Alemão: Força de Pacificação sofreu 90 ataques em um mês

UPP: Força de Pacificação do Exército sofreu quase 90 ataques em um mês

Vítor Abdala
O Exército registrou um aumento no número de ataques de criminosos contra a Força de Pacificação que ocupa os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nas últimas semanas. Segundo o assessor de comunicação da força, coronel Fernando Fantazzini, somente em fevereiro deste ano, os militares foram alvos de 89 ataques nos dois complexos de favelas, muitos deles com armas de fogo.
“Essa situação está se recrudescendo desde o final do mês de fevereiro e agora no início de março. Mais ataques hostis aconteceram contra a tropa nesse período, porque a nossa tropa começou a entrar mais em becos e a fazer um patrulhamento mais intensivo. Com esse patrulhamento chegando às vielas e aos becos, as reminiscências do crime organizado estão sendo incomodadas e estão tentando, de toda maneira, reagir à nossa ação”, disse Fantazzini.
No último sábado (10), os militares foram atacados com paus e pedras por manifestantes no Complexo da Penha, ao mesmo tempo em que o príncipe britânico Harry visitava o conjunto de favelas vizinho do Alemão. No mesmo dia, também foram registrados tiroteios entre criminosos e militares.
O Exército ocupou os dois complexos de favelas em novembro de 2010, com o objetivo de acabar com o controle do território por quadrilhas armadas e preparar terreno para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Inicialmente, o Exército ficaria até o segundo semestre do ano passado, mas a permanência foi prorrogada porque a Polícia Militar não conseguiu formar policiais suficientes para a UPP.
JBOnline/montedo.com

3 respostas

  1. Acho que o Exército está "queimando" seu filme nessas ocupações, pois não tem liberdade para trabalhar…qualquer coisa é motivo para o Ministério Público e esse monte de ONG vagabundas ficarem intervindo no trabalho das forças…estranho é que o Ministério Público e essas ONGs nunca interferiram quando os traficantes e mesmo a própria polícia abusam dos moradores. Os moradores já perceberam isso e perderam completamente o respeito, desacatando a todo momento os militares.

  2. É VERDADE, O EXÉRCITO PERDE SUA IDENTIDADE…TEM QUE DAR PODER A ESTES HOMENS CORAJOSOS…SEM ESSA DE TUDO SER MINISTÉRIO PÚBLICO, VAI FICAR SEM MORAL TODA COMUNIDADE,TODO POVO,TODO EXÉRCITO E COM CERTEZA O PLANO CAI POR TERRA LOGO LOGO..
    SE QUER TER RAZÃO SAIA DA FRENTE DO EXÉRCITO,QUER VIVER NÃO BRINQUE COM EXÉRCITO..É ISSO E PRONTO..SE NÃO A MALANDRAGEM SOBE ATÉ NO CONGRESSO.

  3. A CADA DIA O EXÉRCITO VEM PERDENDO SUA IDENTIDADE…É PRECISO REVER TUDO ISSO..EXÉRCITO NÃO É PARA MATAR MOSQUITO DE DENGUE, ISSO É FUNÇÃO E OBRIGAÇÃO DE AGENTES DAS PREFEITURAS, MAS,DAQUI UNS DIAS IRÃO USAR EXÉRCITO
    PRA PINTAR MEIOS FIOS DAS RUAS..ISSO É RIDÍCULO, EU ACHO.

    EXÉRCITO CADÊ TAL IDENTIDADE,ÉS NOSSA FORÇA,SEGURANÇA,PODERIO..
    levanta tua voz.. MOSTRA TUA VERDADEIRA FORÇA..
    CULPA DOS COMANDOS..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo