Escolha uma Página
Solenidade ocorreu nesta manhã no pátio do quartel
Foto: Gazeta AM/Douglas Albers (Santa Cruz do Sul/RS)
Uma solenidade no pátio do quartel comemorou, na manhã desta segunda-feira, 14, os 170 anos do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foi realizada formatura e entregue diplomas Mérito Gomes Carneiro a pessoas que prestaram serviços relevantes à unidade.
A programação alusiva ao aniversário terá ainda uma tocata da banda do 7º BIB nesta quarta-feira, 16, às 20 horas, no Teatro do Colégio Mauá. O evento é aberto ao público.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Em 1988, o 7º BIB passou a ocupar a área na região do Boi Morto, junto ao Campo de Instrução de Santa Maria. Depois de 17 anos, foi transferido para as antigas instalações do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz) em Santa Cruz. Desde 2007, o 7º Batalhão envia militares para integrarem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Uma de suas principais características é a potência de fogo conferida pelo armamento das viaturas e dos fuzileiros.
Inserido na comunidade, o 7º BIB presta apoio à manutenção e revitalização de praças. Também desenvolve junto a seus integrantes o Projeto Cesta Básica, onde cada um contribui, voluntariamente, com certa quantia para aquisição de gêneros a serem doados mensalmente à comunidade carente de Santa Cruz. Além disso, auxilia escolas na conservação e limpeza e ministra palestras sobre fatos históricos no País, com destaque para as datas vinculadas ao Exército.
Atualmente, a unidade é comandada pelo tenente-coronel Álvaro Duarte de Oliveira Júnior, que assumiu a função no fim de 2011. O 7º Batalhão recebe recrutas de Santa Cruz, Sinimbu, Venâncio Aires, Vale do Sol, Vera Cruz e Herveiras.
GAZ/montedo.com
Skip to content