28, 86%: mais um passo para o pagamento!

Fac-símile do adendo do Deputado Izalci
Segundo informa a Guerreira Kelma Costa, o deputado Izalci Lucas (PSDB/DF) conseguiu incluir no relatório preliminar do PL 13/2014 – que fixa as despesas da União para o ano de 2015 – adendo que prevê o pagamento da diferença de 28,86% devida aos militares a partir do posto de capitão, por conta de aumento diferenciado concedido aos generais e oficiais superiores durante o governo Itamar Franco.  
Tanto o STF, em 2010 como a AGU, em 2011, já reconheceram a legitimidade do direito dos militares à difrença, O total a ser desembolsado fica perto dos R$5,9 bilhões. Reconhecendo a dificuldade de obter a aprovação do pagamento do montante total para o próximo ano, o objetivo do deputado é garantir a liberação dos valores relativos à primeira parcela da dívida.
Aqui, você confere tudo o que já foi publicado no blog sobre o assunto.

35 respostas

  1. Bom dia, é mais um passo dessa novela, e mais uma vez agradeço a esta mulher que é um exemplo de perseverança em pró de nossas causas, vamos ver se mesmo parcelado, eles começam a pagar o que é nosso de direito, um abraço a todos.

  2. Bom dia a todos.

    Se não me engano, os funcionários civis federais receberam a última parcela no 2º semestre de 2005 ou 2006 e os militares continuam chupando os dedos até hoje.

    Incrivellllllllllllll !!!

  3. Enquanto isso, o Dep Bolsonaro continua na sua luta, provocando discursões de baxarias em vez de agir dentro da Lei para conseguir seus intentos. E, ainda quer ser Presidente? Aos que se interessam pelos assuntos dos militares como esse, vão ter êxito no futuro político. Quanto aos outros que se dizem "defensores" dos milicos, no andar da carruagem, vão é perder o cargo.

  4. Revanchismo puro, por este motivo é que não recebemos até hj o que nos é devido, com tramitação final no STF que mandou pagar. Só para exemplificar este revanchismo o processo de pagamento da diferença dos 28% está parado no ministério do planejamento desde Abril de 2013, sem qualquer tramitação desde aquela data. É só consultar a página do ministério do planejamento:PROJETO DE LEI QUE ESTENDE AOS MILITARES DAS FORCAS ARMADAS O PAGAMENTO DA DIFERENCA PERCENTUAL REFERENTE A VANTAGEM DE 28,86%, OBJETO DE DECISAO DO STF ASSENTADA NO JULGAMENTO DO RECURSO EXTRAORDINARIO Nº 410.778-3/RS.

    Convém ressaltar que o funcionalismo civil já recebeu há anos os valores devidos

  5. Será que essa novela mexicana vai terminar?
    Bom, quem entrou na justiça recebeu entre 2 e 4 mil reais. Só recebe uma vez e não incorpora ao soldo, ou seja, não resolve a vida de ninguém.
    O que tem que acontecer e não estamos ouvindo ninguém falar ainda eh a reposição salarial de nossas perdas, retorno de direitos surrupiados com a traição da MP2215. Isso já tem que ser visto urgentemente, pois já estamos com salário inferior a várias PM do brasil .

  6. Não é uma diferença devida a partir do posto e capitão como diz no texto, mas sim uma diferença devida aos militares ATÉ o posto de capitão. Muita gente se engana pensando que essa diferença se incorporará aos vencimentos. Os valores serão pagos apenas até 2001, quando passou a vigorar a atual MP que regula nossos salários. Eu recebi judicialmente, como primeiro sargento um valor de mil e poucos reais e só, nada mais. Claro que faz falta, mas isso não muda nada na nossa situação. Estamos canalizando muita energia para um retorno irrisório.

  7. A questão aqui, não é mais valor em espécie, mas de Justiça, se todos do funcionalismo civil Federal recebeu, pq as Forças Armadas não? A luta foi para que a justiça fosse feita.Isso ainda é uma vitoria parcial, pois para os funcionários civis esta diferença está incorporada nos seus vencimentos.
    Logo após terminada a questão da diferença do 28%, a luta será para votação da MP 2215 pois esta sim ..muda nossas vidas. Abraços Kelma Costa

  8. A título de esclarecimento, pois verifica-se muitas dúvidas, caso seja pago os 28% somente receberá que era militar e no período de 1993 a 2001 , será calculado um valor fixo, não existe incorporação de nenhum percentual em contra-cheque. Não é aumento de salário, apenas perdas do período.

  9. BOA TARDE A TODOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS TOMARA QUE ESTA SENHORA NÓS PAGUE, JÁ FOI COLOCADO NO ORÇAMENTO DUAS VEZES É NÃO PAGOU, DESVIOU A VERBA PARA A FOME ZERO, VAMOS COBRA, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS MILITARES É FAMILIARES NO BRASIL, GENIVALDO DA SILVA PRESIDENTE DA AMARP NOSSO SITE http://WWW.AMARPFA.COM
    HTML

  10. Uma vergonha essa nossa situação. Essa diferença não da nem 5% para maioria de nós, e estão querendo parcelar? Enquanto os Deputados querem aumentar de 26 mil para 36 mil seus próprios salários. Esses Comandantes covardes… Não tem mais jeito não…

  11. Esse valor não incorpora, não é reajuste, é uma migalha que se refere ao período entre 1993 e 2001. Um valor atrasado e nada mais. Isso é como tosa de porco, muito grito e pouco pêlo.

  12. 28,86% é um índice de aumento paga em sua integralidade aos oficiais superiores e Generais; de capitão para baixo foram pagos índices diferenciados e faltou justamente o complemento do índice de 28,86 que é devida até hoje é obvio que este complemento será incorporado pois o índice de 28,86 não se trata de abono ou outra coisa.
    SELVA!

  13. Boa tarde.

    Eu recebi a diferença como ST, R$ 3.200, referente ao periodo de Maio 99 a Dez 00 ( o limite é a MP do Mal-LRM). Ou seja entrei em maio de 2004, como retroage 05 anos a partir da data de entrada na Justiça, recebi o valor citado.

    Quem entrou até 1998, recebeu a contar do inicio da Lei cuja entrada em vigor foi 1993, ai pegaram uma bolada boa.

    Em 2004, o Cmr da OM chegou de uma reunião de Cmdo da 6ª RM e orientou todos a entrarem na Justiça Federal Pequenas Causas e não pagar advogado. Entretanto, a frouxidão não deixou que mais de 60% dos ST/Sgt entrassem, estão chupando dedo até hoje. Bah !

    Vida que segue ..

  14. Muito bem Srª Kelma Costa. A Senhora devia ser a Cmt do Exército, pois é muito. mas muito mesmo, mais competente atuante e companheira que esse boneco do carnaval de Olinda que está lá fingindo estar estar defendendo alguma causa. Arreeegoooo prá ele.

  15. Aproveitando o mesmo passo que dei um pouco antes, solicito aos 3º Sgt QE DA RESERVA que estiverem interessados em entrar na justiça comum referente à discriminação à nos direcionada, que todos já sabem, por favor, liguem para o nº de longa distância local +5532212495 e se informem a respeito do assunto e vamos nos unir. queézada da reserva que a luta vai apenas começar.

  16. A maioria dos militares que reclamam aqui, não votaram ( justificaram ) e se votaram, o fizeram no joãozinho e não tentaram eleger os colegas militares, para que tivessemos a nossa bancada.

    Cabeças duras, invejosos, acham ainda, que os colegas querem se dar bem. Ai dá nisso.

    => A frase, que mais utilizei no periodo das eleições foi:
    "NÃO IMPORTA QUEM SEJA O PRESIDENTE, SE TIVERMOS A NOSSA BANCADA MILITAR. "

    Ai o HD travados e com vírus não abriram as suas pobres mentes.

    Ufáaaaaaaaaaaaaaaa !!!

  17. QUEM FALA MAL DO BOLSONARO É PTralha do mesmo jeito:

    "melhor ser dono de uma moeda sendo livre, do que tendo duas ser escravo"

    Ou seja, bolsonaro pede nos termos que tem que pedir sem se humilhar ou fazer troca de favores….

    Então não me venham dizer que é melhor fazer o jogo sujo da política e receber algumas benesses do que ser igual BOLSONARO e não conseguir nada.

    o ditado chinês acima retrata muito bem essa situação.

    Foi por causa da 'política' de benesses que perdemos a figura do SUBTENENTE, general das praças, o qual representava as praças e tínhamos em consideração

    1. tenho uma grande admiração pelo Dep Bolsonaro, pela sua coragem e determinação, mas quem puder fazer contato com ele informá-lo; para não entrar no jogo deles que é o descaramento sem limite, se ele conseguir se conter e manter a postura respeitosa de um militar, com certeza o seu reconhecimento virá, caso contrário aquela corja que é a maioria poderá cassá-lo, além do mais ele é o nosso único representante com estômago para lidar com aquele tipo de gente.

  18. Prezados senhores militares e familiares, estou muito grata a Deus em primeiro lugar e ao Deputado Isalci por ver que minha luta pelo pagamento dos 28.86% não foi em vão. Desde 2010 que eu e minha equipe – UNEMFA empreendemos inúmeras ações dentro do MPOG
    / MD e movimentos de rua, inclusive no Rio de Janeiro juntamente com a ANMB para a efetivação do pagamento dessa diferença. Foi graças ao nosso incansável trabalho que que hoje o processo que estava engavetado encontra-se na Secretaria Executiva do MPOG aguardando apenas a vontade política de fazer do Executivo em efetivá-la. Tenho acompanhado cada passo de processo e espero que venha a vitória. Apenas peço paciência a todos até o último desfecho, ou seja, não se individem contando com esse dinheiro que ainda terá que um longo caminho, pois o que foi votado até o momento foi o relatório preliminar e não o final. Não se deixem envolver por falsas notícas de pessoa sem compromisso com a verdade. Respeitosamente Ivone Luzardo – Presidente da UNEMFA.

  19. Concordo com a Sra Ivone Luzardo, foi maus uma batalha, mas até o fim da guerra tem muita coisa ainda….pode ser pouco o valor que se tem a receber, porém, é de cada um que tem direito e da maneira que está a remuneração dos militares não se pode menosprezar qualquer valor que ajuda na subsistência de cada família…e que a conquista desse pagto sirva apenas para impulsionar cada vez mais a luta em busca de melhorias efetivas que possam devolver a dignidade Às FA…mas não podemos desprezar estes valores que, no momento, é o que está mais próximo de se conseguir, embora ainda distante!!

  20. Li Claramente no texto:

    "adendo que prevê o pagamento da diferença de 28,86% devida aos militares a partir do posto de capitão"

    O que um Capitão ganha já não basta? Ninguém lembra de Soldados (forças armadas) e Marinheiros do nosso país, porém se fosse a polícia ou bombeiros eles sairiam quebrando tudo e pedindo aumento e conseguiriam, já as praças pertencentes as forças armadas são obrigadas a abaixar a cabeça e se silenciar diante desse tipo de VERGONHA que existe em nosso país onde só o militar estadual é valorizado.

  21. Por que invés de ficarmos falando não nos unimos e reivendicamos nossos direitos como fazem as demais classes trabalhistas, chega de sermos hipocritas nao adianta ficarmos so contando com esses " sindicatozinhos " somos militares temos o poder nas mãos, SENHORES OFICIAIS GENERAIS, PAREM DE PENSAR SO EM VOCES PENSEM NA TROPA PAIS DE FAMILIA, se estao hj onde estao é por causa da consciencia de cada militar que tem idoneidade moral e mental, que primeiro pensa em sua familia pra nao fazer besteira, pq por hierarquia e disciplina aos srnhores generais ja teriamos tomado outra atitude a muito tempo.

  22. Só para esclarecer: O STF não "Mandou Pagar", apenas reconheceu que todos os militares tem direito a receber a diferença entre o percentual pago na época e os 28,86%.

  23. Isso é novela mexicana, nem Ivone e nem kelma irão conseguir fazer com que os militares recebam esses 28,86 ,se fosses os próprios políticos já teriam recebidos em uma só parcela e ainda com juros absurdo, sim acho que se botasse um ponto final nisso, não seria mais desgaste de todo aspectos de esperança em receber. Deveriam por um ponto final nisso. Se fosse a outra parte do grande escalão .talvez isso já teria sido pago ,mas somos pequenos nessa questão. Só Deus e a esperança. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo