Projeto em parceria com o Exército atende cem crianças em Cuiabá

Parceria entre Prefeitura e Exército atende 100 crianças
A Prefeitura de Cuiabá firmou na quarta-feira (17) o convênio com o Exército Brasileiro para o desenvolvimento do projeto “Forças no Esporte – Profesp”, que tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes de Cuiabá.
São atendidas ao todo 100 crianças, com idades entre 7 e 15 anos, dos bairros Renascer, Jardim Colorado e Pedregal que frequentam os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos na assistência social e também crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Siminina.
Durante três dias por semana, pela manhã, os participantes vão até o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada para praticar esportes, ter aulas de reforço escolar e atendimentos médico e odontológico. As atividades serão desenvolvidas até dezembro e a Prefeitura de Cuiabá fornece o transporte e uniforme às crianças.
“É muito satisfatório ser parceiro desse projeto. A Prefeitura de Cuiabá faz questão de apoiar iniciativas como esta, que promovem a inclusão social por meio da prática de esportes”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Junior.
A primeira-dama Virginia Mendes ressalta a importância do projeto no futuro dessas crianças. “Ao conviver com pessoas de bem e disciplinadas, como acontece dentro do Batalhão, as crianças também aprendem cidadania, respeito e disciplina, para no futuro também se tornarem pessoas de bem”, disse.
Segundo o Major Darlan, ao iniciar o projeto, todas as crianças passam por avaliação médica e odontológica e são avaliadas constantemente. “Além da mudança na saúde, as crianças também têm uma mudança significativa no comportamento. Muitas chegam aqui arredias e ansiosas. E isso vai mudando ao longo do projeto. Elas aprendem, por exemplo, a dar a vez, ajudar o próximo e a respeitar os mais velhos. Algumas crianças não têm a atenção dos pais ou familiares para ensinar essas noções. É gratificante fazer esse trabalho e fazer a diferença na vida desses jovens”.
O projeto “Forças no Esporte – Profesp” é desenvolvido pelo Exército Brasileiro e Ministério da Defesa em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Ministério do Esporte e Sistema Sesi/Fiemt. (Ana Assumpção/Secom)
Diário de Cuiabá/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo