Vencimentos dos Militares – Porque Estamos Assim

Haroldo Amorim*
Dia desses conversei com o Mike, um inglês boa praça casado com uma brasileira, dono de uma lan house perto da minha casa. A conversa descambou para política, pobreza e corrupção no Brasil. No meio do papo, o Mike externando a verve da lógica saxônica soltou a seguinte pergunta: o Brasil tem muitos pobres, mas alguém perguntou o motivo da pobreza? Espantosa e simples indagação. Concluímos que a pobreza é prima da ignorância, filha da corrupção, neta da omissão, irmã do populismo e bastarda da ausência de oportunidades. Saí de lá com esse pensamento. Diante dos atuais, e porque não dizer históricos problemas salariais dos militares brasileiros, cabe também a lógica pergunta do Mike: porque as Forças Armadas ganham mal ?
As explicações são várias: estrutura verticalizada da autoridade, com as decisões centradas no que manda mais, ou seja o Comandante. Quem manda é o Comandante. Por isso, quem está logo abaixo quer o cargo dele. É a fila que anda sem marolas, e assim vai até a base. Daí o círculo vicioso dos emarolados que não querem se queimar ou se indispor, de olho numa merreca a mais como insinuou o Lula. Militares são “migalheiros”, o Lula acertou.
“O que é mais feio: esposa batendo 
panela ou a penúria com disciplina?”
Outra explicação, consequência da primeira, é a acomodação com a miséria. Estamos precariamente aparelhados e equipados, nos acostumamos a cumprir a missão constitucional dessa forma, aliás muito bem. Nossos hotéis de trânsito são ruins, habitamos moradias acanhadas porque incorporamos esse modo acochambrado de viver, afinal somos militares e militar não pode ter conforto. Daí nos contentarmos com migalhas salariais, como disse o Lula. Sempre foi assim. É o conformismo da merreca, pior do que não vir nada…., já dizia o meu avô.
Uma terceira explicação é a conveniência da disciplina. A disciplina é usada para justificar a mudez conveniente. Não podemos dizer isso ou tomar tal atitude porque somos disciplinados, o regulamento não permite, temos de acreditar nos chefes, não posso manifestar porque o estatuto assim o exige, então só resta mandar a mulher protestar batendo panela, isso é ridículo. Alguém já viu mulher de juiz, político, diplomata, auditor da receita ou procurador batendo panela no meio da rua?
Marola quando justa não faz mal a ninguém, pelo contrário, alerta sobre um estado de coisas. O que é mais feio: esposa batendo panela ou a penúria com disciplina? As carreiras citadas acima são carreiras de estado, mas os militares pagam mais pelas mazelas do estado.
Uma quarta e última explicação é a mania de se desvalorizar. Militar não se dá valor. Os cursos são difíceis, as exigências profissionais são absurdas, mas o militar despreza esse fato. Quando faz um curso, tira do contracheque a habilitação anterior. Não incorpora gratificações, não ganha hora extra e está disponível ao empregador em regime integral, sem receber por isso, ao contrário, os chefes antigos até aquiesceram quando a MP 2215 subtraiu injustamente a gratificação por tempo de serviço e o posto acima na reserva, só que quem negociou e assinou embaixo não perdeu nada. A culpa não é do Chefe “A” ou do Comandante “B”. A culpa é do patriotismo errante, da postura filha do carreirismo, irmã da autoflagelação merrequeira , neta do comodismo da marola, prima do complexo de inferioridade e bastarda da conveniência verticalizada.
Um dos sinais da desagregação de uma nação é quando as Forças Armadas dão sinais de fragilidade.
Na queda do Império Romano foi assim. Mas isso eu não falei pro Mike.
*Coronel na reserva do Exército
Alerta Total/montedo.com

34 respostas

  1. Acho deprimente minha mulher ter que ir bater panela, uma vergonha, um atestado de incompetência.

    O pior é ver muitos companheiros totalmente conformados com essa miséria, NÂO TEMOS LIDERES, pois lider aprendemos em nossas escolas de formação é quem luta junto a seus liderados em qualquer situação, e se torna lider pelo exemplo.

    Bateu a penúria na minha casa, e não bebo e não fumo, não vou a restaurantes a mais de um ano, praia nas férias faz 3 anos que não sei o que é, só tenho uma vaga lembrança, sabe o que mais me incomoda? Eu não consigo acreditar que nossos COMANDANTES NÃO PEÇAM A RESERVA, JÁ QUE TEM VERGONHA DE PEDIR DEMISSÃO, se pedissem em efeito cascata 2 ou 3 comandantes isso iria repercurtir e só assim talvez melhorassem nossas condições, Para concluir não sou padre, não quero saber de sacerdócio, quero um pouco de conforto para mim e para minha família, não aguento mais ter um salário ridículo que dura 3 dias, 3 saques de R$ 1.200, 00 para pagar água, luz, mercado, padaria e pequenas continhas. Tô enojado enfim, triste, cabisbaixo, só faltam 2 anos, agora só tenho que esperar a reserva e ainda comer muita poeira em exercícios. MONTEDO 2014!

  2. Não sei, em termos históricos, se os militares sempre ganharam mal, mas, de 30 anos para cá, a explicação é simples: falta, aos comandantes das forças, vontade de brigar pelo salário da tropa, uma vez que estes, através de gratificações, diárias, cartões corporativos, taifeiros residenciais, etc, desfrutam, TEMPRARIAMENTE, das benesses do cargo.

  3. Publicado no site do Jornal O Globo de hoje (18/07/12):

    Greves preocupam Planalto

    BRASÍLIA e RIO – A onda de greves de servidores públicos tornou-se a principal preocupação da área econômica. Ceder às pressões, na visão de um interlocutor graduado do governo, colocará em risco o propósito da presidente Dilma Rousseff de crescer acima de 2% em 2012. Um aumento generalizado dos salários do funcionalismo tiraria espaço para novos investimentos e desonerações de tributos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013, aprovada ontem, não prevê reajuste para os servidores federais. Nos bastidores, o Palácio do Planalto só admite reajustes pontuais no ano que vem para a área militar e para funcionários civis de nível médio.

  4. Caro Montedo realmente o paladino Ministro da Defesa se caracteriza por ser lider nato. Enalteceu a postura do Exército na Rio+20, para proteger essa tropa que fazia o Treinamento Físico entoando canções, diria de baixo calão. Certamente deve estar dando, agora mesmo, continuidade aos estudos do aumento dos militares junto ao Ministério do Planejamento. O presente, altivo e preocupado Comandante do Exército deve estar assessorando muito bem o Ministro Celso Amorim. Enquanto isso vamos aguardar um pouco mais para a conclusão dos estudo para o aumento das Forças Armadas. Talvez uns três ou quatro anos mais para a conclusão seria o ideal…

  5. Prezado Cel

    Não sei quando o Sr. foi para a reserva, mas pq não se manifestou dessa maneira nos idos de 2000 quando publicaram a MP do mal, que nem mesmo regra de transição trouxe para os militares que já estavam na ativa?
    Eu NUNCA vi um Governo impor uma mudança tão radical quanto a imposta aos militares em 2000, a qualquer classe de trabalhadores que fosse, sem que houvesse uma REGRA DE TRANSIÇÃO.
    Simplesmente cortaram uma pancada de direitos com o jogo já rolando (pode isso, Arnaldo?) e pronto, acabou!
    E a classe ficou quietinha, os Generais (com todos os direitos antigos garantidos) dizendo que a MP "revolucionaria" nossos vencimentos com o tal do "soldão", e por isso valia a pena abrirmos mão de alguns "direitinhos".
    Deu no que deu! Hoje choramos lágrimas de sangue pelos direitos entregues de bandeja, sem discussão; e o "soldão"??? Virou soldinho, sem reposição desde 2010, e com aparente desinteresse da presidente em se mexer para a concessão de qualquer nova reposição (nem falo mais de aumento real)…
    Não sei se o Sr., Coronel, é dessa geração antiga, que, com todos os direitos garantidos, entregou, numa bandeja de prata, a cabeça das novas gerações de militares. Se for, entendo inteiramente inadequada a sua manifestação.

  6. esses oficiais só falam bonito assim depois que vão para a reserva. quando na ativa só querem saber do seu quinhão e reprimir a tropa.

  7. Belo texto, de acordo com a realidade e demonstrando toda a conjuntura hierárquica e disciplinar que leva ao sucateamento e a desvalorização dos homens e mulheres que compõe as Forças Armadas, ratificando o conformismo e complacência dos chefes militares que não se preocupam com a base da piramide que é a maioria da Força.
    Brasil, Acima de Tudo !!!
    Autor
    Sargento Jorge
    Exercito Brasileiro

  8. Caros camaradas. Não há a menor possibilidade de aumento este ano, muito menos em 2013. Motivo: Não tem nada haver com Lei de Diretrizes Orçamentárias e/ou crescimento econônimo, investimento e blá, blá, bla…
    Simplesmente não há a menor vontade política ou interesse do atual Governo em prestigiar e fortalecer nossas Forças Armadas. Eles tem medo de Forças Armadas fortes, unidas, coesas, esclarecidas, preparadas e prontas para cumprir sua maior missão, "defender o Brasil com o sacrifício da própria vida". Em suas mentes egoístas só cabe um pensamento: "Se eles querem morrer, que morram de FOMEEEE!"

  9. Não precisamos de direito de greve para podermos nos manifestar, se ao menos fosse possível a associação de militares da ativa – sem perseguições por parte do Comando – nós teríamos uma ou duas representações de cunho civil (de oficias ou de praças, ou uma de militares da União somente) para concentrar esforços de interlocução junto aos políticos e também para pleitear junto à Justiça os direitos dos quais os militares são alijados. Talvez os nossos comandantes do passado não tenham pensado que todas aquelas restrições legais e constitucionais aos militares que eles implementaram e/ou permitiram implementar nas Constituições passadas serviram ao Governo ditatorial dos milicos, mas também ao Governo atual (ditadura disfarçada?), e quem sabe a governos totalitários no futuro! Os militares tem que parar de ficar repetindo e aceitando a ideia de que ao militar É VEDADO ISSO… AO MILITAR É VEDADO AQUILO… Temos que rever os valores de tais legislações e vedações! Tudo muda com o tempo, até mesmo os conceitos! Não estou defendendo a bagunça e a indisciplina, apenas comungo a ideia de que MILITAR também é uma espécie de servidor público, e como tal deve ser tratado, principalmente em tempo de PAZ, pois do contrário, o Governo (diferente de Estado) terá poder total e ilimitado sobre as Forças Armadas. Será certo isso? Que o Governo possa fazer o que bem entender sem permitir ao menos que a categoria seja ouvida? Numa democracia pós-ditadura e orgulhosa por garantir inúmeros direitos fundamentais ao cidadão ainda há espaço para que aos CIDADÃOS MILITARES sejam negados o direito de ASSOCIAÇÃO PARA FINS REINVIDICATÓRIOS E POLÍTICOS ou mesmo o direito de se MANIFESTAR ? NÃO podemos ser sindicalizados, NÃO podemos ser vinculados a partidos políticos, NÃO podemos reclamar dos superiores, NÃO podemos nos associar com fins reivindicatórios (vide o caso da dissolução da APEB), NÃO podemos fazer greve, NÃO podemos fazer manifestações públicas etc. Só podemos “tomar fumo” o tempo todo ? É isso? Só ônus, porra ! Será que os políticos e os Comandantes de Força se acham tão infalíveis, perfeitos e detentores de imensurável conhecimento político e jurídico ao ponto de tomarem apenas para si toda a responsabilidade pelas decisões que afetem os interesses dos MILITARES sem que haja no mínimo algum tipo de interlocução com representantes de outros segmentos da tropa, daqueles que estão vivendo a realidade nos quartéis e não a dos gabinetes? Digo interlocução, não afirmo que os comandantes e políticos devam acatar os nossos anseios, mas apenas ouvir-nos. Há algum absurdo no que digo? Do jeito que está hoje se o Governo acabar com algum direito dos militares, mesmo que seja um direito fundamental com reconhecimento consagrado pelo STF, sabem o que ocorrerá? NADA !!!! NAAAAAAAAAADA !!! Nós estamos politicamente tão vulneráveis que se o Governo decidir hoje cortar 50% dos soldos ele poderá fazê-lo – é inconstitucional, eu sei – e somente após cada militar entrar na justiça individualmente (a decisão judicial só servirá para ele) é que cada um conseguirá anular a ilegalidade feita pelo GOVERNO. É certo nossa categoria possuir tanta vulnerabilidade? Até os Juízes, que são membros de poder (Poder Judiciário) – não são servidores públicos, são agentes públicos – possuem ASSOCIAÇÕES que volta e meia agem como sindicato e opinam o tempo todo sobre tudo o que se refere à carreira da Magistratura e prerrogativas dos Magistrados. Até paralisações e passeatas os magistrados já fizeram. Mas nós militares, muito safos, não podemos nem chorar em público. Mas se tivéssemos ASSOCIAÇÃO/SINDICATO a coisa seria diferente, nós poderíamos nos socorrer de tais entidades para que o corpo jurídico delas impetrasse ações com caráter coletivo para atender a todos os militares. Oficias e Praças “antigões”, revejam seus conceitos! Reivindicar, pedir, querer ser ouvido não é CRIME, não é INSUBORDINAÇÃO e menos ainda MOTIM, como alguns idiotas mal informados gostam de ficar alardeando dentro dos quartéis.

    Celso

  10. Concordo.
    Outro dia estava lendo uma matéria feita por um repórter do El País, onde ele questionava, como pode uma sociedade que consegue reunir 1 milhão de pessoas em marchas evangélicas, em marchas para isso e aquilo, e não conseguem se reunir para lutar contra a corrupção? Pegando o gancho dele eu me perguntei, e onde estão essas pessoas que poderiam lutar por melhores salários? Eu, como mulher de militar, aceito até o fato deles não poderem mostrar a cara e revolucionar ao fazer uma greve, mas eu como coadjuvante dessa história, não só posso como devo. Não podemos ficar com braços cruzados, precisamos nos movimentar. Não digo que não é vergonhoso sair com minha filha pelas ruas com duas tampas de panela na mão e gritando, mas se assim não for, não seremos ouvidos. E vcs, maridos militares que não permitem que suas mulheres façam isso, vcs são os piores, os mais acomodados, os mais babões. É necessário também que as mulheres dos militares das altas patentes, não fiquem acomodadas porque seus maridos ganham relativamente bem (comparado ao meu). A luta é de todos!!! Para finalizar, já cansei desses militares que vão para reserva e começam a falar, falem na ativa!!!!!

  11. Mais um que vira macho na reserva e esperneia, quando estava na ativa era cordeirinho, não piava pra nada, agora reclama, claro perdeu todas as regalias….tem que sobreviver com o que ganha…essa sim é a realidade.

  12. CARO CORONEL, POR QUE NÃO LEVANTOU TUA VOZ DE INDIGNAÇÃO QUANDO ESTAVAS NA ATIVA, OU TUA CORAGEM SÓ VEIO A TONA DEPOIS QUE ESTAS NA DURA REALIDADE DA RESERVA, SEM NEHHUMA REGALIA EM CASA, SEM MOTORISTA OFICIAL PARA TE LEVAR AONDE UISERES, SEM NENHUM PRIVILEGIO. QUE PENA, ACORDASTE MUITO TARDE.

  13. Seriam belas tais palavras se o nobre coronel não tivesse vestido pijama e e largado a teta do oficialato na ativa. Agora que acordou para a triste realidade não adianta muito a não ser se associar aos clubes militares a meter a ripa no governo. O sonho acabou a realidade bate a sua porta.

  14. é pro fantástico?Dioclecinha, minha linda, serve mais uma praianinha pra mim, uai!Ô trem bão esse tal de blog de monterdu!!!!Mas, meiór mermo, é minha subrinha dioclecinha!!!Assim mata o papai!

  15. – Montedo. Existem 123 (cento e vinte e tres) 3. Sgt STT-TecAtvFsDsp – ou seja, "atletas" vinculados á Bia C Sv / FSJ (Rio de Janeiro-RJ) . Em média o equivalente ao efetivo de sargentos temporários de quatro OMs de tropa. Aí fica difícil dar aumento para a tropa com tantos penduricalhos a inchar nossa folha de pagamento.
    Fonte aberta: http://www.dgp.eb.mil.br/almq1/c_sgt_tmpr_om.asp?cod=013748&unid=Bia%20C%20Sv%20/%20FSJ&cid=Rio%20de%20Janeiro&uf=RJ

  16. Montedo,
    a LDO passou como a Dilma queria. O Legislativo e o Judiciário só terão aumento depois que passar por ela. Em 2013 ela dará atenção para os militares no tocante a reajuste. Estava sem freios os reajustes dos poderes citados acima. Tenho fé e esperança que a Presidenta não esqueceu de nós!
    Só queria que fosse anunciado o índice e a data para o aumento!

  17. Com poucas palavras esse Cel sintetizou a FFAA.
    Portanto, parabéns!
    Ah, não é momento de agredirmos uns aos outros, e sim, unirmos força, pois o inimigo é outro.

  18. Sou coronel da ativa e desconheço qualquer vantagem financeira que esta condição possa agregar ao meu salário. Será que em quase trinta anos de serviço ainda não conheci meus direitos? Criticar é bem fácil, mas liderança não está vinculada a antiguidade ou posição hierárquica. Por que os ávidos e anônimos reclamantes não fazem o que esperam que os outros façam? Motoristas apenas quem têm são os comandantes e apenas para transporte em situações de serviço. Se na tua OM acontece coisa diferente e tu tomaste conhecimento, não tomaste as medidas cabíveis por pura covardia. Então não critica os outros, Maria.

  19. O militar brasileiro é o espelho da sociedade brasileira.
    Um jogo do Corinthians aqui o do Flamengo lá, um meio expediente com futebol e churrasco aqui e a metade do décimo terceiro que ainda não cortaram, para baixar as tensões lá. E assim, irão mais quatro anos do popular governo do PT, com a presidente em alta na popularidade e se for o caso, mais oito anos com dereito à recondução. Qualquer coisa que aconteça é culpa da imprensa golpista e põe os militares na rua para cobrir as greves de quem acha que está trabalhando de "graça". Somos um país tão organizado que com toda inoperância das Forças Armadas, ainda temos grande confiabilidade perante à sociedade brasileira, mesmo não acreditando em nossos chefes, comandantes e em total esfacelamento. Veja o nível!
    Meus companheiros de arma… é isso aí…não irá mudar nada, nem neste ano e nem nos próximos anos, a não ser que ao invés de covardemente mandarmos os outros lutarem por nós, que tal nós lutarmos por nós mesmos, de outra forma, aos moldes de quando as Forças Armadas, realmente, rugia e resolvia. Piar e piar, sempre será digno de pena, nada mais.

  20. Por volta das 18h 30min, a comentarista Cristiana Lôbo, da globo news, falou sobre a LDO, no tocante a aumentos dos salários dos servidores públicos, também disse que um aumento para os militares seria justo na opinião da presidente, e que esse assunto deixou de ter atenção periférica e passou a ser uma "preocupação" central…

  21. Não é por pura covardia que praças não tomam as medidas cabíveis, mas sim por conta das armas do poder que o oficialato tem para incrustar problemas na vida do praça subordinado. Exemplo disso seria eu divulgar minha identidade aqui. Será que eu arrancaria elogio??? Como unir praça e oficial se somente o umbigo deste tem vez??? Será que tem mulher de oficial batendo panela em manifesto??? Já viram algum líder nas FFAA que não tenha relação com a hierarquia??? Será que um novinho recém formado tem essa "capacidade"??? Eu já vi foi muito praça líder que a única coisa que arrumaram foi problemas e perseguições.

  22. Que legal: um cara que se diz Coronel da ativa criticando quem escreve como anônimo e ele mesmo escrevendo como anônimo. Desculpe, amigo, mas se vc não faz parte da solução, faz parte do problema. Passar bem, Maria!

  23. É simplesmente um absurdo o Executivo querer decidir sobre aumentos no judiciário e no legislativo. Pela CF, estes poderes têm orçamento próprio.
    Isso fere de morte a teoria dos "pesos e contrapesos" que nossa doutrina há décadas importou do direito saxão. Isso cheira a "ditadura do Executivo".
    Não sou a favor de aumentos abusivos em qualquer esfera de poder, mas o Executivo não pode rasgar a CF a seu bel prazer. Esta discussão fatalmente acabará no STF.
    Quanto ao "aumento" para os militares que está em pauta: não se iludam, se vier alguma merreca eu duvido que haja aumento real, pelo contrário: não irá repor nem as perdas. Pq eu falo isso? Pq tenho um parente que trabalha no MPOG, em função de chefia, e ele me disse que não serão autorizados aumentos consideráveis, que "dêem-se por satisfeitos se vier de 5 a 10% de reposição em 2013, isso se o PIB este ano realmente ficar no patamar esperado de 2%!" (palavras dele no telefone faz 20 minutos mais ou menos).
    Pois é, amigos, não é hora de comemorar nada! Lamento ser portador de más notícias…

  24. Simples e conciso: Não culpem nossos Comandantes, por questões políticas. Eles cumprem muito bem o papel de Chefe Militar, para o qual foram formados. Os militares tem duas opções: Ter representatividade no parlamento brasileiro ou ter representatividade no parlamento brasileiro. Não há outro caminho e as eleições estão próximas. Militares e familiares: AMADUREÇAM!!!!!!!!

  25. Item 1 – Eu não me digo coronel da ativa, eu sou;

    Item 2 – As vezes que coloquei no post meu nome e minha OM, quando, por exemplo, falaram mal dos Colégios Militares, os mesmos não foram publicados. Intui que seja política do controlador. O responsável pelo blog sabe meu nome, pergunte a ele;

    Item 3 – Se és novinho, sargento como dizes, tu certamente estás na profissão errada. Ainda dá tempo de procurar outra.

    Item 4 – Eu não tenho problemas, se os tivesse, eu próprio seria a solução. Neste momento estou em um hotel em Firenzi, com minha mulher e filhos, preparando minha ida à Galleria degli Uffizi, depois irei a Basílica de Santa Maria del Fiori, rezarei por ti.

  26. Pois bem coronel da ativa: atualmente ser praça das forças não é opção, mas sim última alternativa, como servidor público, para não morrer de fome. Praça não tem carreira já que só tem 3 "promoções" enquanto oficiais tem no mínimo 6 como poupudos aumentos salarias. Trata-se da profissão errada por conta do egoísmo que canetas como a tua promovem. No militarismo não há corporativismo por conta de pessoas como tu que olha só para o próprio umbigo, que se acha a última bolacha do pacote, a solução para todos os problemas. Muitos como eu estão pensando (outros certos) que o digníssimo líder está aí com sua família fazendo "missão" prêmio ou nada servindo em embaixada depois de não ganhar mais um aumento de salário do generalato.

  27. ESTOU NA FORÇA A 12 ANOS E DESDE ENTÃO AS COISAS SÓ PIORARAM, TODA VEZ QUE PRECISAMOS DE REAJUSTE SALARIAL, OS CMT FICAM PASSANDO O PIRES, PEDINDO ESMOLAS PRA SUA TROPA… MESMO AQUELES QUE TÊM AS MORDOMIAS DO COMANDO SE CONTENTAM COM POUCO… NÃO LIGAM DE GANHAR MENOS DO QUE UM FUNCIONÁRIO DA CÃMARA QUE SERVE O CAFEZINHO… E O SENHOR CORONEL DA ATIVA, ASSIM COMO MUITOS OUTROS FORAM JOGADOS NA AMAN PELA ESPCEx, PESSOAS QUE NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO SABIAM O QUE ERA A VIDA LÁ FORA, LONGE DOS MUROS DA CASERNA… OS PRAÇAS AO CONTRÁRIO, SAÍRAM DE FAMÍLIAS HUMILDES (COM RARAS EXCEÇÕES) E MUITOS RALARAM PARA PASSAR NUM CONCURSO COM MAIS DE 150 CANDIDATOS POR VAGA NO INÍCIO DOS ANOS 2000. SÓ QUERO VER QUANDO FOR PRA RESERVA E NÃO CONSEGUIR SUA VAGUINHA NA PETROBRAS COMO MUITOS O FAZEM…

  28. Caros companheiros militares, o texto é muito bom e atual, os comentários são pertinentes, as reclamações são verdadeiras e legítimas. Porém agora eu pergunto: E ai? Nossos últimos aumentos foram conseguidos por meia dúzias de esposas de praças, vejam bem, de praças que incomodaram Lula e isso é fato. Com certeza nosso glorioso oficial que escreveu o texto, jamais fez nada quando na ativa e isso também é fato, pois assim como ele mesmo descreveu, milico quer a queda do de cima pra pegar a vaga dele. Não temos lideres, jamais tivemos, o comandante manda, todos resmungam, porém obedecem, isso também é fato. Infelismente não há ética entre as praças, principalmente entre sargentos. Maioria quer ganhar pontos com chefe entregando o companheiro. Aquele que corre por fora, batalha e ganha trabalhando honestamente nas horas de folga é logo queimado pelo sargento do S2. estou mentindo senhores? ´Hoje o sargento, a maioria, corre por fora, temos hoje um grau de estudos muito superior ao dos oficiais, isso também é fato, porém, não conseguimos nos libertar das correntes, dos grilhões. Jamais vi um oficial ir embora após o horário do expediente, nunca vi um ir pra casa preocupado, chateado, nunca vi um oficial interromper férias pra resolver o problema de uma seção, mesmo que seja a dele. Ao contrário sempre vejo isso no sargento, a submissão, vivendos sempre dos restos e se contentando com isso. Do que vamos reclamar? O problema não está em quem está no governo, nada disso, o problema está dentro da caserna. saudações

  29. Enquanto o alto escalão do Exército(Generais) tiverem toda a mordomia (Casa, Segurança e soldados para trabalhos domésticos) fornecidos pelo quartéis, seus subordinados não vão ter um salãrio digno. O mais engraçado é que para a sociedade civil as Forças Armadas não serão valorizadas pelos políticos, que sempre se valem quando as PMs entram em greve, porque os militares das Forças Armadas não pode fazer greves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo