Bandidos roubam FAL de sentinela em quartel do Exército no Paraná

Exército se mobiliza para achar fuzil roubado e pede apoio da população
Capitão Coutinho Nascimento, do 16º Esquadrão de Cavalaria 
Mecanizado, ontem durante entrevista no exército.

Na noite de quinta-feira, por volta das 21:30, um fuzil carregado com 20 balas foi roubado do Exército de Francisco Beltrão (16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado). A ação foi feita por dois homens que estavam em uma moto. Eles pararam perto da guarita da subida Av. Júlio Assis Cavalheiro e, com uma pistola, renderam o sentinela, que se aproximou imprudentemente do muro, e que então foi obrigado a jogar o fuzil para a calçada.

Em seguida os motoqueiros fugiram em direção ao aeroporto, sem serem identificados pelas câmeras de segurança. Naquele momento havia confraternização no clubinho militar (no mês que vem mais militares do Exército de Beltrão vão na missão de paz do Haiti). Em seguida foi dado o alarme e todos cessaram as festas e foram ao trabalho, atrás dos criminosos. A cidade foi fechada e a percepção é de que o fuzil não tenha saído do município.
Ontem no final da manhã o capitão Coutinho Nascimento, comandante do Esquadrão, deu entrevista coletiva e pediu o apoio da população para a recuperação da arma. “O procedimento do soldado não foi correto”, disse. Ele afirmou também que abrirá um inquérito militar, que terá 40 dias de duração, a fim de descobrir o que está por trás desse crime. Com autorização, todos os sigilos telefônicos, por exemplo, serão averiguados.
“O fuzil está no município e nós vamos achá-lo”, reiterou. O capitão afirmou que até que o FAL (Fuzil Automático Leve, com alcance de tiro de 600 metros) não seja encontrado o Exército estará 24 horas por dia nas ruas de Francisco Beltrão. “Temos apoio de outras forças também”, acrescentou, referindo-se às policias Civil e Militar, aos Bombeiros e à Polícia Federal que estará na cidade.
“Mas pedimos para a população nos avisar de qualquer suspeita, uma arma dessa na mão de bandido é perigo para todo mundo.” O capitão deu os telefones que podem ser contactados, caso alguém tenha alguma pista sobre o crime: 3524-5453 e 3524-4441. O sigilo da informação é garantido.
Calcula-se que no mercado negro um FAL esteja na faixa de R$ 5 mil.
Jornal de Beltrão/montedo.com

19 respostas

  1. É claríssima a falha na instrução do soldado, onde a faxina (para inspeção de um general) é mais importante. Isso ocorre em qualquer quartel do Exército.

  2. Não diria a mal formação, quem ta la tenta passa o melhor. Mas temos que pensar tbm que ha um descaso muito grande com os militares, baixos salários, não são reconhecidos como merecem, tudo isso ajuda para que não tenha uma qualidade no serviço prestado. muitos estão na 24h e nem se quer ganham extra. O brasil deve valorizar melhor seus militares.

  3. Não me parece falha em instrução( que por sinal realmente existe) mas sim um ato criminoso, envolvendo um militar de serviço, vamos aguardar as investigações e o reaparecimento do armamento !

  4. É incrível como generalizar é sempre mais fácil, agora porque um faz uma coisa errada todos os outros vão fazer também, onde você convive se alguém faz alguma coisa errada, você não é obrigado a levar a culpa pelos erros dos outros, e eu não sei o que tem a ver a festa com os militares que vão para o Haiti, uma vez que a festa nem era pra eles…

  5. Normal.

    Hoje não temos mais comandantes de quartéis.

    Temos administradores de quartéis ou, pior, representação política do quartel na cidade/estado.

    Os comandantes, digo, administradores não querem saber de atividades militares, muito menos está preocupado com as instruções e com a moral da tropa. Os comandantes (errei de novo), digo, representação política do quartel na cidade/estado estão preocupados em fazer média com os poderes da cidade (Executivo, Judiciário e Legislativo), fazer média com a burguesia. Inclusive muitos comandantes (leia-se: administradores) proíbem a tropa de comer no quartel (um direito) para depois pegar o que economizou e trocar por wisky e outras iguarias, tudo para agradar autoridades e burgueses da cidade.

    Soldado sabe fazer faxina, sorrir para juiz, servir de garçom para político, participar de atividades de controle de febre aftosa, controlar carros, varrer as ruas da cidade, combater a dengue, …

    Soldado do Exército faz de tudo, exceto aquilo que um soldado do Exército realmente deveria fazer.

    Então não me espanta nada essa notícia.

    Perguntem para o soldado se ele sabe ser soldado (todas as instruções previstas), ele responderá que não. Pergunta para ele se ele sabe servir bebida na mesa do juiz ou fazer faxina no quartel (para o general achar bonitinho), ele responderá que sim.

    Quando foi que o Exército teve comandantes mesmo? Não me lembro mais.

  6. O crime aconteceu na minha cidade. Conheço bem o lugar, servi lá. O sentinela estava na guarita que fica atrás de um muro com aproximadamente 1,70 metros de altura e com uma cerca em cima dele, com 1 ou 1,50 metros, além de arame farpado em cima. Não tem câmera que pega o local onde o sentinela estava. E aí dois caras chegaram numa moto e com uma pistola renderam ele, do outro lado, com um fuzil carregado na mão… Além disso, essa história de que o fuzil continua na cidade, não cheira bem. Fala-se por aqui que, ou o exército desconfia onde e com quem pode estar, mas não tem certeza e aí continuam as buscas ou esse fuzil já está em São Paulo ou no Rio de Janeiro ou ainda na Argentina ou no Paraguai – que são aqui perto. Essa história está muito mal contada, cheira a tramóia de quadrilha ou burrice de piazada.

  7. Em verdade, todos os militares sabem que as atividades de manutenção do aquartelamento (FAXINA) e ordem unida são as que consomem o maior tempo dos Soldados. Não precisamos ir muito longe: quantas vezes por ano os OF/ST/SGT vão ao estande de tiro realizar efetivamente o tiro ? Quantos tiros são dados ? Resposta: 15 a 20 tiros por ano ! Quantas vezes por ano os militares que concorrem ao serviço de guarda (Sgt, Cb e Soldados) passam por reciclagem sobre técnicas de abordagem e segurança ? O Soldado ao longo dos 7 anos (período máximo da dita "carreira") só tem aquela ridícula instrução (teatrinho risível) em que é simulada a abordagem do sentinela em diversas situações, e só ! Dentro dos 7 anos apenas uma instrução, feita "nas coxas", na maior parte da vezes. E depois, como fica a reciclagem ? Não fica ! Se utilizarmos uma aritimética bem rasteirinha…mas bem rasteirinha mesmo, veremos que os Soldados possuem mais horas de de atividade de faxina e ordem unida do que com a atividade fim: ser militar pronto para eventual combate, conhecer técnicas especiais, realizar um bom tiro etc. O que exponho aqui não é nenhuma inverdade ou absurdo, pois existe algo que comprova o que falo: o militar Brasileiro (até os de carreira) tem que treinar por 3 a 4 meses (incluindo tiro) antes de ir para o HAITI cumprir uma MISSÃO DE PAZ, novamente: MISSÃO DE PAAAAAAAZ !!!! Imaginem então se fosse missão exclusivamente de combate ! O que é ministrado e desenvolvido em tal treinamento são conhecimentos e habilidades que já deveriam estar na "massa do sangue" de qualquer militar, principalmente de um Exército cujo país está taxado como 6ª economia mundial e que almeja uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU. Vejam bem o que afirmo: os militares Brasileiros tem que se preparar por 4 meses (em efetivos pequenos, menor que Batalhão) antes de embarcar para uma MISSÃO DE PAZ que conta com pouco mais de 2.000 brasileiros! Imaginem então quanto tempo não seria necessário se tivéssemos que deixar 11.000 militares do EB em condições de combate, cerca de 5% de todo o efetivo? Acho que algo está errado na doutrina de formação do militar Brasileiro. Estou errado ?

    Celso

  8. Retifico o efetivo militar e período de treinamento para o HAITI: são mais de 6 meses de treinamento para um efetivo de 2.000 militares, conforme o vídeo da entrevista neste BLOG:
    "General fala sobre novo contingente que embarcará para o Haiti." obs.: na verdade a entrevista é com um coronel.

    Celso

  9. Faxina, serviço e formatura…Aí eu pergunto como um pessoal que faz esse tipo de atividade quer ganhar bem? Um sargento faz um concurso com 2 mil vagas, com 40 mil inscritos nível médio e quer ganhar bem? Pessoal vcs precisam ganhar menos que um Sd da PM mesmo, e não to falando do Sd do DF, falo em nome de todos os PMs do Brasil!

    quem mandou não estudar!!!

  10. amigo: qndo fiz a EsSA eram 1100 vagas para mais de 120.000 inscritos. Hoje a situação se inverteu. Ninguém dentro de suas capacidades normais de raciocínio quer ser militar e com razão. Não foi falta de estudo e sim por ter acreditado e seguido minha vocação, já que meu pai também era militar. Mas tudo bem. Continuo estudando e em breve me formarei analista de sistemas e infelizmente terei que prestar concurso ou procurar outro emprego, pois quero dar uma condição de vida melhor para minha família.

  11. Trabalhei com o Cap Coutinho Nascimento ( Cmt 16 Esqd C Mec ), sei o quanto gosta da profissão militar e é dedicado a caserna, espero que o fato ocorrido, seja resolvido em breve e que tudo possa voltar a normalidade. Quanto a este comentário acima, foi feito por algum militar temporário, alguém que esta na reserva não remunerada, alguém que prestou concurso a nível federal e não conseguiu passar. Você deve saber e se não sabe deveria, que a polícia militar foi criada no período em que os militares governaram, por isso não jogue pedras… Depois que conseguir ser aprovado e passar pela formação militar ( EsSA ou AMAN ), tudo bem, abra a boca para dizer alguma coisa, do contrário, siga seu caminho, procurando vagas em supermercados, postos de combustíveis, lojas no comércio, etc… Boa sorte !!!

  12. .As polícias militares datam a sua existência há mais de um século, nasceram no período do Brasil Império, logo não procede a afirmação acima de que elas surgiram no período da ditadura militar. Esse tipo de exposição pública de falta de conhecimento sobre a história recente do país e das próprias forças de segurança só ajuda a corroborar os argumentos daqueles que põem em dúvida a capacidade intelectual dos militares ! Sem ofensas.

    Celso

  13. Quando falo em surgimento da PM no período da Revolução Democrática de 1964, estou falando em sua forma de emprego. Até 1967 as PM eram treinadas através de instruções semelhantes aos das Forças Armadas, após esta data, passaram a serem empregadas como nos dias atuais, fazendo policiamento ostensivo nas ruas, caracterizada pela presença nos principais locais públicos. Fui claro agora?

  14. Sobre a falta de conhecimento a respeito da história recente do país e das forças de segurança, espero que tenha sido esclarecida. Caso ainda tenha necessidade de diminuir os militares perante a sociedade brasileira, não perca seu tempo, pois nossa credibilidade continua em alta.

  15. PQP…para quê credibilidade em alta com contracheque em baixa ? Pesquisa por acaso faz aumentar o salário dos militares ? Desde criança ouço esse papo de que "As Forças Armadas são as instituições com maior credibilidade na sociedade brasileira" ! E daí, o que mudou até agora ? Só mais trabalho: mata-mosquito, lixeiro, pintor de escolas… Se o reconhecimento salarial por essa credibilidade tivesse ocorrido ao longo de todos esses anos em que essas pesquisas foram divulgadas, hoje estaríamos ganhando mais que os Ministros do STF. No entanto, as instituições com menor credibilidade são as que possuem maior salário. As minhas necessidades com ser humano e pai de família são materiais e imediatas: mensalidade de colégio, aluguel, condomínio, supermercado, lazer etc. Essas pesquisas…elas em nada interferem na minha vida, nenhum supermercado me dá desconto por ser militar, nenhum vizinho me dá os parabéns pelo alto índice de aprovação da instituição a qual pertenço, nem tampouco algum familiar me liga parabenizando-me por isso, nem mesmo meu filho e esposa lembram de tal pesquisa, demonstrando desta forma o quanto que tais pesquisas são inócuas no mundo fora dos papéis. Vamos parar com essa babaquice de ficar exaltando pesquisa de credibilidade das Forças Armadas, deixe isso para os órgãos de comunicação social das Forças, que são obrigadas a mentir e escamotear a verdade a todo custo. Vc militar, pessoa física, não precisa reproduzir esse discurso institucional, não se iluda, olhe ao seu redor: veja as viaturas willys (2ªGM) no seu quartel; tente cumprir um missão externa sem o seu aparelho de celular (particular) pela total ausência de eqp de comunicação nos batalhões; aprecie a comidade de má qualidade que lhe é servida todos os dias; veja o perfil social e educacional do soldado com o qual vc tira serviço (pobre e de pouca escolaridade com soldo de R$ 492,00); avalie a maturidade e nível cultural do seu chefe de hoje: um temporário de 19 anos com 2º grau completo, que faz faculdade nas coxas e que até pouco tempo pertencia a uma torcida organizada de time de futebol, e que após 4 meses de Exército dá já empurrão em soldado recruta e chama-o de "seu merda". E aí, vc realmente acha que vc pertence a essa instituição que está no papel, nas pesquisas ? Deixe de ser bobo, acorde para a realidade !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo