Vídeo mostra militar do Exército dando tapas em detido no Complexo da Maré

Militar usa tapas para interrogar detido no Complexo da Maré


Marcos Nunes

http://extra.globo.com/incoming/12654813-5d2-dc9/w448/espancado3.jpg
Reprodução Extra
Um adolescente foi agredido com tapas no rosto, depois de ser detido por militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Complexo da Maré, no início de maio. A agressão durou pelo menos 57 segundos e foi registrada em um vídeo. A denúncia foi enviada ao EXTRA por um leitor, através do WhatsApp do jornal (21996441263 e 21998099952).
Nesta quinta-feira, a assessoria da Força de Pacificação anunciou ter aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso e revelou já ter identificado um sargento como um dos autores da agressão.
No vídeo, o rapaz, que é acusado de estar usando drogas, aparece sentado num local onde há capim, próximo a uma calçada, e ao lado de uma garrafa. O militar inicia o interrogatório perguntando se o jovem é maior de idade, e, em seguida, desfere o primeiro tapa no rosto da vítima.
“Você é maior de idade? Fica usando estas m.”, grita o sargento.
O detido começa a chorar, mas o castigo imposto pelos militares passa a ser mais violento. Um deles volta a agredir o rapaz com tapas. O gesto se repete ainda mais três vezes. “Para de chorar, rapaz! Tá de sacanagem? Vai ficar chorando agora? “ pergunta o militar.
Ao ser agredido pela última vez no vídeo, o adolescente que estava sentado cai no chão e coloca as mãos na cabeça, provavelmente para tentar evitar novas agressões.
Procurado pelo EXTRA, nesta quinta-feira, o major Olavo Kruchak, assessor de imprensa da Força de Pacificação, disse que o Exército não compactua com desvios de conduta e que repudia este tipo de ação. Em nota , ele revelou que o sargento foi afastado do patrulhamento da Maré e está atuando em atividades administrativas. Após o fim das investigações, ele ficará à disposição da Justiça Militar, que julgará o caso.
Ainda segundo a nota, o IPM está sendo presidido por um major, que tem 60 dias de prazo para concluir as investigações.
A Força de Pacificação disse que ainda apura o dia e o local exato da Maré, onde ocorreu a agressão. Os nomes do sargento e da vítima não foram revelados . Abaixo, segue a nota completa da Força de Pacificação.
“A respeito do vídeo veiculado pela imprensa, o Comando da Força de Pacificação Maré esclarece o seguinte:
Após tomar conhecimento dos atos mostrados no vídeo em questão, prontamente, o Comando da Força de Pacificação Maré determinou que fosse iniciada a apuração desses fatos.
O militar foi identificado rapidamente e um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as circunstâncias em que se deram os fatos. Por se tratar, possivelmente, de um crime militar, o Comando da Força de Pacificação Maré determinou que a situação fosse totalmente esclarecida, com o máximo de rigor possível. Um Oficial Superior foi designado como encarregado deste IPM, que tem um prazo de até 60 dias para o seu término.
Importante ressaltar que a Força de Pacificação repudia veementemente este tipo de ação, assim como qualquer desvio de conduta, por estar totalmente em desacordo com o Estado Democrático de Direito, com as leis vigentes e com as regras de engajamento estabelecidas para a operação, segundo as quais a força até poderá ser empregada ao se efetuar uma prisão ou apreensão, porém a mínima necessária, dentro dos princípios da proporcionalidade e progressividade.
O militar foi afastado de suas funções e após o término do inquérito, poderá ficar à disposição da Justiça Militar para os trâmites legais.”
EXTRA/montedo.com

Comento
Eu também repudio “veementemente este tipo de ação, assim como qualquer desvio de conduta, por estar totalmente em desacordo com o Estado Democrático de Direito“. Mas o estado democrático de direito pressupõe o contraditório e a ampla defesa. A nota não tem a isenção nem o distanciamento desejáveis de uma autoridade que deveria pronunciar-se objetivamente sobre os fatos somente após a conclusão de um IPM. 

Rigor máximo?
Estou enganado ou, ao prometer apurar os fatos “com o máximo de rigor possível”, implicitamente o comando admite que, noutra circunstância ou com outros autores, poderia esclarecer a situação com menos rigor?

Perguntinha
A nota fala em “militar”. De onde partiu a informação que se trata de um sargento?

16 respostas

  1. Não importa se foi um sargento, oficial, cabo ou soldado. Esse tipo de atitude repercute em todos nós, que usamos a mesma farda.
    Compreendo perfeitamente o que sente um militar nesse tipo de missão, pois já estive na mesma situação em várias ocasiões – e estarei uma vez mais, após o término dessa maldita copa do mundo.
    Mas devemos compreender que estamos naquela missão para garantir a lei e a ordem. Estamos lá para mostrar que do nosso jeito funciona – e não para fazer como os traficantes e os outros bandidos. Somos (ou queremos ser) militares profissionais – sendo assim como tal temos que nos comportar.

    Infelizmente, esse irmão agiu errado e em breve vai descobrir que não valeu a pena.

    A pergunta que não quer calar: me parece que o indivíduo que filmou era integrante do GC, não é isso? Parece até que a ação foi filmada pelo próprio militar. Deu muito mole.

    Vamos em frente.

  2. Infelizmente são todos vítimas, tanto o que é agredido quanto o que agride, somos todos piões nas mãos de um governo ridículo e revanchista, nessa guerra não há heróis. Quando a palhaçada da Copa acabar a imagem a situação volta a tudo o que era antes, o Exército Brasileiro foi jogado no meio desta bomba que se chama Copa, notícias tendenciosas como esta repercute mal e acaba por denigrir a imagem da Força, já que estamos dentro de nosso território.

  3. Gostaria de ver o Exército apurar com toda rigidez necessária os "acertos" que foram feitos com traficantes – acordos feitos por integrantes do serviço de inteligência – para que os traficantes continuassem agindo mas sem enfrentar as Forças de Pacificação do Exército.
    Chegou-se absurdo de ter traficantes armados próximos aos militares do exército.

  4. Esse vídeo tá muito estranho. Não mostra quem é, apenas uma pessoa usando farda. Se foi um fato real, acho estranho que um militar agindo assim tenha se deixado filmar, pois o vídeo não parece ter sido feito escondido, pois o foco da imagem está sempre no garoto, sem distorções.
    Precisamos estar atentos, essa farda se compra em qualquer lugar, pode bem ser um vídeo forjado pela bandidagem para desqualificar a operação e o Exército.
    Não to defendendo ninguém, se for verdadeiro tem que ser punido, pois essa atitude não condiz com o comportamento de nossos militares, basta ver as notícias do Haiti. Bom, é apenas um opinião, temos que estar atentos, quem conhece o peso das palavras conta-informação e contra-inteligência sabe do que estou falando.
    Abraços e que a verdade apareça…

  5. Sementinha do mal tem que levar porrada mesmo. Tiro, porrada e bomba no tráfico e seus simpatizantes.

    Agora fica aí, chorando, baita dum ridiculão

  6. Na verdade pessoal, esse não é um comportamento absurdo, mas sim, natural de um militar que está em Operações, mal remunerado, mal instalado, mal alimentado, a família passando dificuldade, sem expectativa, sem esperança e tendo que ouvir os comandantes falarem em ideal, em pátria amada…..A reação desse militar é tão estranha assim???? Ou mais uma vez estamos buscando um culpado…..

  7. Esse Sargento não foi traído por um membro do GC, não………Ele foi traído pelo Comandante dele……Que está sentado numa cadeira confortável no forte apache…..Foi traído pelo Oficiais que estão sempre falando de lealdade!!!!!

  8. pra mim esse camarada foi até cortez, senhores vcs querem tratamento a bandidos com flores enquanto estes atiram sem dor em civis e tropas federais?

    Saibam que esses traficantizinhos de menor periculosidade é que são responsáveis por fomentar o consumo das drogas e aliciar as pessoas pra pratica de consumo de droga, RESULTANDO NO DILACERAMENTO FAMILIAR E SOCIAL DA NAÇÃO.

    PAU NA MULERA!!! TRAIDOR ESSE MILITAR QUE FILMOU AS CENAS.

    Ah se te pego, ai ai ai……..

  9. Se de fato o vídeo é verdadeiro; representa no que resulta a irresponsabilidade de uma política governamental de segurança pública equivocada e desorientada ao aplicar uma força preparada para a truculência, a rudeza da guerra, da batalha para apaziguar os crakudos, atualmente coitadinhos, no ambiente hipócrita do politicamente correto. O militar age corretamente como foi preparado em acordo com a sua formação.

  10. Também pensei o mesmo – esse vídeo pode ter sido "plantado" por algum FDP. Não se consegue ver uma arma e esses uniformes podem ser comprados em qualquer lugar. Mas creio que, se assim fosse, o comando da Força de Pacificação não anunciaria que o responsável foi identificado e será responsabilizado com "todo o rigor".

    Acho que o PQD deu mole mesmo.
    Regra de Ouro – vai fazer? não filma.

  11. Fardado, você também é explorado, na minha opinião a frase do ano. O governo paga R$ 6,40 para você tomar café e almoçar e deverias pacificar ao contrário vai agredir, usar ou não a droga não é a questão, esse é mais um do frutos do descaso do mesmo governo que te paga mal e explora a miséria da população, soldado, sargento ou oficial, você é pago pra servir a população o verdadeiro inimigo é o seu comando.

  12. Muito engraçado toda esta situação, li alguns comentários e fiquei realmente impressionado. Ainda existem militares preocupados com a imagem?imagem?por favor, desde quando IMAGEM enche barriga, paga aluguel, paga mensalidade da escola ou da faculdade, paga o remédio das crianças, paga o passeio de final de semana? os milicos, um bando de quebrados com sérios problemas financeiros e me aparece alguém falando de IMAGEM. Aqueles coitados estão lá no morro, se ferrando, obrigados, instalados em barracas e usando banheiro químico. Cai na real, acorda Alice, você não esta no país das maravilhas, aquilo ali é a realidade, pessoas que ganham mal e que mesmo assim estão lá, arriscando as suas vidas e deixando as suas famílias em casa preocupadas.

  13. este vídeo é uma farsa.A filmagem esta muito próxima da vítima, nenhuma pessoas estranha poderia ter tido acesso ao local e nem ter filmado daquela posição sem que os militares não tivessem percebido. Pra mimm não passa de um a simulação com a participação desses vagabundos de direitos humanos a mando dos traficantes com o intuito de denegrir a imagem das Forças Armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo