Senador convoca Defesa a ‘encampar luta pela recomposição salarial dos militares’.

Militares das Forças Armadas abandonam carreira de oficial por causa do baixo salário
Da Agência Senado
Senador Vital do Rêgo
Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (11) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras causada por baixos salários e pela demora na progressão da carreira. Para tentar evitar mais perdas de oficiais para a iniciativa privada, o parlamentar convocou o Ministério da Defesa a encampar uma luta pela recomposição salarial dos militares.
Vital do Rêgo citou reportagem do jornal Correio Braziliense para informar que, só no ano passado, 249 oficiais abandonaram a carreira. O número de desistências mais que dobrou nos últimos dez anos. Segundo o senador, a “falta de valorização” é a principal crítica.
“Entristece todos nós, e talvez entristeça principalmente a ele [militar] porque seu amor à farda passa a ser menor que a necessidade de buscar na iniciativa privada mais qualidade de vida por força do salário”, comentou Vital do Rêgo.
O parlamentar também lembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/11, do senador licenciado Marcelo Crivella, que permitiria aos profissionais de saúde das Forças Armadas acumular funções, a exemplo dos demais servidores civis. O objetivo, ressaltou Vital do Rêgo, é “acumular salário ao soldo”. A matéria encontra-se com o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).
Formação
O senador destacou o volume de despesas na formação dos quadros das Forças Armadas, caso do Piloto de Aeronáutica, cujo treinamento custa algo em torno de R$ 1, 2 milhão. Profissional com salário que “não corresponde à sua qualificação”, observou Vital do Rêgo ao citar o alto padrão das escolas militares brasileiras.
O senador observou que o Brasil encontra-se num importante momento de renovação de aeronaves de caça e submarinos. Também reforça a defesa antiaérea nacional e valoriza a transferência de tecnologia de última geração.
“Perde-se precisamente o elemento mais importante de todo esse programa, o talento humano”, lamentou Vital.
A evasão dos militares é influenciada pelas chamadas “vantagens do mundo civil”, comparou o senador, contra uma modesta aposentadoria e frequentes transferências de domicílio.
Senador defende aumento de remuneração nas Forças Armadas
“Apresento o problema e o faço como questionamento e bandeira, no sentido de valorizar o papel das Forças Armadas neste momento em que estamos querendo dar competitividade ao nosso país”,enfatizou.
midiamaxnews/montedo.com

12 respostas

  1. Quem carrega o piano,este,não é lembrado.Caro Senador os oficiais sem a turma que rema e faz o barco andar são apenas oficiais, deixa o barco a deriva.É necessário sim, melhorar o salário de Suboficiais e sargentos especialistas, me refiro a Força aérea,Exercito e Marinha e todos os demais praças dessas armas.Todo o ano é a mesma coisa,mesma mentirada,enganação que não se concretiza em nada. Politico não tem o que falar só inventar.

  2. Que tal militar, parar de reclamar e agir mais. Temos que parar com essa mania de sempre ficar esperando os outros fazer algo por nós !

    Existem políticos simpatizantes a nós, mas cabe a nós contactá-los, mostrar preocupação, se mexer, agir, mande -mail para eles, peça a votação da MP do Mal – A nefasta LRM.

    Aqui em Natal-RN, tem uma Associação de Surdos e Mudos, veja bem quem não ouve e fala, se organizam e tem mais voz.

    Pense nisso.

  3. Calma! nossos chefes estão trabalhando em prol da força. Ganhamos um aumento de 9% e perdemos a nossa sexta-feira a tarde. Que tal!

  4. Só neste último Boletim do Exército já são mais 5 ou 6 oficiais que pediram demissão. Já vamos para quase 60 militares só nesses primeiros 3 meses e meio.

  5. Nem capitão aguenta mais viver com o salário deles mantendo o status. Só ficam porque sabem que logo logo sairão Major, pois é o maior aumento salarial da carreira.

  6. O MESMO MALÉVOLO DISCURSO DE SEMPRE,COM REQUINTES DE MITOMANIA.O EXEMPLO MALEVOLENTE MAIS CLARO, ESTÁ NA MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DA REMUNERAÇÃO DOS MILITARES,QUE VEM SE ARRASTANDO A ANOS E ESSA CONVERSA DE DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, NÃO ESTÁ EM HARMONIA COM A ATUAL SITUAÇÃO EM QUE VIVEM A CLASSE MILITAR EM TODO O BRASIL,FALO INCLUSIVE DA MAIORIA,PRINCIPALMENTE DAS FORÇAS ARMADAS.

  7. O senador fala apenas dos oficiais por um motivo simples, ele não possui outra referência. Vamos mandar mensagem para esse político, primeiramente agradecendo por sua iniciativa e em segundo alertando-o de que o problema se estende à toda a tropa. Amigos não esqueçam, político é motivo por uma coisa chamada "intenção de voto".
    Infa Brasil

  8. Não se preocupem não, em breve teremos ótimas notícias! Pelo menos é o que dizem os nossos amados chefes… e eles não mentem…

  9. EU SOU PRAÇA MAS É REVOLTANTE VER ALGUNS PRAÇAS RECLAMANDO DO SENADOR QUE SÓ MENCIONOU AS DEMISSÕES DOS OFICIAIS. ISSO É A MAIS PURA LIMITAÇÃO DA FALTA DE ANÁLISE DESTES MILITARES. NÃO ESTÃO VENDO QUE O SENADOR SE REFERIU A UMA MATÉRIA DO CORREIO BRAZILIENSE? E QUE MATÉRIA SÓ MENCIONOU A DEMISSÃO DE OFICIAIS? CREIO QUE A CULPA DE OS NOSSOS POLÍTICOS NÃO SABEREM DA NOSSA PENÚRIA SEJA NOSSA MESMO PORQUE FICAMOS CALADOS, OMISSOS E NÃO DIVULGAMOS A NOSSA MISÉRIA. SE NÓS PARTICIPÁSSEMOS MAIS NA INTERNET CREIO QUE MUITOS POLÍTICOS NOS DEFENDERIAM. QUANTOS COMENTÁRIOS NÓS MILITARES POSTAMOS NESSA MATÉRIA DO CORREIO BRAZILIENSE? SÓ UM, O MEU!!! ENTÃO CAMBADA PAREM COM ESSE COMPLEXO DE PRAÇA E FAÇAM ALGUMA COISA POR NÓS MESMOS. NA INTERNET VAMOS DIVULGAR AS NOSSAS MAZELAS PARA OS POLÍTICOS VEREM E TALVEZ NOS APOIAR DE VERDADE.

  10. Enquanto isso os Generais que deveriam colocar a cara na janela para cobrar uma solução, ficam fazendo joguinho político para manter o STM. Enquanto oficiais (não generais) e praças ficam digladiando para jogar a culpa uns nos outros, nossos generais, os verdadeiros culpados dessa situação, deixam tudo passar em brancas nuvens e ficam ainda colhendo os poucos frutos que a árvore ainda é capaz de produzir.

  11. Não adianta ficar reclamando, já temos alguns Senadores e Deputados Federais q estjão simpáticos a nossa causa, por isso devemos entrar em contato com eles e pedir mais apoio ainda. Temos q mostrar os nossos anseios e começar a fazer política, simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo