Mas como aconteceu?

*Valmir Fonseca Azevedo Pereira
Seguidamente, recebemos mensagens indagando sobre a pretensa (?) subalternidade que grassa nas Instituições Militares.
Algumas indignadas alegam que mais do que o sepulcral silêncio, assombra a subserviência e mesmo a passiva convivência, mesmo diante de atitudes e medidas do desgoverno que ferem profundamente o que seria a dignidade militar.
Outras mais veementes fazem alusões à passividade pelo expurgo de datas significativas para o Estamento Militar que foram sumariamente execradas do seu calendário, como a Intentona Comunista de 1935 e a histórica Contrarrevolução de 31 de Março de 1964.
Cala fundo a falta de amparo aos militares que cumpriam missão à época nos Órgãos de Repressão, seja como simples agentes seja como chefes ou responsáveis pelas medidas contra a subversão. O Cel. Ustra e outros são os exemplos vergonhosos do descaso e do abandono.
Diante de tanta leniência, muitos perguntam, mas como aconteceu?
Especulando, podemos responder que a submissão não foi repentina, ela foi construindo – se imediatamente após o término dos governos militares. E os governos não eram do PT, eram de outros partidos de triste memória.
À época, sob a batuta dos radicais da esquerda, os então Ministros Militares, e logo alguns Comandantes Militares, numa demonstração de extremada benevolência, talvez envergonhados pela vigência dos governos militares, diante das mais estapafúrdias solicitações ou determinações daqueles governichos, acediam sem qualquer muxoxo.
Assim, na medida em que o tempo passava, novas imposições e escabrosas restrições foram sendo acumuladas e assimiladas, de forma a colocar as Instituições Militares como a quinta roda da carroça, como dizia a nossa saudosa avozinha, e o pior, com o traseiro à mostra.
A desmoralização foi num crescendo e atingiu o seu auge sob os auspícios e ferrenho empenho da esquerda petista.
Acompanhamos o “tsunami” do revanchismo. Foram prédios “batizados” em nome da luta subversiva, foram homenageados “heróis” terroristas de nomeada, foram construídos monumentos ao “embuste”, foram patrocinados livros que atacavam os defensores da democracia e enalteciam os ignóbeis subversivos.
E foi “parido” o Ministério da Defesa sob a batuta de alguns abomináveis ministros civis, cidadãos de questionáveis qualidades para o honroso cargo.
Viva Marighela, viva Dirceu e tantos outros e outras bem conhecidas.
Mas não era o suficiente, era preciso que a sociedade brasileira sofresse na carne o seu apoio à contrarrevolução. E no bolso, também.
E ser subversivo, sequestrador, assaltante mostrou – se lucrativo, pois mais de 04 bilhões de reais foram pagos aos patifes. E não apenas em nível federal, pois alguns Estados, como o desgoverno federal, também aquinhoaram os heróicos terroristas com benesses financeiras.
Hoje, quando alguém pergunta, mas como aconteceu? A resposta é uma só, o descalabro foi construído paulatinamente na boa vontade, na esperança de preservar a democracia, no receio de antigos chefes militares que temeram que a sua justa reação pudesse soar como uma tentativa ou esboço de uma nova contrarrevolução.
A sua benevolência ou fraqueza foi a motivação para que o solerte inimigo se agigantasse, e hoje chegássemos ao cúmulo de aguentar uma execrável Comissão da Verdade.
Que os futuros chefes aprendam a lição de que a dignidade, os decantados Valores Militares repousam na excelência de suas Virtudes, e que não “dar as costas” para o inimigo reconhecidamente traiçoeiro, se não é uma Virtude, pelo menos não é uma retumbante idiotice.
* General de Brigada Rfm 

22 respostas

  1. General Reformado… reclamando agora? falando do pessoal da ativa?? relembre seu tempo na ativa e veja o que fez ou planejou para o que acontece hoje nao viesse a acontecer??

  2. Mais um revoltado de pijama, que apenas solta o verbo depois que vai para a reserva… Fiquem tranquilos pois o comando está ciente e tem total controle da situação… Tsc, tsc, tsc…

  3. Tá bom, seu general. Mas e onde ficam os seus poderosíssimos e indeléveis companheiros de posto nas três forças ? O que fizeram nesse tempo todo, sentados em seus gabinetes refrigerados? Pensando as suas respectivas forças ? Nessas décadas de desmandos do poder civil, cada qual cuidou (muito bem) de seus interesses, principalmente da progressão na carreira, e esqueceram da força à qual deviam total dedicação (incluindo aí TODO O MATERIAL HUMANO QUE A ACOMPANHA). Agora quer culpar o governo civil… Ah, conta outra!

  4. É o câncer que os oficiais desenvolveram….E para curar um câncer muitas vezes há a necessidade de extirpar algum órgão…..Que a retirada desse órgão seja dolorosa para quem provocou tudo isso!!! Os Chefes, os Comandantes que muito pouco fizeram por seus subordinados (praças)….Agora não adianta a lamentação….Os oficiais estão colhendo o que semearam….Estão sentindo na pele a desgraça que o Sgt sempre sentiu….A colheita é inevitável senhores…..

  5. SEMPRE AMEI SER SOLDADO, NESTES ÚLTIMOS 22 ANOS NÃO HOVE UM DIA SEQUER QUE NÃO PROCUREI FAZER O MELHOR, EM VÃO, SEM RECONHECIMENTO E MÉRITO, QUEM OS TEVE FORAM OS PUXA-SACOS QUE NÃO TROCAM UMA LÂMPADA SEM EXIGIREM PLATÉIA E APLAUSOS, E ACREDITEM, DENTRO DOS QUARTÉIS TEM MUITO CARA ASSIM.
    MAS OQUE ACONTECE COM O EXÉRCITO, PRINCIPALMENTE, É REFLEXO DA QUALIDADE DE NOSSOS OFICIAIS… A MAIORIA É DESPREPARADA, IMATURA, EGOÍSTA,DESINTERESSADA EM APRIMORAR-SE PROFISSIONALMENTE, INVESTIDOS DE UMA ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA ARCAICA, SÃO SUBSERVIENTES AS CONSEQUÊNCIAS DAQUILO QUE PLANTARAM… O SUCATEAMENTO E DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS NÃO É DE HOJE!JÁ ENTREGARAM O GOVERNO OM A ENGESA CAMBALEANDO E POR POUCO A EMBRAER NÃO FICOU NA LEMBRANÇA, NÃO DESENVOLVERAM A BOMBA ATÔMICA QUANDO PODIAM E DEVIAM, E O PRÓPRIO FUZIL FAL JÁ NAQUELA ÉPOCA ERA UMA ARMA OBSOLETA; NÃO CRIARAM DISPOSITIVOS DE MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO HUMANO, (LEIA-SE PRAÇAS) AGORA AMARGAM A DESCRENÇA DA TROPA, RESPEITO E LEALDADE NÃO EXISTEM MAIS, OQUE EXISTE É UMA OBEDIÊNCIA HIPÓCRITA E FRÁGIL AS CUSTAS DA IMPOSIÇÃO DA HIERARQUIA, DA OPRESSÃO, DA COAÇÃO E DE AMEAÇAS QUE SÃO PROMOVIDAS DIARIAMENTE DENTRO DOS QUARTÉIS PELOS OFICIAIS COM AS "QUALIDADES" ACIMA MENCIONADAS. PENSANDO BEM, NÃO VEJO SAÍDA, OU MELHOR, A ÚNICA É PELO PORTÃO DAS ARMAS SEM VOLTA, SEM SAUDOSISMO E SEM OLHAR PARA TRÁS!TENHO PENA DE MUITOS DESTES GENERAIS E CORONÉIS QUANDO VÃO PARA RESERVA E PRA NÃO SEREM NATURALMENTE ISOLADOS E ESQUECIDOS FICAM SE FILIANDO A CLUBE MILITAR PRA COVARDEMENTE CRITICAR UM GOVERNO QUE SÓ ESTÁ ONDE ESTÁ POR CAUSA E CONSEQUÊNCIA DA PRÓPRIA INCOMPTÊNCIA, FALTA DE VISÃO E PERSPECTIVA DE UMA DITADURA QUE VIVE DO PASSADO E CHORA PELO TAPETE VERMELHO, O GLAMOUR E MORDOMIAS QUE LHES FORAM TIRADAS… VOCÊS SÃO DIGNOS DE RISO E PENA!

  6. Vou mudar só um pouquinho…
    SEMPRE AMEI SER SOLDADO, NESTES ÚLTIMOS 26 ANOS NÃO HOVE UM DIA SEQUER QUE NÃO PROCUREI FAZER O MELHOR, EM VÃO, SEM RECONHECIMENTO E MÉRITO, QUEM OS TEVE FORAM OS PUXA-SACOS QUE NÃO TROCAM UMA LÂMPADA SEM EXIGIREM PLATÉIA E APLAUSOS, E ACREDITEM, DENTRO DOS QUARTÉIS TEM MUITO CARA ASSIM.
    MAS O QUE ACONTECE COM O EXÉRCITO, PRINCIPALMENTE, É REFLEXO DA QUALIDADE DE NOSSOS PRAÇAS… A MAIORIA É DESPREPARADA, IMATURA, EGOÍSTA,DESINTERESSADA EM APRIMORAR-SE PROFISSIONALMENTE, INVESTIDOS DE UMA ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA ARCAICA, SÃO SUBSERVIENTES AS CONSEQUÊNCIAS DAQUILO QUE PLANTARAM… O SUCATEAMENTO E DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS NÃO É DE HOJE!JÁ ENTREGARAM O GOVERNO OM A ENGESA CAMBALEANDO E POR POUCO A EMBRAER NÃO FICOU NA LEMBRANÇA, NÃO DESENVOLVERAM A BOMBA ATÔMICA QUANDO PODIAM E DEVIAM, E O PRÓPRIO FUZIL FAL JÁ NAQUELA ÉPOCA ERA UMA ARMA OBSOLETA; NÃO CRIARAM DISPOSITIVOS DE MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO HUMANO, (LEIA-SE CABOS E SOLDADOS) AGORA AMARGAM A DESCRENÇA DA TROPA, RESPEITO E LEALDADE NÃO EXISTEM MAIS, O QUE EXISTE É UMA OBEDIÊNCIA HIPÓCRITA E FRÁGIL ÀS CUSTAS DA IMPOSIÇÃO DA HIERARQUIA, DA OPRESSÃO, DA COAÇÃO E DE AMEAÇAS QUE SÃO PROMOVIDAS DIARIAMENTE DENTRO DOS QUARTÉIS PELOS PRAÇAS COM AS "QUALIDADES" ACIMA MENCIONADAS. PENSANDO BEM, NÃO VEJO SAÍDA, OU MELHOR, A ÚNICA É PELO PORTÃO DAS ARMAS SEM VOLTA, SEM SAUDOSISMO E SEM OLHAR PARA TRÁS!TENHO PENA DE MUITOS DESTES SUBTENETES E SARGENTOS QUANDO VÃO PARA RESERVA E PRA NÃO SEREM NATURALMENTE ISOLADOS E ESQUECIDOS FICAM SE FILIANDO A ASSOCIAÇÕES PRA COVARDEMENTE CRITICAR UM GOVERNO QUE SÓ ESTÁ ONDE ESTÁ POR CAUSA E CONSEQUÊNCIA DA PRÓPRIA INCOMPTÊNCIA, FALTA DE VISÃO E PERSPECTIVA DE UMA DITADURA QUE VIVE DO PASSADO E CHORA PELO TAPETE VERMELHO, O GLAMOUR E MORDOMIAS QUE LHES FORAM TIRADAS… VOCÊS SÃO DIGNOS DE RISO E PENA

  7. SÓ TEREMOS MOEDA POLÍTICA PARA TROCA JUNTO AO GOVERNO QUANDO TIVERMOS ORGANIZAÇÕES CIVIS QUE POSSAM CENTRALIZAR O PLEITO DOS MILITARES JUNTO AO GOVERNO. NÃO HAVERÁ NUNCA EQUILÍBRIO DE FORÇAS ENQUANTO OS REPRESENTANTES DOS MILITARES FOREM PESSOAS INTERESSADAS EM MANTER UMA "BOQUINHA" NO GOVERNO, OS NOSSOS COMANDANTES DE FORÇA, QUE OCUPAM CARGOS DE CONFIANÇA DE NATUREZA ESPECIAL NO MESMO GOVERNO QUE RENEGA OS MILITARES. MAL COMPARANDO, SERIA O MESMO QUE O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS MEDIAR OS ANSEIOS DA CATEGORIA AO MESMO TEMPO EM QUE OCUPA UM CARGO DE CHEFIA NO GOVERNO QUE NEGA OS PLEITOS À CATEGORIA. É QUESTÃO DE LÓGICA, NÃO PRECISA MUITO ESFORÇO MENTAL PARA ENTENDER QUE OS NOSSOS COMANDANTES NÃO NOS REPRESENTAM, ELES REPRESENTAM ARTÍSTICAMENTE PARA A TROPA E AO MESMO TEMPO LAMBEM OS PÉS DO CHEFE DO EXECUTIVO, QUE A QUALQUER MOMENTO PODE DEMITÍ-LOS DO CARGO DE CONFIANÇA CASO ELES BRIGUEM DEMAIS. CADÊ O EQUILÍBRIO DE FORÇAS POLÍTICAS? SÓ OS TROUXAS FORMADOS NA ECEME E NAS ESG É QUE ACHAM QUE ISSO CONTINUARÁ DANDO CERTO!
    E TEM MAIS, OS MILITARES PERMANECERAM QUASE DUAS DÉCADAS NO PODER, DONOS DA MÁQUINA MILITAR E POLÍTICA, OU SEJA, FORAM ABSOLUTOS. SERÁ QUE DURANTE TODO ESSE TEMPO OS "DOUTORES EM CIÊNCIAS MILITARES" NÃO PERCEBERAM QUE ASSIM QUE SAÍSSEM DO PODER A POSSIBILIDADE DE HAVER UMA REVANCHE ERA QUASE CERTA? A INTELIGÊNCIA MILITAR FOI TÃO INGÊNUA AO PONTO DE ACHAR QUE OS MILITARES PERMANECERIAM COM TODA A POMPA O MORAL DO PERÍODO EM QUE FORAM ABSOLUTOS? SERÁ QUE OS "MESTRES EM CIÊNCIAS MILITARES" FORMADOS EM "ALTOS ESTUDOS, POLÍTICA E ESTRATÉGIA" NÃO VIRAM QUE ANTES DE SAÍREM DO PODER DEVERIAM TER PREPARADO O ORDENAMENTO JURÍDICO DE MODO A FAVORECER-LHES OU MESMO PREVENIR RETALIAÇÕES NO FUTURO POR PARTE DE QUEM FOI PERSEGUIDO OU SOFREU PREJUÍZOS? AO CONTRÁRIO, OS MILICOS ATÉ MESMO NA CONSTITUIÇÃO DE 69 MANTIVERAM VÁRIAS RESTRIÇÕES PARA A CATEGORIA MILITAR, UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ, DE LANÇA-ROJÃO AINDA POR CIMA!!!!
    SERÁ QUE OS MESMOS "CARAS" QUE FORAM "EXPERTOS" EM TORTURAR DE CARA LIMPA E DEPOIS LIBERAR A VÍTIMA ACHARAM QUE SERIAM SOBERANOS PELA VIDA INTEIRA, MESMO DEPOIS DA INEVITÁVEL VELHICE?
    SERÁ QUE OS MESMOS "EXPERTOS" MILICOS DO PASSADO NÃO SABIAM QUE A VINGANÇA É UM SENTIMENTO INERENTE AO HOMEM E, QUE INEVITAVELMENTE AS INSTITUIÇÕES ADMINISTRADAS POR HOMENS PODEM E SÃO USADAS – NÃO DEVERIAM – PELO HOMEM PARA SATISFAZER SUAS VONTADES PESSOAIS (P.EX. REVANCHE DOS PETRALHAS E OUTROS VERMELHOS)?
    SERÁ QUE OS MILITARES "EXPERTOS" NÃO PERCEBEREM QUE DEVERIAM TER USADO TODA A MÁQUINA PÚBLICA DURANTE A VIGÊNCIA DO GOVERNO MILITAR PARA "QUEIMAR O FILME" DA ESQUERDA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, MOSTRANDO, INCLUSIVE, OS CRIMES COMETIDOS PELOS SUBVERSIVOS. POXA, EU SÓ SOUBE QUE DILMA COMETEU CRIMES QUANDO DE SUA ELEIÇÃO, POIS ANTES DISSO OS MILICOS GUARDARAM TAIS INFORMAÇÕES. AGORA NÃO ADIANTE ESPERNEAR, POIS QUEM LEVOU PORRADA AGORA ESTÁ COM O PORRETE NAS MÃOS!!
    POXA, SE EU APENAS COM O MEU ENSINO MÉDIO DE PRACINHA CONSIGO CHEGAR A ESSAS CONCLUSÕES, QUE DIRÁ ENTÃO OS DOUTORES E MESTRES MILITARES.

  8. Os militares, principalmente os da reserva, reclamam tanto sobre o desprestígio das Forças Armadas mas nunca pararam para pensar que o serviço militar ao ser obrigatório na prática apenas para os pobres (jovens sem emprego e sem perspectivas) – o riquinho nunca é voluntário ou se safa sempre através de um conhecido militar – perde a oportunidade de incluir no ambiente da caserna os filhos dos formadores de opinião e intelectuais que inevitavelmente possuem prestígio para opinarem nos meios de comunicação (jornalistas, escritores, empresários, publicitários, artistas, políticos, esportistas, cientistas políticos, magistrados etc) que poderiam em suas famílias enaltecerem as Forças Armadas, dar uma visibilidade ideológica e não a visibilidade estética como aplicadas hoje nas ações de "SEVERINOS" da Nação: faxina, combate à dengue, combate à febre aftosa, pintura de escolas, censo rodoviário, formatura de 7 de setembro, etc. Ao deixar de fora do serviço militar os jovens "bem nascidos" os militares perdem a oportunidade de se permitirem ser conhecidos por aqueles que fazem a diferença nas decisões do país ou mesmo dirigem propriamente o país. Ao só incorporar filho de pobre as FFAA acabam sendo conhecidas apenas pelos que são dirigidos pelos formadores de opinião e dirigentes do país. Qual das duas alternativas é a melhor, ser conhecido pelos controladores (líderes em diversos campos da sociedade) ou pelos controlados (trabalhadores, massa de manobra)? Ou será que não é negócio para as FFAA, pois há o receio de os formadores de opinião falarem mais mal do que bem ao se depararem com as mazelas no exercício da autoridade militar (abusos de autoridade, desrespeito a direitos constitucionais), o atraso administrativo, legislativo e doutrinário dos militares?

    Celso

  9. Confesso que estou cansada de vir aqui e ler postagens de "um bando de chorões", em todos os comentários essas pessoas deixam claro suas "insatisfações com a profissão, preparo, salário e hierarquia". É uma vergonha! Sejam homens, parem de reclamar, as portas da Aman estavam aberta para todos, não foram para lá porque não quiseram ou por incapacidade.

  10. Falou tudo, prezada "anônima" das 00:55. Verborragia demais de "donos da verdade" que mal escrevem em português decente. Tudo que está de errado no UNIVERSO é "culpa dos oficiais", bla bla bla. O saco encheu dessa logorréia. Nem tenho tido mais paciência de acompanhar os posts por causa disso. "Israel vai atacar o Irã! (a culpa é dos oficiais) – ou, como o sabichão "experto" (sic) aí de cima, dos "trouxas que fizeram ESG e ECEME". Pra mim chega. Um abraço.

  11. Estamos pagando o preço por anos de conivência. O que já passou da hora de se fazer é aumentar nossa representação política, fazer valer o nosso voto.

  12. Anônimo das 08:12h, a verdade doí? Se acaso Vossa Excelência se sentiu muito ofendida com as diversas situações expostas pelas praças neste Blog, sugiro que realmente cumpra a sua palavra e não volte mais a frenquentá-lo, o que duvido muito que aconteça, levando em consideração a experiência colhida durante os anos de desempenho da atividade militar, não se escreve o que fala os OFICIAIS. A propósito Vossa Excelência ao ser aprovado na Digníssima AMAM(lá onde se ensina da simples utilização de uma vassoura a realizar intervenção cirurgica cardíaca), não o fez através de vagas destinadas a alunos de Colégio Militar não, não é mesmo? Espero que não poís, os exemplos que tenho de membros vindo daquele clã são os piores possíveis. A verdade doí, e tudo se moderniza, só é o começo!!!

  13. A solução para as FFAA e para acabarem as reclamações: Todos os militares seriam oficiais, de preferência todos a partir de coronel. Já teriam curso superior, já seriam formados pelas academias militares que tão bem formam os líderes militares, não teriam aborrecimento com reclamações de graduados e os trabalhos e serviços diários realizados atualmente pelos praças como serviço armado, operação tapa buraco, caça ao boi doente, combate ao mosquito, pesquisas de prefeituras, etc, seriam feitos com mais eficiência. Haveria economia de salários, economia nas despesas de rancho, de obras nos quartéis, de transferências.Todos fariam parte de apenas um clube com economia de recursos para manutenção dos outros. Enfim, todos seriam unidos e sem reclamação… até entrar na reserva.

  14. Impressionante como algumas pessoas ficam ofendidas ao serem confrontadas com a verdade… É um fato inegável que a atual situação de precariedade da força terrestre é resultado da falta de coragem e comprometimento do alto comando. Não é necessário ser dono da verdade, basta apenas ter um pouco de bom senso para chegar a esta conclusão. Mas para quem observa a tudo do seu PC refrigerado ou passa as tardes no salão de beleza, interessa a mudança do status quo? Quisera a bravata do elemento acima ou a a indignação da Sra. Anônima pudessem ser convertidas em ações práticas em benefício da força como um todo. Menos conversa e mais ação.
    SELVA!!!

  15. Para aqueles que ainda não perceberam, as Forças Armadas são comandadas e administradas pelos Generais (oficiais) que ainda têm a cara-de-pau de visitar unidades para verificar as condições de faxina e abrir gavetas em busca de desarrumação e passar dedo sobre móveis em busca de poeira (p. ex. Comandante da 1DE). Esse é o padrão de excelência dos nossos atuais e talvez futuros – se os que hoje são Ten Cel ou Cel incorporarem as idiotices dos Generais – Comandantes da Força.
    Se fizermos uma analogia das Forças Armadas com uma empresa, poderíamos afirmar que é uma empresa quase falida! Por culpa de quem? Culpa dos empregados/operários ou dos Dirigentes?

  16. É "AMAN", companheiro… AMAN e não "AMAM". Expresse a sua insatisfação, nesses termos, ao seu comandante. Chame-o de "trouxa", por ter buscado preparo técnico profissional, e tudo o mais. Mas não escreva posts que não falaria cara a cara com a personificação (ou os "culpados") pela sua insatisfação. Estude um pouco mais do passado recente e da situação política atual do país (não precisa ter mais que ensino médio para isso) e compreenda que a nossa situação ruim é causada por uma CONJUNTURA e não simplesmente por que os "oficiais" são incapazes, incompetentes, isso e aquilo… Claro que o Alto Comando tem sua parcela de responsabilidade, mas repito – trata-se de uma conjuntura. É óbvio que com uma ex-guerrilheira da POLOP no poder os milicos não poderão jamais ficar bem na fita, mas você pode prever quem vai assumir o poder, daqui a 20 anos? E se critica o combate à luta armada, por acaso fizeste parte dele? estava presente? Teria feito de forma diferente? Acha que só os "oficiais" cometeram arbitrariedades enfrentando a luta armada? Se estivesse lá, naquela época, teria sido "humanitário" com guerrilheiros que ameaçassem a vida da sua família ou matassem companheiros teus? As arbitrariedades aconteceram por todos os lados. Lamarca assassinou o Ten M. Junior a coronhadas, não sem antes decepar-lhe o pênis e fazê-lo engolir. Saiba disso, ok? E saiba também que houve divisão nas FA naquela época e que a cisão levou ao arbítrio. Um dos fatores que jogou o Brasil em 20 anos de governo militar foi uma rebelião de sargentos da FAB, ocorrida em Brasília. Criticar os milicos daquele tempo leva a que, companheiro? O que quer? Uma quartelada ao bom estilo Hugo Chavez? Pode culpar os oficiais pelas dificuldades de hoje, mas lembre-se que você foi formado por alguns deles e, se é tão capaz e competente, é porque nem todos os "oficiais", ao menos os que te formaram, são tão ruins assim. E também fique sabendo que nem todas as praças são "tão competentes" quanto se consideram. Pode até não ser o seu caso, pois não lhe conheço, mas estou certo de que está seguindo certinho a cartilha da divisão interna que te estão pondo para ler e praticar (a conjuntura, de novo). Só não se lembra que quem escolheu o concurso foi você. Deve achar que tem o telhado de concreto para falar essas coisas. Não fale mal dos CM, pois quase diariamente têm estado na mídia, sendo citados como exemplos de qualidade no ensino e altos índices no ENEM e IDEB. E concordo com as palavras do companheiro acima… melhore o seu português, há erros de concordância no teu post. Isso mesmo, a verdade dói. Espero que você consiga redigir um DIEx com a mesma competência com que reclama. E aproveite para consultar o Aurélio, veja o significado de "bravata" e identifique quem são os verdadeiros bravateiros (= fanfarrões) por aqui. A AMAN não ensina cirurgia cardíaca, mas ensina a olhar os problemas do Brasil sob um horizonte mais amplo. Sei que você está muito revoltado por estar ganhando mal. E tem toda razão. Eu também estou. Mas ficar brigando não resolve nada. Diz o ditado chinês – "antes de sair para mudar o mundo, visite o seu sótão". Pois eu digo – antes de criticar os "oficiais", veja se está tudo em ordem com a sua seção e os seus soldados. Por fim, aos revoltados de plantão, não se esqueçam de uma lição da História: Robespierre fez a Revolução, mas foi parar na guilhotina, direto e reto, por ordem DOS SEUS PRÓPRIOS COMPANHEIROS, amigos de outrora. Se nos dividirmos, aí é que estamos fu… de vez. Um abraço.

  17. Como é fácil criticar!!! Sugestões não!
    Conheço bem esse pessoal! com raras excessões são pessoas frustradas profissionalmente e, pior, imcompetentes!!!!!

  18. Sugestões prezado Anônimo 22:40?? Tem certeza que estamos falando do mesmo Exército??? Ou vossa senhoria se refere a um "Exército de um país distante" onde os chefes ouvem, analisam e aplicam as sugestões de seus subordinados?? É Montedo, infelizmente (ou felizmente) fica cada vez mais engraçado… E quanto ao comentário acima, o que não foi mencionado é o motivo da frustração profissional presente na tropa (mais especificamente praças). Falo por experiência pessoal que 80% dos oriundos da EsSA saem da fábrica motivados, querendo fazer a diferença, porém ao serem confrontados com "a realidade da tropa" (é, já virou jargão) torna-se quase impossível manter o "gás". Esta é a realidade senhores, parem de querer cobrir o sol com uma peneira, hoje nenhum praça quer fazer curso operacional e aqueles que os possuem muitas vezes não ostentam os brevês, pois a recompensa da força é só "missões extras" e "bocas pobres". Muito fácil é, exigir motivação, lealdade e comprometimento, mas não somos idiotas senhores e sentimos na pele a frustração de sermos subutilizados. Não creio que todos os oficiais sejam incompetentes, afinal são muito bem formados, apenas em muitos casos (muitos mesmo) esquecem dos ensinamentos que lhes foram ministrados e até mesmo dos Regulamentos para tomar decisões baseadas em caprichos e amparadas pelo famoso RQuero. Talvez a solução seja a implantação do "Batalhão Sagrado", composto apenas por oficiais, aí sim não haveria choradeira, reclamação e as coisas iriam funcionar… Será?

  19. "Mas como aconteceu?"

    Resposta: porque os Generais ficarem mantendo essa postura de Lordes, ocupando-se com questões menores e dando importância mais às POMPAS DO CARGO do que efetivamente se preocupando com o que poderiam melhorar internamente nas suas Forças Armadas – e quanta coisa há pra melhorar!. E enquanto essa postura permanecer, nada mudará.
    Abaixo vcs podem assistir aos vídeos que mostram o ápice da rotina de um General, ao que foi resumida a vida de um General do nosso atual Exército. É disso que eles (e seus asseclas) gostam: cara de mau + visitar OM ou órgãos civis. Vc familiar de um General brasileiro acha que eles executam e planejam aquelas ações mirabolantes dos filmes de guerra? Se acha, está redondamente enganado, o seu General (parente) "conta estória" pra vc! Os vídeos abaixo mostram as principais atividades de um General no EXÉRCITO 2012:

    Depois que vão pra reserva eles sentem faltam destas POMPAS – que elEs gostam de chamar de missões – e então ficam deprimidos e reclamando do Governo achando que a eles não coube nenhuma parcela de responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo