Atualização: 27/05 (00h)
Sucatão sofre acidente com militares brasileiros a bordo no Haiti
Sucatão sofre acidente com militares brasileiros a bordo no Haiti
RENATO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE PORTO PRÍNCIPE (HAITI)
O avião modelo Boeing 707, de matrícula KC-137, pousou de barriga após um problema em uma das turbinas, em Porto Príncipe (Haiti) – Renato Machado/Folhapress |
Um avião com 143 militares brasileiros a bordo sofreu um acidente quando decolava na tarde deste domingo no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital do Haiti. Todos os passageiros são integrantes da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), que é comandada militarmente pelo Brasil. Não houve feridos.
O acidente aconteceu com o Boeing 707 de matrícula KC-137. Trata-se do mesmo modelo do avião que recebeu o apelido de Sucatão, quando serviu à Presidência da República na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, e depois foi aposentado pelo Planalto.
O avião levava de volta ao Brasil 131 militares do Brabatt-2 (2º Batalhão de Infantaria de Forças de Paz), que haviam encerrado a sua missão no Haiti. Os demais ocupantes da aeronave eram da tripulação.
Por volta de 14h30, o avião decolava com destino a Manaus quando, a alguns metros do solo, uma das turbinas explodiu. O piloto desligou os motores e cortou o combustível para evitar um acidente maior. No entanto, ao voltar à pista, o trem de pouso do avião quebrou e por isso ele se arrastou “de barriga” pela pista principal.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que já deu início às investigações sobre o caso. A Minustah confirmou que nenhum militar ficou ferido.
“As companhias de engenharia do Brasil e do Chile já analisaram a situação e verificaram que a aeronave pode ser deslocada para que o aeroporto seja reaberto”, informou o coronel Marcos Santos, porta-voz do componente militar da missão.
Fontes ouvidas pela reportagem informaram que os incidentes com os aviões que levam os contingentes são frequentes, por conta da antiguidade dessas aeronaves, embora nenhum acontecimento anterior teve a mesma gravidade.
Um militar que pediu anonimato afirma que um grande grupo de militares precisou ficar um dia a mais que o previsto em Boa Vista (RR), quando fazia o trajeto para o Haiti, porque foram necessários reparos.
A Minustah chegou ao Haiti em junho de 2004, meses após um golpe que derrubou o ex-presidente Jean Bertrand Aristide. Desde o início, a parte militar da missão é comandada pelo Brasil, país que também detém o maior contingente –que está sendo reduzido e ficará com 1,2 mil militares a partir do próximo mês, quando o Brabatt 2 será fechado e haverá apenas um batalhão.
Folha/montedo.com
Confira a nota oficial da FAB:
Nota Oficial – Ocorrência com aeronave da FAB no Haiti
Um
avião KC-137 (Boeing 707) da Força Aérea Brasileira sofreu, neste
domingo (26/5), um problema técnico que provocou sua saída da pista
durante a decolagem do aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, com
destino a Manaus. A ocorrência foi por volta das 15:30 (horário de
Brasília) e não houve feridos.
Estavam a bordo doze tripulantes e 131 passageiros, todos militares do contigente da Missão de Paz no Haiti.
A Força Aérea Brasileira já iniciou as investigações para apurar os fatores contribuintes para a ocorrência.
Brasília, 26 de maio de 2013.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
20 respostas
Felizmente ninguém ficou ferido!
O piloto foi muito rápido em desligar os motores e cortar o combustível pra não haver risco maior ele estar de Parabéns!!!
Essa reportagem ficou devendo, pois não informa as OM que pertencem os militares. Seriam da 7ª Bda Inf Mtz ?
Que coisa heim !
Esse avião não tem condições de voar mais , será que vai ter que acontecer uma tragédia, para tomarem as providências.
Nós, jovens Militares, estamos fadados a sorte e a vinganças(dos antes perseguidos e hoje perseguidores) a militares que nem estão na ativa, estão curtindo suas aposentadorias e nos sem meio de trabalho,sem poder dar uma vida digna a família, vendo a super produção pra Copa( Políticos mostrando o Brasil ao Mundo) e nossas carreiras esquecidas assim como nosso sonho de criança em servir a Pátria. Estou no Haiti e não sei se quando voltar vou passar o mesmo desespero dos companheiros ou ate mesmo se vou chegar em casa. Espero que minha família não veja as reportagens .
Bem que o "sucatão" poderia ficar a disposição do governo para transportar essa cambada de políticos inúteis que temos no Brasil.
Respondendo ao Amigo : Quem estava la era militares da 4 Brigada em Juiz de Fora( 3 cia Brabat 2/17) e outra Brigada do Nordeste (Brabat 1/17).
Para transportar os Políticos este avião não servia mais (SUCATÃO), mas para transportar Militares serve?
Como explicar? É lamentável!!!!
Isto era visto que ia acontecer um dia, fiz este mesmo vôo a 2 anos e quase não conseguimos voar, uma missão tão importante como esta e colocam uma verdadeira sucata, um lixo de avião para realizar o transporte dos militares, e ainda falam em valorização. Falam tanto em segurança e ninguem do alto comando vê esta barbaridade que acontece a cada troca de contingente.
Parece que vão substituir esses B707 sucata por modernos B767…é esperar para ver…se for que nem a novela dos caças…quando os 767 chegarem já estarão mais velhos do que o 14 bis.
Parabéns ao piloto que foi muito habilidoso em controlar o avião com a pane e ninguém se machucar.
Graças a Deus estão todos vivos.
Agora é a oportunidade da FAB cobrar uma renovação dos aviões de transporte de tropa.
"Os militares marcham sobre os seus próprios estômagos".
É a realidade atual do Brasil, os valores estão invertidos, basta observar a sociedade. É preciso fazer algo, antes que nosso País atinja uma situação insustentável.
Muita sorte! Imagina se esse avião cai matando os militares que retornariam de um missão que tanto desejavam? Iriam dizer e afirmar que a culpa era do comandante de aeronave. Que o avião estava em plenas condições de voo. Isso tudo ja sabemos, agora quero ver se tomam vergonha e como não tem outra aeronave em condições, que fretam um avião para trazer o militares são e salvos. Ninguem merece morrer por um pais que não valorizam seus heróis, um jogador de futebol é considerado herói e aquele que jura morte para salvar seu pais e sua nação é o que?
Impressionante que se gasta milhões com a COPA DO MUNDO e os nossos militares além de mau remunerados, são submetidos a um risco extremo de voar em uma sucata horrorosa da FAB (o que não é culpa dela), que pode cair a qualquer momento matando todos os passageiros e tripulação ( que por sinal são todos militares), ou seja, A VIDA DE UM MILITAR não vale nada para essa nação, se morressem iam virar nome de ruas e pavilhões na VILA MILITAR, ou em alguma cidade pequena. E o que as mães iam explicar pro seus filhos quando os seus pais (militares) nunca mais retornassem ao lar ? E aos PAIS E MÃES, que perderiam seus filhos no cumprimento do dever e uma guerra que nem é nossa?
Dentro de uma farda existe um ser humano e não um super homem, que tem uma história por trás dele, sentimentos, amores, tristezas, vínculos de amizades que podem se perder pela simples negligência de alguns.
Outra coisa que me deixa triste, é quem pode fazer, brigar, reclamar não o faz.
Parece que o BRASIL deseja copiar a triste cena dos caixões cobertos com a bandeira como vemos dos americanos? E e o que fica para a família ? oque resta do descaso? Uma bandeira ? Uma foto no porta retrato sobre a estante ? Não! o que fica é a dor e a saudade. Também fica a certeza irrevogável de que um dia o seu ente querido nunca mais vai voltar.
Vejam bem, em se tratando de FFAA brasileiras, ESTÁ TUDO SOBRE CONTROLE, pois o "sucatão" AINDA não caiu se espatifando e ceifando a vida de nossos amigos militares que buscam um trocado melhor nessas missões haitianas. No dia em que essa tragédia realmente acontecer, ai sim, vai vir alguma autoridade e autorizar a compra de novas aeronaves para o transporte da tropa e leiloar os "sucatões" remanescentes para aproveitamento do alumínio (que é só para isso que servem os antigos boeings 707 e 727).
Em novembro de 2012 este mesmo sucatão teve que fazer um pouso de emergência em Manaus quando levava militares para o Haiti, tiveram que pernoitar aguardado a chegada de reparos, os comentários eram que estavam aguardando a chegada de peças de outro kc que estavam desmanchando para poder menter este voando.
É lamentável o ocorrido, e digo que não foi a primeira vez que isso ocorreu como contam os companheiros em alguns comentários, pois já fui para o Haiti e esse sucatão também apresentou problemas, mais tudo isso é reflexo do desprezo das autoridades competentes para com as forças armadas…lembrando que quando as coisas apertam ou temos que ir cumprir nossas missões aqui dentro ou la fora, e temos que largar nossos familiares e embarcar em viaturas, aviões e embarcações sucatiadas, sem saber se iremos voltar, mais não por causa da missão e sim por motivos de transportes sucatiados; Enquanto políticos viajam de primeira classe para resolver NADA e ficam desenterrando o passado para detonar a instituição, ao invés de investir nas Forças afim de terem melhores equipamentos e militares MAIS bem renumerados. QUANDO VAMOS TER NOSSOS SOLDOS DIGNO E EQUIPAMENTOS MELHORES, PARA PARARMOS DE DAR NOTICIAS RUINS AOS NOSSOS FAMILIARES?
Bem primeiramente graça a Deus e ao piloto que usou sua agilidade não aconteceu algo pio, imagine se o avião desse esse problema no ar. em segundo lugar, como sei-la quem tem a coragem de por nossos homens em aviões que já são antigos e tem problema diariamente. segundo fontes ouvidas pela reportagem informaram que os incidentes com os aviões que levam os contingentes são frequentes, por conta da antiguidade dessas aeronaves, embora nenhum acontecimento anterior teve a mesma gravidade.
já que são pessoas que estão indo fazer e presta serviço, o governo tinha que fornece aviões novos e seguros, quanta falta de cuidado com esses que vão presta cuidado. queria vê se fosse o filho ou a filha de algum presidente se esses aviões
seriam de má qualidade que nem tem sido.
os aviões são de 1968……..BZ para o piloto que é fera.