O Brigadeiro Rui Moreira Lima cumpriu 93 missões de combate nos céus da Itália (Divulgação/FAB) |
Rui Barbosa Moreira Lima (Colinas, 12 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2013)1 foi um piloto militar de caça e major-brigadeiro-do-ar brasileiro. Até o início de 2013 era um dos três únicos caçadores veteranos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ainda vivos.2
Foi o piloto de combate da esquadrilha verde no 1° Grupo de Aviação de Caça (GAvCa) da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o combate, executou 94 missões. A primeira aconteceu no dia 6 de novembro de 1944 e a última em 1 de maio de 1945.
Além disso, foi comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 de agosto de 1962 e 2 de abril de 1964, quando foi afastado após o golpe militar.
É o autor do livro Senta a Pua!, no qual conta as memórias dos combates no teatro de operações na Itália. Posteriormente, o livro ganhou uma versão em documentário, com o mesmo nome.
Em seu último livro, Rui Moreira Lima: O Diário de Guerra – Editora Adler, 2008 – narra da sua primeira missão de guerra até a sua última missão.
Wikipédia/montedo.com
4 respostas
Descanse em paz bravo guerreiro…
Herói de guerra que ninguém conhece…. Isso e Brasil, nosso país que não valoriza em nada nossos heróis… Descanse em paz Brigadeiro, e obrigado pela sua coragem…. BRASIL !!!
Que Deus possa iluminar sua caminhada, verdadeiro guerreiro, pena que o Brasil não cultue grandes homens. Descanse em paz.
Brigadeiro Rui Moreira Lima, bem cumpriste sua missão aqui na terra, seja como militar seja como pessoa. Nunca em suas entrevistas se gabou pelo seus feitos de guerra, ao contrário sempre ignominiou a bestialidade humana que sempre será a resolução de questões através das armas. O Governo Brasileiro o grande picadeiro que toma conta desse país não emitiu uma nota de pesar qualquer sobre o passamento desse ilustre brasileiro.
Descanse em paz Brigadeiro Rui.
Um Adelphi eterno desse seu grande fã.