Amorim , cade você??? Fui na audiência pra te ver!!!

Editorial DefesaNet – Onde está Wally?
A ausência inexplicável do Embaixador-Ministro Celso Amorim à Audiência Pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, colocou os Comandantes Militares como participantes de uma insubordinação, ou uma insurreição
O prazo de imunidade e tratamento benevolente da imprensa ao Ministro da Defesa Embaixador Celso Amorim, encerrou-se ontem, após 2 anos e 3 meses no comando (assumiu o MD em 08AGO11).
A ausência inexplicável do Embaixador-Ministro Celso Amorim à Audiência Pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, na manhã de quinta-feira (07NOV13), colocou os Comandantes Militares como participantes de uma insubordinação, ou de forma mais agressiva uma insurreição.
A pauta da Audiência Pública, solicitada pelo Senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) era relevante :
“Discutir e buscar soluções com respeito aos baixos valores dos orçamentos das três Forças Armadas, previstos para 2014, absolutamente insuficientes para atender às necessidades da Defesa Nacional.”
O Wally sem respostas e cada vez mais distante do dia a dia do MD, agora sob a responsabilidade do Secretário-Geral Dr Ari Matos Cardoso, omitiu-se, preferindo ficar escondido no ministério com uma agenda vazia.
A agenda como consultada na manhã de 08NOV13 às 12:00Horas.
Agenda do Ministro 07 Novembro 2013

O ministro da Defesa, Celso Amorim, cumpre agenda de trabalho em Brasília (DF).

10h00- Despacho interno.
15h00- Despacho interno.
15h30- Despacho interno.

O Embaixador-Ministro criou uma nova técnica no trato com a imprensa e até interlocutores. Um atraso providencial e a “auto-coletiva”, com o ministro respondendo às perguntas, que ele mesmo faz.
Uma técnica perfeita para quem não tem nada a dizer.
Infelizmente também adotada em alguns momentos pelos Senhores Comandantes Militares.
Isto funciona bem para a imprensa, manietada pelo poder discricionário do Palácio do Planalto, porém a ausência na Audiência Pública no Senado Federal, que estava sendo de forma conjunta com o Câmara Federal foi “TRAIR” os seus comandados.
O Comandante-em Chefe lidera os seus comandados, em todos os momentos. Esta tarefa é “INDELEGÁVEL”.
Falaram no evento os seguintes oficiais-generais:

Os Comandantes:
· Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto – Comandante da Marinha;
· General-de-Exército Enzo Martins Peri – Comandante do Exército, e,
· Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito – Comandante da Aeronáutica.

Mais os oficiais-generais que apresentaram a situação de cada Força:
· Vice-Almirante Anatalício Risden Júnior;
· General-de-Brigada Eduardo Castanheira Garrido Alves, e o,
· Major-Brigadeiro-do-Ar José Hugo Volkmer

Também presente o Dr Ari Matos Cardoso – Secretário-Geral do Ministério da Defesa que apresentou os dados da Defesa Nacional na PLOA 2014.
Os dados apresentados pelo Secretário-Geral do MD são relevantes e indicam um real crescimento no investimento em Defesa no Brasil.
Porém, estes dados estão em uma moeda de duas faces e a Face Real é de uma dureza incontestável. Dados apresentados pelo Ministro-presidente do Tribunal de Contas da União Dr João Augusto Ribeiro Nardes:
Dados apresentados pelo Ministro-Presidente do TCU dr Nardes na Federasul, em 06 Novemebro 2013. Fot – DefesaNet
Do Orçamento de “Defesa Nacional” só 52 % é executado o restante 48 % são despesas inscritas em restos a pagar não processados. Uma descrição técnica onde estão incluídos os mais relevantes Programas de Defesa Nacional: PROSUB, HX-BR(EC-725), KC-390,Blindado Guarani, SISFRON,etc.
A relatividade mostra que o gerenciamento militar é melhor que os demais setores da Administração Federal, porém esconde que os contingenciamentos e cortes orçamentários amputam ao meio o investimento na Defesa.
O ministro com uma pauta cada vez mais vazia, aberta à Academia, porém fechada à Imprensa e aos Comandantes, segue a política de ocultar fatos relevantes. Entre estes as ações do Brasil no Conselho de Defesa da UNASUL, e ações com os governos Bolivarianos.
Realmente o dia 07 de Novembro de 2013 marcou um fato relevante. A OMISSÃO e AUSÊNCIA do Líder da Defesa Nacional frente aos seus comandados.
DefesaNet/montedo.com

8 respostas

  1. Essa postagem do Blog do Moraes, hospedado no co-irmão desse site, o Portal Militar, não pode passar desapercebida! (http://www.militar.com.br/blog26704-%C3%9Anica-sa%C3%ADdaPlano-de-Carreira#.Un91WPk3sbw)

    Lendo o RELATÓRIO PARCIAL DOS
    TRABALHOS DA CPI “DO APAGÃO AÉREO” destaquei os seguintes pontos, também observados pelo blogueiro acima citado:

    Falas do Comte da Aeronáutica:

    "Questão salarial, eu sempre digo. Nós estamos na Força Aérea voluntariamente porque nós gostamos, amamos aquilo que nós fazemos, visando o quê? Uma carreira de profissão, uma carreira militar. E de repente um
    Sargento que tem um ano e meio de carreira dizer que
    não quer ser militar? Se ele não quiser ser militar, que
    peça demissão, mas não comece a influenciar outros
    companheiros porque eles não têm conhecimento para
    dizer, para fazer uma análise global do sistema que é
    um sistema muito complexo."

    outro trecho…

    "O brigadeiro Juniti Saito registrou que a jornada dos
    controladores de tráfego aéreo é de oito horas diárias, sendo duas horas de descanso, com limite de 156 horas mensais. Acrescentou: Agora, se eles começarem a estudar, fazer duas faculdades, mestrado, aí realmente complica. Porque aquele horário que é concedido é para o descanso
    dele."

    Se esse documento for verdadeiro, expõe de maneira objetiva o teor sinistro e mesquinho do pensamento retrogrado e ao mesmo tempo preconceituoso de um Comandante de Força!

    Senhor Brigadeiro, e se todos nós "pedíssemos pra sair", ou ainda, se todos nós permanecêssemos na mais completa ignorância, remontando aos tempos anteriores ao da revolta da chibata, talvez realmente seria mais fácil para V. Exa. e os demais abrandar o fogo dessa panela de pressão, prestes a explodir, que se chama FA.

    Somos nó que dizemos… Pede pra sair 01!!!!

  2. bom dia, gostaria de saber quem é o sr ari matos, ele é citado como doutor, ele é possuidor do titulo?? se for, gostaria de saber por qual universidade e qual o titulo do seu trabalho academico. se nada disso existir o titulo não pode ser usado. e uso indevido. aguardo.
    em outro comentario, foi escrito que ele usou DIEx para exigir tratamento de general mas que na realidade ele é mais um petista. se isso for vero estamos abaixo do limbo.
    montedo, li tb em comentarios que estão tentando lhe intimidar, por favor tome cuidado.

  3. Será que é verdade isso que está posto como palavras do Cmt da Aeronáutica? Se for é realmente o fim, quando esses senhores septuagenários sairão?

  4. Os comandantes nos mandaram sair, ir embora, nós praças, estão cagando e andando pra gente.
    Desculpe mais serei o próximo a sair…

    O último feche aa porta, e apague a luz pra não gastar o $ da nação.

  5. Quando Comandantes falam durante uma crise, como o apagão aéreo, fica claro o pouco conhecimento e assesoramento ineficiente que eles tem de setores tão importantes e colocados em um patamar de pouca prioridade.Ele deveria perguntar o porquê de militares se esforçarem tanto por uma ou duas faculdades mesmo cumprindo escalas de mais de 160 horas, mínimo, e não essa light que deram pra ele.Talvez em um grande aeroporto, muito complexo, e com muitos militares na escala consiga a proeza dessa escala. Pelo que sei,além dessas escalas, os elementos participam de escalas extras como: a de serviço armado; representações civís; fiscais de provas de AFA/ITA,etc; formaturas diversas; reuniões. Quando um contigente de uma unidade militar, tem dispensa para descanço de tropa por alguma atividade extra,os militares que trabalham em escalas como os controladores, não tem. Muitas vezes é no único final de semanda de folga que teriam no mês. Pergunte ao Comandante se o 3º sgt descobrir depois de formado que a situação é totalmente adversa daquela propagada e pedir pra sair, ele vai poder? Não. Tem que servir alguns anos. Afinal, o que há de errado em querer se preparar para melhorar de vida e querer que as coisas funcionem com segurança e seus executores tenham garantias de saúde para exercê-la? Será que só após acidentes trágicos é que as providências são tomadas? E, vocês que estão lendo isso, acham que depois do apagão, as coisas melhoraram para os que cumprem essas escalas? Lembram de um VARIG que caiu no Estado do Pará? Depois disso instalaram radar na área; Acidente do GOL como os gringos? melhoraram a cobertura radar e comunicações; a queda do AIRFRANCE no atlântico? Agora consegue-se mandar mensagens via satélite. E assim o Brasil vai funcionando.

  6. Fardado Indignado

    Isto é a pura verdade mesmo. Pra tu ver a consideração que ele tem com seus controladores…hehehe

    Por ele a jornada dos BCT's seria até maior que a daquele tempo.

    O pior é que o sucessor dessa draga vai ser tão ruim ou pior que ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo