Escolha uma Página
Apucarana inaugura Monumento ao Expedicionário
Um dos momentos marcantes da programação festiva no dia do aniversário de Apucarana foi inaugurado hoje o “Monumento ao Expedicionário”, erguido centro cívico de Apucarana, ao lado da Câmara Municipal.
A solenidade foi prestigiada por autoridades do exército, com a presença general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, do prefeito Beto Preto e vereadores.
Com a iniciativa, incentivo e patrocínio do colaborador Emérito do Exército, Oezir Marcelo Cantor, a obra contou com a parceria da Prefeitura e do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, de Apucarana. De forma inovadora, o monumento de duas faces. Homenageiam, de um lado os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra para conquistar a paz, e do outro lado os combatentes da Força de Paz, que nos dias atuais, lutam para manter a paz em países como o Haiti.
A solenidade teve a participação especial de dois ex-pracinhas que lutaram na 2ª Guerra Mundial. João Gonçalves da Silva é o único dos 11 expedicionários de Apucarana vivo e que pode presenciar essa homenagem ao lado de outro ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Estevam Bérgamo, de Astorga.
“Nos 70 anos de Apucarana estamos abraçando esses patriotas, que há exatamente 70 anos já estavam defendendo o Brasil na Itália. É uma justa homenagem através da iniciativa de Oezir Kantor, com o apoio e parceria da administração municipal e do 30º BIMec. Juntos foi possível concretizar esse importante e significativo momento no dia do aniversário de nossa cidade”, disse Beto Preto.
CANAL 38/montedo.com
Skip to content