Governador do RJ promete mudanças em UPPs no início de 2015
Pezão garantiu que mudanças ocorrerão a partir do dia 2 de janeiro.
Ele pedirá a ministro que substituição de tropas na Maré seja gradual.
Policiamento será reforçado na Rocinha, Alemão e Maré (Reprodução: TV Globo) |
Guilherme Brito
Do G1 Rio
O governador Luiz Fernando Pezão prometeu para o início de 2015 mudanças no policiamento de comunidades como a Maré, Rocinha e Alemão. “A partir do dia 2 vocês vão ver mudanças na segurança. Estou desde de manhã reunido com o Beltrame discutindo UPP, discutindo as medidas de reforço as UPPs que nós vamos tomar. Mas já começamos a reforçar policiamento nessas comunidades”, disse.
Durante a chegada da nova barca que fará a travessia Araribóia-Praça XV e de novos três chineses para a SuperVia, Pezão afirmou que pretende fechar um cronograma e negociar o prazo para que ocorra a substituição da ocupação do Exército e da Marinha por policiais militares. A medida já estava prevista no processo de pacificação da região, mas o governador quer que o trabalho aconteça de forma gradual.
Leia também:
Força de Pacificação da Maré troca comando pela última vez. Só que não!
“Se quiser, mato um soldado por dia”, diz traficante da Maré.
RJ: cabo do Exército é morto por traficantes em tiroteio na Maré.
“Eu estou indo dia 30 assinar com o Ministro [da Justiça] José Eduardo Cardozo um compromisso com a Maré. Vamos assinar um cronograma de entrada da PM. O Exército vai saindo e nós vamos assumindo”, ressaltou.
Segundo Pezão, o cronograma será oficialmente lançado logo após o encontro com o ministro, em Brasília, em uma coletiva de imprensa. A formação de novos policiais militares é um dos fatores que vai pesar para essa transferência de policiamento no conjunto de favelas.
“Eu estou negociando hoje esse prazo com os ministros militares, como vai ser a entrada da PM na Maré. Vai ser gradual, junto com a formação dos novos policiais. O que vai definido é esse prazo, até quando o Exército fica”, explicou.
G1/montedo.com