Em relação ao suposto estudo sobre política de remuneração das Forças Armadas.

Esclareço aos leitores que não consegui, até agora, comprovar a veracidade do documento atribuído ao Ministério da Defesa, intitulado Política de Remuneração para os Militares das Forças Armadas (PRMFA), que circula na web e do qual recebi cópia há quinze dias. Como a credibilidade é o maior patrimônio deste blog, optei por não publicá-lo. Vocês só lerão o material aqui se ele for comprovadamente verdadeiro.

21 respostas

  1. Montedo, se esse documento existe de fato, não vai durar muito, pois a nova equipe econômica já está falando em congelar salários de servidores. Afinal, eles têm que cobrir a roubalheira na Petrobrás e no (des)governo como um todo, os "empréstimos" do bndes para governos tiranicos, as bolsas de todos os tipos, os mais de 20.000 comissionados nos 39 ministérios e demais lambanças na economia (como a balança comercial desfavorável, o pib ridículo, a inflação galopante, a explosão da dívida pública, o descumprimento de metas da ldo, entre outras demonstrações da incapacidade petista de governar).

  2. Montedo , o doc. Em questão é apenas uma minuta do que pode ser essa política de remuneração ; a única coisa de verdadeira que posso falar é que no fim do doc. Há uma tabela dos soldo de 2010 como o de 2015 !
    Também é citado no BONO da marinha desse link aqui
    http://www.google.com/url?q=https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/bono/bn_22042014.pdf&sa=U&ei=2aB_VOm4N9O0yATlkIL4CQ&ved=0CBMQFjAD&usg=AFQjCNFi0dqOBf9SHdJfc-MeZHuLyZXbJg

    Se for verdade pelo menos pode alentar um pouco a família militar.

  3. Por enquanto, a única veracidade é a manobra dos PTralhas no congresso (troca de favores) para aprovar em caráter de urgência a meta fiscal e esconder despesas com obras superfaturadas e desvios. Portanto não há interesse nenhum da Presidenta para política de remuneração das Forças armadas, ainda mais com a nova equipe econômica querendo tesourar despesas, diante da inflação descontrolada. Para tanto a MP do mal continua a mais de uma década engavetada.

  4. Pessoal, não sejamos ingênuos!!!!
    Parem com a babaquice de achar que estudo do MD serve para algo!!!
    Olhem à sua volta, acham que na atual situação econômica do Brasil há espaço para se falar em reajuste de remuneração de servidor público? Ainda mais para militar, com essA esquerdalha querendo "botar fumo" nos milicos via COMISSÃO DA VERDADE…
    Leiam os jornais, por favor !!!!!!
    Façam uma leitura consciente da atual conjuntura do Brasil. Não há espaço para o Governo gastar mais dinheiro !!!! Acordem !!!!!
    As medidas para sanear a economia do país se surtirem efeitos positivos tais efeitos só serão percebido no médio e longo prazo, talvez só seja percebido daqui há três anos. Logo, se tivermos que ter algum tipo de reajuste a previsão mais otimista será quando a economia e as contas do Governo mostrarem sinais positivos.
    Então, Comandantes, liberem o meio-expediente para que os militares possam "correr por fora" e aumentarem suas rendas, inclusive os senhores Comandantes, pois muitos também tem a intenção de aumentar a renda através de uma atividade paralela enquanto estão na ativa ou após irem para a reserva. Aconselho que os senhores deixem o excesso de moralismo de lado e comecem agora a executar alguma atividade laborativa paralela ao quartel, busquem hoje criar uma boa network para que quando forem para a reserva os senhores já tenham bastante contatos de trabalho e uma boa rede de relacionamento. Abram suas mentes, Comandantes !!!!!!!!

  5. Essa "crise" que o anônimo das 09:00hs cita, não chegou à DCEM, ô povinho pra gostar de movimentar à revelia…

    Porém, concordo com o que ele fala sobre a atual conjuntura. A presidente Dilma ao nomear dois ministros, considerados austeros, para a os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, é uma clara evidência que o Brasil precisa economizar. Para tanto, o corte será desigual novamente, conforme o peso do ministério, uns perderão mais que os outros e como não temos nenhuma representatividade é óbvio que receberemos o maior corte de despesas, até porque as Olimpíadas estão aí, e dinheiro em caixa será fundamental.

  6. A situação salarial dos militares é vexatória. Exemplo disso é o que acontece nos Colégios Militares onde professores civis e militares trabalham juntos. Com o novo reajuste dos civis um professor que tem mestrado ganhará como um professor que tinha doutorado, por volta de 10.000. Enquanto um capitão professor militar com mestrado ou doutorado que executa a mesma função ganha 6300. Esses professores civis na verdade passarão a ganhar mais que o Cmt do Colégio Militar. É vergonhoso. Quem trabalha em CM sabe que quem carrega o piano são os militares. Os civis dedicação "exclusiva" trabalham no meio expediente 3 vezes por semana pelo menos. Só ficam a tarde se houver uma atividade prevista com os alunos. Como o governo não tem dinheiro? O reajuste dos civis saiu agora. Somando as gratificações o salário deles saltam quase 100%. O Exército é uma piada. E os civis ainda ficam zombando dos pobres militares dentro do CM. Isto é ridículo.

  7. Ao anônimo das 09:00. Sabe de nada, inocente!!!! A grande verdade é que os Oficiais na reserva estão fazendo agora o que sempre nos disseram para não fazermos, que é nos envolver com política. Agora, o que mais se vê são coronel e general ocupando cargo comissionado nos governos federal, estadual e municipal recebendo polpudas gratificações e, convenhamos, ajudando os políticos corruptos a roubar o povo. O pior disso tudo como vc também disse é que além de fazerem nada por nós, não nos deixam lutar por nós mesmos, sempre nos prejudicando quando corremos atrás de alguma melhoria… por isso que digo: NÃO ACREDITO EM NOSSOS CHEFES, ELES NÃO LUTAM POR NÓS E NEM NOS REPRESENTAM EM NADA!!!!

  8. Companheiros 3º Sgt QE DA RESERVA DISCRIMINADA, assim como eu:
    descobri um escritório de alta competência que irá dar atenção aos nossos processos para promoção a 2º Sgt. Temos os devidos amparos legais, conforme legislação que fala sobre paridade e isonomia entre as classes. O escritório GARCIAS ADVOGADOS, que fica em Santa Maria-RS. ABRA O LINK no Sr GOOGLE: AÇÃO PARA TERCEIROS-SARGENTOS DO QUADRO ESPECIAL DO EXÉRCITO – PARA OS MILITARES QUE FORAM PRA A RESERVA ENTRE JANEIRO DE 2001 E OUTUBRO DE 2013.
    Estou mobilizando todos meus companheiros nesta situação e agradeço ao Montedo, caso esse publique esse meu texto, para que possa nos ajudar. Não adianta esperarmos que nos promovam naturalmente, mais de um ano já se passou e só a Srª Kelma Costa e o Senador Pedro Taques se preocuparam conosco, infelizmente, aplicaram a lei da vaca em nós… pastaram, gagaram e andaram, pastaram, gagaram e andaram. Vamos para a justiça e logo. E ponto final e resolvamos logo essa situação ridícula que nos deixaram por motivo de abandono.

  9. Não me canso de avisar: o salário mínimo aqui no RS alcançou o salário dos soldados do NB. A debandada está sendo geral, porque, ninguém que possa ter um emprego qualquer com carteira assinada e todos os direitos compreendidos pela CLT, vai querer estar na condição de Sd do EB. Tenho visto vários exemplos aqui na minha OM… claro, que sempre haverá uma enxurrada de Evs para engajamento, mas o nível de comprometimento e profissionalismo do pessoal que fica é muito baixo. Só para dar um exemplo bem simplório, com a chegada de inúmeras Vtr para transporte de pessoal e equipamentos especializados que demandem treinamento ou carteira de habilitação "D" ou "E", está sendo somente o tempo do militar conseguir a habilitação para procurar emprego em empresas que pagam um salário no mínimo 4 vezes o soldo do quartel. Isso é somente uma constatação.

  10. Comentarista das 16:08, concordo com tudo o que você disse. Se os nossos chefes apenas não lutassem por nós, já seria uma situação tranquila, o problema é que eles além de não lutarem por nós, ainda lutam contra nós. Já não bastam as leis que nos enquadram em tudo e eles ainda ficam criando portarias todas para nos prejudicar sempre. Sou praça e em 30 anos de serviço não vi uma porta se abrir por iniciativa dos nossos chefes, muito pelo contrário, só se preocupam em nos atarraxar mais e mais.

  11. Ao anônimo de 4/12, 14:44 -> sou capitão QCO, sirvo em CM e minha remuneração é de 9,8k (incluindo os 9% de TSv a q tenho direito). Um professor civil de física, disciplina q leciono, companheiro meu aqui no CM, com doutorado, tem o salário bruto de 7,7k. Não compreendi os valores q o colega citou, completamente fora da realidade.
    Só para registro: não concordo com a política salarial existente, mas devemos ser corretos ao anunciar as coisas, pois a impressão q há é q o autoflagelo impera em nosso meio.

  12. Ao capitão QCO do comentário acima, que ganha 9,8k: gostaria de lembrá-lo que seu salário está extremamente defasado frente ao de outras carreiras de estado equivalentes. Você se fecha em seu gabinetinho no quartel, esquece que existe um mundo lá fora, compara a merreca que ganha ao salarinho dos seus subordinados e se sente super valorizado.
    Abra sua mente, senão será mais um oficial a só se indignar ao chegar à reserva, como esse coronel do texto publicado pelo Montedo…

  13. Só tenho certeza de duas coisas:
    1º) quem não está falido, está endividado, principalmente quem mora em cidade grande; e quem não está nenhum dos dois, está se encaminhando a chegar lá gradativamente; e
    2) Esta tal de presidenta usa o argumento dos seus sofrimento que diz "que sofreu" do antigo regime militar para poder ter justificativa de nos ferrar. Ela não é uma líder, e sim, uma vingativa arrogante. Se fosse líder, faria como Mandela fez, saiu da cadeia, reconquistou seu povo, foi presidente e se uniu aos ingleses que dominavam a África do Sul na época e foi o principal personagem a ajudar desenvolver e a implantar a paz naquele país que estava 10 vezes pior que o Brasil.Ela faz tudo ao contrário do Mandela, jamaaaaiissss será lembrada como uma líder pelo seu povo (apenas do PT, é claro);

  14. Ao Cap QCO acima. Também sirvo em CM, sou Cap e meu soldo é de 6300,00. Os professores com mestrado, meus subordinados na seção, ganharão com o reajuste por volta de 10.000. O soldo do Cmt é menor que isso companheiro. Os dados que passei são fidedignos.

  15. Remuneração de militar é o soldo!!!SOLDO!!!Cansativo. Não é difícil pensar, quando demais servidores apontam suas remunerações falam da básica ou da parte da remuneração que é igual para todos dentro do NÍVEL INICIAL.

  16. Polpudos 6300,00? É brincadeira! Se vc acha que 6300,00 de soldo para um Capitão do Exército é o adequado, parabéns! Eu acho que é pouco. Por isso estamos na pindaiba. Tem militar que não se valoriza mesmo. Por isso outras carreiras com atividades similares estão ganhando o dobro do que ganhamos. Subserviente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo