Escolha uma Página
SINDILOJAS esteve reunido com Comandantes do Exército em Cachoeira
Cachoeira do Sul (RS) – Os tenentes coronéis comandantes dos dois quartéis do Exército Brasileiro em Cachoeira do Sul foram recebidos em reunião de diretoria do Sindilojas Vale do Jacuí, quando apresentaram o funcionamento e as ações desenvolvidas em prol da comunidade local e regional. O tenente coronel Ronaldo Morais Brancalione, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate Conrado Bittencourt (3º BECmb) e o tenente coronel Reinaldo Rego, comandante do 13º Grupo de Artilharia de Campanha (13º GAC), falaram sobre as estruturas das corporações e as projeções para 2013.
O destaque ficou para o chamamento aos empresários, para que cada vez mais empresas de Cachoeira do Sul e da região participem e vençam as licitações de compras de alimentos e materiais de consumo da Guarnição Federal. Segundo Reinaldo Rego, atualmente são pouquíssimas as empresas daqui que ganham concorrências públicas, feitas na modalidade de pregão eletrônico, e que investe volume considerável de recursos em compras durante o ano todo. “Queremos inclusive fazer um evento com o empresariado para esclarecer melhor como participar das concorrências públicas, com o objetivo de potencializar estes investimentos em nossa cidade e região”, afirmou o comandante do 13º GAC.
O presidente do Sindilojas Vale do Jacuí, empresário Felipe Trevisan João, está começando uma etapa de encontros com lideranças e gestores de órgãos, instituições e entidades da comunidade cachoeirense, para estreitar os laços do sindicato e promover novas parcerias e ações. “Esta primeira edição já mostrou resultados, pois servirá para que possamos auxiliar o Exército a disseminar informações úteis sobre as compras por pregão eletrônico que os dois quartéis realizam”, declarou o dirigente. No evento, que poderá acontecer no quartel do 13º GAC, poderá ser divulgado também os orçamentos previstos e que tipo de produtos e materiais serão adquiridos em 2013 e 2014.
EFETIVOS
Outro aspecto que chamou a atenção dos empresários diretores do Sindilojas Vale do Jacuí é com relação ao efetivo das duas unidades do Exército na cidade. Segundo o tenente coronel Ronaldo Brancalione, do 3º BECmb, o número de homens na unidade da Engenharia continua o mesmo, com pouco mais de 800 integrantes. “Acabamos de admitir 421 novos recrutas e continuamos com o mesmo efetivo. Esta é a previsão para os próximos anos”, afirmou. Segundo o comandante, o salário bruto da unidade equivale a R$ 3.603.000,00, que são injetados na economia local a cada mês.
Na Artilharia, a situação não é a mesma. Conforme apresentou o tenente coronel Reinaldo Rego, em 2012 houve a redução de cerca de 30 homens na unidade do 13º GAC, devido a uma decisão do Estado Maior do Comando Militar do Sul.
Rádio Fandango/montedo.com
Skip to content