilos de medalhas e só balançam a cabeça, obedecendo o que o PT quer. Novo Ministro,vindo do PT, nenhum presta. Vão começar tudo de novo: voando nas asas da FAB pelo Brasil, visitando as unidades militares e aprendendo como funciona as FA. E haja formaturas e quando chegar a hora dos salários, vão começar a estudar, de novo.Vale lembrar que no PT há muitos simpatizantes de socialismos e comunismo e amigão de Fidel e outros piores. Os militares correm o risco de passarem informações secretas para o "inimigo". Feliz NATAL e salvem-se quer puder.

  14. copiando comentario
    Mais um tapa nas cara de nós militares. Estamos sem comando, sem ordem, sem direção. Todos fazem o q querem conosco, seja derrubando busto de cidadão nativo da cidade, ex-presidente da República, pseudocomissão q condena somente o lado militar, imprensa nos esculachando, traficante nos matando, e por aí vai. Ñ há comandante algum q venha a público manifestar indignação, e nós, comandados, ficamos expostos.
    Tenho pena desse exército. Tenho preocupação com este país, q, em um futuro mt próximo, terá as FFAA comandada por gente desmotivada, incapaz e incompetente, pois aquele q tiver um pouco de vontade deixará a instituição, sobrando para o degredo do povo a carreira.

  15. Melhor Jacques Wagner do que os oficiais generais das FFAA.

    Sinceramente acredito que se alguma coisa pode mudar não será com militares que só pensam em suas benesses e em maltratar seus subordinados como os escravos de outrora.

    1º Sgt Ativa

  16. Praças burros e desunidos pq querem. Se acomodam. Eu me formei, tenho meu escritório e sai mesmo. Justamente pq ñ coaduno c/ covardes, leões de alojamento. Tive um Cmt que determinou que a guarda fosse colocada em forma quando sua esposa entrasse e saísse da OM. Eu disse que ñ faria e ñ fiz. Recebi uma FATD que morreu em pizza e ainda entreguei suas cagadas ao MPF. Está enrolado até hoje. Vai uma dica: A CF veda a sindicalização dos militares, mas existem outros meios de se utilizar do direito coletivamente, como é o caso das entidades de classe (associação). Pensem.

  17. SENHOR “Uma andorinha só não faz o verão”.
    Uma andorinha faz sim vários verões, tomemos aí o senhor sainte celso amorim. (letras minúsculas pelo tanto que fez por nós) Ficou tanto tempo à frente da tropa que só nos trouxe descaso, vergonha e falta de iniciativa…. engavetou tudo que pode para nos deixar pior… Projetos de modernização da força. Isso tem muitos; agora manter um salário considerado digno para a caserna. nada…..Com certeza esse próximo se não mantiver do mesmo jeito com certeza irá piorar….Sinto muito por nós.

  18. – Concordo com o companheiro 1º Sgt da ativa pelo seguinte:
    "Se for para colocar general bundão no comando da Defesa, tipo esses três que comandam as respectivas Forças, Exército, Marinha e Aeronáutica, então que coloquem um civil que talvez nem saiba o que é uma continência, mas quem sabe, ele seja inteligente e coerente e venha a nos ajudar". sinceramente, eu acredito nele.
    – O título do texto se refere a "amigo de ditadores", mas na verdade não eram ditadores, e sim, generais de verdade que colocavam bandidos de merda(e não terroristas) para correr e fizeram o Brasil se desenvolver (Hidrelétrica de Itaipu, Usina Siderúrgica de Vola Redonda, Ponte Rio Niterói, várias estradas de rodagens (e sem pedágios),e muitas outras obras que foram feitas pelos "ditadores" e na época deles, não existiam: corrupções desenfreadas, assassinatos em massa de pessoas inocentes, vadiagem, bolsas esmolas (para, a maioria, vagabundos), Lei que beneficia menor infrator, e enfim, as coisas estavam boas, e mesmo assim o povo reclamava. 30 anos se passaram e vc que está aí do outro lado, mais velho que eu eu ou mais ou menos da minha idade (tenho 50), o que é que melhorou de lá para cá???? Nadaaaaaaa.., não è??? hahããaa… melhorou uma coisa… o bolso dos corruptos e corruptores que durante esse período de 30 anos chegaram a milhões, onde o povo com seus impostos era e ainda é o principal patrocinador. Comparado com outros países, aqui no Brasil ocorreu apenas um governo de Regime militar, o que foi realmente preciso a intervenção, e quem estiver na dúvida que consulte o que estava acontecendo na mesma época em outros países dentro da própria América do Sul e outros do Globo. Aqui a coisa foi light. Se alguns destes que se dizem hoje estar por cima e que sofreram com a ditadura no Brasil e estivessem na Argentina, muito provavelmente o General Peron, um dos Ditadores argentino, teria mandado jogarem estes "coisas" de cima de uma avião em pleno alto-mar. F U I !

  19. Montedo e amigos leitores do Blog. Acredito que não era essa a melhor notícia que nós desejávamos no Natal (Jaques Wagner no MD). Isso me fez refletir mais um pouco… e pensar se teremos a troca de Cmt nas 3 FFAA. Pois bem… Analisemos… se a PR pensar que em time que está ganhando não se mexe… para que mudar? Se ela mudar, acharíamos nós que ela pretende se incomodar? Creio que não. Então, qual seria a condição: trocar o Cmdo colocando alguém que não lhe cause problemas. Portanto, qualquer um que assuma terá que "concordar" com a política de governo, do contrário, estará fora". Isso se resolve em uma simples conversa com qualquer Of Gen de 4 estrelas… e o mesmo irá ceder ao pedido da PR, pois não deixará de lado a sua carreira e tudo aquilo que ela lhe promove desde o tempo que fez a ECEME. Onde quero chegar: a solução para as FFAA está em nós mesmos. Em nos comportarmos com ética e dignidade, em lembrar do nosso compromisso com os superiores e subordinados, em fazermos o que é certo! Para isso, somente uma mudança radical no discurso, com falas semelhantes a do Bolsonaro, porém com maior polidez (não porque sou assim, mas pelo "politicamente correto")… Isso poderá acontecer, mas não vejo isso nos candidatos do EB atuais: Silva e Luna, Mayer, Villas Bôas e Brandão… Portanto meus amigos leitores do Blog e Montedo, sugiro que o discurso nos quarteis mude de baixo para cima, como sempre as coisas aconteceram no EB… Agora, mais politizados, que usemos, também, os apoios do legislativo, assim como fizeram os Sgt QE. Para a arapongagem de plantão eu pergunto: estão felizes? Constem em seus relatórios o desejo dos profissionais da caserna. Os Srs podem ajudar também. O meu Feliz Natal a todos. Parabéns Montedo, mais uma vez! TC Realista, filho de Praça.

  20. E vocês todos acham que os novos comandantes das FA terão coragem para exigir alguma coisa em favor da tropa? Primeiro, a presidente vai escolher quem mais simpatiza(arg!) com ela. Se o mais antigo não for o escolhido, ela manda ele vestir o pijama e se, os escolhidos, não fizerem o que ela quer, durarão uma semana. Resumindo: militares das FA, comam o pão que a Dilma amassou com o Lula enquanto tramavam tomar o poder e, agora, tem mais quatro anos e depois o Lula mais oito. Vão ganhar salário mínimo junto com alguma bolsa-esmola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo