Escolha uma Página
Nota do editor: 
Assista o vídeo do discurso de Dilma

Abaixo, vídeo da solenidade completa.


Dilma diz que militares ganharam novas responsabilidades e funções

Luiza Damé ([email protected]
BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff aproveitou a solenidade de promoção dos oficiais militares nesta terça-feira para ressaltar a importância das Forças Armadas na pacificação de áreas conflagradas, como os morros do Rio de Janeiro, que passaram por operações de ocupação militar. Ela afirmou que neste momento, em que o Brasil se coloca como sexta maior economia do mundo e busca ser um país desenvolvido, os militares ganham novas funções e responsabilidades, como a segurança dos grandes eventos que o país sediará a partir deste ano, com a Rio + 20, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
– A cooperação com as forças civis de segurança, no âmbito federal, estadual e municipal, para recuperar o controle sobre áreas conflagradas, para permitir a segurança de grandes eventos internacionais como os que o Brasil irá sediar e, ao mesmo tempo, a necessidade de uma presença das Forças Armadas brasileiras no sentido dissuasório impõe novos espaços de atuação e grandes desafios em todos os níveis – afirmou a presidente.
Em breve discurso, Dilma também destacou que os militares têm papel estratégico de proteger as fronteiras e o patrimônio brasileiro, como os empreendimentos energéticos nacionais.
– A proteção ao patrimônio de nosso país, do qual as linhas de transmissão, as hidrelétricas e o pré-sal são um exemplo, é uma tarefa estratégica para o presente e o futuro do Brasil, que cabe a todos nós e em especial às Forças Armadas – disse.
A presidente elogiou a atuação das forças brasileiras no comando da missão de paz no Haiti e observou que o Brasil é uma nação pacífica e continuará sendo.

Agência O Globo/Yahoo/NBR/montedo.com

Skip to content