Escolha uma Página
Copa do Mundo 2014 
Militares do 19.º BIMTz se preparam para garantir segurança
Simulação em quartel de São Leopoldo envolveu 80 homens do exército
Denise Morato
Foto: Ivan de Andrade/GES
São Leopoldo (RS) – De olho na Copa do Mundo de 2014, o 19.º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) intensifica os exercícios preparatórios para o mundial, que ocorre de 12 de junho a 17 de julho do próximo ano e tem Porto Alegre com uma das cidades sede.
Para que os militares estejam prontos para garantir a lei e a ordem em casos onde se esgotar a capacidade de operação dos órgãos de segurança pública, foram criadas situações de crise. Essa semana, no pátio do quartel, foi feita simulação de controle de distúrbios, que envolveu 80 militares.
No exercício, foi simulada uma manifestação não pacífica, onde populares encapuzados, carregando paus e pedras interromperam uma via pública, atearam fogo em tonéis e lançaram bombas contra a Polícia de Choque do Exército. “Estamos nos preparando para o pior, mas acreditamos que situações extremas como essas não acontecerão. O Brasil é um País ordeiro e as manifestações, se houverem, serão pacíficas”, acredita o comandante do 19.º BIMtz, tenente-coronel, Luiz Alberto Cureau Júnior.
Durante a Copa, cerca de 2,5 mil militares do Comando Militar do Sul (CMS) serão empregados, incluindo neste efetivo os militares de unidades do Vale dos Sinos, como o 16.º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC-AP) e 19.º BIMtz, ambos de São Leopoldo e 18.º BIMtz Sapucaia do Sul.
DIÁRIO de CANOAS/montedo.com
Skip to content