Wikileaks: empresa de inteligência diz que Lula recebeu propina por caça Rafale. Mais: “A Marinha é uma merda”.

Relatório critica Forças Armadas do Brasil: “A Marinha é uma merda”
Jorge Lourenço
No fim de fevereiro, o Wikileaks começou a publicação de e-mails da companhia de inteligência global Stratfor. Com base no Texas, a empresa tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos. Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Strafor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia.
Em ruínas
Na mensagem que analisa as compras militares, o analista de geopolítica da Stratfor cita fontes no consulado norte-americano para questionar o Ministério da Defesa.
“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo. A Marinha brasileira é uma merda. É uma piada, e eu sei porque eu falo com os militares do consulado o tempo inteiro a respeito disso. A tentativa deles de adquirir um submarino nuclear não faz sentido algum”, diz a mensagem, que também fala da compra dos caças Rafale.
“O fato de que eles querem o Rafale e o Gripen é uma piada. O F-18 é o melhor equipamento. Nós os oferecemos um excelente pacote, inclusive bastante transferência de tecnologia. (…) O Rafale, mesmo com o preço reduzido, ainda está muito caro. E o Gripen é uma merda. Se você compra o Gripen, você é uma Eslováquia”.
Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.
“A compra dos submarinos é tão estúpida que deve ter alguma compensação por trás. Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria. A compra ainda veio no fim do seu mandato, assim como os caças. O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil”.
Jornal amigo
As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.
O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.
Jornal amigo II
Entre os pontos nos quais a Stratfor mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.
Jornal do Brasil/montedo.com

8 respostas

  1. Nossas FA são piadas para eles, também pudera com desinteresse dos governos e interesses somente pessoais do alto comando, fica a tropa na ilusão que será valorizada um dia.

  2. Isso é uma vergonha para nós brasileiros, mas eles não mentiram em nada. "O Brasil é o lugar mais corrupto do mundo", e uma sucessão de governos revanchistas, transformaram as forças armadas em uma piada "uma merda". Só vejo uma saída para o Brasil, o aeroporto.

  3. Os alarmes vermelhos dispararam na Avenida Pensylvânia e em Langley por razões bem simples

    O ódio e a contrariedade dos EUA pelos acordos militares com os franceses tem várias razões, cito algumas:
    – Não mais compraremos porcarias
    velhas estocadas em depósitos
    por lá,
    – Não mais precisaremos pedir permis-
    são para usar como bem entender-mos
    essas porcarias velhas e inservíveis que sempre
    nos "arrendaram" aos olhos da cara
    em conluio com militares graúdos e politicos
    aqui no Brasil.
    – Saímos da esfera e controle militar
    dessa gente,
    – Circula "informação", eu só li
    em algum lugar, que também, os
    franceses passariam segredos
    nucleares que não seria nada relacionada a propulsão. Seriam artefatos nucleares, mísseis de longo alcance? Não sabemos mas se isso for verdade a CIA sabe, por isso a gritaria geral e tentativa de "abortar" o negócio à qualquer custo, inclusive "plantando" notícias de propinas envolvendo o governo brasileiro.
    Como os senhores (principalmente os bobinhos e inocentes de plantão) acham que israel e paquistão desenvolveram armas nucleares em tão pouco tempo, "pulando etapas" de décadas e de bilhões de dólares em pesquisas? Como tem inocente nesse mundo!
    E para os desinformados, UM submarino convencional em área de operações PREOCUPA SIM qualquer força inimiga, agora imaginem um SUB nuclear. Falo com certa base de conhecimento.
    E os "jornais amigos" que a CIA se refere só MANÉ não sabe que se trata das figurinhas carimbadas de sempre, à saber: globo-life, veja, folha e estadão.
    Um abraço!

  4. Concordo com o companheiro dos 11:56.

    Sobre a Marinha, a nossa está entre as melhores do mundo e, de longe, a melhor ao sul do equador.

  5. Sempre vamos pedir pemissão aos EUA, eles são a maior força militar do mundo e o Brasil está no seu quintal. E para a CIA nós temos a poderosa ABIN.

  6. Ok, o "perito" acima pensa que há uma única verdade (a dele), concordo em partes com o que foi escrito, mas todos sabemos que forças armadas eficientes, requerem uma rede complexa de logística,aplicação tecnologica e treinamento dos diversos escalões. Sem falar na motivação e valorização do pessoal.
    Por isso, afirmar que uma "única arma de ponta" vai mudar tudo, seria o mesmo que afirmar que o Messi ganharia um titulo importante jogando em um time de várzea. Pelo amor de deus!

  7. Os americanos erraram, não apenas a Marinha é um lixo, podem qualificar igualmente desta forma o Exército e a Fraqueza Aérea Brasileira também.

  8. Quer dizer então que não compram mais nada dos EUA? OS P3 da FAB foram comprados aonde? No Uruguai?
    A força naval ser a maior ao sul do Equador é um pouco demais.
    Aliás, nossas doutrinas vem da onde mesmo, são escritos em que idioma?
    O Brasil, graças a DEUS, não tem uma cadeira na ONU graças ao ex-presidente que não quer deixar de ser presidente, pois o SARKOZY estava empenhado em convencer a RAINHA a apoiar o pleito brasileiro, porém com nossos amigos iranianos, venezuelanos e demais ditadores acima e abaixo do Equador nos visitando e sendo visitados o apoio azedou, ainda bem.
    submarino nuclear armado com que cara pálida? alguém já se deu ao trabalho de ler nossa constituição? Já ouviram falar de guerra de conquista? Quando os sub chegarem não terão mais navios…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo