FX-2: governo prorroga licitação por mais seis meses

Brasil prolonga por seis meses licitação de aviões de combate
A Força Aérea Brasileira pediu aos três fabricantes de aviões que participam da bilionária licitação para a compra de 36 aviões caça que voltem a manifestar seu interesse e prolongou por seis meses mais a decisão. Segundo um comunicado enviado à AFP, a Força Aérea disse que este novo pedido de apresentação das propostas financeiras é um “procedimento normal”, enquanto a seleção não é finalizada.
O contrato de 5 bilhões de dólares é disputado pelo modelo Rafale do fabricante francês Dassault, o F/A-18 Super Hornet do norte-americano Boeing e o Gripen NG do sueco Saab. O último prazo terminou em 30 de junho e se estenderá agora até o final do ano.
O diretor da filial brasileira da Dassault, Jean-Marc Merialdo, disse à AFP que se trata da quarta prorrogação. “É simplemente uma questão administrativa, não há nenhum outro motivo”, disse. Após várias reportagens sugerindo haver restrições orçamentárias, o Brasil deve eleger este ano o vencedor da licitação.
Uma das principais condições do Brasil aos fabricantes é a transferência total da tecnologia para que a construção das aeronaves seja realizada de forma local, com a possibilidade de venda imediata no mercado regional.
Neste ponto, o Rafale está melhor posicionado já que o governo francês se comprometeu a uma transferência tecnológica “sem restrições” e o Brasil desconfia que os Estados Unidos farão o mesmo, apesar de seus compromissos, dizem os analistas. O preço dos F-18 norte-americanos, no entanto, é melhor.
AFP, via Terra/montedo.com

6 respostas

  1. Isso está que nem o nosso reajuste; na base da enrolação o governo petralha vai enganando os fabricantes dos caças. Está na hora dessas empresas lançarem também uma campanha contra esse governo enrolador.

  2. Não vão comprar nada! O Brasil paga mico no exterior com toda essa enrolação, a qual já estamos acostumados quando o assunto é reajuste de salário e reaparelhamento das FFAA. Chega de enganação! A prioridade é a bolsa-esmola, que dá muitos e muitos votos….

  3. Enquanto vão enrolando, as sucatas vão ceifando vidas na terra, no céu e no mar. não acredito em nada que venha desse desgoverno e dos Cmt que nada fazem para mudar essa situação caótica da tropa.

  4. O negócio é mantermos o foco numa campanha nacional anti-PT nas redes sociais e sites relacionados as nossas causas. Se o PT levar uma surra política nestas eleições já este ano com certeza mudará de postura para angariar credibilidade. Pau neles!!!

  5. Prioridade é os Metalurgicos (não se pode ter desemprego nesta aérea ) e o Bolsa Fome.. aqui são os ninhos dos Petralhas, aqui não tem crise,rsss os Sindicatos e os Bolseiros, aqui não se perde voto, faz uns 15 anos que não se tem greve de metalurgico e os Bolseiros com os Paiinhos as Maeeinhas e os 300 fiinhos, votam nesta cambada de Petralhas….pois são vagabundos esperando comida em casa,´pra que trabalhar….rsss..acorda Brasil…

  6. Isso é uma vergonha. Até quando esse governo vai , com tanto descaramento.Chega de enrolação e revanchismo barato. Esse governo que ai está , quer acabar com a reputação dos militares , utilizando-se de desculpas esfarrapadas e bem intencionadas quando o assunto é FFAA. Acorda brasil ! Esse não é o governo que merecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo